Вы находитесь на странице: 1из 27

Materiais Dentrios

Prof: Ricardo P. Arbex Prof: Valter Zamur

UNIP - Sorocaba

Classificao e Indicao dos Materiais Restauradores e Propriedades dos Materiais Odontolgicos

Os materiais restauradores so divididos em 4 grupos:


metais cermicas polmeros compsitos

Os materiais restauradores incluem:


metais nobres e bsicos ligas de amlgama cimentos compsitos (resina composta) ionmero de vidro cermicas (porcelanas) gesso revestimento para fundio ceras odontolgicas compostos para moldagem resina para base de prtese (resina acrlica)

Durante a seleo dos materiais dentrios para o emprego clnico, vrios propriedades dos materiais devem ser levadas em considerao, como:
biocompatibilidade; propriedades fsico-qumicas; caracterstica de manipulao; esttica; fator econmico.

A cada material estudado:


caractersticas fsicas e qumicas propriedades relacionadas aplicao envolvida composio qumica manipulao (para desenvolver as propriedades mais satisfatrias)

Todo material tem que ter autorizao da A.D.A (American Dental Association), tem a funo de controlar as caracterstica e propriedades fsicas e qumica de um material de modo a assegurar um desempenho satisfatrio do material quando este adequadamente empregado.

Objetivo:
Conhecer o desenvolvimento dos materiais restauradores para concluir a respeito da situao atual dos mesmos. Relacionar o contedo da disciplina de Materiais Dentrios com as demais disciplinas do currculo. Identificar os materiais restauradores com fundamento nas evolues e suas necessidades em funo da aplicao. Valorizar e identificar os materiais restauradores, com fundamento nas suas propriedades, para indicar a sua aplicao nos processos de recuperao oral.

Propriedades fsicas:
resistncia abraso; viscosidade; densidade; (definida como massa por unidade de volume) creep e escoamento; cor e percepo de cor; (est presente em grande parte das atividades do dentista) condutibilidade trmica. ( a quantidade de calor que atravessa um corpo)

Propriedades mecnicas:
reteno; resistncia; dureza; resilincia; tenses: de trao, de compresso, de cizalhamento e por flexo; mdulo de elasticidade.

Biocompatibilidade:
no devem prejudicar polpa nem aos tecidos moles; no devem conter substncias txicas (sistema circulatrio); devem ser livres de agentes sensibilizantes que possam causar reaes algicas; no devem ter potencial carcinognico.

GESSO:
Identificar os diversos tipos de gesso e conhecer a estrutura do material. Executar a manipulao dos gessos com base na relao A/P, de acordo com as diferentes finalidades do material. Indicar e valorizar o uso dos diferentes tipos de gesso, com fundamento nas suas respectivas propriedades.

Gesso

MATERIAIS DE MOLDAGEM:
Conhecer a classificao dos materiais para impresses e estabelecer as relaes existentes entre as propriedades apresentadas e as indicaes especficas. Conhecer a composio das godivas, das pastas de xido de zinco e eugenol, dos hidrocolides e dos elastmeros, a manipulao dos diversos tipos apresentados, as suas respectivas propriedades e efetuar a sua manipulao, para indicar o uso do material.

Materiais de Moldagem:

POLMEROS (resina acrlica):


Conhecer a estrutura dos plsticos sintticos de uso odontolgico. Conhecer os diversos tipos de resina de uso odontolgico, sua composio, sua manipulao e suas propriedades, identificar os tipos de resina conforme a composio e indicar as suas finalidades na prtica profissional.

Polmeros (resina acrlica):

CIMENTOS ODONTOLGICOS:
Conhecer e identificar os diversos tipos de cimentos com base na sua composio, estrutura e propriedades, efetuar a sua manipulao e indicar seu uso na prtica profissional.

Cimentos odontolgicos:

COMPSITOS (resinas compostas):


Conhecer e identificar os diversos tipos de materiais restauradores no metlicos com fundamento na sua composio, estrutura e propriedades, efetuar a sua manipulao e indicar o seu uso na prtica profissional. Resinas Compostas: noes sobre composio, manipulao e propriedades. Sistemas adesivos, selantes e cimentos resinosos.

Compsitos (resinas compostas):

LIGAS METLICAS:
- Conhecer as propriedades e estrutura dos metais e identificar as transformaes que ocorrem durante a solidificao. - Conhecer as ligas metlicas e identific-las com base nos diagramas de constituio, efetuar a sua manipulao e indicar as suas finalidades na prtica profissional. - Aplicar os princpios dos tratamentos mecnicos efetuados nos metais e nas ligas metlicas nos procedimentos profissionais de restaurao.

Ligas metlicas:

AMLGAMA:
Conhecer o amlgama de uso odontolgico, as faces principais do seu emprego e identificar os aspectos clnicos da sua utilizao. Conhecer a composio do amlgama de uso odontolgico, as funes dos componentes, a sua fabricao e os tratamentos trmicos a que so submetidos. Conhecer a estrutura e as propriedades do amlgama de uso odontolgico. Efetuar a manipulao do amlgama e indicar o seu uso com fundamento nas propriedades do material.

Amlgama:

CERAS E REVESTIMENTO:
Conhecer a composio, a estrutura e as propriedades das ceras e revestimentos, de uso odontolgico para fundio e efetuar a sua manipulao.

Ceras e revestimento:

Вам также может понравиться