Вы находитесь на странице: 1из 66

Arnold Gesell

Psiclogo Americano que se especializou na rea do desenvolvimento infantil. Os seus primeiros trabalhos visaram o estudo do atraso mental nas crianas, mas cedo percebeu que necessria a compreenso do desenvolvimento normal para se compreender um desenvolvimento anormal.

Foi pioneiro na sua metodologia de observao e medio do comportamento e, portanto, foi dos primeiros a implementar o estudo quantitativo do desenvolvimento humano, do nascimento at adolescncia.

Realizou uma descrio detalhada e total do desenvolvimento da criana; reala, com base em pesquisas rigorosas e sistemticas, o papel do processo de maturao no desenvolvimento.

Gesell e colaboradores caracterizaram o desenvolvimento segundo quatro dimenses da conduta: motora, verbal, adaptativa e social. Nesta perspectiva cabe um papel decisivo s maturaes nervosa, muscular e hormonal no processo de desenvolvimento.

Desenvolveu, a partir dos seus resultados, escalas para avaliao do desenvolvimento e inteligncia. Inaugurou o uso da fotografia e da observao atravs de espelhos de um s sentido como ferramentas de investigao

A exaltao da componente gentica do desenvolvimento, com profunda valorizao do comportamento motor, traduzida numa descrio detalhada e total do desenvolvimento da criana talvez o maior contributo de Gesell. Com a publicao de "The first five years of life" e de "Infancy and HumanGrowth" reala, com base em pesquisa rigorosa e sistemtica, o papel do processo de maturao no desenvolvimento.

A sequncia de aquisies tomada como altamente previsvel, com referncia a quadros cronolgicos de elevada preciso. Nos seus estudos foram utilizadas diferentes mtodos de observao sobretudo nos primeiros tempos de vida, em que a componente motora constitui uma expresso adequada, e por vezes a nica, do desenvolvimento.

Gesell e colaboradores caracterizaram o desenvolvimento segundo quatro dimenses da conduta: motora, verbal, adaptativa e social. Na perspectiva que defenderam cabe um papel decisivo s maturaes nervosa, muscular e hormonal no processo de desenvolvimento.

Princpios como a direccionalidade do desenvolvimento, da assimetria funcional, explicativa da lateralizao caracterstica do ser humano, ou da flutuao autoreguladora, justificativa dos ritmos diferenciados de desenvolvimento de diferentes funes, so conceitos decisivos do legado maturacionista de Gesell.

Gesell , de um ponto de vista mais operacional, responsvel pela produo de escalas de desenvolvimento, resultantes do seu trabalho de pesquisa na clnica de desenvolvimento infantil de Yale (o inventrio para bebs e o inventrio prescolar). Estas escalas so extremamente minuciosas e versam as quatro dimenses do comportamento j referidas.

Gesell encabea a defesa do modelo maturacionista, acreditando que o desenvolvimento se deve fundamentalmente a processos internos de maturao do organismo. Segundo o maturacionismo, as diferenas observadas ao longo do desenvolvimento ocorreriam numa sequncia geneticamente determinada, devendo muito pouco s influncias ambientais externas.

A Pedagogia de Jerome Bruner

Jerome S. Bruner nasceu em 1915. Doutorou-se em Psicologia, em 1941, na Harvard University, aps ter concludo, em 1937, a licenciatura na Duke University. Foi, durante muitos anos, professor na Harvard University. Ensinou e fez investigao, tambm, na New School for Social Research. Actualmente professor na New York University.

Possui uma obra muito diversificada e traduzida na rea da educao, pedagogia e psicologia. Principais livros: The Process of Education; Toward a Theory of Instruction; Acts of Meaning.

Embora Bruner seja um psiclogo por formao e tenha dedicado grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educao graas sua participao no movimento de reforma curricular, ocorrido, nos EUA, na dcada de 60.

Bruner apelida a sua teoria de instrumentalismo evolucionista, uma vez que, para o psiclogo e pedagogo norteamericano, o homem depende das tcnicas para a realizao da sua prpria humanidade.

Embora, semelhana de Jean Piaget, coloque a maturao e a interaco do sujeito com o ambiente no centro do processo de desenvolvimento e de formao da pessoa, Bruner acentua o carcter contextual dos factos psicolgicos.

A abertura influncia do contexto e do social no processo de desenvolvimento e de formao torna a teoria de Jerome Bruner mais abrangente do que a teoria de Jean Piaget e fazem com que aquele consiga incorporar a transmisso social, o processo de identificao e a imitao no processo de desenvolvimento e formao.

O carcter desenvolvimentista da teoria de Bruner mantm-se graas tnica que ele coloca no papel da equilibrao, ou seja, a capacidade que cada pessoa tem de se auto-regular.

Um outro aspecto que diferencia a teoria de Bruner da teoria de Piaget o papel que o primeiro concede cultura, linguagem e s tcnicas como meios que possibilitam a emergncia de modos de representao, levando-o a afirmar que o desenvolvimento cognitivo ser tanto mais rpido quanto melhor for o acesso da pessoa a um meio cultural rico e estimulante.

Para Bruner, semelhana de Chomsky, a linguagem tem um papel amplificador das competncias cognitivas da criana, ajudando-a a uma maior interaco com o meio cultural.

A teoria de Bruner incorpora, de uma forma coerente, quer as contribuies do maturacionismo quer os contributos do ambientalismo, pois atravs de uns e de outros que a criana organiza os diferentes modos de representao da realidade, utilizando as tcnicas que a sua cultura lhe transmite.

O desenvolvimento cognitivo da criana depende da utilizao de tcnicas de elaborao da informao, com o fim de codificar a experincia, tendo em conta os vrios sistemas de representao ao seu dispor.

Bruner, semelhana de Piaget, procurou tipificar o desenvolvimento cognitivo numa srie de etapas: at aos 3 anos de idade, a criana passa pelo estdio das respostas motoras, dos 3 aos 9 anos, faz uso da representao icnica, e a partir dos 10 anos de idade, acede ao estdio da representao simblica.

No primeiro estdio, a criana representa os acontecimentos passados atravs de respostas motoras apropriadas e privilegia a aco como forma de representao do real, sendo por isso que a criana dessa faixa etria aprende, sobretudo, atravs da manipulao de objectos.

Nesta fase, a criana age com base em mecanismos reflexos, simples e condicionados at conseguir desenvolver automatismos.

A segunda etapa, a representao icnica, baseia-se na organizao visual, no uso de imagens sinpticas e na organizao de percepes e imagens. A criana capaz de reproduzir objectos, mas est fortemente dependente de uma memria visual, concreta e especfica.

A terceira etapa, a representao simblica, constitui a forma mais elaborada de representao da realidade porque a criana comea a ser capaz de representar a realidade atravs de uma linguagem simblica, de carcter abstracto e sem uma dependncia directa da realidade.

Ao entrar nesta etapa, a pessoa comea a ser capaz de manejar os smbolos em ordem no s a fazer a sua leitura da realidade mas tambm a transformar a realidade.

A passagem por cada uma destas trs etapas pode ser acelerada atravs da imerso da criana num meio cultural e lingustico rico e estimulante.

Um outro aspecto central na teoria da aprendizagem de Bruner a importncia concedida ao mtodo da descoberta, com base na ideia de que o conhecimento da estrutura das disciplinas exige a utilizao das metodologias das Cincias que suportam as vrias disciplinas do currculo

Com esta ideia, Bruner faz a crtica da metodologias expositivas, considerando, ao invs, que a aprendizagem das Cincias se faz melhor atravs do envolvimento dos alunos no processo de descoberta e no uso das metodologias cientficas prprias de cada cincia:

Julgamos que, logo de incio, o aluno deve poder resolver problemas, conjecturar, discutir da mesma maneira que se faz no campo cientfico da disciplina.

Um outro importante contributo terico de Bruner para a teoria da aprendizagem so os conceitos de prontido e de aprendizagem em espiral, desenvolvidos ao longo do livro The Process of Education.

No essencial, o conceito de prontido pode ser enunciado da seguinte forma: as bases essenciais de qualquer disciplina cientfica podem ser ensinadas em qualquer idade de forma genuna. Ao contrrio de Piaget, o psiclogo de Harvard no via qualquer obstculo de ordem cognitiva e desenvolvimental ao ensino das Cincias com crianas pequenas.

O conceito de aprendizagem em espiral pode enunciar-se da seguinte forma: qualquer cincia pode ser ensinada, pelo menos nas suas formas mais simples, a alunos de todas as idades, uma vez que os mesmos tpicos sero, posteriormente, retomados e aprofundados mais tarde.

Bruner considera que as crianas possuem quatro caractersticas congnitas, por ele chamadas de predisposies que configuram o gosto de aprender. So elas: a curiosidade, a procura de competncia, a reciprocidade e a narrativa. A curiosidade uma caracterstica facilmente observvel em todas as crianas.

Por ser to comum, Bruner considera que a curiosidade uma caracterstica que define a espcie humana. A procura de competncia tambm pode ser observada em todas as crianas, as quais procuram imitar o que os mais velhos fazem, com o objectivo de poderem reproduzir e recriar esses comportamentos e competncias.

A reciprocidade tambm uma caracterstica presente nos humanos. Envolve a profunda necessidade de responder aos outros e de operar, em conjunto com os outros, para alcanar objectivos comuns.

Por fim, a narrativa, entendida como a predisposio para criar relatos e narrativas da nossa prpria experincia, como objectivo de transmitir essa experincia aos outros. a narrativa que permite a partilha das experincias, por isso, to importante no processo de aprendizagem

Com a narrativa torna-se possvel a partilha de significados e de conceitos, de forma a alcanar modos de discurso que integrem as diferenas de significado e de interpretao.

Bruner entende a mente como criadora de significados e busca compreender a interaco atravs da qual a mente constitui e constituda pela cultura. Prope uma psicologia interessada na aco e seu carcter situacional, assim como nas formas em que os seres humanos produzem significados nos contextos culturais.

As pessoas, para Bruner, so resultado do processo de produo de significados, realizado com o auxlio dos sistemas simblicos da cultura.

Lev Vygotsky

Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem razes na teoria marxista do materialismo dialctico, ou seja, que as mudanas histricas na sociedade e a vida material produzem mudanas na natureza humana.

Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientao. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruou-se sobre o processo em si e analisou a participao do sujeito nas actividades sociais Ele props que o desenvolvimento no precede a socializao. Ao invs, as estruturas sociais e as relaes sociais levam ao desenvolvimento das funes mentais.

Ele acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs do jogo, da brincadeira, da instruo formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente.

O processo bsico pelo qual isto ocorre a mediao (a ligao entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construda, atravs de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vo sendo internalizados pelo sujeito quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada.

Ao contrrio da imagem de Piaget em que o indivduo constri a compreenso do mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interaces com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criana.

Esses instrumentos so reais: canetas, papel, computadores; ou smbolos: linguagem, sistemas matemticos, signos.

Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo

Vygostsky sublinhou as influncias socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criana:

O desenvolvimento no pode ser separado do contexto social A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos Cada cultura tem o seu prprio impacto O conhecimento depende da experincia social

A criana desenvolve representaes mentais do mundo atravs da cultura e da linguagem. Os adultos tm um importante papel no desenvolvimento atravs da orientao que do e por ensinarem (guidance and teaching).

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) intervalo entre a resoluo de problemas assistida e individual.

A Linguagem e a Aprendizagem

A Linguagem
A linguagem uma espcie de "cabo de vassoura" muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa actividade. Quando aprendemos a linguagem especfica do nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso prprio desenvolvimento. Assim, podemos ver como a viso de Vygotsky d importncia dimenso social, interpessoal, na construo do sujeito psicolgico.

As suas pesquisas sobre aprendizagem tiveram na sua maior parte enfoque na Pedagogia. Os processos de desenvolvimento chamaram a ateno de Vygotsky, que sempre procurou o aparecimento de novas formas de organizao psicolgica, ao invs de reduzir a estrutura de aprendizagem a elementos constitutivos.

Na rea educacional, a influncia de Vygotsky tambm vem crescendo cada vez mais, dando origem a experincias mais diversas. No existe um mtodo Vygotsky. Como Piaget, o psiclogo bielorusso mais uma fonte de inspirao do que um guia para os pedagogos.

Aprendizagem
As obras de Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornveis na rea do desenvolvimento da aprendizagem. Um dos conceitos mais importantes o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferena entre o que a criana consegue aprender sozinha e aquilo que consegue aprender com a ajuda de um adulto.

A Zona de desenvolvimento proximal , portanto, tudo o que a criana pode adquirir em termos intelectuais quando lhe dado o suporte educacional devido. Este conceito ser, posteriormente desenvolvido por Jerome Bruner, sendo hoje vulgarmente designado por etapa de desenvolvimento. Outra contribuio vygotskiana de relevo foi a relao que estabelece entre pensamento e linguagem, desenvolvida no seu livro "Pensamento e Linguagem".

O conceito de sntese tambm pode ser encontrado largamente na sua obra. O autor define a sntese no apenas como a soma ou a justaposio de dois ou mais elementos, e sim como a emergncia de um produto totalmente novo gerado a partir da interaco entre elementos anteriores.

Uma vez adquirida a linguagem nas crianas, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas prprias de forma a direccionarem o seu prprio comportamento, linguagem essa que mais tarde ser internalizada e silenciosa Desenvolvimento da Linguagem.

GRAVIDEZ, NASCIMENTO E AS SUAS CONDICIONANTES


DESENVOLVIMENTO INTRA-UTERINO DESENVOLVIMENTO PS-NATAL

PROPOSTA DE TRABALHO

Вам также может понравиться