Вы находитесь на странице: 1из 44

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Cincias Biolgicas

Conscio Setentrional
Universidades Consorciadas: UEG UEMS UESC UFAM UFG UFMS UFPA UFT UnB UNIR

Licenciatura em Biologia, modalidade distncia

Eixo Biolgico - Unidade 2

ELTRONS

O MODELO DA MECNICA ENERGIAS ELETRNICAS

QUNTICA

AS

At a observao dos efeitos qunticos, no incio do sculo XX, a mecnica clssica foi um sucesso completo, na explicao da influncia de vrias foras no movimento de objetos. Infelizmente, ela falha na descrio do movimento de pequenas partculas, tais como os eltrons.

O PRINCPIO HEISENBERG

DA

INCERTEZA

DE

Em 1927, o fsico alemo Wener Heisenberg desenvolveu uma relao importante que mostra a existncia de uma limitao rgida e natural, em nossa capacidade de aprender e descrever o movimento de partculas extremamente pequenas. O princpio da incerteza de Heisenberg estabelece que impossvel conhecer simultaneamente e com certeza a posio e o momento de uma pequena partcula, tal como um eltron.

OS NVEIS ELETRNICOS DE ENERGIA


Segundo a teoria de Bohr, a mecnica quntica descreve um conjunto de nveis de energias eletrnicas quantizadas, quantidades discretas e especficas de energia, que um eltron em um tomo pode possuir.

Orbitais Os orbitais correspondem aos estados individuais que podem ser ocupados por um eltron em um tomo. Corresponde regio do espao de maior manifestao eletrnica.
Cada orbital no tomo acomoda no mximo dois eltrons e, quando dois eltrons ocupam o mesmo orbital, so ditos emparelhados.

Os Eltrons em tomos
Esquematicamente, os orbitais representados nos livros de vrias formas: Por pequenas linhas horizontais, . Pequenos quadrados, , Por crculos, O. so

Um eltron em um orbital representado por uma meia seta, orientada para cima ou para baixo. Assim, o nico eltron do tomo de hidrognio representado por:
O tomo de hlio tem dois eltrons, emparelhados no mesmo orbital, sendo que as duas meias-setas esto orientadas em sentidos opostos, indicando que os eltrons tm spins antiparalelos.

Spin Eletrnico
O spin uma propriedade possuda pelos eltrons. Evidncias de que um eltron se comporta como se pudesse apresentar spin em qualquer das duas direes opostas (contrrias) foram obtidas em 1921 pelos fsicos alemes Otto Stern e Walther Gerlach.

Paramagnetismo
Em qumica, dois eltrons com spins em direes opostas so ditos spins antiparalelos.

Dois eltrons em um tomo podem ter spins paralelos, isto , na mesma direo, mas somente se estes eltrons estiverem em orbitais diferentes.

Paramagnetismo
Por causa do efeito magntico produzido pela presena de um eltron desemparelhado em um tomo, uma substncia que contm um ou mais eltrons desemparelhados fracamente atrada em um campo magntico (em direo a um m). Este comportamento chamado paramagnetismo e, pelo uso de grandes ms, medidas precisas do efeito podem ser realizadas. Os resultados podem ser utilizados na determinao do nmero de eltrons desemparelhados na substncia.

Subcamadas
Os orbitais em um tomo so agrupados em conjuntos chamados subcamadas. Na ausncia de qualquer campo magntico aplicado externamente, todos os orbitais em uma dada subcarnada tm a mesma energia. Em tomos no seu estado fundamental, quatro tipos de subcamadas so ocupadas por eltrons, designadas por s, p, d e f, que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente.

A representao esquemtica dos grupos de orbitais em subcamadas a seguinte:

Camadas
Um agrupamento de subcamadas denominado camada. Todos os eltrons em uma dada camada esto a mesma distncia mdia do ncleo. Dois mtodos equivalentes so normalmente utilizados para a designao das camadas, O primeiro a especificao do valor do nmero quntico principal, representado pela letra n. De acordo com este mtodo, a camada mais prxima do ncleo ser enumerada por n = 1, a seguinte por n = 2 etc. O segundo mtodo utiliza letras na designao das camadas: K, L, M, N etc.; isto , a primeira camada (n = 1) denominada camada K, a segunda camada (n= 2) L, e assim por diante.

No h duas camadas de um mesmo tomo com o mesmo nmero de subcamadas.

A camada K (n = 1), por exemplo, consiste em apenas uma subcamada, chamada 1s.
A camada L (n = 2) consiste em duas subcamadas, a 2s e a 2p, e a camada M (n = 3) em trs, 3s, 3p e 3d. O nmero da subcamada o mesmo valor do nmero quntico principal da camada correspondente. O nmero mximo de eltrons em uma camada depende do nmero total de orbitais e dado por 2n2.

Na Figura acima esto representadas, esquematicamente, as duas primeiras camadas, com suas subcamadas e orbitais.

AS CONFIGURAES ELETRNICAS
As configuraes eletrnicas so obtidas pelo preenchimento do diagrama, eltron por eltron, da base para cima. A configurao para o tomo de hidrognio :

Diagramas como diagramas de orbitais.

estes

so

denominados

Distribuio dos eltrons no diagrama de orbitais

Ateno!!!
Regra de Hund: Os eltrons numa mesma subcamada tendem a permanecer desemparelhados (em orbitais separados), com spins paralelos.

AS CONFIGURAES ELETRNICAS: REPRESENTAES ALTERNATIVAS

Uma representao mais simples mostra em cada orbital as subcamadas ocupadas e introduz um ndice para indicar o nmero de eltrons. Esta representao denominada notao espectroscpica. As configuraes dos tomos de hidrognio e hlio, de acordo com esta representao, so: H (Z= 1): 1s1 He(Z= 2): 1s2

As configuraes dos tomos de ltio ao nenio so:

Seqncia de preenchimento das subcamadas. Este diagrama til para lembrar a ordem na qual as subcamadas devem ser preenchidas. Observe que ele construdo de maneira que na mesma linha horizontal estejam colocadas todas as subcamadas com um dado valor de n. A seqncia de preenchimento encontrada seguindo-se setas diagonais que iniciam embaixo esquerda.

EXERCCIO
1. Faa a distribuio eletrnica do tomo de silcio (Z=14), no estado fundamental.

2. Faa a distribuio eletrnica dos tomos de:

a) K (Z=19)
b) S (Z=16) c) C (Z=6)

CLASSIFICAO PERIDICA MODERNA

Introduo
medida que os elementos qumicos foram sendo descobertos, observou-se semelhanas entre as propriedades fsicas e qumicas em determinados grupos desses elementos.
Procurava-se ento uma maneira de selecionar os elementos em conjuntos de propriedades semelhantes.

Histrico da Tabela Peridica


Meyer e Mendeleev - descobriram a lei peridica e publicaram a tabela peridica dos elementos.

Meyer (1864-1869) - demonstrou a variao de propriedades peridicas (volume molar, o ponto de ebulio e a dureza) como uma funo da massa atmica.

Na tabela atual, os elementos qumicos esto dispostos em ordem crescente de nmero atmico, originando na horizontal os perodos, e na vertical (em coluna), as famlias ou grupos.
Famlia (ou grupo)

1 perodo (ou srie)


2 perodo (ou srie) 3 perodo (ou srie) 4 perodo (ou srie) 5 perodo (ou srie) 6 perodo (ou srie)

7 perodo (ou srie)

Srie dos Lantandeos

Srie dos Actindeos

Lei peridica atual (Moseley):


Quando os elementos qumicos so agrupados em ordem crescente de nmeros atmicos (Z), Observa-se a repetio peridica de vrias de suas propriedades.

Ateno... No final da dcada passada, a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) props outra maneira: as famlias seriam indicadas por algarismos arbicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.

Tabela Peridica Atual

Organizao da Tabela Peridica Famlias ou grupos

A tabela atual constituda por 18 famlias.


Cada uma delas agrupa elementos com propriedades qumicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configurao eletrnica na camada de valncia.
3

Li - 1s

2s
2

1
2

3s

- 1s 2 s 2 p Na 11

Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famlias ou grupos.

A mais comum indicar cada famlia por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB.

Essas letras A e B indicam a posio do eltron mais energtico nos subnveis.

Os elementos que constituem essas famlias so denominados elementos representativos, e seus eltrons mais energticos esto situados em subnveis s ou p.
Nas famlias A, o nmero da famlia indica a quantidade de eltrons na camada de valncia . Elas recebem ainda nomes caractersticos.

Famlia ou grupo

N de eltrons na camada de valncia

Distribuio eletrnica da camada de valncia

Nome

IA

ns ns

Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Famlia do boro Famlia do carbono Famlia do nitrognio Calcognios Halognios Gases nobres

IIA IIIA IVA VA VIA VIIA VIIIA ou

2 3 4 5 6 7 ns np ns np ns np ns np4 ns np5 ns np6 8

Localizao dos elementos nas Famlias B Os elementos dessas famlias so denominados genericamente elementos de transio.
Uma parte deles ocupa o bloco central da tabela peridica, de IIIB at IIB (10 colunas), e apresenta seu eltron mais energtico em subnveis d.
IIIB IVB VB VIB VIIB VIIIB IB IIB

10

Exemplo: Ferro (Fe) / Z = 26

1s2s2p63s3p64s3d6
Perodo: 4 Famlia: 8B

Localizao dos elementos nas Famlias A


A distribuio eletrnica do tomo de um dado elemento qumico permite que determinemos sua localizao na tabela.

Exemplo: Sdio(Na) Z = 11
1s2s2p63s Perodo: 3

Famlia: 1A Metais Alcalinos

O esquema abaixo mostra o subnvel ocupado pelo eltron mais energtico dos elementos da tabela peridica.

Apresentam brilho quando polidos; Sob temperatura ambiente, apresentam-se no estado slido, a nica exceo o mercrio, um metal lquido; So bons condutores de calor e eletricidade; So resistentes maleveis e dcteis

Existem nos estados slidos (iodo, enxofre, fsforo, carbono) e gasoso (nitrognio, oxignio, flor); a exceo o bromo, um no-metal lquido;
no apresentam brilho, so excees o iodo e o carbono sob a forma de diamante; no conduzem bem o calor a eletricidade, com exceo do carbono sob a forma de grafite;

Geralmente possuem mais de 4 eltrons na ltima camada eletrnica, o que lhes d tendncia a ganhar eltrons, transformando-se em ons negativos (nions).

Elementos qumicos que dificilmente se combinam com outros elementos hlio, nenio, argnio, criptnio, xennio e radnio. Possuem a ltima camada eletrnica completa, ou seja, 8 eltrons. A nica exceo o hlio, que possui uma nica camada, a camada K, que est completa com 2 eltrons.

Apresenta propriedades muito particulares e muito diferentes em relao aos outros elementos. Por exemplo, tem apenas 1 eltron na camada K (sua nica camada) quando todos os outros elementos tm 2.

Nomes dos Elementos Qumicos


Os nomes dos elementos qumicos conhecidos desde a antigidade foram dados arbitrariamente e variam de uma lngua para outra.; S - enxofre - sulphur (ingls); azufre espanhol).

Fe - ferro - iron (ingls); eisen (alemo.).


A partir do sculo. XVIII, acentuou-se a freqncia das descobertas de novos elementos qumicos.

AI- alumnio: do latim alumen, sal de alumnio. (1825; Oersted; Dinamarca);


Br - bromo: do. grego. bromos, mau cheiro (1826; Balard; Frana);

No sculo XX, quando comeou a produo artificial dos elementos transurnicos, foram dadas inicialmente nomes lembrando planetas: Netnio. (Np-93); Plutnio. (puu94) .

A produo de novos elementos, a partir do elemento 104, ocorreu simultaneamente em laboratrios dos Estadas Unidos, Alemanha e Rssia. 104 - Rf - rutherfrdio (Ernest Rutherford); 105 - Db - dbnio (laboratrio de Dubna, na Rssia); 106 - Sg - seabrgio (Glenn Theo.do.re Seabarg);

A IUPAC criou tambm regras para se dar nomes e smbolos provisrios aos elementos de nmero atmico superior a 100, at se chegar a um consenso sobre os nomes definitivos. So empregados prefixos latinos e gregos para designar os algarismos, como indicamos abaixo:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

nil

un

bi

tri

quad

pent

hex

sept

oct

enn

Com esses prefixos, partindo do nmero atmico do elemento, monta-se o nome respectivo (dando-lhe terminao latina); e, do nome, tira-se o smbolo correspondente. Por exemplo:

Embora o nmero de elementos transurnicos no deva ser muito grande (ao menos no estgio dos conhecimentos cientficos atuais), essas regras permitem dar nomes a elementos de nmeros atmicos altssimos.

16

Atravs da tabela peridica que podemos verificar a diferena entre as propriedades dos elementos qumicos, assim como, distinguir os naturais do artificiais e classific-los corretamente. Um qumico, e, principalmente um acadmico bilogo deve ter em mos uma tabela peridica.

Consultar o livro e fazer uma breve leitura do texto

Вам также может понравиться