Вы находитесь на странице: 1из 28

Prtese para amputaes parciais de p e tornozelo

Prtese o que ?
Algo que vai substituir uma parte do corpo. Existe dois tipos de prteses: as endoesquelticas (estrutura tubular que suporta o peso, revestidas exteriormente por espuma flexvel) e as exoesquelticas (fabricadas em madeira ou plstico prteses convencionais).

Amputao o que ?
Retirada, geralmente cirrgica, total ou parcial de um membro do corpo. Amputaes de membros inferiores mais comum - cerca de 85% dos casos.

Principais causas
Insuficincia vascular perifrica consequncia de diabetes; Aterosclerose; Embolias; tromboses arteriais; Traumatismos; Tumores malignos. como

Tipos de amputaes parciais


Desarticulao Interfalangiana; Desarticulao Metatarsofalangiana; Amputao Transmetatarsiana; Amputao de Lisfranc (tarsometatarsiana); Desarticulao Navicuneiforme e Transcubide; Amputao de Chopart (desarticulao mesotrsica); Amputao de Syme; Amputao de Pirigoff; Amputao de Boyd.

Desarticulaes interfalangeana
Geralmente causada por processos traumticos ou problemas vasculares, podendo levar a amputaes expontneas. Procura-se preservar a base da falange proximal porque nela se encontra a insero dos tendes extensor e flexor curto dos dedos. Ex.: Amputao do Hlux, procurando manter a base da falange proximal, pois nela encontra-se a insero dos tendes extensor e flexor curto.

Amputao metacarpofalangeana
Geralmente causada por processos traumticos ou problemas vasculares. uma desarticulao, a superfcie cartilaginosa removida e os tendes flexores e extensores so fixados nos metatarsos.

Amputao transmetatarsianas
Geralmente causada por processos traumticos ou problemas vasculares. realizada a seco ssea do primeiro ao quinto metatarso. A descarga de peso distal, na extremidade do coto.

Desarticulao tarsometatrsica (Lisfranc)


Geralmente causada por problemas vasculares. uma desarticulao dos metatarsos com os ossos cubide e cuneiforme.

Resultado esperado
Este nvel de amputao representa uma perda significativa do comprimento da parte anterior do p , com reduo proporcional da funo de andar com os ps descalos. Para recuperar a funo da marcha no final da fase ativa, necessrio acrescentar uma prtese ou rtese de tornozelo fixa muito bem adaptada que em seguida , introduzida no calado com solado basculante rgido.

Desarticulao mesotrsica (Chopart)


uma desarticulao realizada entre os ossos navicular e cubide com o tlus e o calcneo. Conhecida como amputao do retrop, geralmente de causa traumtica e em menor incidncia de origem tumoral. O padro do coto forma um curto brao de alavanca, evoluindo para um equino importante, com reduo da rea de apoio.

Resultado esperado
Embora esta desarticulao permita a sustentao direta do peso na extremidade, no h possibilidade de conservar a funo deslizante intrnseca. Devido a preservao da estabilidade da almofada do calcanhar e de todo o comprimento da perna, o paciente amputado pode ter pouca dificuldade de andar sem uma prtese.

Desarticulao do tornozelo de Syme


Geralmente causada por processos traumticos, problemas vasculares, anomalias congnitas ou adquiridas. realizada uma desarticulao do tornozelo, com seco ssea abaixo dos maleolos lateral e medial.

Resultado esperado
Esta operao permite um retorno rpido condio de sustentao de peso. Como a desarticulao do tornozelo de Syme preserva a sustentao da almofada do calcanhar ao longo das vias proprioceptivas normais, necessrio treinamento mnimo para andar com a prtese.

Amputao de Pirigoff
uma amputao muito parecida com a de Syme, onde realizada uma artrodese entre a tbia e uma parte do calcneo, para que este fornea uma almofada distal.

Prteses para Amputaes Parciais de P e de Tornozelo


As prteses utilizadas nesses nveis de amputaes tm como funes:

Reequilibrar o p; Restaurar a total capacidade de carga; Compensar de maneira funcional o segmento amputado.

Qualquer amputao de p deve permitir ao paciente realizar uma deambulao sem prtese, porm algumas alteraes no coto de amputao podem diminuir essa possibilidade.

Tipos de cartucho
Amputaes parciais do p Silicone; Plastazote; Polipropileno; Fibra de carbono.

Desarticulao do Tornozelo Fibra de carbono; Polipropileno; Sistema de meia de silicone o apoio desta prtese pode ser feito tanto na regio distal do coto como tambm pode ser dividido com apoio infrapatelar; Normalmente este tipo de cartucho confeccionado com uma janela.

Reabilitao
A reabilitao s chegar ao fim no momento em que os pacientes j estiverem fazendo uso das prteses, com total controle e independncia nas atividades dirias, profissionais e recreativas. Para alcanar esse objetivo deve-se atentar para alguns pontos, como:

Conseguir um bom equilbrio muscular; Potencializar os grupos musculares debilitados; Recuperar a funo muscular prvia;

Impedir e eliminar contraturas; Impedir deformidades secundrias; Diminuir e eliminar estados dolorosos; Modelar e maturar o coto; Colocar uma prtese em perfeitas condies de ajuste e alinhamento; Realizar treinamento adequado de marcha; Corrigir possveis defeitos de marcha encontrados.

Reabilitao ps amputao
Objetivos principais:
Prevenir as contraturas articulares; Fortalecer e coordenar o controle muscular do membro amputado; Fortalecer e mobilizar a perna no afetada; Fortalecer e mobilizar o tronco; Controlar edema do coto; Estimular independncia; Estimular a deambulao precoce com auxiliares de marcha.

Durante os exerccios, deve haver um cuidado especial com o local da sutura; A cicatrizao deve ser lisa e livre, mas isso depende muito do procedimento cirrgico; Deve-se atentar quanto presena de secrees, deiscncias ou processos de necrose local;

A nfase na preveno de deformidades de suma importncia, principalmente se o paciente candidato a protetizao.; O paciente deve ser orientado em relao tendncia das contraturas e s deformidades das articulaes proximais amputao. Exerccios isomtricos e isotnicos ativos devem ser orientados (BOCOLINI, 2000).

Reabilitao pr protetizao
Durante o tratamento que precede a protetizao deve-se objetivar alguns pontos como: Proporcionar ao amputado habilidades para a realizao de todas as atividades possveis sem o uso de prtese; Preparar o coto de amputao para que possa ser protetizado; Desenvolver programas de alongamento, fortalecimento, propriocepo, equilbrio e coordenao visando uma deambulao independente mais adiante.

O tratamento deve atentar para alguns pontos especficos como: Cicatrizao da sutura cirrgica; Examinar eventuais pontos de deiscncias; Presena de neuromas; Presena de edema; Orientao em relao ao enfaixamento correto, para que o paciente possa realiz-lo sem auxlio, ajudando a evitar a presena de edemas e facilitando uma protetizao futura.

Tratamento global
Tem como finalidade conseguir o maior potencial funcional do paciente amputado visando uma futura protetizao. So orientados exerccios de fortalecimento pra MMSS, tronco e MMII, equilbrio, coordenao, propriocepo e esquema corporal.

Nesta fase tambm se faz necessrio a dessensibilizao do coto, visando uma hipoestesia local; fundamental que o tratamento seja realizado sempre na presena de um terapeuta e em um ambiente claro, limpo, alegre e espaoso composto por bolas, pesos, rolos, colchonetes, bastes, espelhos, prancha de propriocepo, balana e barra paralela, entre outros..

Вам также может понравиться