Вы находитесь на странице: 1из 22

A EXPANSO PORTUGUESA

POLTICA COLONIAL
Ao servio de Deus e do Lucro

Fixao territorial

Explorao comercial

ESTRATGIAS DESCOBERTA

CONQUISTA
COLONIZAO

Rumos Marrocos Arquiplagos atlnticos Costa ocidental africana Imprio do Oriente Brasil

ADMINISTRAO PRAAS FORTIFICADAS FEITORAS CAPITANIAS DONATRIAS VICE-REIS GOVERNADOR GERAL

CONDIES DA EXPANSO
Condies Geogrficas
Existncia de uma longa costa atlntica e a proximidade do mar mediterrneo. Tradio martima, uma parte da populao estava ligada as artes de navegar. Apoio da monarquia da 1 dinastia actividade martima e construo naval.
D. Dinis cria a bolsa dos mercadores D. Fernando criou a companhia das naus.

Condies Humanas

Condies Tcnicas

Condies Polticas

Conhecimento dos instrumentos nuticos, matemticos, astronmicos por influncia rabe e judaica. Novo tipo de embarcao a Caravela.

Paz com Castela em 1411. Nova Dinastia. A maioria dos pases europeus estavam envolvidos na guerra dos cem anos.

MOTIVAES
Os Nobres, tinham uma nova oportunidade de se dedicarem guerra, podendo assim adquirir novas terras e cargos. Os Burgueses desejavam encontrar novos produtos e desenvolver o comrcio para obter lucros. O Clero, evangelizar novos povos O Povo tinham a esperana de conseguir melhores condies de vida.

Instrumentos Nuticos
AstrolbioDestinados a estabelecer a posio dos navios no alto mar, pelo clculo das latitudes, atravs da medio das alturas do sol e da Estrela Polar. Este astrolbio tinha como nico objectivo medir a altura do sol, pois no Atlntico sul a Estrela Polar no era observada. Bssola, originria do Oriente, no se sabe a data exacta da sua introduo na Europa Medieval. H quem atribua a sua inveno a Maricourt ou a Raimundo Lulo, nos fins do sculo XIII, mas a cartografia italiana e marroquina mostram o erro de tal afirmao. Em Portugal o mais antigo documento que se lhe refere de 1416.

O Quadrante permitia medir a altura do sol, observando-se o horizonte atravs da ranhura na extremidade da rgua principal. Fazia-se ento deslocar a pea anexa haste curva superior, at que a sombra do sol incidisse sobre a abertura, procedendo-se depois, leitura na escala. O quadrante tambm servia para medir a altura da estrela polar.

Sobre uma vara longitudinal graduada deslizava-se outra outra transversal, de modo a que os seus extremos podiam fixar-se em duas estrelas, calculando-se, assim, a distncia angular entre elas, tal como a hora e a latitude geogrfica

A CONQUISTA DA CIDADE DE CEUTA


Ceuta era um ponto estratgico na passagem do mediterrneo para o atlntico e uma base de pirataria muulmana. Ceuta era um importante entreposto comercial, onde chegavam especiarias do oriente, ouros, escravos e havia notcias que Ceuta era uma grande regio produtora de cereais. Ceuta foi um importante feito militar que prestigiou o Rei e os infantes foram armados cavaleiros. Vantagens
Foram sobretudo simblicas (derrota dos muulmanos) e estratgicas (controlo de um ponto estratgico).

AS PRIMEIRAS VIAGENS DE (RE)DESCOBERTA: MADEIRA E AORES


MADEIRA Em 1419 uma frota comandada por Joo Gonalves Zarco, Tristo Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestelo, ocuparam a Madeira e em 1420 Porto Santo. Em 1425 comea a colonizao, os trs (re)descobridores foram nomeados capites-donatrios, a sua funo era: Explorao econmica explorao inicial de madeira e peixe e foram introduzidos os cereais, a cana-de-acar e a vinha.
Defender, povoar e explorar os recursos naturais.

AORES Em 1427, Diogo Silves ter encontrado as ilhas do grupo central dos Aores. A sua colonizao comeou em 1439, com a nomeao de Gonalo Velho para capitodonatrio das ilhas de So Miguel e Santa Maria. Explorao econmica foram introduzidos gados, cereais e plantas tintureiras.

EXPLORAO DA COSTA AFRICANA


A costa africana era conhecida at a Cabo Bojador, a sua deste ficava o mar tenebroso e o fim do mundo segundo as lendas medievais. Em 1434, Gil Eanes passou o Cabo e: Entre 1440-50, os nossos navegadores trouxeram ouro. Em 1445-46, descobriram as ilhas de Cabo Verde, a quando da morte do Infante tnhamos chegado Serra Leoa 1460. Entre 1469-75 a explorao e o comrcio da Costa africana foram arrendados ao mercador Ferno Gomes. O comrcio do Golfo da Guin era to importante que se fundou uma feitoria em S. Jorge da Mina, alm do ouro, os navegadores portugueses traziam: Marfim, Malagueta e escravos.
Desfizeram-se os mitos medievais. Por outro lado, abriu-se o caminho para o rio do ouro

AS CONQUISTAS DO NORTE DE FRICA


D. Afonso V, dando satisfao s ambies da nobreza guerreira, empreendeu uma srie de conquistas no norte de frica:
Alccer Ceguer 1458 Arzila 1471 Tnger 1471

Com estas conquistas o Rei pensava em quebrar o isolamento de Ceuta e tambm proteger os nossos navios da pirataria muulmana.

Com D. Joo II (1481-95) a explorao da costa africana prosseguiu metodicamente e foi com ele que surgiu o plano de atingir a ndia pelo atlntico sul.

A POLTICA EXPANSIONISTA DE D. JOO II

Isto marca um momento culminante da expanso portuguesa.

Em 1482-83, Diogo Co atingiu a foz do rio Zaire, onde estabeleceu relaes diplomticas com o rei do Congo. Em 1487-88, Bartolomeu Dias dobrou o Cabo das tormentas (Cabo da Boa Esperana)
Prova-se que era possvel chegar ndia navegando pelo Atlntico. Termina a ideia que o Oceano ndico era um mar fechado.

Na posse destes conhecimentos, o Prncipe Perfeito, envia por terra dois emissrios: Afonso Paiva e Pro da Covilh, que tinham o dever de obter informaes sobre o comrcio do oriente e do reino do Prestes Joo.

RIVALIDADE LUSO-CASTELHANA
A descoberta da Amrica por Cristvo Colombo, ao servio dos Reis de Castela, agravou ainda mais a rivalidade entre Portugal e Castela, esta j provinha do sculo XIV, com a disputa da posse das Canrias Tratado Alcovas Toledo (1479-80). Tratado de Tordesilhas (1494), o Papa Alexandre VI props uma linha de diviso que passaria a 100 lguas a Oeste de Cabo Verde. D. Joo argumentou fazendo a linha passar a 370 lguas. Com este tratado levanta-se uma pergunta:
Ser que conhecamos o Brasil.

A DESCOBERTA DO BRASIL
No regresso da viagem ndia, Vasco da Gama informou D. Manuel I da resistncia que enfrentou para estabelecer relaes comerciais. D. Manuel sentiu necessidade de enviar uma armada mais poderosa, constituda por treze navios comandadas por Pedro lvares Cabral. Seguindo a rota tradicional at Cabo Verde rumou at sudoeste pelo mar de longo e no dia 22 de Abril avistou terra. Desembarcando em Porto Seguro, a esta terra nova deu o nome de Terra de Vera Cruz.

Durante os sculos XV e XVI, a nossa poltica no foi de fixao e colonizao. Objectivo principal:
Ouro Escravos Especiarias africanas Marfim

OS PORTUGUESES NA FRICA NEGRA ACTIVIDADE COMERCIAL

Foram assim estabelecidos locais estratgicos no litoral africano:


Feitorias postos comerciais

A PENETRAO PORTUGUESA NO MUNDO ASITICO


A descoberta do caminho martimo para a ndia, significou a abertura de uma nova rota a rota do cabo. Quais foram as polticas seguidas por Portugal?

D. Francisco de Almeida (1505-09), centrou a sua poltica no

domnio dos mares, manteve permanentemente uma esquadra no oceano ndico e estabeleceu um sistema de licenas pagas (cartazes) obrigatrias para todos os navios mercantes. Esta era a poltica do Mare Clausum. Afonso de Albuquerque (1509-15), adoptou uma poltica de conquistas e construo de fortalezas e assim os portugueses conseguiram ter o monoplio comercial. Goa foi conquistada em 1510, tornou-se a sede da administrao do Imprio portugus no oriente.

Cartografia

Planisfrio T-O (sculo IX)

Planisfrio de Zona (Sculo XII) Planisfrio de 1457, salienta-se a forma correcta como a costa do Mediterrneo est delineada, enquanto o restante foi construdo de forma um pouco arbitrria.

Planisfrio dito de Cantino, este planisfrio representa a frica com bastante exactido e a mais antiga carta portuguesa e inclui um largo trecho de litoral brasileiro

As Principais figuras
D. Joo I, Mestre de Avis(1357-1433), filho bastardo de D. Pedro I. Depois da Morte do Rei D. Fernando aclamado regedor e defensor do reino. mais tarde aclamado rei de Portugal em 1385, vence a guerra com Castela, e o progenitor da nclita gerao. D. Afonso V(14321481). Filho de D. Duarte, abandona a poltica de descoberta e o seu reinado vai ser constitudo por trs grandes perodos: 1 vai da elevao ao trono at batalha de Alfarrobeira. 2 so os feitos militares em frica 3 dominado pela poltica peninsular Infante D. Henrique (1394-1460), quinto filho de D. Joo I, considerado como o grande impulsionador da nossa expanso ultramarina

D. Joo II, o Prncipe Perfeito, filho de Afonso V, subiu ao trono em 1481, mas j exercia o poder antes de chegar ao trono devido as ausncias do pai. D. Joo II, dirigia a poltica atlntica, a qual tinha como objectivo chegar ndia.

Os nossos principais navegadores


Foi capito da armada que atingiu a ponta meridional de frica, em viagem realizada em 1487-88. Alm de comandar aquela armada, apenas se sabe que Bartolomeu Dias foi escuteiro da casa real, recebedor do armazm da Guin entre 1494-97 e faleceu em 1500, quando soobrou uma nau que capitaneava e seguia integrada na armada de Pedro lvares Cabral, surpreendida por severa tempestade em guas do Atlntico sul.
Nascido em Sines. Perito em navegao, D. Joo II encarregou-o de vrias misses de responsabilidade. D. Manuel confirmou a escolha feita pelo predecessor, nomeou-o para capitanear a armada de descobrimento do caminho martimo para a ndia, que partiu do Tejo em 8 de Julho de 1497. Essa expedio contava com as naus S. Gabriel, S. Rafael e a caravela Brrio. Vasco da Gama desembarcou em Lisboa em fins de Agosto de 1499, demonstrando cabalmente a viabilidade de navegao para a ndia.

Вам также может понравиться