Вы находитесь на странице: 1из 23

Instalao de Motores CC/CA - fundao

A fundao onde ser instalado o motor deve ser plana e, isenta de vibraes. Recomenda-se, uma fundao de concreto."

No dimensionamento da fundao do motor, dever ser considerado o fato de que o motor pode, ocasionalmente, ser submetido a um torque maior queo torque nominal. Baseado na figura abaixo, os esforos sobre a fundaopodem ser calculados pelas equaes:"

Instalao de Motores CC/CA - Alinhamento


A mquina eltrica deve estar perfeitamente alinhada com a mquina acionada, especialmente nos casos de acoplamento direto. Um alinhamento incorreto pode causar defeito nos rolamentos, vibrao e mesmo, ruptura do eixo. A melhor forma de se conseguir um alinhamento correto usar relgios comparadores, colocados um em cada semi-luva, um apontando radialmente e outro axialmente. Assim possvel verificar simultaneamente o desvio de paralelismo e o desvio de concentricidade , ao dar-se uma volta completa nos eixos. Os mostradores no devem ultrapassar a leitura de 0,03mm.

Instalao de Motores CC/CA - Acoplamento


a) Acoplamento direto - Deve-se sempre preferir o acoplamento direto, devido ao menor custo, reduzido espao ocupado, ausncia de deslizamento (correias) e maior segurana contra acidentes.
b) Acoplamento por engrenagens - Acoplamento por engrenagens mal alinhadas do origem a solavancos que provocam vibraes na prpria transmisso e no motor. imprescindvel, portanto, que os eixos fiquem em alinhamento perfeito, rigorosamente paralelos no caso de engrenagens retas e, em ngulo certo em caso de engrenagens cnicas ou helicoidais. c) Acoplamento por meio de polias e correias Quando uma relao de velocidade necessria, a transmisso por correia a mais freqentemente usada. Montagem de polias: para a montagem de polias em pontas de eixo com rasgo de chaveta e furo roscado na ponta, a polia deve ser encaixada at na metade do rasgo da chaveta apenas com esforo manual do montador.

Manuteno de motores CA
Os motores devem ser mantidos limpos, isentos de poeira, detritos e leos A lubrificao deve ser feita conforme os intervalos de relubrificao especificados na placa de identificao, ou na falta destas informaes segundo o fabricante do rolamento.

A desmontagem de um motor para trocar um rolamento somente dever ser feita por pessoal qualificado. A fim de evitar danos aos ncleos, ser necessrio, aps a retirada da tampa do mancal, calar o entreferro entre o rotor e o estador, com cartolina de espessura correspondente. essencial que a montagem dos rolamentos seja efetuada em condies de rigorosa limpeza e por pessoal qualificado, para assegurar um bom funcionamento e evitar danificaes. Rolamentos novos somente devero ser retirados da embalagem no momento de serem montados.

Manuteno de motores CC
A mquina deve ser mantida livre de poeira, sujeira e leo por meio de uma limpeza peridica.

Deve-se remover as escovas e limp-las, para assegurar que se movam livremente no alojamento. Sujeira e p sobre os enrolamentos podem ser removidos com uma escova dura (no metlica) e o leo pode ser removido com um solvente adequado.
A resistncia de isolao deve ser verificada regularmente para monitorar os enrolamentos. Aconselha-se a utilizao de um meghmetro de 500V. Os alojamentos devem permitir a livre movimentao das escovas, porm folgas excessivas provocam trepidaes e conseqente faiscamento. A presso das molas dever variar entre 200 e 250 g/cm, salvo casos especiais. Quando for substitudo ou recondicionado o rotor, provvel que a posio do porta-escovas tenha que ser reajustado.

Manuteno de motores CC
O controle de temperatura nos mancais tambm faz parte da manuteno de rotina. A temperatura pode ser controlada atravs de termmetros ou de detetores de temperatura embutidos. A sobrelevao de temperatura T) no dever ultrapassar os 60C (medido no anel externo do rolamento). Os rolamentos devem ser lubrificados para evitar o contato metlico entre os corpos rolantes e tambm para proteger os mesmos contra corroso e desgaste.

CAUSAS TPICAS DE FALHAS EM MOTORES TRIFSICOS

Enrolamento Estatrico em Boas Condies Condies operacionais desfavorveis, eltricas, mecnicas ou ambientais, podem reduzir drasticamente a vida de um enrolamento. As falhas nos enrolamentos ilustradas nas fotos abaixo simbolizam o que pode acontecer em tais circunstncias.

Falta de Fase (Ligao em estrela) A falha em uma nica fase de um enrolamento o resultado da interrupo de uma fase de alimentao do motor. A falta de fase geralmente ocasionada pela interrupo de um fusvel, contator com contatos interrompidos, falta de fase na linha de alimentao ou mal contato provocado por conexes danificadas e inadequadas.

Falta de Fase (Ligao em tringulo) Neste caso a queima das fases do enrolamento tambm foi o resultado da interrupo de uma fase de alimentao do motor. A falta de fase geralmente ocasionada pela interrupo de um fusvel, contator com contatos interrompidos, falta de fase na linha de alimentao ou mal contato provocado por conexes danificadas e inadequadas.

Curto-Circuito Entre Fases Este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso. Pode tambm ser conseqncia da ineficincia na execuo do isolamento entre fases, quando do enrolamento do estator, ou mesmo do emprego de materiais inadequados, incompatveis com a classe trmica e de tenso do equipamento.

Curto-Circuito Entre Espiras Este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso, podendo ser agravada por falhas ou ineficincia do processo de impregnao, incluindo-se a a utilizao de condutores e verniz ou resina de m qualidade, mal preservados, ou incompatveis com a classe trmica e tenso do equipamento, alm do processo inadequado de cura.

Bobina Curto-Circuitada Como no exemplo 04, este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso, podendo ser agravada por falhas ou ineficincia do processo de impregnao, incluindo-se a a utilizao de condutores e verniz ou resina de m qualidade, mal preservados, ou incompatveis com a classe trmica e tenso do equipamento, alm do processo inadequado de cura. Geralmente precedido de um sobre aquecimento da bobina, antes da ocorrncia do rompimento das espiras.

Bobina em Curto para Massa na Sada da Ranhura Este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso. Pode tambm ser conseqncia da ineficincia na execuo do isolamento das ranhuras, quando do enrolamento do estator, ou mesmo do emprego de materiais inadequados, incompatveis com a classe trmica e de tenso do equipamento, ou ainda inabilidade do bobinador durante o processo de enrolamento, o que pode provocar danos ao sistema isolante, fragilizandoo e permitindo a falha precoce.

Bobina em Curto Para Massa na sada da ranhura Este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso. Pode tambm ser conseqncia da ineficincia na execuo do isolamento das ranhuras, quando do enrolamento do estator, ou mesmo do emprego de materiais inadequados, incompatveis com a classe trmica e de tenso do equipamento, ou ainda inabilidade do bobinador durante o processo de enrolamento, o que pode provocar danos ao sistema isolante, fragilizandoo e permitindo a falha precoce.

Bobina em Curto Para Massa no Interior da Ranhura Este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso. Pode tambm ser conseqncia da ineficincia na execuo do isolamento das ranhuras, quando do enrolamento do estator, ou mesmo do emprego de materiais inadequados, incompatveis com a classe trmica e de tenso do equipamento, ou ainda inabilidade do bobinador durante o processo de enrolamento, o que pode provocar danos ao sistema isolante, fragilizandoo e permitindo a falha precoce.

Curto-Circuito nas Interligaes Este tipo de falha no isolamento tipicamente causado por contaminao do enrolamento, abraso, vibrao ou surtos de tenso. Pode tambm ser conseqncia da ineficincia na execuo das interligaes e seu isolamento, quando do enrolamento do estator, ou mesmo do emprego de materiais inadequados, isolantes, de brazagem ou solda, incompatveis com a classe trmica e de tenso do equipamento, ou ainda inabilidade do bobinador durante o processo de brazagem ou solda.

Fase Danificada Devido ao Desequilbrio de Tenso A deteriorao trmica da isolao em uma fase do enrolamento do estator pode ser resultado no desequilbrio de tenso entre fases. O desequilbrio de tenso pode ser provocado por cargas desbalanceadas conectadas fonte de alimentao do motor, conexes inadequadas junto aos terminais de sada do motor ou altas resistncias provocadas por mal contato. Nota: Um desequilbrio de tenso equivalente a um por cento pode resultar em um desequilbrio de corrente da ordem de seis a dez por cento.

Enrolamento Danificado Por Sobrecarga A deteriorao trmica da isolao em todas as fases do enrolamento do estator tipicamente causada por exigncia de carga superior capacidade nominal do motor. Nota: Sub e sobretenso (que excedam os limites estabelecidos pelas normas NEMA) Resultaro no mesmo tipo de deteriorao do isolamento.

efeito Causado pelo Travamento do Rotor Deteriorao trmica severa em todas as fases do enrolamento normalmente causada por correntes muito elevadas no enrolamento do estator devido condio de travamento ou bloqueio do rotor. Esta falha tambm pode ocorrer devido ao nmero excessivo de partidas ou reverses, incompatveis com o regime para o qual o motor foi projetado.

Enrolamento Danificado por Surto de Tenso Falhas de isolao como esta, normalmente so causados por surto de tenso. As ondas de surto de tenso so freqentemente o resultado de chaveamentos ou comutaes, descargas atmosfricas, descargas de capacitores e dispositivos semicondutores de potencia.

Вам также может понравиться