Вы находитесь на странице: 1из 6

A CONTROLADORIA NA GESTO DAS EMPRESAS

A CONTROLADORIA E SUA MISSO

A Controladoria um segmento da Contabilidade, mas tambm pode ser definida como ramo da Administrao, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsveis pelo suprimento de informaes aos tomadores de deciso. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em Controladoria Administrativa e Controladoria Contbil, mas na prtica profissional isso no muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a comando de um nico gestor (controller). o departamento responsvel pelo projeto, elaborao, implementao e manuteno do sistema integrado de informaes operacionais, dando suporte informacional diretoria e a todas as reas de gesto. A misso da Controladoria otimizar os resultados econmicos da empresa por meio da definio de um modelo de informaes baseado no modelo de gesto.

O CONTROLLER E SEU PAPEL

O gestor responsvel pelo departamento de controladoria tem o nome de Controller e atua como um maestro, sua principal funo gerenciar um eficiente sistema de informao e fazer com que as atividades alcancem resultados superiores se que se trabalhassem independentes. O Controller tem ainda como tarefa manter o executivo principal da companhia informado sobre os rumos que ela deve tomar, aonde pode ir e quais os caminhos que devem ser seguidos. o responsvel pela Contabilidade gerencial, pelo sistema de informaes gerenciais, pelo oramento e avaliao das informaes geradas pela contabilidade de forma que os gestores de qualquer empreendimento possam tomar decises corretas, municiados pela qualidade de informaes fornecidas pela Controladoria.

MODELO E PROCESSO DE GESTO

A Controladoria est em busca da eficcia organizacional, para alcana l preciso que sejam definidos modelos que eficientemente conduzam ao comprimento de sua misso. O modelo de gesto ideal deve ser estruturado considerando os seguintes aspectos: o processo de gesto do sistema empresa planejamento, execuo, controle; a avaliao de desempenho das reas e dos gestores, responsabilidade pelos resultados das reas de suas responsabilidades; o processo decisrio, centralizao ou descentralizao; o comportamento dos gestores, motivao, empreendedores.

A CONTROLADORIA NA GESTO DAS EMPRESAS


Com a globalizao da economia se torna necessrio o desenvolvimento de novas prticas de gesto com a finalidade de tornar as empresas competitivas no mercado nacional e internacional . Para ajudar as empresas a atingir seus objetivos surgiu a controladoria que combina tcnicas de gesto empresarial com tcnicas de contabilidade entre outras. A controladoria vista como um rgo administrativo que tem por finalidade garantir informaes adequadas ao processo decisrio, sendo suas responsabilidades e atividades bsicas o planejamento, controle, informao, contabilidade e demais funes empresariais. Sendo que cada empresa possui o seu modelo de gesto que determina como a empresa atua, enfrentara os desafios, e tambm determina uma estrutura organizacional que possibilite uma correta delegao das atividades.

A CONTROLADORIA NA GESTO DAS EMPRESAS


Conclumos que a controladoria tem um papel de extrema importncia na gesto da empresa, pois a sua maior misso estabelecer os modelos de deciso, sistemas de informaes e mensurao do que executado atravs de uma unidade monetria. Todas essas aes conduziro os gestores a uma correta deciso e cumprimento dos objetivos e misso da empresa.

Вам также может понравиться