Вы находитесь на странице: 1из 16

Palavras e Ideias

Pensamento e expresso so interdependentes, tanto certo que as palavras so o revestimento das ideias e que, sem elas, praticamente impossvel pensar. (p. 173) A prpria clareza das ideias (se que as temos sem palavras) est intimamente relacionada com a clareza e a preciso das expresses que a traduzem. (p. 173)

Vocabulrio e Nvel Mental


Acredita-se que o Q.I ( Quociente Intelectual) se relaciona com o domnio de vocabulrio Talvez o fato segundo outros estudiosos, que, o vocabulrio pode ser apenas um sinal de experincias variadas, no um sinal de inteligncia Apenas o conhecimento de palavras no o suficiente para expressar um conhecimento Para o ensino correto da lngua, e seu uso, no so necessrias apenas decorar as regras gramaticais, que no passam do mnimo aceitvel para o uso da Lngua

Polissemia e Contexto
Polissemia o nome que se d quando uma palavra pode ter mais de uma significao. Ex: Pena.

Contexto a relao entre o texto e a situao em que ele ocorre dentro do texto. o conjunto de circunstncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreenso. Tambm corresponde onde escrita a palavra, isto , a orao onde ela se encontra.

Pergunta da Playboy - Dizem que as mulheres no gostam de sexo anal. Voc concorda com isso? Resposta da Sandy - Ento... No tem como no responder isso sem entrar numa questo pessoal. Mas, falando de uma forma geral, eu acho que possvel ter prazer anal. Sim, porque fisiolgico. No todo mundo. Deve ser a minoria que gosta. Pergunta da Playboy - Uma minoria na qual voc se inclui? Resposta da Sandy - No vou dizer. Essa uma pergunta que me faria pr em prtica minhas aulas de boxe (risos).

Denotao e Conotao:
DENOTAO Palavra que corresponde ao semas especfico e genricos.

Sentido Referencial e Sentido Afetivo


CONOTAO Significado da palavra que corresponde aos semas virtual.

Elemento estvel de significao das palavras, no subjetivo.


Sentido prprio, no metafrico, no figurado. Mesmo significado para todos indivduos da mesma sociedade. entendida independente das interpretaes individuais

Elemento no estvel, subjetivo, que varia segundo o contexto.


Sentido figurado, sentido metafrico. Interpretao individual, que distorce o verdadeiro sentido da palavra. Mundo extralingustico, abstrato, de outro significado.

Exemplo: Cachorro

Sentido Intensional e Sentido Extensional


Nenhum dicionrio pode dar todos os sentidos das palavras, por conta das inmeras situaes (contextos) em que aparecem. Hayakawa denomina o valor denotativo de extensional e o valor conotativo de intencional. (pg. 181) Quando tm sentido intensional a discusso pode prosseguir por muito tempo. J quando tm sentido extensional no h margem para discusses; se baseiam em um referente concreto.

Exemplos:

Esta sala tem quinze metros de comprimento. sentido extensional porque no h margem para discusses, basta pegar uma fita mtrica e confirmar a medida da sala. Anjos velam noite junto a meu leito Sentido Intensional j que a declarao no se apoia em um fato concreto. A existncia dos anjos uma questo de opinio ou de convico.

Polarizao e Polissemia
Outro bice comunicao o que se costuma chamar de polarizao, essa tendncia a reconhecer apenas os extremos, negligenciando as posies intermedirias. (pg. 183) A polarizao e o sentido intencional tornam a linguagem ainda mais polissmica, agravando os conflitos e os desentendimentos. (pg. 183)

Karan

Вам также может понравиться