Вы находитесь на странице: 1из 25

GEOGRAFIA: Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (Aula 7 15-05-2012)

Livro: Lacoste, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria Ceclia Frana.- 2. Ed.- Campinas, SP: Papirus, 1989.

YVES LACOSTE
Gegrafo francs, professor da Universidade de Paris. Dedica-se democratizao da geopoltica.

Historiadores que querem uma geografia modesta

Incio sc. XX: Crticas geografia (socilogos: Marcel Mauss, Simiand e Durkheim)- Silncio. Lucien Febvre assume a defesa, impondo limites: A terra e a evoluo humana: uma apologia s teses Vidalianas + apoio da Escola dos Annales = influncia e renome. Paul Vidal de La Blache: O fundador da Escola Geogrfica Francesa.

Um estranho silncio

A TERRA E A EVOLUO HUMANA: Questes de geografia humana Teoria e mtodo Noo de clima na vida humana Noo de litoralismo Noo de insularidade Nmadas e sedentrios Agrupamentos humanos Por que Lucien Febvre no menciona, neste livro, a obra Vidaliana A Frana de Leste ? Historiadores que querem uma geografia modesta ?

A FRANA DE LESTE Vidal de la Blache


Contexto histrico Janeiro/1871: A Frana assina armistcio com a Alemanha, logo aps o cerco cidade de Paris. Vitria Alem: uma humilhao para a Frana Anexao da regio da Alscia e Lorena pelos Alemes Disseminao do ideal de revanchismo Necessidade de repensar o espao X reflexo geogrfica Alem Vidal de la Blache PENSOU A GEOGRAFIA COMO A RELAO DO HOMEM COM A NATUREZA, NA PERSPECTIVA DA PAISAGEM. COLOCOU O HOMEM COMO UM SER ACTIVO, QUE SOFRE A INFLUNCIA DO MEIO PORM ACTUA SOBRE ESTE, MODIFICANDO-O.

Yves Lacoste Explica o estranho silncio

Apoio condicional de Febvre: Uma geografia humana modesta

A geografia no deve se ocupar de questes polticas, militares. Evoca o menos possvel os problemas econmicos e sociais. Trata das condies geolgicas e climticas dos solos e do habitat rural, mas muito pouco das cidades. Por que a reduo da geograficidade em relao s obras de Reclus e La Blache? Os historiadores tem uma viso cada vez mais abrangente da historicidade. A Escola dos Annales ampliam campo dos historiadores: ECONMICO, SOCIAL, CULTURAL E DEMOGRFICO. Os gegrafos no devem colocar em risco a hegemonia da poderosa corporao dos historiadores.

Yves Lacoste: Uma crtica aos historiadores


At metade do sc. XIX os gegrafos se ocupavam de questes polticas e militares (estado). Alguns gegrafos (Frana) ainda se ocupavam destes problemas. Febvre assimila reflexes de Ratzel (campeo do pangermanismo). Necessidade da interdio dos gegrafos: Um aval do mestre APROPRIAO INDBITA Artigo de La Blache (1913): A geografia a cincia dos lugares e no a dos homens. (crtica gegrafos que reproduzem discursos dos socilogos e economistas sem se preocupar com o espao) Lucien Febvre se apodera da frase: Comentrios, teses. Uma geografia modesta do livro: A terra e a evoluo humana = A geografia a cincia dos lugares e no dos homens. Eis, na verdade, a ncora de salvao. Aluso ao livro de Camille Vallaux O solo e o estado = O solo, no o estado, eis a o que deve reter a ateno do gegrafo.

Obrigado, senhor Febvre, por esse preceito lapidar que impossibilitou qualquer reflexo geopoltica aos gegrafos... Para reserv-la aos historiadores vidos de GEO HISTRIA ! (Yves Lacoste pgina 123)

Um historiador na evoluo da escola geogrfica Francesa

A TERRA E A EVOLUO HUMANA : A bblia dos gegrafos Franceses at os anos 1960. Por que o silncio e a timidez dos gegrafos ? Por que a ausncia dos debates tericos na escola geogrfica ? O panegrico (discurso) de Febvre oculta ideia principal da obra de Vidal de la Blache ! (os gegrafos no perceberam, se perceberam no reagiram). Fernand Braudel (entrevista TV Francesa): geografia, disciplina s u b j u g a d a. Yves Lacoste: porm, no se deve negligenciar o peso da corporao dos historiadores nas universidades e no ensino de histria-geografia.

A Geopoltica permite uma viso ampla e transdisciplinar dos acontecimentos


mundiais a partir do estudo sistemtico das (inter) conexes que formam o atual sistema-mundo, multifacetado, dinmico, capitalista e desigual.

A Geopoltica permite uma viso ampla e transdisciplinar dos acontecimentos


mundiais a partir do estudo sistemtico das (inter) conexes que formam o atual sistema-mundo, multifacetado, dinmico, capitalista e desigual.

A Sustica Nazista: um smbolo geopoltico

9-11-1989: Queda do muro de Berlim

Os gegrafos universitrios e o espectro da GEO-POLTICA


Geopoltica Durante sculos uma questo dos homens de guerra e do Estado. Desinteresse pela geopoltica a partir do final do sculo XIX. A geopoltica o espectro que ronda a geografia humana h cerca de um sculo. (Yves, pgina 127). Por que a rejeio da geopoltica? Diferente da Alemanha, na Frana houve forte rivalidade entre os universitrios e os militares.(gegrafos prximos do governo e do Estado maior pertenciam uma classe social diferente dos gegrafos universitrios). A rivalidade no impede Elise Reclus de se interessar pela geopoltica. (livro: O HOMEM E A TERRA) Temor: Ratzel e a Escola Geopoltica Alem (bem antes de Hitler). = RACISMO e EXPANSIONISMO.

Friedrich Ratzel (1844 1904)

Ratzel: Fundador da moderna geografia humana e geopoltica como disciplina. Sua obra reflete questes de Estado, histria e raas humanas

Criao de identidade comum nao Alem, em formao. Escola geopoltica Alem Karl Haushofer: Geopolitik (mentor de Hitler). Rudolf Hess: Vice-fhrer do III reich alemo. Fim I guerra: Tratado de Versalhes (1919) humilhao = Alemanha responsabilizada pela guerra, desanexao de parte do territrio e maioria das colnias, reduo do exrcito. Conseqncia queda repblica Weimer em 1933. Populao se volta para a questo nacional alem. LEBENSRAUM (espao vital): inevitabilidade da expanso territorial Alem. Heinrich Himmler (Reichsfhrer-SS): O mais fiel seguidor do Fhrer, responsvel pela implementao da soluo final = extermnio dos Judeus. Vdeo: Crianas cantando para Hitler + vdeo Stalin Desastre histrico

Himmler: holocausto... (um burocrata ao servio da morte)

Geografia: Um corte epistemolgico

Corte epistemolgico: designa mudana qualitativa progressista. Na geografia foi regressiva: repdio do poltico, social e econmico. Sentido etimolgico da geografia: Configuraes espaciais de toda espcie de fenmenos. O X da questo: Gegrafos universitrios consideram os fenmenos fsicos ou humanos = d e s d e que c a r t o g r a f v e i s. Uma pergunta incmoda: As questes de fronteiras so polticas e sociais (cartografveis). Ento como explicar a excluso da geopoltica pelos gegrafos?

A rejeio geopoltica em Frana

Lacoste: Decorrncia do irracional ou do inconsciente. A) geografia: uma espcie de sabedoria, uma geosofia. B) Demiurgos da geografia (criador do homem Plato). C) cientificismo na geografia. D) Espectro da geopoltica: mgoa (no cientfico), temor (Hitler), irracional (no se deve nem falar).
A) Como vencer essa barreira irracional/inconsciente? B) O horror da opresso (Reclus). C) O amor pela ptria (Vidal) Reclus e Vidal: Motivaes polticas poderosas e causas a lastimar levam considerao das questes geopolticas.

Reclus e Vidal Rejeio pela corporao dos gegrafos

Reclus, Elise. O homem e a terra: Vulco Etna: Siclia + o infortnio de alguns trouxe a satisfao de muitos. Viso do autor: A geografia no outra coisa que a histria no espao, assim como a histria a geografia no tempo. Factor dominao: Os homens do
meu tempo viviam no interior de um vulco, um inferno tenebroso, melhor seria morrer se no houvesse esperanas de revolues.

Reclus e Vidal Rejeio pela corporao dos gegrafos

La Blache, Vidal de. A Frana de Leste

Livro foi escrito ao mesmo tempo que seu filho, tambm gegrafo, morria na frente de batalha.

A grande tarefa dos gegrafos Segundo Yves Lacoste

Falncia das representaes ideolgicas do mundo: Fim do breve sc. XX: 1989 (queda muro Berlin), 1991 (fim URSS) acaba a guerra fria, o mundo bipolar j no existe. As entidades maniquestas Relaes: Norte X Sul (confederao de Bandung). Conflitos: Leste X Oeste (1947-1991) = segundo Louis C. Kilzer em A farsa de Churchil : Churchil foi o pivot da guerra fria. Critica s alegorias espaciais planetrias: Lacoste se ope ao simplismo ideolgico. O perigo da manipulao ideolgica. A TAREFA DOS GEOGRFOS: Considerar os diferentes nveis de anlise. Em cada nvel perceber a complexidade de suas interseces.

Unidades Maniquestas

Guerra Fria (1947-1991) Leste X Oeste

Bandung: 29 estados da sia e frica, originou o movimento dos pases no alinhados.

Norte

Sul

Marx e o Espao Negligenciado


ESTADO Gegrafos estudam as estruturas espaciais, extenses e fronteiras. OBJECTO DA GEOGRAFIA Analisar as prticas sociais (poltica, militar, econmica e ideolgica) em relao ao espao terrestre. MARX Raciocnio voltado para o tempo: Alegorias espaciais. Centro x periferia

Princpios de uma geografia marxista ou o fim da geografia ??

Raciocnio geogrfico: Mltiplos conjuntos espaciais (geologia, climatologia, demografia, economia, sociologia). Raciocnio marxista: diferentes relaes de produo entre os homens. Dificuldades epistemolgicas: No so cartografveis: Proletariado X capitalistas Burguesia X Feudais Sem-terras X latifundios Interdisciplina ou carncia terica? : Socilogos, urbanistas, economistas, historiadores (geo-histria) e ecologistas estudam os ambientes urbanos. Isto representa uma diluio da geografia nas cincias sociais? Seria o fim da geografia ? Para Lacoste: A geografia se desenvolveu com vigor, e hoje est ligada s pesquisas aplicadas e s questes estratgicas.

Consideraes finais

A prxis dos gegrafos, seu papel poltico-estratgico: 1) Fazer a guerra 2) produo/reproduo de espaos a partir de lutas de classes. 3) instrumento de exerccio do poder GEOPOLTICA: a verdade mais profunda e recndita da geografia, hoje h duas formas de consider-la: A) Pesquisadores, professores universitrios e turstica. B) Fundamental: Praticada pelos estados maiores, grandes empresas capitalistas e aparelhos de estado. Geografia dos prof. Universitrios (fins XIX): Mistificao do espao: Cortina de fumaa = escamotear a importncia estratgica de saber pensar o espao e nele se organizar. O gegrafo tem que saber pensar o espao para nele agir mais eficientemente ... ( Yves Lacoste).

Вам также может понравиться