Вы находитесь на странице: 1из 17

FACULDADE RAIMUNDO MARINHO

CAMPUS PENEDO CURSO DE DIREITO

Prof. MRIO JORGE SANTOS LESSA Penedo (AL), 2011

mariojslessa@mp.al.gov.br

www.mariojslessa.com.br
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RESE

Recurso Voluntrio
Recurso Voluntrio: aquele cujo nus de interp-los cabe exclusivamente parte que sucumbiu; sucumbente aquele que teve frustrada uma expectativa. a regra no processo penal.

Recurso Necessrio
Recurso Necessrio: tambm chamados de recursos de ofcio ou anmalos, so aqueles que, obrigatoriamente, devem ser interpostos pelo prprio juiz que proferiu a deciso, sem a necessidade de ter havido impugnao por qualquer das partes.

Quem poder interpor recurso? De acordo com o artigo 578 do Cdigo de Processo Penal, o recurso ser interposto por petio ou termo nos autos, assinado pelo seu recorrente ou por seu representante.

Princpio Recursos

da

Fungibilidade

dos

O princpio da fungibilidade consiste em que mesmo que o recurso interposto seja inadequado, ele poder ser apreciado pelo Judicirio caso haja dvida objetiva quanto ao seu cabimento (ou seja, que no haja erro grosseiro ou m-f) e desde que impetrado dentro do prazo legal do recurso processualmente adequado. (art. 579 CPP).

Juzo de admissibilidade ou juzo de prelibao? O juzo de admissibilidade ou juzo de prelibao a verificao da existncia dos pressupostos recursais objetivos e subjetivos de um recurso. realizado pelo prprio juiz prolator da deciso a ser combatida.

Quando cabvel o RESE?


O Recurso em Sentido Estrito, tambm conhecido como RESE o meio processual adequado para impugnar decises (definitivas ou terminativas), proferidas com fundamento em alguma das hipteses taxativas do art. 581 do Cdigo de Processo Penal.

Alteraes nos incisos do art. 581


Inciso IV - que pronunciar ou impronunciar o ru; Para IV - que pronunciar o ru. Inciso VI - que absolver o ru, nos casos do art. 411 (absolvio sumria na primeira fase do procedimento do Jri dispositivo revogado pela Lei 11.689/2008).

Prazo para interposio


O RESE dever ser interposto perante o juzo prolator da deciso recorrida no prazo de cinco dias (art. 586). Entretanto, quando se tratar de deciso de impronncia, o ofendido ou os seus sucessores tero o prazo de 15 dias, contados a partir do trnsito em julgado da deciso para o Ministrio Pblico, para a interposio do RESE. Quando se tratar de deciso que exclui ou inclui jurado na lista geral, o RESE deve ser interposto no prazo de 20 dias (art. 586, pargrafo nico).

O Juzo da Retratao
Efeitos dos Recursos: Faz parte do nosso sistema processual a existncia do duplo grau de jurisdio. O fundamento para a existncia dos recursos est ligado sucumbncia das partes e a falibilidade humana, isto porque o juiz pode errar. Como o inconformismo da parte sucumbente motivo mais do que suficiente para a necessidade de um reexame.

Regressivo: Tambm denominado por devolutivo diferido e juzo de retratao Art. 581. Pelo efeito regressivo h uma possibilidade de retratao por parte do juiz, o qual pode modificar a sua deciso anterior (espcie de pedido de reconsiderao). Se o juiz de 1 grau mantiver a sua deciso, somente ento os autos sero encaminhados ao tribunal.

chamado efeito regressivo pelo fato do juiz regredir, reexaminando o mrito de deciso j proferida. O nico recurso dotado de efeito regressivo o em sentido estrito (RESE), os demais recursos no permitem a anlise do mrito pelo juiz de 1 grau, pois este j exerceu a jurisdio na deciso recorrvel.V.g.: Apelao Art. 593.

Processamento do RESE
O prazo para interpor de 5 dias, salvo a hiptese do inciso IV (jurados), quando o prazo de 20 dias (Art. 439, nico). Se o juiz receber o RESE verificando que esto presentes os pressupostos recursais, determinar o seu processamento. A parte recorrente na petio de interposio ter declarado quais as peas do processo sero transladadas (copiadas).

A partir do instante que o escrivo providenciar as cpias, ser aberta vista ao recorrente para o oferecimento de suas razes em dois dias. Em seguida, ser aberta vista ao recorrido para contraarrazoar em igual prazo. Com ou sem as contra-razes, os autos sero conclusos ao juiz, que, em 2 dias, reformar ou suspender sua deciso.

Se o juiz reformar a deciso, a parte contrria, por simples petio, poder recorrer da nova deciso, no sendo mais permitido ao juiz modific-la. Caso o juiz mantenha a sua deciso, determinar imediata subida dos autos ao tribunal competente, porm, modificando a sua deciso, no juzo de retratao, os autos no subiro ao tribunal.

Com a mudana da deciso, a parte contrria que contra-arrazoou o RESE se sentir prejudicada. Se da nova deciso couber RESE, ou seja, se estiver previsto no art. 581, a parte prejudicada no poder interpor novo RESE, mas poder, por meio de petio, pedir a subida do RESE para reexame no tribunal.

Referncias
BRASIL, Constituio Interpretada pelo STF, Tribunais Superiores e Textos Legais. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006. CAPEZ, Fernando. Execuo Penal. So Paulo: Saraiva, 2010.

Вам также может понравиться