Вы находитесь на странице: 1из 26

PALESTRA SOBRE ABUSO SEXUAL

EMBASADA NO MANUAL DE ORIENTAES SOBRE ABUSO SEXUAL

A Organizao Mundial de Sade (OMS) define abuso sexual como o envolvimento de uma criana em atividades sexuais que esta no compreenda, s quais no tenha capacidade para dar o seu consentimento informado, para as quais no esteja preparada do ponto de vista do seu estado de desenvolvimento, ou ainda em atividades sexuais que constituam uma violao das leis ou normas sociais de uma dada sociedade (WHO, 2006). C

Existe ainda uma definio a considerar (Kempe & Kempe, 1978), segundo a qual o Abuso Sexual de Crianas se define como o envolvimento de crianas e adolescentes dependentes, com um adulto em atividades sexuais que tm como objetivo a gratificao ou estimulao sexual do adulto.

Nestas definies destaca-se a ideia de que existem diferentes tipos de actos sexuais abusivos, desde atos onde no existe contato sexual (voyeu-rismo, exibicionismo), at aos atos com contacto sexual (masturbao, sexo oral), com ou sem penetrao. As situaes de explorao sexual que visam o lucro, como a prostituio ou a pornografia, tambm so consideradas abuso sexual.

CABE
Estupro

LEMBRAR QUE ABUSO SEXUAL CRIME

Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redao da LEI N 12.015/07.08.2009)
Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. (Redao da LEI N 12.015/07.08.2009)

Estupro de vulnervel (Redao da LEI N 12.015/07.08.2009) Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Redao da LEI N 12.015/07.08.2009) Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. (Redao da LEI N 12.015/07.08.2009)

O abuso sexual, pela sua gravidade, pelos contornos que pode assumir num contexto intra e extra - familiar, e pela envolvncia de secretismo, ameaas ou silncio, constitui uma das situaes em que as instituies, os profissionais e outros agentes envolvidos sentem maiores dificuldades em atuar

um problema que no recente, como sabemos, mas na ltima dcada tem vindo a ser desocultado e reconhecido como um atentado grave, um dos piores, qualificado, alis, como crime, fruto da maior conscincia das sociedades sobre os direitos e necessidades das crianas e adolescentes.

A tomada de conscincia da existncia e da propagao do abuso sexual nas nossas famlias e em todas as instituies sociais, incluindo as instituies de acolhimento residencial, interveno social, educativas e religiosas, tem no incio um impacto desmoralizador em todos os profissionais envolvidos. No entanto, esta tomada de conscincia tem tambm uma componente de esperana

Qualquer interveno no mbito do abuso sexual da criana e adolescente implica necessariamente uma abordagem multidisciplinar, envolvendo vrios intervenientes com papis distintos em momentos diferentes do processo. Assim, de extrema importncia desenvolver linhas orientadoras que favoream uma abordagem concertada, coerente e cooperante, e que tenham em considerao o papel de cada interveniente no processo, as figuras de referncia da criana e do adolescente, os profissionais de sade fsica e mental, as equipas tcnico educativas, as comisses de proteo de crianas e jovens, os tribunais de famlia, os juristas, a polcia e a magistratura.

ABUSO SEXUAL DE CRIANAS

EXIGE ATENO NO DIAGNOSTICO


indcio consistente de eventual abuso sexual pode considerar-se, designadamente, aquele que:

resulta da revelao verbal e direta por parte da criana/jovem;


acarreta a possibilidade ou mesmo a constatao de danos fsicos na criana/jovem sem causa imediatamente identificvel; rene vrios indcios vagos que, contextualizados atravs da recolha de informaes sobre as circunstncias/contexto de vida da criana\ jovem no presente e no passado, sugerem a possibilidade de uma situao de abuso sexual;

associa quaisquer outros indcios a uma revelao indireta (ato sexual de relevo supostamente envolvendo outras pessoas) ou uma revelao parcial (descrio vaga ou pouco clara que no define explicitamente a natureza sexual dos comportamentos de outrem para com a criana /jovem).

PROCEDIMENTOS A EMPREENDER FACE A INDCIOS DE ABUSO SEXUAL DE CRIANAS E JOVENS

Quando nos deparamos com um indcio da existncia de uma possvel situao de abuso sexual, importante: 1. Evitar reaes precipitadas 2. Manter uma atitude de prudncia face a uma situao de possvel crise 3. No caso de uma revelao da criana/jovem, manter uma atitude de total disponibilidade para a ouvir, abstendo-se de reagir emocionalmente de modo a evitar que a criana/jovem se possa retrair. 4. Pensar com calma no prximo passo a tomar

QUESTES QUE AGRAVAM A


SITUAO DO ABUSO

A idade em que se sofreu o abuso sexual Embora no exista uma unanimidade entre os vrios especialistas nesta rea, muitos autores defendem que quanto mais precoce for a idade em que se sofreu um abuso sexual maiores danos psquicos podero ser causados. Contudo, outros autores consideram que crianas com idades mais prximas da adolescncia podero sofrer danos psicolgicos mais graves quando sujeitas a abusos sexuais.

O TIPO DE ATIVIDADE SEXUAL


Os abusos sexuais em que existe maior invaso fsica, como, por exemplo, penetrao vaginal, penetrao anal ou sexo oral, podem provocar danos psquicos mais gravosos. Contudo, no se podem fazer generalizaes errneas, dado que, em determinados contextos, abusos sexuais com menor invaso fsica, por exemplo, masturbao ou toque vaginal, podem provocar em certas crianas e jovens impactos traumticos to ou mais graves quando comparadas com outras crianas e jovens que sofreram abusos sexuais mais invasivos fisicamente, nome-adamente se o abusador for algum em quem confiavam sem reservas.

A DURAO E A FREQUNCIA DA
SITUAO DE ABUSO SEXUAL
Embora tambm no exista unanimidade entre os vrios especialistas nesta rea, muitos autores defendem que quanto maior for o tempo de durao e a frequncia da situao de abuso sexual, maiores sero os danos psicolgicos causados nas crianas e adolescentes. Contudo, importante ressalvar que em determinados contextos, uma criana que tenha experienciado um nico episdio de abuso sexual pode sofrer um impacto traumtico e ter efeitos psicolgicos de gravidade idntica ou at maior, relativamente a outra que tenha sofrido mais episdios de abuso sexual. Como foi referido no incio, a gravidade do impacto traumtico depende da conjugao de diferentes fatores e no pode ser analisada separadamente.

O tipo de relao e o grau de proximidade previamente existente entre a vtima e o abusador Quanto mais prximo for o grau de parentesco entre a criana ou o adolescente e o abusador maiores danos psquicos poder causar na vtima. Assim, por exemplo, abusos sexuais perpetrados por um pai podero ser mais gravosos do ponto de vista psicolgico do que se o forem por um tio ou por algum que no pertena famlia. Contudo, como j referimos, estes fatores nunca podem ser analisados separadamente, nem generalizados a todos os casos e contextos.

O GNERO(MASCULINO/FEMININO)
DO ABUSADOR E DA VTIMA
Existem muitos autores que defendem que o abuso sexual pode causar mais danos psicolgicos quando o abusador do mesmo sexo que a vtima e que nos casos de rapazes vtimas de abuso sexual por outros rapazes ou homens, os danos psicolgicos a nvel, por exemplo, da confuso com a sua identidade sexual, podem ser mais severos.

A presena ou ausncia de figuras de proteo pessoas de confiana;

A vulnerabilidade(grau de susceptibilidade da organizao psicolgica) e a resilincia da vtima(capacidade de resistncia e de enfrentar as dificuldades);

SNDROME DO SEGREDO EM CRIANAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE ABUSOSEXUAL

Muitas vezes, abusador e vtima mantmse em silncio durante a situao abusiva; noutras as verbalizaes do abusador contribuem ainda mais para uma vivncia de impotncia, ameaa ou estranheza por parte da vtima.

este contexto que se instala a chamada Sndrome de Secretismo, ou seja, passa a existir um funcionamento psquico de crculo vicioso na qual a vtima sente que no pode dizer nada a ningum e, mesmo que pudesse, pensa que no saberia sequer como diz-lo. Por outro lado, quanto mais tempo a experincia mantida em silncio mais perturbadora se vai tornando para a vtima

Com a repetio dos abusos sexuais a criana vai criando estratgias mentais para desligar a experincia sexual das demais circunstncias da relao, acedendo a rituais de incio e trmino do ato que marcam esta separao, construindo em silncio eventuais argumentos para tornar o comportamento do abusador aceitvel aos seus olhos, ainda que justificando o silncio por si mantido. Em casos extremos pode surgir o j mencionado fenmeno de dissociao, que consiste, como dissemos, na tentativa de separao total de campos de conscincia e que leva a criana a estar presente numa situao extremamente perturbante sem a registrar por palavras e sem ter qualquer memria consciente da mesma em momentos posteriores.

O abuso sexual ocorre sempre numa relao assimtrica, ou seja, numa relao em que o abusador detm um estatuto (moral, social, etc.) ou um grau de poder maior do que a vtima, exercendo sobre ela uma influncia ou ameaa (mesmo que por vezes pouco visvel) qual a vtima responde com submisso, seja por medo, lealdade, dependncia ou to somente pela no compreenso do carcter desapropriado da situao.

COMO ISTO ENVOLVE QUESTES


JURDICAS SEMPRE QUE POSSVEL
de realar ainda a importncia de conciliar a rpida recolha de eventuais provas do abuso (ex: chamar um tcnico de investigao para recolher eventuais provas materiais, levar a criana de imediato a um servio de urgncia hospitalar) com a absteno de fazer comentrios ou emitir concluses ou juzos sobre o caso(ex: minimizar o relato da criana, revelar a situao a outros como sendo de abuso constatado), de forma a poder proteger a criana/jovem em perigo e agir no seu melhor interesse.

No caso de existir uma revelao, a criana/jovem deve ser posta vontade para falar e o profissional dever manter uma atitude de absoluta neutralidade e noinduo de quaisquer termos de conotao sexual. (ex: perguntar e depois o que aconteceu? em vez de perguntar ele/a Mexeu te em alguma parte ntima do teu corpo?).

TERAPIA FAMILIAR
Nos casos de abuso sexual, alm do trabalho teraputico com as crianas jovens vtimas, deve existir um trabalho com os cuidadores. Esta interveno convm ser realizada com ambos os progenitores e, no sendo possvel por um ser o abusador e estar detido, importa que seja realizada com o outro progenitor.

Вам также может понравиться