Вы находитесь на странице: 1из 10

10.

O modelo IS-LM
(Pinho e Vasconcellos, 2006, cap.13)

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.1 Introduo
O modelo IS-LM uma extenso do modelo keynesiano simples de determinao da renda, e utilizado para encontrar o equilbrio simultneo entre o mercado monetrio e o mercado de bens. No modelo de determinao da renda nacional o investimento agregado considerado exgeno, no sendo discutido o que determina a taxa de investimento. No modelo IS-LM introduzida a taxa de juros como determinante do investimento agregado, supondo-se uma relao inversa entre eles. Menor juros levam a menor investimento, e a menor demanda e renda. Contudo, o nvel de renda tambm impacta a determinao da taxa de juros por sua influncia na demanda de outros ativos. Nesse modelo busca-se a determinao simultnea da taxa de juros e da renda, que equilibram o mercado de bens e monetrio. IS-LM indica a igualdade entre o equilbrio no mercado de bens (Investment=Savins IS) e no mercado monetrio (Liquidity=Money LM).

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.2. A curva IS
A curva IS mostra o equilbrio no mercado de bens por uma nova tica. O que se busca a taxa de juros que permite a igualdade entre oferta e demanda de bens. O ponto de partida, como dito, a relao negativa dos juros com o investimento. Isso ocorre pois com uma taxa de juros elevada o investidor preferir aplicar em ttulos do que investir na produo de bens, e vice versa. Economia fechada IS = C(+Y) + I(-r) + G Para cada taxa de juros, portanto, existe um nvel de renda correspondente que iguala a oferta e a demanda de bens. Combinando-se cada taxa de juros com a respectiva renda de equilbrio resultante, chegamos curva IS, que corresponde aos pares (y, r) que equilibram o mercado de bens. Como o investimento inversamente relacionado com a taxa de juros, a relao entre a taxa de juros e a renda que equilibra o mercado de bens negativamente inclinada. GRFICOS (pag 290 vasconcellos)

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.2. A curva IS
Os deslocamentos ao longo da IS so resultado de mudanas na taxa de juros, enquanto deslocamentos da curva IS tem vrias causas. Deslocamento da IS: 1) Para a direita: - poltica fiscal expansionsta - aumento do consumo autnomo - melhora das expectativas dos investidores (queda da PL)

2) Para a esquerda: - poltica fiscal contracionista - queda do consumo autnomo - piora nas expectativas dos investidores (aumento da PL)

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.3. A curva LM
A curva IS mostra o equilbrio no mercado monetrio. O que se busca a taxa de juros que permite a igualdade entre oferta e demanda de moeda. Admite-se aqui por simplificao que o banco central tem capacidade de controlar a oferta de moeda. Os motivos para demanda e moeda j foram discutidos, e sabemos que o retorno da moeda zero, equanto o retorno dos ttulos a taxa de juros. A taxa de juros indica o custo de oportunidade de reter moeda, e por isso inversamente relacionada demanda de moeda, enquanto o aumento da renda diretamente relacionado demanda de moeda. Economia fechada M/P = L(+Y) + L(-r)

Uma elevao na renda provoca o deslocamento da curva de demanda por moeda para a direita, uma vez que aumenta a demanda de moeda pelo motivo transao, fazendo que, para qualquer taxa de juros, tenha-se maior demanda de moeda. Nesse caso, com a taxa de juros inicial haver excesso de demanda de moeda (queda da demanda de ttulos), o que provocar aumento da taxa de juros (queda do preo dos ttulos) at que a oferta e a demanda de moeda se equilibrem. Combinando os diversos pares (y, r) que equilibram o mercado monetrio traamos ento a LM. GRFICOS (pag 293 vasconcellos)
Economia A1 Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.3. A curva LM
A inclinao da LM positiva pois dada a oferta de moeda, quando um dos componentes da demanda de moeda se eleva, o outro deve se reduzir. Assim, quando h uma elevao da renda que provoca o aumento da demana de moeda pelo motivo transao, a demanda por ttulos se reduz, de forma que a taxa de juros se eleva, reduzindo a demanda por moeda pelo motivo especulao, compensando assim o efeito do motivo transao para que se mantenha o equilbrio. Os deslocamentos ao longo da LM so resultado de mudanas na taxa de juros, enquanto deslocamentos da curva LM so resultado da poltica monetria.

Deslocamento da LM: 1) Para a direita: - poltica monetria expansionsta 2) Para a esquerda: - poltica monetria contracionista
Mudanas de PL por parte dos bancos tambm podem modificar a oferta de moeda e assim deslocar a LM, mas nesse modelo esse caso excludo para simplificao.
Economia A1 Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.4. Equilbrio simultneo IS-LM


Para determinar o nvel de renda e a taxa de juros de equilbrio preciso que se verifiquem as condies de equilbrio em ambos os mercados: monetrio e de bens. Graficamente a economia estar em equilbrio simultneo num ponto que se encontro tanto sobre a curva IS quanto sobre a LM, ou seja, no ponto onde a IS cruza com a LM. GRFICO (pag295 vasconcellos) Nesse ponto ambos os mercados esto em equilbrio, de forma que no h razo para alteraes nem no nvel de produo nem no nvel de taxa de juros, determinados respectivamente pelos mercados de bens e monetrio. importante ressaltar que esse equilbrio no necessariamente indica que a economia esteja em pleno emprego. No caso de apenas um mercado estar em equilbrio, a economia converge rumo ao equlbrio simultneo. Supondo apenas o mercado de bens em equilbrio (ponto sobre a curva IS acima da LM) mas que h excesso de moeda, o excesso de oferta de moeda provoca o aumento da demanda por ttulos (motivo especulao), aumentando o preo dos mesmos e provocando queda da taxa de juros. A queda da taxa de juros, por sua vez, impulsiona maior investimento, elevando a demanda agregada. A economia caminha ento para um novo equilbrio no ponto de interseo entre a IS e a LM. GRFICO (pag296 vasconcellos)
Economia A1 Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

Expanso monetria uma expanso monetria indica a compra de ttulos pelo banco central, ou seja, aumenta a demanda por ttulos, aumentando o preo dos mesmos e provocando queda da taxa de juros. A queda da taxa de juros, por sua vez, impulsiona maior investimento, elevando a demanda agregada e a renda. A economia caminha ento para um novo equilbrio no ponto de interseo entre a IS e a LM. A LM se desloca para a direita. Esse processo pode ser analisado em quatro fases, num mecanismo de transmisso:
1) 2) 3) 4)

10.5. Anlise de polticas econmicas

Aumento da demanda por ttulos leva queda da taxa de juros Queda da taxa de juros eleva o investimento, que eleva a demanda agregada e a renda Aumento da renda eleva a demanda de moeda pelo motivo transao, reduzindo a demanda por ttulos, fazendo subir a taxa de juros Aumento da taxa de juros reduz os investimentos, reduzindo a demanda agregada e a renda, chegando ento ao equilbrio final.

O efeito inicial da poltica monetria sempre sobre a taxa de juros.

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

Expanso fiscal uma expanso fiscal indica o aumento do gasto pblico, o que eleva a demanda agregada e a renda, de forma que a economia caminha ento para um novo equilbrio no ponto de interseo entre a IS e a LM. A IS se desloca para a direita. Esse processo pode ser analisado em quatro fases, num mecanismo de transmisso:
1) 2)

10.5. Anlise de polticas econmicas

3)
4)

Aumento da demanda e renda devido ao aumento do gasto do governo Aumento da renda eleva a demanda de moeda pelo motivo transao, reduzindo a demanda por ttulos, fazendo subir a taxa de juros Aumento da taxa de juros reduz os investimentos, reduzindo a demanda agregada e a renda Queda da renda reduz a demanda de moeda pelo motivo transao, elevando a demanda de ttulos, o que faz cair a taxa de juros, chegando ento ao equilbrio final.

O efeito inicial da poltica fiscal sempre sobre a renda. importante ressaltar que a magnitude da resposta de cada varivel mudana na varivel que a explica dada pelas elasticidades.

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

10.5. Anlise de polticas econmicas


Uma importante questo a ser considerada na conduo de polticas a composio o do produto. Numa poltica fiscal expansionista reduz-se o investimento privado devido ao aumento da taxa de juros, havendo uma estatizao da economia. J no caso de uma poltica monetria expansionista a queda da taxa de juros motiva maior investimento. importante ressaltar, portanto, que em certos casos uma poltica pode ser prefervel outra, ou mesmo uma combinao das duas. GRFICO (pag 300 vasconcellos).

Economia A1

Frederico G. Jayme Jr (Cedeplar/UFMG) Joo Prates Romero (Cedeplar/UFMG)

Вам также может понравиться