Вы находитесь на странице: 1из 19

Sacramentos

01 Introduo
Aulas previstas: 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. Introduo (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) Baptismo (11 slides) Confirmao (8 slides) Eucaristia (26 slides) Penitncia (24 slides) Uno dos enfermos ( 6 slides) Ordem ( 16 slides ) Matrimnio (30 slides) Sacramentos_ortodoxos (9 slides)

Sacramentos
CULTO CRISTO
Por meio dos sacramentos, Cristo manifesta, torna presente e comunica a sua obra de salvao pela liturgia da sua Igreja (CCE 1076).

1/18

A liturgia o memorial do mistrio da salvao (CCE 1099). A liturgia crist no se limita a recordar os acontecimentos que nos salvaram: actualiza-os, torna-os presentes (CCE 1104).

Sacramentos
CONVENINCIA Vida natural
nascer crescer e robustecer-se Indivduo alimentar-se curar-se convalescer governar-se Sociedade perpetuar-se

2/18

Vida sobrenatural
Baptismo

Confirmao
Eucaristia Penitncia Uno dos Doentes Ordem Matrimnio

Sacramentos
Os Sacramentos podem classificar-se em trs grupos

3/18

Sacramentos da iniciao crist


Baptismo Confirmao Eucaristia

Sacramentos de cura
Penitncia Uno dos Doentes

Sacramentos ao servio da comunidade


Ordem Matrimnio

Sacramentos
Os sacramentos so: sinais eficazes da graa, institudos por Cristo e confiados Igreja, pelos quais nos dispensada a vida divina (CCE 1131)

4/18

Sacramentos
Sinal sacramental
No puramente convencional (no como os sinais da Escritura) Baseia-se numa certa aptido para significar: Exemplo: lavar o corpo - lavar a alma ungir o corpo - alvio da alma

5/18

Sinal sensvel: razo pedaggica (ajuda-nos a compreender o espiritual) = a realidade sobrenatural torna-se-nos acessvel atravs dos sentidos.

Sacramentos
OS SACRAMENTOS SO SINAIS SENSVEIS

6/18

Estrutura do sinal sacramental (analogia): - matria (aco ou gesto material sensvel) - forma (palavras que acompanham e declaram o sentido especial da matria).

Matria e forma devem estar unidas para que se d o sinal sacramental. O tipo de unio necessria depende de cada sacramento.

Sacramentos
INSTITUIO DOS SACRAMENTOS
1

7/18

Ningum seno Deus pode dar a uns meros sinais a capacidade de conferir a graa sobrenatural: Autor principal: Cristo com a sua divindade Autor instrumental: Cristo com a sua humanidade
2

A Igreja no pode alterar o que se refere ao essencial do sinal sacramental.

Transformao substancial ou no na matria conforme a estimativa comum dos homens. Na forma conforme as palavras so ou no aptas para manifestar o sentido da aco.

Sacramentos
EFEITOS DOS SACRAMENTOS
A

8/18

CCE 1127: conferem a graa que significam. Eles so eficazes, porque neles o prprio Cristo que opera. Comunicam a graa ex opere operato. Mas no automatismo. Efeitos principais: Graa santificante Graa sacramental Carcter em alguns Outros efeitos: expressar e fortalecer a f prestar culto a Deus realizar a santificao dos homens criar e manifestar a comunho eclesistica

Sacramentos
EFEITOS DOS SACRAMENTOS A GRAA SANTIFICANTE

9/18

Dom gratuito de Deus que produz uma participao sobrenatural na natureza divina e nos torna filhos de Deus = adopo divina: muito para alm da humana.
Os sacramentos comunicam-na ou aumentam-na: - Sacramentos de mortos: por si prprios comunicam a primeira recepo da graa (graa primeira); ocasionalmente comunicam o seu aumento (graa segunda) - Sacramentos de vivos: para produzir a graa, exigem o estado de graa. Acidentalmente podem produzir a graa primeira (se h boa f: no adeso voluntria ao pecado)

Sacramentos
EFEITOS DOS SACRAMENTOS A GRAA SACRAMENTAL

10/18

= a graa do Esprito Santo dada por Cristo e prpria de cada sacramento (CCE 1129).

Pode-se entender como um direito de receber as graas actuais necessrias para alcanar melhor o fim prprio do sacramento ou para cumprir as obrigaes que nascem dele.

Sacramentos
EFEITOS DOS SACRAMENTOS O CARCTER

11/18

= selo pelo qual o cristo participa do sacerdcio de Cristo e forma parte da Igreja segundo estados e funes diversas.

- Baptismo, Confirmao, Ordem sacerdotal.


- indelvel: esses sacramentos no podem ser reiterados. - produzem uma parecena com Cristo segundo a sua funo sacerdotal.

Sacramentos
EFEITOS DOS SACRAMENTOS
ESQUEMA

12/18

Baptismo

Cristo d-nos a vida nova de filhos de Deus na Igreja.

Confirmao
Eucaristia

O Esprito Santo fortalece-nos para que sejamos testemunhas de Cristo.


Participamos do Sacrifcio de Cristo e comungamos o Seu Corpo e Sangue.

Penitncia
Uno dos Doentes Ordem Matrimnio

Cristo perdoa-nos os pecados e reconcilia-nos com Deus e com a Igreja.


Cristo fortalece o Cristo perante a doena, a velhice ou a morte. Cristo consagra sacerdotes para servir o seu povo.

Cristo santifica a unio do homem e da mulher.

Sacramentos
REVIVESCNCIA DOS SACRAMENTOS

13/18

No produzem a graa se existir um obstculo (falta das disposies necessrias: f, estado de graa para os de vivos). Podem reviver os que s se podem receber uma s vez ou muito poucas vezes. No revivem a eucaristia nem a penitencia. Os que revivem fazem-no no momento em que se d aquela boa disposio que teria sido necessria quando se recebeu mal o sacramento.

Sacramentos
MINISTRO DOS SACRAMENTOS

14/18

S o homem devidamente ordenado, ou o legitimamente eleito com esta finalidade pela legtima autoridade, pode ser ministro. Cristo sempre o ministro principal. O ministro deve ter a inteno de fazer o que a Igreja faz e de realizar devidamente o sinal sacramental. Ministro ordinrio: aquele a quem por oficio incumbe administrar um sacramento. O extraordinrio: necessidade ou delegao.

Para a validade no se requer a f nem o estado de graa no ministro. Para a licitude sim, excepto em caso de grave necessidade.

Sacramentos
INTENO DO MINISTRO
Uma inteno pode ser: - actual (explicita-se aqui e agora); - virtual (teve-se como actual, no se retractou, influi na aco); - habitual (igual, mas no influi na aco).

15/18

Para administrar um sacramento, o ministro deve ter inteno actual ou virtual. Para o receber validamente, costuma ser suficiente a habitual.

Sacramentos
ATENO DO MINISTRO I. Ateno interna = aplicao da mente ao que se faz, ausncia de distraces voluntrias. Ateno externa = ausncia de outra aco simultnea que torne impossvel a ateno interior.

16/18

II. Para a validade: basta a ateno externa.


Para a licitude: necessria a ateno interna.

Sacramentos
OBRIGAO DE NEGAR OS SACRAMENTOS
I
A

17/18

Nunca lcito administrar um sacramento a um sujeito incapaz de o receber. No lcito administrar um sacramento a um sujeito indigno, a no ser que haja uma causa gravssima. (indigno: excomungado, herege, pecador pblico, sem estar em estado de graa para um sacramento de vivos, etc.)

II

Duas regras: 1 Negar ao pecador pblico do qual no conste o arrependimento, e ao pecador oculto que os pea privadamente;
2

No se devem negar os sacramentos ao pecador oculto que os pea publicamente. Se se duvida da capacidade do sujeito: forma condicionada.

Ficha tcnica

18/18

Bibliografia
Estes Guies so baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciao Teolgica da Editorial Rialp (editados em portugus pela editora Diel)

Slides
Original em portugus europeu - disponvel em inicteol.googlepages.com

Вам также может понравиться