Вы находитесь на странице: 1из 15

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Apesar da creche ser um espao importante para o crescimento e desenvolvimento das crianas, esta pode se tornar um meio propiciador para ocorrncia de agravos sade da mesma. O educador infantil, portanto, tem um papel no s de educador, como de cuidador, reconhecendo os possveis agravos que podem acometer s crianas da creche.

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

A Criana para se desenvolver necessita da estimulao e maturao dos rgos sensitivos.

A viso ocupa lugar de destaque neste processo, tendo em vista ser responsvel pela captao de cerca de 80% dos estmulos que chegam do ambiente.
Os olhos so importantes rgos de comunicao com o mundo exterior. Atravs da viso a criana adquire meios adequados para captar e processar informaes, favorecendo, desta forma, a estruturao do espao ao seu redor , a sua integrao ao mundo das coisas e pessoas, noes de limites, auto confiana, contribuindo na melhora da qualidade de vida.
RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Os problemas visuais prejudicam o rendimento escolar e podem influir na prpria formao da personalidade da criana. A responsabilidade da sade ocular depende tambm de informaes que devemos ter sobre os principais problemas oculares e quais as providncias a serem tomadas. alta a incidncia de cegueira monocular (um olho com viso boa e o outro sem viso ou com uma baixa acentuada) e que geralmente o aspecto externo de ambos os olhos normal e a famlia no percebe o problema, uma vez que, um dos olhos tendo viso, encobre a falha do outro.
RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Definio de deficincia visual Incapacidade parcial (amblopia) ou quase total/total (cegueira) para percepcionar a luz, devido a uma leso no sistema visual.

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Constituio do aparelho auditivo

A luz incide na crnea, atravessa o humor aquoso, passando atravs da pupila at chegar ao cristalino. O cristalino transmite o estmulo ao corpo ciliar aps o qual chegar retina. Da retina, o estmulo passar pelo nervo ptico que o levar rea visual do crtex pelos centros nervosos superiores.

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Tipos de deficincia visual Na deficincia visual encontramos os cegos e os amblopes, distinguindo-se pelas seguintes caractersticas:

Cegueira
Total: ausncia total de viso; implica a ajuda de tcnicas especficas (ex. bengala, Braille, etc.) Prtica: possibilidade de distinguir objectos e vultos; possibilidade de orientao num espao conhecido; implica a ajuda de tcnicas especficas. Legal: em Portugal considera cega toda a pessoa que tenha menos de 1/10 da viso no melhor olho depois de corrigido, ou um campo visual inferior a 20.

Ambliopia
Grande ambliopia: deficit de viso situado entre 1/10 e 3/10. 5/10. Pequena ambliopia: deficit de viso situado entre 3/10 e
RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Etiologia

Pr-natal
Hereditariedade Alteraes genticas Infeces maternas: Rubola e toxoplasmose Incompatibilidade sangunea Hemorragias Medicamentos txicos

Perinatal
Prematuridade Sofrimento fetal Traumatismo de parto

Ps-natal
Infeces Meningite Encefalite Traumatismos Cranianos e Oculares Infeces neurolgicas

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Alguns distrbios visuais

Distrbios da refraco

Astigmatismo: originado por um defeito na crnea. Pode ser simples ou misto (combinado com miopia ou hipermetropia). Hipermetropia: a focagem dos raios luminosos feita depois da retina. Aparece frequentemente nas crianas e tem tendncia a corrigir na adolescncia. Miopia: caracterizada por um grau de poder de acomodao do cristalino. A focagem dos raios luminosos feita antes da retina. No corrigvel na sua totalidade.

Distrbios na viso de cores

Daltonismo: alterao na viso das cores, especialmente verde e vermelho. O daltonismo no tem normalmente significado educacional.

Distrbios do sentido luminoso

Albinismo: o globo ocular encontra-se sem pigmentao. Da o fechar contnuo dos olhos e o no conseguir estar em stios de grande luminosidade. Ao trabalhar com uma criana albina deve-se coloc-la sempre na sombra.
Dificuldades de acomodao: o olho no se ajusta RITA convenientemente a PINHO ACO EDUCATIVA diferentes distncias. Uma criana com dificuldades de acomodao ter

Distrbios da viso binocular

Estrabismo: o despiste precoce, antes dos 3 anos, muito importante, pois h grandes possibilidades de uma criana com estrabismo no tratado evoluir para cegueira (devido aos msculos culo-motores). Nistagmos: so movimentos irregulares dos olhos, rpidos e involuntrios. Dificultam a focalizao dos objectos e a leitura continua e suave. Paralisias oculares

Distrbios da retina

Descolamento da retina Retinopatia diabtica: pode levar cegueira. Retinite pigmentar

Distrbios das vias pticas

Atrofia ptica: atrofiamento do nervo ptico Hemianopsia

Distrbios do cristalino

Cataratas: so causadas pela opacidade do cristalino. Esta opacidade pode ser total ou parcial, existindo vrios tipos de cataratas: congnita, senil (com o avano da idade) e traumtica.

g. Glaucoma: consiste num aumento da presso intra-ocular acima dos valores normais. uma das maiores
causas da cegueira (por compresso do nervo ptico), sendo uma das doenas mais dolorosas do aparelho ocular. Existem vrios tipos: congnito, infantil, adulto e secundrio.

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

A O.M.S. estabeleceu as seguintes categorias para a deficincia visual: Viso normal: grau de viso de 0,8 ou superior; Viso quase normal: grau de viso inferior a 0,8; Ambliopia severa: grau de viso inferior a 0,3; Ambliopia profunda: grau de viso inferior a 0,12; Cegueira profunda: grau de viso inferior a 0,05; Cegueira quase total: grau de viso inferior a 0,02; Cegueira total: ausncia de percepo de luz.
RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Relao entre o grau de deficincia e as ajudas tcnicas/expectativas educacionais

Viso normal ou quase normal: integrao plena na classe regular. Ambliopia: necessrio recursos adicionais (ajudas pticas) e em alguns dos casos (profundos) aplica-se o ensino especial para a aprendizagem de tcnicas especficas (Braille e Tcnicas de Orientao e Mobilidade). Posteriormente, podem ser integrados parcial ou plenamente na classe regular. Cegueira: necessrio o ensino especial para a aprendizagem de tcnicas especficas (Braille e Tcnicas de Orientao e Mobilidade, entre outras). Posteriormente podem ser integrados parcial ou plenamente na classe regular.

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

b. Plano sensorial

limiares sensoriais idnticos s pessoas ditas normais. Existe contudo, uma certa compensao da funo perdida por parte do deficiente visual.

c. Plano motor

atraso no desenvolvimento psico-motor postura anormal:

comportamentos estereotipados:
piscar ou esfregar os olhos; rodar a cabea; balanar com o corpo.

cabea pendente; tronco inclinado atrs, numa posio de defesa; braos oblquos em relao ao corpo; na marcha, colocao de toda a planta do p no cho.

d. Plano afectivo e social


insegurana

receio desconfiana ansiedade isolamento dificuldades de integrao

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

a criana aproxima frequentemente os objectos dos olhos, Apresenta dificuldades de locomoo, sendo frequentes os tombos e os esbarres, ocorrem alteraes fsicas na rea dos olhos, mudanas no comportamento da criana, podendo esta se tornar mais tmida, irritadia, evitando brincar ao ar livre com medo de se expor, entre outras. a presena de secreo ocular, segundo Bechara e Caldeira (1999) pode estar relacionada a uma conjuntivite aguda, se caso esta for muito abundante, como tambm pode ser indicativo de lcera de crnea, quando a secreo moderada.
RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Comunicao

a comunicao mais importante no deficiente visual a no verbal; mais do que ouvir, o deficiente visual tem de sentir; a comunicao verbal deve ser simples, pausada, clara, objectiva e com palavras de grande significado; deve-se primeiro fazer uma descrio geral da situao, seguida de uma descrio pormenorizada. No final deve ser feita sempre a confirmao da mensagem; a informao correcta de extrema importncia, uma vez que depois da imagem estar criada dificilmente a conseguiremos corrigir.

RITA PINHO ACO EDUCATIVA

Вам также может понравиться