Вы находитесь на странице: 1из 42

Segurana no Trabalho

CONCEITO LEGAL DE ACIDENTES DE TRABALHO (Decreto-lei n 79.037, de 24 de Dezembro de 1976 Regulamento do Seguro de Acidentes do Trabalho). Artigo 2 - Acidente do Trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que causa a morte ou a perda, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

Segurana no Trabalho
Pargrafo nico Equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeitos deste Regulamento: I. I. A doena profissional ou do trabalho, assim entendida a inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade e constante da relao que constitui o AnexoI;

II. O acidente que, ligado ao trabalho, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte, ou a perda ou reduo da capacidade para o trabalho; III. A doena proveniente de contaminao acidental de pessoal da rea mdica, no exerccio de sua atividade.

Segurana no Trabalho
Artigo 3 - So tambm considerados como acidentes do trabalho: I. O acidente sofrido pelo empregado no local de trabalho, em consequncia de: a) Ato de sabotagem ou de terrorismo praticados por terceiros, inclusive companheiro de trabalho;

b) Ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho; c) Imprudncia, negligncia ou impercia de terceiro, inclusive companheiro de trabalho; d) Ato de pessoa privada do uso da razo;
e) Desabamento, inundao ou incndio; f) Outros casos fortuitos ou de fora maior.

Segurana no Trabalho
O acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horrio de trabalho: a) Na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; b) Na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; I.

c) Em viagem a servio de empresa, seja qualquer meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do empregado;
d) No percurso da resistncia para o trabalho ou deste para aquela; e) No percurso de ida e volta para o local da refeio em intervalo do trabalho.

Segurana no Trabalho
I. O acidente sofrido pelo empregado em perodo destinado a refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local de trabalho ou durante o horrio deste.

Pargrafo 1 - Em casos excepcionais, constatando que doena no includa no Anexo I resultou de condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, o INAMPS dever consider-la como acidente de trabalho. Pargrafo 2 - No sero consideradas para efeitos do Pargrafo 1 a doena degenerativa, a inerente a grupo etrio e a que no acarrete incapacidade para o trabalho.

Segurana no Trabalho
Pargrafo 3 - No ser considerada agravao ou complicao do acidente do trabalho a leso que, resultante de outro acidente, se associe ou se superponha s consequncias do anterior. Pargrafo 4 - O disposto no item II, letras d e e, no se aplica ao acidente sofrido pelo segurado que por interesse pessoal tiver interrompido ou alterado o percurso. Pargrafo 5 - Entende-se como percurso o trajeto usual da residncia ou do local de refeio para o trabalho, ou deste para aqueles.

Segurana no Trabalho
CONCEITO PREVENCIONISTA DE ACIDENTES Como se v, pela lei brasileira, o acidente confundido com o prejuzo fsico sofrido pelo trabalhador (leso, perturbao funcional ou doena). Do ponto de vista prevencionista, entretanto, essa definio no satisfatria, pois o acidente definido em funo de suas consequncias sobre o homem, ou seja, as leses perturbaes ou doenas. Visando a sua preveno, o acidente, que interfere na produo, deve ser definido como qualquer ocorrncia que interfere no andamento normal do trabalho, pois alm do homem, podem ser envolvidos nos acidentes, outros fatores de produo, como mquinas, ferramentas, equipamentos e tempo.

Segurana no Trabalho
D-se um acidente no trabalho quando ocorre alguma coisa que interfere no andamento normal de um trabalho qualquer. Por exemplo, se uma pessoa tiver carregando uma caixa e deixa cair, ocasionando uma simples interrupo no trabalho, j nos encontraremos face a um acidente. Mesmo que esta caixa no se quebre, mesmo que no haja qualquer prejuzo material e nem dano fsico, ainda assim teremos um acidente. Este conceito de acidente o mais amplo possvel. Todavia, se a caixa ao cair se quebrar, e inutilizar o material que havia dentro dela, teremos um acidente com perda material. Aqui, o acidente j estar causando maiores prejuzos. Os dois tipos de acidentes citados nos exemplos so os que aparecem em maior quantidade e so denominados acidentes sem leso.

Segurana no Trabalho
Assim que as consequncias mais frequentes dos acidentes do trabalho so estragos materiais nas mquinas, nos equipamentos de fbrica, atrasos e pertubaes na produo. claro que a vida e a sade humana tm mais valor do que as perdas materiais; da serem considerados como mais importantes os acidentes com leso. Por exemplo, se a caixa ao cair, atingir o p da pessoa que a est carregando, e lhe causar uma leso, teremos um acidente mais grave, porque, alm da perda material, ter havido um dano fsico. Se a caixa cair em cima do carregador e o matar, teremos um dano maior ainda, porque ter provocado a morte de um ser humano.

Segurana no Trabalho
Assim, mais importante o acidente que provoca leso ou dano fsico no trabalhador, mas para afast-lo, dever ele procurar evitar todo e qualquer tipo de acidente. Dever evitar os acidentes sem leso porque, se forem eliminados estes, automaticamente estar afastada a quase totalidade dos outros. Por exemplo, se o trabalhador tivesse evitado que a caixa casse no cho, ela no teria cado em seu p. Teria sido mais seguro e mais fcil evitar a queda da caixa, do que tirar o p na hora em que casse. Devemos lembrar ainda que os estudos realizados no Brasil e no exterior, tm revelado que o custo de acidentes leves igual ao dos acidentes sob o encargo do INAMPS, em virtude daqueles serem muito mais numerosos que estes.

Segurana no Trabalho
A comunicao dos Acidentes : (Decreto-lei n 79.037, de 24 de Dezembro de 1976 Regulamento do Seguro de Acidentes de Trabalho). Artigo 5 - A empresa dever, salvo em caso de impossibilidade absoluta, comunicar o acidente ao INAMPS dentro de 24 ( vinte e quatro) horas, sob a pena de multa varivel de 1 (uma) a 10(dez) vezes o maior valor de referncia.

Pargrafo 1 Quando o acidente causar a morte do segurado, a empresa dever comunic-lo tambm a autoridade policial.

Segurana no Trabalho

Pargrafo 2 - A multa de que trata este artigo ser aplicada e cobrada pelo INAMPS.
Pargrafo 6 - A comunicao do acidente dever conter informaes minuciosas, inclusive, se for o caso, quanto a registros policiais.

Segurana no Trabalho
CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente qualquer fator que, se removido a tempo teria evitado o acidente. Os acidentes no so inevitveis, no surgem por acaso, eles so causados, e portanto possveis de preveno, atravs de eliminao, a tempo, de suas causas. Estas podem decorrer de fatores pessoais (dependentes, portanto, do homem) ou materiais (decorrentes das condies existentes nos locais de trabalho) ATO INSEGURO Ato inseguro a maneira pela qual o trabalhador se expe, consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. Em outras palavras o tipo de comportamento que leva ao acidente.

Segurana no Trabalho
Segundo estatsticas correntes cerca e 80% do total dos acidentes do trabalho so oriundos do prprio trabalhador. Portanto, os aos inseguros no trabalho, provocam a grande maioria dos acidentes; no raro o trabalhador se serve de ferramentas inadequadas por estarem mais prximas, ou procura limpar mquinas em movimento por ter preguia de deslig-las, ou distrai e desvia sua ateno do local de trabalho, ou opera sem os culos e aparelhos adequados. Ao estudar os atos inseguros praticados no devem ser consideradas as razes para o comportamento da pessoa que o cometeu, o que se deve fazer to somente relacionar tais atos inseguros.

Segurana no Trabalho
Vejamos os mais comuns: 1. Levantamento imprprio de carga ( com esforo desenvolvido custa da musculatura das costas). 2. Permanecer embaixo de cargas suspensas. 3. Manuteno, lubrificao ou limpeza de mquinas em movimento. 4. Abusos, brincadeiras grosseiras, etc. 5. Realizao de operaes para as quais no esteja devidamente autorizado.

Segurana no Trabalho
6. Remoo de dispositivos de proteo das mquinas ou alterao em seu funcionamento, de maneira a torn-los ineficientes. 7. Operao de mquinas a velocidades inseguras. 8. Uso de equipamentos inadequado, inseguro ou de forma incorreta (no segura).

9. Falha o uso de equipamento de proteo individual necessrio para a execuo de sua tarefa.
10. Uso de calados inseguros ( sapatos ou sandlias de saltos altos) em pisos escorregadios, encerados ou vitrificados. 11. Abrir ou fechar portas bruscamente.

Segurana no Trabalho
INSPEO DE SEGURANA CONCEITO

Inspeo e Segurana uma vistoria feita nos locais de trabalho, reas externas e instalaes, abordando os aspectos relativos a Higiene, Segurana do Trabalho e Preveno de Incndios
IMPORTNCIA A inspeo para descobrir riscos corrigveis, a inspeo de segurana, como chamada geralmente, sem dvida alguma a forma mais antiga de evitar acidentes.

Segurana no Trabalho
O movimento em favor da segurana industrial teve o seu comeo ao compreender-se que, pelo menos, determinados riscos podiam e deviam ser evitados. Quando um operrio teve seus dados amputados entre um par de engrenagens ou morreu ao cair de um passadio elevado que no tinha corrimo ao largo da plataforma, concluiu-se tambm da necessidade de se fazer uma inspeo nos locais de trabalho em busca de outros pontos de perigo.

Segurana no Trabalho
Portanto, desde os princpios do movimento, a inspeo de segurana constitui-se uma atividade muito importante em todas as empresas que tratavam verdadeiramente de evitar as leses entre seus empregados. Assim, o programa de inspeo bem organizado e diversificado, tem sido considerado um meio eficaz para estimular e preservar o interesse dos empregados quanto segurana. A inspeo de segurana possibilita a determinao dos meios preventivos, antes da ocorrncia dos acidentes, estimula e preserva o interesse dos empregados quanto segurana, e desenvolve a mentalidade prevencionista.

Segurana no Trabalho
A inspeo de segurana tem como finalidade, identificar prticas e condies inseguras, dependncias de higiene precria, possveis focos de princpios de incndios, com o propsito de elimina-los de imediato, se possvel. a parte integrante da rotina de trabalho dos membros da CIPA.

CLASSIFICAO DAS INSPEES


Inspees Gerais Abrangem toda a rea da empresa, de maneira a vistoriar os aspectos relacionados higiene e segurana do trabalho. conveniente que delas participem Chefes de Departamentos, Chefe de Diviso, Mdicos, Engenheiros e Supervisores de Segurana do Trabalho.

Segurana no Trabalho
Inspees Parciais So as que se limitam apenas a parte da rea total, a determinadas atividades, ou a certos equipamentos e mquinas existentes. Inspees Peridicas So efetuadas conforme uma prvia programao e dependem de sua periodicidade: anual, mensal, quinzenal.

Visam apontar riscos previstos, isto , que possam surgir, devido a desgastes, fadigas, exposio a certas agressividades do ambiente a que esto submetidas mquianas, ferramentas, instalaes, etc. Algumas dessas inspees so obrigatrias por lei, como no caso de extintores de incndio, caldeiras, elevadores.

Segurana no Trabalho
RISCOS AMBIENTAIS DEFINIO: So os riscos presentes nos locais de trabalho, capazes de afetar a sade do trabalhador, devido presena de agentes fsicos, qumicos, biolgicos, mecnicos ou ergonmicos. 1. Agentes Fsicos : Presses anormais Ex.: Ar comprimido ou rarefeito.

Segurana no Trabalho
Temperaturas extremas Ex.: Calor, no caso das usinas siderrgicas; o frio, no caso dos frigorficos. Radiaes no ionizantes Ex.: Micro-ondas, radiaes infra vermelhas, radiaes ultra violeta e iluminao. Radiaes ionizantes Ex.: Raios X, raios alfa, beta e gama. Rudo Vibraes

Segurana no Trabalho
2. Agentes Qumicos Gases Ex.: Monxido de Carbono, gs sulfdrico , gs ciandrico, anidrido sulfuroso, cloro, etc. Vapores Ex.: Vapores de benzol, gasolina, mercrio, etc. Poeiras (Aerodispersides slidos) Ex.: Poeiras de slica, granito, algodo, etc... Fumos Ex.: xido de zinco, nos processos de solda com ferro, alumnio, etc. Nvoas e neblinas

Segurana no Trabalho
3. Agentes Biolgicos Microorganismos vivos Fungos

Bactrias

Vrus, etc

Segurana no Trabalho
4. Agentes Mecnicos ou Ergonmicos Posies viciosas de trabalho Movimentos repetitivos

Ritmos inadequados de trabalho Monotonia Como vimos, inmeros so os riscos nos locais de trabalho, que podero afetar a sade da trabalhador

Segurana no Trabalho
Importncia relativa dos agentes causadores de doenas profissionais

Os agentes qumicos ocupam o lugar mais importante entre os agentes causadores de doenas profissionais, no s pelo grande nmeros de produtos qumicos encontrados na indstria moderna (nmero que cresce diariamente), mas tambm pelas consequncias, bastante srias, que muitos desses produtos so capazes de ocasionar a sade. Os agentes fsicos devido a sua multiplicidade e consequncias que podem produzir a sade, ocupam o segundo lugar de destaque entre os agentes causadores de doenas profissionais

Segurana no Trabalho
Com relao aos agentes ergonmicos as medidas de proteo so relativamente mais simples do que aquelas que devem ser adotadas por controle de agentes fsicos e qumicos; assim os agentes ergonmicos podem ser considerados menos importantes que estes, porm mais importantes que os biolgicos. Quanto aos agentes biolgicos, apesar dos danos sade que tais agentes podem ocasionar, sua importncia pode ser considerada reduzida, quando comparada dos agentes fsicos e qumicos, em virtude de se apresentarem, como j foi visto, em nmero geralmente limitado de atividades industriais.

Segurana no Trabalho
Objetivos : J vimos que os riscos sade, que podem ser reconhecidos na vida industrial, so inmeros Para que o tcnico de sade ocupacional tenha sucesso nessa fase necessrio que ele tenha uma sensibilidade que lhe permita suspeitar, ao menos da presena de certos riscos aparentemente inexistentes em tal processo. Tal sensibilidade, inata algumas vezes, pode e deve ser cultivada atravs de estudo e das experincias que a vivncia com os problemas correlatos vai lhe proporcionando.

Segurana no Trabalho
Entretanto, o simples reconhecimento da existncia do risco, no significa, obrigatoriamente, que o trabalhador a ele exposto sofrer um prejuzo em sua sade, pois ele pode tambm se expor apenas potencialmente, em virtude das condies de trabalho existentes serem favorveis, estando, portanto, os riscos sob controle. mister, fazer-se a distino entre exposio potencial a um risco e exposio prejudicial sade, representada por esse mesmo risco.

Segurana no Trabalho
Assim, alm do simples reconhecimento, tornasse necessrio avaliar a intensidade do risco. Por exemplo, no caso de exposio ao calor, torna-se necessrio avalia a intensidade da exposio, atravs da medida de temperatura do ar, da umidade relativa e da velocidade do ar; da temperatura da radiao; do esforo fsico; da temperatura corporal e dos batimentos cardacos dos trabalhadores expostos, antes que possa dizer se as condies de trabalho destes s apenas desconfortveis, so prejudiciais sade. Essa avaliao ser procedida por profissionais especializados em Medicina e em Engenharia de Segurana do Trabalho, que dispem de tcnicas, equipamentos e mtodos especiais para esta finalidade.

Segurana no Trabalho
EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL EPI

DEFINIO
EPI todo o meio ou dispositivo de uso pessoal,destinado a preservar e proteger a incolumidade fsica do empregado, durante o exerccio de trabalho, contra as consequncias resultantes de acidentes do trabalho. USO

O uso do EPI, pelo empregado, independe de outras medidas de ordem geral ou modificaes de processo, a que se obriga a empresa a tomar contra condies ambientais de insegurana.

Segurana no Trabalho
TIPOS DE EPIs USADOS NA COMPANHIA Proteo para a cabea Capacetes de polietileno

Capacetes com protetor facial


Capacetes com abafador de rudos

Gorros
Protetores faciais

Segurana no Trabalho
Proteo para o tronco Aventais de raspa Aventais de amianto Jaquetas de raspa Proteo para os ps e pernas Perneiras de raspa Botinas com biqueiras de ao Botinas para eletricista

Botas impermeveis de P.V.C.

Segurana no Trabalho
Proteo Respiratria Mscara autnomas com geradores de oxignio Mscaras filtradoras para partculas no txicas Mscaras respiradoras contra partculas, fumos e neblinas. Proteo contra a queda com diferena de nvel Cinturo de Segurana NOTA: Somente podero ser utilizados EPIs aprovados pelo Ministrio do Trabalho.

Segurana no Trabalho
Obrigaes do Empregador Obriga-se o empregador, quanto ao EPI, a :

Adquirir o tipo adequado atividade do empregado;


Fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo MTb; Treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado; Tornar obrigatrio o seu uso; Substitu-lo, imediatamente, quando danifcado ou extraviado; Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica; Comunicar ao MTb qualquer irregularidade observada no EPI adquirido.

Segurana no Trabalho
PREVENO E COMBATE A INCNDIO
SEGURANA

A segurana dividida em duas partes:


Artigo III Prevencionista e combate PREVENCIONISTA - Afeta mais a iniciativa terica, no deixando de levar em considerao alguns exerccios prticos. COMBATE - a prtica real. o momento em que se vai defender o patrimnio ou a vida. Requisitos principais para um homem que trabalha na rea de segurana:

Segurana no Trabalho
Requisitos principais para um homem que trabalha na rea de segurana:

Vigor fsico
Liderana

O incndio um fenmeno da natureza, isto , justamente o fogo quando foge do controle do homem.
O nome tcnico do fogo OXIDAO (ferrugem), o fogo no estgio latente e o mesmo no percebido pelo homem.

Segurana no Trabalho
CARGA DE INCNDIO o somatrio do poder calorfico por unidade de rea de todos os materiais combustvel situados, permanente ou transitoriamente, em uma determinada zona de avaliao. PROPAGAO DO CALOR A propagao do calor a propriedade que atua no comeo da maior parte do fogo. Portanto conhecer como o calor se transmiti de grande importncia, quer nos trabalhos de extino, quer nos trabalhos de preveno. So trs as formas de transmisso do Calor de um corpo para outro:

Segurana no Trabalho
CONDUO, CONVECO E IRRADIAO

Conduo - a propagao lenta de calor atravs de um corpo, com aumento progressivo de sua temperatura.

Segurana no Trabalho

Conveco - o transporte de calor pelos lquidos e gases em movimento.

Segurana no Trabalho
Irradiao - a propagao do calor sem necessidade de meio material; a transferncia do calor por meio de ondas.

Вам также может понравиться