Вы находитесь на странице: 1из 38

GAUGUIN

O filsofo Jean-Paul Sartre escreveu:

Diante de Gauguin e de Van Gogh desenvolvi um complexo de inferioridade, porque eles souberam se perder. Gauguin no seu exlio. Van Gogh na sua loucura. Penso sempre que para encontrar a autenticidade preciso que algo entre em colapso

Paul Gauguin nasceu em Paris, em 1848.

Em 1849, a famlia embarca para morar no Peru, e o pai morre durante a viagem. Gauguin vive com a me e a irm em Lima durante seis anos, e depois retornam a Paris.
Em 1864, aos 16 anos, Gauguin embarca em um navio mercante. Tempos depois, alista-se na Marinha Mercante francesa, viajando para a ndia, Amrica do Sul e Polo norte. Sua me morre.

Em 1867, seu tutor, um fotgrafo amante e colecionador de arte, desperta sua paixo pela pintura. Entre 1872-1874, vai trabalhar numa agncia de cmbio. Casa-se com a dinamarquesa Mette Sophia Gad, e comea a pintar no tempo livre. Conhece Camille Pissarro, que se torna seu mestre na pintura e o introduz ao grupo dos impressionistas. Nesta primeira fase, suas obras tm como tema usual o idlio familiar.

No incio de sua carreira, Gauguin oscilou entre o corretor da bolsa de valores e o pintor, vivenciando profundamente o conflito entre o artista que ajudou a mudar a face da pintura e o homem oprimido pela necessidade de sustentar a famlia (o pintor tinha cinco filhos).
Em 1980, Gauguin participa da exposio

anual dos impressionistas com sete quadros.

Suzanne costurando, 1980, leo sobre tela, 115x80 cm, Copenhaga, Ny Carlsber Glyptotek. A obra apresenta um colorido nervoso sobre um motivo pictrico esttico, que no parece ter sado do repertrio do Impressionismo. A mulher aparece sem suscitar um sentimento de pudor, circunstncia que marcar a obra de Gauguin a partir das encenaes dos nativos.

Entre 1882-1886, com a crise no mercado financeiro, perde o emprego e passa a dedicarse somente pintura. Decide mudar para a Dinamarca com a famlia, mas como no se adapta ao pas, retorna a Paris. A volta marcou a separao definitiva do casal.

O sofrimento de Gauguin, agora enfrentado srias crises financeiras, parecia fortalecer sua arte e suas ideias, por meio das quais conseguia tirar proveito do desconforto gerado por suas obras.

A falta de razes justificava sua ndole dividida e incentivava a propenso a uma vida errante exaltada em suas obras, em especial no olhar enigmtico dos retratos e autorretratos, na escolha da composio e dos smbolos. Em 1986, Gauguin muda-se para a Bretanha (Frana), para a pequena aldeia de Pont-Avent, um lugar parado no tempo. Logo o pintor torna-se o melhor pintor de Pont-Avent, o que lhe proporcionou confiana, mas nenhuma remunerao.

Autorretrato Miserveis), sobre tela, Museu.

(Os 1888, leo 45x55 cm,

Nesta obra, Gauguin se lana prtica do travestimento facial, ao se pintar como o bandido heri literrio favorido de Van Gogh. O olhar esquivo e assimtrico, a exemplo das gravuras japonesas, marca na fora da mscara abstrata a natureza revolucionria do

A ida de Gauguin Bretanha marca o seu divrcio com a cultura ocidental, na medida em que se trata do incio de uma viagem sem volta que o levaria longe, at a Polinsia Francesa, e se expressaria numa pintura pessoal, original, autncia e poderosa, a ponto de antecipar os novos e radicais modos de expresso da arte pictrica no incio do sculo XX. Depois da experincia na Bretanha, Gauguin tentou um terceiro caminho de fuga: o da pureza dos trpicos. Estabeleceu-se no Panam, onde trabalhou na construo do canal.

Dana das trs meninas da Bretanha, 1888, leo sobre tela, 73x92,7cm, Washington, National Gallery of Art. Obra que expressa o interesse do pintor por motivos populares, ainda com o colorido cintilante que caraceriza a pintura impressionista.

Aps, estabeleceu-se na Ilha de Martinica, nas Antilhas. O amor de Gauguin pelos trpicos era uma fuga da civilizao e tambm uma procura pela felicidade sentida nos dias da infncia, que havia passado na Amrica Latina. Em 1988 regressou Frana. Liberta-se definitivamente das suas ligaes com o mundo urbano e do Impressionismo, e na simplicidade rstica da provncia, descobre uma fonte inesgotvel de motivos para sua pintura.

A sociedade burguesa estava entusiasmada com a magia que emanava do mundo extico, e isso tambm aparecia na arte pictrica da poca, a partir de motivos coloridos e misteriosos. Era um espcie de mundo plstico, profundamente artificial, j que to afastado do mundo real de Paris.

O mundo primitivo de Gauguin, contudo, era expresso de forma adequada, sem artificialidades. Caracterizava-se por ser tosco e brutal, porque a falta de elegncia e retoque eram para Gauguin a garantia de sua verdade.

GAUGUIN E VAN GOGH Sem conseguir se sustentar, Gauguin mudase para a Casa Amarela, de Van Gogh. Durante dois meses os dois vo viver em permanente conflito, discusses interminveis tentando impor mutuamente a sua superioridade, um sobre o outro. Van Gogh comea a preocupar-se com a possibilidade de Gauguin ir embora. Levantava-se vrias vezes durante a noite para ver se o amigo ainda estava l.

Dois meses aps sua chegada na Casa Amarela, o estado de esprito ameaador de Van Gogh intensificou-se. Gauguin sai para dar um passeio num fim da tarde. Van Gogh, preocupado que o amigo estivesse indo embora, segue-o com uma navalha em punho.

Na manh do dia seguinte, Van Gogh, vtima de alucinaes, cortava o lbulo inferior da sua orelha esquerda.

Os dias que esteve com Gauguin foram os ltimos que Van Gogh pode passar em liberdade. Depois disso, o pouco tempo que lhe resta de vida ser passado em hospcios.
Gauguin partia nesta mesma manh, para refugiar-se na casa de um velho amigo.

Autorretrato com aurola", 1889, leo sobre madeira, 80x52 cm, National Gallery of Art, Washington, EUA.
A obra perternce srie de autorretratos religiosos, pintados durante uma das suas mais agudas crises interiores, tambm fruto de seu rompimento com Van Gogh.

Sob a mscara do profeta solitrio e sofredor, cuja fora criativa desprezada, Gauguin representava o seu papel preferido. Tambm as associaes que evocam o mundo imaginrio cristo, de pecado e de perdo, conferem s pinturas de Gauguin uma atmosfera que provoca simpatia. A expresso de sofrimento, aparentemente clara, e os ornamentos que parecem no ter significado aliam-se, para apresentar o artista como uma figura misteriosa.

O Cristo Amarelo, 1889, leo sobre tela, 92x73 cm, Buffalo (N.I.), Albright-Knox Art Gallery. A imagem j havia aparecido como pano de fundo de seu autorretrato. A imagem de Deus, morto na sua condio de humano, pretende representar o artista como sofredor.

Em 1891, Gauguin tentou vender por volta de 30 obras para financiar seu retorno aos Trpicos. A viagem, para o pintor, representava a conscincia de ter de seguir um caminho que o conduziria clarificao. Gauguin vai para o Taiti. Nesta fase, Gauguin concebia suas obras como testemunho de um mundo melhor, que ele pensava encontrar-se no Pacfico Sul. Por isso todas as representaes da vida quotidiana no Taiti tm um certo sabor de utopia. Todos os vestgios negativos inerentes vida foram, na sua maior parte, suprimidos nos quadros.

Eu te sado Maria, 1891, leo sobre tela, 113,7x87,6cm Nova Iorque, The Metropolitan Museum of Art. A obra representa a transposio da histria crist do nascimento de Deus para o Pacfico Sul. Temtica missionria, como catequizao dos povos nativos.

Passatempo, 1892, leo sobre tela, 75x94cm, Paris, Mus drsay.

Gauguin retratava muito a moleza como parte integrante do modo de vida dos Taitianos, em que o trabalho no era considerado o bem maior.

Quando te casas?, 1892, leo sobre tela, 101,5x77,5cm, Brasileia, Depsito da coleo Rudolf Staechlin. Durante a permanncia no Taiti, a obra de Gauguin adquiriu um alargamento temtico. Foi quando descobriu as utopias, arcdias e outros mundos melhores, que lhe proporcionaram uma significativa renovao artstica.

Em 1893, com a sade debilitada, Gauguin retorna a Paris.

Gauguin queria apresentar-se Paris como o Embaixador dos Trpicos.


Correspondendo reputao de que gozava, Gauguin iniciou uma relao amorosa com uma mulher extica: Annah, uma mulher de Java que danava para os senhores da alta roda, tendo sempre um macaquinho ao seu lado.

Annah, a Javanesa, 1893, leo sobre tela, 116x81cm, Coleo particular.

Gauguin esperava conquistar o mundo da arte. Contudo, o seu distanciamento da realidade concreta do seu mundo imaginrio, o afastamento das pessoas, da vegetao e da arte popular contribuam para que Gauguin se sentisse cada vez mais perdido em Paris. A crtica acusava sua arte de brutal e acusavao de violar os princpios mais elementares do desenho. A imprensa chegou ao cmulo com a observao: Para divertir os seus filhos, mande-os exposio de Gauguin.

Annah abandonou Gauguin e levou tudo que havia na casa em Paris. O processo judicial foi decidido em desfavor de Gauguin. O mesmo ocorreu com outra demanda judicial instaurada por ele contra o seu comerciante e amigos para reaver suas obras, que nunca foram pagas.

Tais experincias trouxeram uma determinao em Gauguin: evitar desapontamentos futuros nas mos da civilizao.

Palavras do prprio Gauguin: Nada poder

impedir

que

eu

parta,

desta

vez

definitivamente. Que existncia idiota que a vida europia.

Gauguin

retorna

ao

Taiti.

Agora,

menos

preocupado em decorar paredes ocidentais, as

obras de Gauguin apresentam uma perfeio


maior, perdem o carter artificial que as obras dos primeiros tempos nos trpicos.

Gauguin continua a enviar os seus trabalhos para a Europa, mas nota-se no artista a desiluso que os constantes insucessos provocaram.
Sua nova companheira chamava-se Pahura, e tinha apenas 14 anos. As histrias de mulheres que se deixavam seduzir pelo erotismo do artista foram confirmadas e ilustradas pelos muitos quadros representando belas mulheres nuas, que constituram o principal motivo da obra de

Nu de Pahura Deitada, 1897, leo sobre tela, 59,5x116cm, Londres, Courtauld Institute Galleries

A moral sexual severa dos finais do sculo XIX s permitia transmitir erotismo quando ligado a sentimentos de risco ou mesmo de dio. No Taiti, Gauguin queria libertar-se dessa forma anti-natural de ver o amor e o desejo.

Mulheres com Flores de Manga, 1899, leo sobre tela, 94x72cm, Nova Iorque, The Metropolitan Museum of Art.

Gauguin impusera-se um prazo: se at finais de janeiro do ano de 1898 a situao no tivesse mudado para melhor, iria acabar com a sua vida.

A tentativa de suicdio, no entanto, deu errado. Na nsia de se matar, Gauguin tomou muito arsnico e vomitou de imediato.
Em 1901, Gauguin muda-se para Hiva Oa, a ilha principal da colnia francesa das Marquesas.

Disseram que o principal motivo da mudana foi a abstinncia sexual a que estava condenado no Taiti. As mulheres do Taiti no queriam mais um resmungo com abcessos nas pernas. A Casa do Prazer, foi o nome que deu sua cabana. Em breve comearam as disputas, pois a cabana foi construda num terreno da igreja catlica. A casa virou um ponto de encontro de festas e muita bebida, o que incomodava a igreja, at que o bispo proibiu qualquer visita casa do artista.

Gauguin respondeu processo por evaso fiscal, no qual foi condenado a uma pena de trs meses de priso e a 1000 francos de multa.

No tendo obtido o xito que desejara, tornouse ao longo dos anos um crtico cada vez

mais enfurecido da civilizao que o ignorava,


tendo no final da sua vida resistido abertamente s autoridades coloniais do

Pacfico.

A sociedade que Gauguin tanto odiava e as suas instituies pareciam conseguir silenciar o pintor, que morre em maio de 1903, aos 54 anos, antes de entrar na priso para cumprir sua pena.
Gauguin considerado um dos pioneiros do Modernismo, porque ele foi um dos primeiros a dar corpo ligao entre a arte e a vida, a fantasia e a ordem, circunstncias que iro dominar o mundo pictrico do sculo XX.

De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?, 1897, leo sobre tela, 139x375cm, Boston, Museum of Fine Arts.

Bibliografia
Walther, Ingo F., Gauguin, Editora Taschen, 2007. Coleo Grandes Mestres, Gauguin, Editora Abril Colees, 2011.

Вам также может понравиться