Вы находитесь на странице: 1из 35

Tiristores

SCR Retificador Controlado de Silcio DIAC TRIAC Transistor de Unijuno


1

Tiristor
A funo de um tiristor de controlar a potncia entregue para grandes cargas, como motores, aquecedores, converter CA em CC, CC em CA, etc. Os tiristores trabalham sempre entre dois estados de funcionamento: o corte e a conduo, por isso podemos dizer que so dispositivos de comutao.

http://www.prof2000.pt/users/lpa

SCR Rectificador Controlado de Silcio

o principal dos tiristores pelo nmero e aplicaes. Permite no s retificar uma corrente alternada mas tambm controlar a corrente que passa por ele e pela carga ligada em srie com ele.
Smbolo:

Constituio
A G

constitudo por quatro camadas de material semicondutor PNPN (silcio), originando trs junes PN. Possui trs terminais designados por nodo (A), Ctodo (K) e Gate (G) ou Porta.
K

O circuito equivalente de um A SCR corresponde a dois transstores complementares, em que o colector de um est ligado base do outro e o G colector do outro na base do primeiro. Uma das bases corresponde ao terminal de disparo, gate ou porta.

Encapsulamento

A Ctodo Gate

nodo

Princpio de funcionamento
O funcionamento do SCR semelhante ao do dodo. Para alm do nodo e ctodo estarem polarizados diretamente (nodo a um potencial positivo em relao ao ctodo) necessrio ainda ... aplicar uma tenso positiva adequada na porta (gate), para que circule corrente entre nodo e ctodo.

Polarizao Direta de um SCR

J1 e J3 polarizados diretamente J2 polarizado reversamente: apresenta maior barreira de potencial Flui pequena corrente de fuga direta do nodo para o ctodo, IForward Bloqueio direto DESLIGADO

Polarizao Reversa de um SCR

J2 diretamente polarizada J1 e J3 reversamente polarizadas: apresentam maiores barreiras de potencial Flui pequena corrente de fuga reversa do ctodo para o nodo, IR Bloqueio reverso DESLIGADO
A

SCR em conduo

Polarizao direta ( VAK > 0 ) necessrio uma corrente de gatilho (pulso), I G Corrente direta (nodo-ctodo) superior a I L (corrente de disparo) antes da extino da corrente de gatilho Aps extino de IG, corrente direta superior corrente de manuteno (IH) para manter o SCR em conduo (indicada pelo fabricante).

Curva caracterstica esttica de um SCR

Mtodos de controle de potncia entregue carga Disparo sncrono ou disparo a tenso nula

O disparo do tiristor produz-se neste sistema de controle de potncia entregue carga, quando a tenso nodo ctodo est a zero (da disparo a tenso nula). A carga e o tirstor esto ligados em srie com a alimentao da corrente alternada e s pode passar corrente na carga durante os semicclos em que o nodo positivo em, relao ao ctodo e na porta (ou gate) se aplica um impulso positivo de corrente. O impulso na gate (ou porta) controla o perodo de conduo do tirstor. Se na porta se aplicarem impulsos positivos de corrente que coincidam com o incio de cada semicclo positivo, o tirstor conduzir todos os semiciclos positivos.
11

Mtodos de controle de potncia entregue carga Controle de fase


Enquanto que no disparo sncrono os impulsos de corrente aplicados na porta coincidem com o incio de todos ou de alguns dos semiciclos positivos, no controle de fase os impulsos da corrente de disparo tm lugar dentro de cada semiciclo positivo da tenso de alimentao. O ngulo para o qual se inicia a conduo designa-se por ngulo de disparo, enquanto o ngulo durante o qual o tiristor se encontra conduo denomina-se de ngulo de conduo.

12

Circuito de disparo de um tiristor com O diac diac utiliza-se em circuitos, relativamente econmicos de disparo de tiristores. um
Neste circuito as resistncias R1 e R2, juntamente com o capacitor C, formam um circuito RC de constante de tempo () igual a (R1 + R2) x C. Rc O capacitor r carrega-se nos semiciclos positivos e nos terminais do mesmo aparece uma tenso que, por sua vez, deriva para o circuito formado pelo diac (DC), a resistncia R3 e a gate do tiristor, j que esto em derivao com o capacitor C. A gate do tiristor est contudo isolada dos impulsos do capacitor pelo diac at que este entre em conduo. Quando a tenso aos terminais do condensador ultrapassa a tenso de ruptura do diac (normalmente volta dos 30 Volt) este conduz e a corrente aplicada gate do tirstor, originando o disparo deste, passando a circular corrente atravs da carga (Rc).
13

Curva caracterstica esttica de um SCR


I directa

Tenso inversa

Corrente de fuga

VT

Corrente de fuga

VRO

Tenso directa

I inversa

Para tenses inversas aplicadas (3 quadrante do grfico), o cristal semicondutor comporta-se como qualquer dodo de juno. H uma corrente de fuga muito reduzida, at que atingindo-se a tenso de zener, a corrente aumenta bruscamente e ligeiras variaes de tenso do origem a grandes variaes de corrente.

Curva caracterstica de um tiristor com o gate aberto

14

Curva caracterstica esttica de um Com tenses directas (1 SCR quadrante do grfico) o caso
I directa

Tenso inversa

Corrente de fuga

VT

Corrente de fuga

VRO

Tenso directa

I inversa

Curva caracterstica de um tirstor com a gate aberta

diferente. Para pequenas tenses comea tambm a aparecer uma pequena corrente de fuga, mas quando a tenso atinge um valor VRO, observase um aumento brusco de corrente, baixando imediatamente a queda de tenso interna no tirstor para um valor pequeno (VT). Chama-se a VRO a tenso de ruptura, sendo de notar que a letra O de VRO significa Open (aberto). Tudo isto se passa portanto com o gate aberto. O tiristor passa a conduzir fortemente, uma vez atingida a tenso VRO.
15

Na prtica no se aplica ao tiristor uma tenso to alta como VRO, pois isso pode danificar o dispositivo. O que se faz aplicar um impulso positivo ao gate e, ainda que seja relativamente baixa a tenso direta (muito inferior a VRO) o SCR passa rapidamente ao estado de conduo. Quando o tiristor entra em franca conduo a tenso da fonte vai praticamente ficar aplicada integralmente na carga do circuito, pois uma vez que a resistncia interna cai a um valor muito baixo, tambm assim acontece tenso entre o nodo e o ctodo.

16

Curva caracterstica esttica de um SCR

Caractersticas tcnicas
VDRM ITRMS IGT VGT VTM IH ITSM Tenso mxima repetitiva em estado de no conduo. Corrente eficaz mxima em conduo. Corrente mxima de disparo no gate. Tenso mxima de disparo no gate. Queda de tenso mxima em conduo. Corrente de manuteno. Corrente mxima transitria.

18

SCS (Silicon Controlled Switch)As iniciais SCS significam interruptor controlado


de silcio. um tirstor semelhante ao SCR, mas com dois terminais de disparo, a gate (ou porta) de nodo, Ga, e a gate (ou porta) de ctodo, Gk, permitindo disparo por impulsos negativos ou positivos, respectivamente. No muito comum, sendo geralmente de baixa potncia.

19

GTO (Gate Turn Off)


Se aplicarmos um impulso positivo na gate o tirstor conduz, se aplicarmos um impulso negativo na gate o tirstor deixa de conduzir. Todos os tirstores s se desligam quando a corrente cai abaixo da corrente mnima de manuteno (IH), o que exige em certos casos circuitos especiais para desligar. O GTO permite ser desligado por impulso negativo de alta corrente na gate, em geral produzido atravs da descarga de um capacitor

20

Foto-SCR
Tambm designado por SCR controlado por luz ou LASCR (Light Activation SCR). Trata-se de um SCR cujo disparo realizado mediante uma radiao luminosa. Se expusermos a juno PN central luz, atravs de uma janela e lente, esta se comportar como um fotododo, disparando o SCR.

21

DIAC & TRIAC

22

Diode for Alternating Current DIAC um tiristor de avalanche, sendo disparado com tenses I
A1 n p n p n

de algumas dezenas de volts aplicados entre nodo e A1 ctodo. Este tiristor no tem gate, IH (TRIAC sem gate) um -VBR(R) VF dispositivo de quatro camadas.
VR -IH VBR(F)

Pode conduzir nos dois sentidos quando a tenso aplicada, A2 com qualquer polaridade, ultrapassar um determinado valor chamado A2 IR de tenso breakdown (VBR) ou Symbol tenso de ruptura (VRO) com um valor tpico de 35 Volt Basic Characteristic Curve Construction voltando ao corte quando a corrente cair abaixo de um dado valor chamado de corrente de manuteno (IH). O diac utilizado como dispositivo auxiliar de disparo dos SCR e dos triacs.

23

Curva caracterstica esttica de um DIAC

24

Circuito de disparo de um tiristor com um diac

230Vca

25

Controle de motor DC

26

TRIAC
MT2 G MT1 MT 2

MT1

Tiristores conduzem a corrente s num sentido. Para regular a corrente alternada numa carga, com dispositivos semicondutores de potncia, necessrio o uso de dois tiristores, logicamente montados em paralelo e em oposio. Para realizao destes dois dispositivos num s criou-se o triac.

27

Curva caracterstica esttica de um TRIAC

28

Encapsulamento

G MT2 MT1

29

Quadrantes de disparo do Triac

30

Controle de iluminao de uma lmpada com um triac disparado por um diac.


D1
230Vca

RL A1

Trigger Point (adjusted by R1)


Ponto de disparo ajustado em P1.

R1

Trigger Point

Ponto de disparo.

A2 D2 Se: Voltage Waveform R o diac dispara mais cedo ( ) o triac conduz mais across RL cedo ( ) a carga recebe mais potncia. R o diac dispara mais tarde ( ) o triac conduz mais tarde ( ) a carga recebe menos potncia.
31

UJT TRANSISTOR DE UNIJUNO


32

O valor resistivo normal entre os terminais da base 2 e 1 relativamente alto (tipicamente entre 4 K e 12 K). Assim, se ligarmos o terminal B2 a um potencial positivo (tipicamente entre 6 e 30 Volt), e o terminal B1 ao negativo, uma corrente muito pequena circular por R b2 e Rb1. Ao mesmo tempo, Rb2 e Rb1 formam um divisor de tenso, em cujo ponto intermdio surge uma tenso menor, porm proporcional quela que foi aplicada a B2. Suponhamos que R b2 e Rb1 tm valores iguais, de 5 K cada um. Assim, se aplicarmos (com a polaridade indicada) 10 Volt entre B2 e B1, o ctodo do dodo do emissor ter uma tenso de 5 Volt. Ao aplicarmos, ento, uma tenso de entrada no emissor (E) do UJT, esta ter que, inicialmente vencer a barreira de potencial intrnseca da juno PN ( 0,6V) e, em seguida, superar a prpria tenso que polariza o ctodo (5 Volt no exemplo). Nesse caso, enquanto a tenso aplicada ao terminal do emissor (E) no atingir 5,6 Volt (0,6V + 5V) no haver passagem de corrente pelo emissor atravs de R b1 para a linha de negativo da alimentao. Mantendo-se no exemplo, uma tenso de emissor igual ou maior do que 5,6 Volt determinar a passagem de uma corrente; j qualquer tenso inferior (a 5,6V) ser incapaz de originar passagem da corrente elctrica pelo emissor (E) e por Rb1. Enquanto os 5,6V no forem atingidos, a corrente ser nula, como atravs de um interruptor aberto. Alcanando os 5,6V, tudo se passa como se o tal interruptor estivesse fechado. A corrente que circular estar limitada unicamente pelo valor resistivo intrnseco de R b1. Como a transio de corrente nula, para corrente total, entre emissor (E) e base 1 (B1) se d sempre de forma abrupta (quando a tenso de emissor chega tenso/limite de disparo), podemos considerar o UJT como um simples interruptor accionado por tenso. +
6 a 30 Volt

33

Aplicao

35

Вам также может понравиться