Вы находитесь на странице: 1из 12

Os grandes personagens do Circo

Na China foram encontradas pinturas com quase 5000 anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Os guerreiros chineses usavam a acrobacia como forma de treinamento, j que isso exigia fora, flexibilidade e agilidade.

Origem

Foi s na Inglaterra do sculo XVIII que surgiu o circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunio das atraes que compem o espetculo ainda hoje. Cavaleiro de 1 001 habilidades, o exmilitar ingls Philip Astley inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), para exibies eqestres. Para quebrar a seriedade das apresentaes, alternou nmeros com palhaos e todo tipo de acrobata e malabarista. O sucesso foi tamanho que, 50 anos depois, o circo ingls era imitado no s no resto do continente europeu, mas atravessara o Atlntico e se espalhara pelos quatro cantos do planeta.

O Circo na Europa

Esta arte que encanta crianas e adultos surgiu no Brasil no sculo XIX, com famlias vindas da Europa. Estas famlias se manifestavam em apresentaes teatrais. Os ciganos, vindos tambm da Europa, apresentavam-se ao pblico, desmostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. As manifestaes artsticas eram de acordo com a aceitao do pblico, o que no agradava, no era mais mostrado naquela determinada regio. Algumas atraes foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhao europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mmica como base, j no Brasil, o palhao fala muito, utilizando de comdia sorrateira, e tambm de instrumentos musicais, como o violo.

O Circo no Brasil

"Sou contra circo que tem animais. No gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais." Minha misso fazer rir e trazer alegria. O resto so frutos que vou colhendo. Carequinha

Carequinha

George Savalla Gomes nasceu numa famlia circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas.Deu incio sua carreira como palhao Carequinha aos cinco anos de idade, no circo de sua famlia, quando este estava em apresentao em Carangola, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Aos doze era palhao oficial do Circo Ocidental, pertencente ao seu padrasto.J na televiso brasileira teve como marco o fato de ter sido o primeiro palhao a ter um programa, o "Circo Bombril" (posteriormente rebatizado "Circo do Carequinha"), programa que comandou por 16 anos na TV Tupi nas dcadas de 1950 e 1960.

Carequinha

"No existe nada mais gratificante do que fazer uma criana sorrir Didi

Didi

Antnio Renato Arago, o Renato Arago, nasceu em Sobral, no Cear, no dia 13 de janeiro de 1936. Reconhecido nacionalmente como Didi Moc Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbbo, o clssico personagem da srie Os Trapalhes. Ainda jovem passou em um teste na TV Cear, estreando como ator no programa "Vdeo Alegre". Dois anos depois j conquistava um espao na extinta TV Tupi como contratado para o humorstico "A E I O URCA". Em 1964, na TV Excelsior, colocou em prtica o seu prprio programa intitulado "Adorveis trapalhes". Em 1975 estreava o histrico "Os Trapalhes" na TV Tupi, ao lado de Ded Santana, Mussum e Zacarias E desde ento, nunca mais saiu das nossas memrias, mesmo dos mais velhos at os mais jovens.

Didi

Mauro Faccio Gonalves, Ficou conhecido do grande pblico e ganhou notoriedade pelo seu trabalho no grupo humorstico Os Trapalhes, no qual interpretava o personagem Zacarias. Comeou a carreira no rdio em 1955, na Rdio Cultura de Sete Lagoas, num programa humorstico chamado Em Babozal Atravs do humor, logo tornou-se conhecido pela habilidade de trocar de vozes, criando vrios tipos completamente diferentes, e de imitar animais com rara perfeio. Os trapalhes - Zacarias era caracterizado pelo jeito infantil e pela peruca (Mauro Gonalves era calvo) e pela risada caracterstica. Mauro dizia que "Zacarias" era o nome de um galo que ele tinha na infncia, e desde pequeno o chamavam assim.

Zacarias

Antnio Carlos Bernardes Gomes, Rio de Janeiro, 7 de abril de 1941 So Paulo, 29 de julho de 1994) foi um msico, humorista , ator e comediante brasileiro[ Mussum foi considerado por muitos o mais engraado dos Trapalhes.No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminaes "is" ou "vis" a palavras arbitrrias (como forvis, cacldis, coraozis) e pelo seu inseparvel "m" (que era sua gria para cachaa). Mussum se celebrizou por expresses onde satirizava sua condio de negro, tais como "nego o teu passdis" e "quero morrer prtis se eu estiver mentindo", alm de recorrentes piadas sobre bebidas alcolicas.

Mussum

Manfried Sant'Anna, mais conhecido como dede Santana. Ded Foi criado por sua famlia, que descendente de ciganos, entre artistas de circo. Entrou no seu primeiro espectculo circense apenas com trs meses de vida. Foi com Renato Arago, que Ded conheceu Os Trapalhes. Como Ded de formao circense, ensinou muitas piruetas e movimentos de circo a Renato Arago na poca que eram uma dupla. Os trapalhes = Ded ficou marcado como o mais srio dos Trapalhes (fato que ele mesmo admite em entrevistas sobre o seu personagem), por ser ele o que agia de maneira mais normal, talvez para que o personagem se diferenciasse um pouco dos seus trs amigos exageradamente hilrios. Por ser o mais inteligente, Ded agia como o crebro do grupo. Sempre tentava corrigir as trapalhadas de seus companheiros e se mostrava o mais impaciente e o mais facilmente aborrecvel. Mas no era difcil vlo metido em situaes bastante cmicas. Sua masculinidade era constantemente questionada e ironizada por Didi.

Ded

Arlindo Barreto ficou conhecido por interpretar na dcada de 80 o maior palhao do mundo, o Bozo. Ator de novelas da globo, atuou em Sitio do Pica-Pau Amarelo, fez 25 longametragens no cinema e dirigiu o circo Vastok.

Bozo

Вам также может понравиться