Вы находитесь на странице: 1из 13

Processamento de Gs Natural

Absoro Refrigerada

Juliane Gonalves Rodrigues da Cunha Maycon Bernardo Rafael Abritta Rodrigues Lopes

Como se forma o Gs Natural


bacteriolgico ocorre pela deposio de sedimentos ricos em matria orgnica.
Gs

Gs Trmico a matria orgnica presente nos sedimentos (lama argilosa e/ou carbonticas formam (folhelhos). Ocorre a degradao da matria orgnica no meio aerbico (com oxignio gerando CO2), e sem oxignio a degradao dessa matria lenta (forma querognio).

Formao do Gs Natural

Formao do Gs Natural
Diagnese ocorre em baixa temperatura (65C) e a matria orgnica querognio se transforma em (gs pntano ou metano biognico).

Catagnese pela degradao do querognio entre (65 a 165C) formando hidrocarbonetos lquidos e o gs mido (com H2O).

Metagnese fuso de molculas de hidrocarbonetos lquidos e o querognio e forma o metano (gs seco) entre 165 a 210C.

Gs Natural

definido como uma poro de petrleo na fase gasosa ou em soluo no leo e seu principal componente o metano (85%), tem tambm o etano (5%) e os outros gases (propano, butano, pentano, CO2, N2 e gases raros que juntos somam 10%) uma fonte de energia no renovvel, o GN mais leve que o ar.

Gs Natural

Formado junto com o petrleo (estado slido e lquido) que o hidrocarboneto lquido do reservatrio. Eles so encontrados em sries parafnicas, naftnicas e aromticas. Parafnicos so metano (CH4), etano (C2H6) e propano (C3H8).

Naftnicos so ciclo propano (C3H6) e metil ciclo propano (C4H8).

Aromticos so benzeno (C6H6) e o tolueno (C7H8).

Principais Contaminantes so: - CO2 (dixido carbono) gs cido na presena de gua e provoca
danos nos equipamentos de produo. - H2O (gua) pois junto com o CO2 e o H2S forma um meio corrosivo nos equipamentos, ou seja, forma cristais de gelo (hidratos) interrompendo o fluxo da produo. - H2S (gs sulfdrico) quando na presena de gua se torna um fludo altamente corrosivo. Gs Natural pode ser de dois tipos: Gs Associado Gs no Associado

Unidade de Processamento de Gs Natural (UPGN)


a funo principal da UPGN separar as fraes mais leves do gs natural (metano e etano) das fraes mais pesadas que so o LGN (liquido gs natural), GLP (gs liquefeito petrleo) composto por (propano e butano) e a gasolina leve (C5+) composta por pentano e mais pesados.

Processo de Absoro Refrigerada

Processo de Absoro Refrigerada


o gs submetido a um contato com um fludo auxiliar (aguarrs) numa torre a alta presso e com baixa temperatura, que obtida com o uso de um fludo refrigerante (propano) em um circuito fechado, ou seja absorve fraes mais pesadas do (C5 ao C12).

possui alto rendimento na recuperao de propano.

processo complexo vivel em plantas com capacidade de processamento de 1 milho de m dia de gs.

Descrio do Processo de Absoro Refrigerada

O gs natural previamente separado da fase lquida (condensado de gs natural) e da gua livre presente na corrente de hidrocarbonetos no Separador de Lquidos que recebe a injeo de MEG (monoetilenoglicol). Aps esta primeira separao, o gs recebe a injeo de um produto qumico, cujo objetivo retirar a gua presente na fase vapor, atravs de um processo de Absoro. Aps a injeo e absoro da gua do gs, a soluo aquosa de glicol separada do gs e segue para o sistema de regenerao de glicol. O gs isento de gua livre e gua na fase vapor, refrigerado no sistema de ciclo propano, quando ocorre ento aproximadamente metade da condensao total obtida na unidade.

A outra metade da condensao ocorre na torre de absoro, atravs da lavagem do gs natural com um lquido de absoro (solvente) que injetado em contracorrente com o gs resfriado. O que no absorvido constitui-se no gs residual que sai pelo topo da torre de absoro. O produto de fundo da torre de absoro chamado de leo rico, constitudo pelo lquido de absoro (aguarrs) e pela frao do gs que foi condensada na refrigerao ou absorvida na torre de absoro. Como na etapa de absoro, um teor muito alto de etano incorporado ao leo rico, parte deste componente ento retirada na torre de desetanizao, que fica aps a torre de absoro, gerando um gs residual rico em etano no topo e um leo rico desetanizado no fundo da torre.

Em uma torre de fracionamento, o leo rico separado em lquido de gs natural (LGN + aguarrs) que sai pelo topo da torre na fase vapor e em leo de absoro (aguarrs) isento de gs natural, chamado de leo pobre, que sai pelo fundo da torre, aps receber calor no forno para utilizao nos refervedores das torres de fracionamento da unidade (UPGN). Aps perder energia nos refervedores das torres de processo e ser resfriado com gua e com leo rico frio, o leo pobre retorna s torres de absoro e desetanizao, para novamente absorver LGN do gs natural (ciclo fechado). O LGN separado que sai pelo topo da torre fracionadora alimenta a torre desbutanizadora para separao em GLP, que sai pelo topo da torre e gasolina natural (C5+), que sai pelo fundo.

Vdeo Demonstrativo

Вам также может понравиться