Вы находитесь на странице: 1из 85

Treinamento de Administrador

Zoho CRM

Objetivos

Apresentar os principais recursos do CRM a fim de propiciar ao administrador

do sistema autonomia para:


Criar e alterar campos; Acrescentar, renomear e customizar mdulos; Gerir usurios (incluir, desativar e excluir); Gerir permisses; Gerar workflows; Desenvolver relatrios;

Criar web formulrios;


Criar modelos de e-mail; Criar modelos de proposta, dentre outras funcionalidades.

rea do Administrador
Para acessar a rea do Administrador, voc deve clicar no boto Configurao.

Vamos conhecer agora cada uma dessas

funcionalidades!

Configuraes Pessoais

Configuraes Pessoais Informaes da Conta


Algumas partes dessa rea podem ser editadas pelos prprios usurios, como por exemplo, seus dados pessoais. Vejamos o que temos nela:

Aqui, um usurio comum, pode editar seu Nome, Sobrenome e Pseudnimo. Entretanto, sua Funo e Perfil s podem ser alterados pelo Administrador do sistema. Uma nota importante: um Administrador no pode alterar sua prpria Funo ou Perfil.

Configuraes Pessoais Informaes da Conta

importantssimo o preenchimento dessa rea, pois o fuso horrio escolhido aqui definir o horrio e prazos de realizao das tarefas. Um usurio comum tambm pode editar essa rea.

Configuraes Pessoais Informaes da Conta

Nesse espao, devemos colocar o endereo e contato do usurio. Espao esse, que tambm

pode ser preenchido pelo prprio usurio.

Configuraes Pessoais Informaes da Conta

Aqui, colocaremos a nossa Assinatura de e-mail. Quando enviarmos um e-mail ao cliente por meio do CRM, este j vai com nossa Assinatura. Cada usurio pode colocar a sua prpria.

Configuraes Pessoais Formato do Nome

Este recurso nos ajuda a personalizar o formato dos nomes dos Usurios, Oportunidades e Contatos. Voc pode definir a ordem de Saudao, Primeiro Nome e Sobrenome conforme as exigncias do seu negcio.

Configuraes Pessoais Temas

Aqui definimos as cores do layout do NOSSO CRM. Primeiro escolhemos se queremos as cores Padro ou se desejamos Personalizar. Para personalizar temos os itens: - Guia Normal: Define a cor do menu superior, onde esto os nomes dos mdulos. - Fonte da Guia Normal: Define a cor dos nomes do mdulo.

- Guia Selecionada: Define a cor do mdulo que estamos trabalhando no momento.


- Fonte de Guia Selecionada: Define a cor do nome do mdulo que estamos trabalhando no momento.

Configuraes Pessoais Temas

Na opo Fundo pode-se escolher a cor do fundo da tela do sistema. Costuma-se escolher a cor do fundo da logo, para que fique esteticamente melhor.

J a opo Layout far diferena em computadores com o monitores muito especficos, pois marcando o item Ajustar tela o sistema sofre uma alterao em seu padro,

ajustando-se tela do usurio.

Configuraes Pessoais Registro de Auditoria

Esse recurso mostra todas as aes feitas nos registros pelos usurios do sistema. Podemos visualizar essas atualizaes classificando por Usurio, Mdulo ou Tipo de Ao.

Configuraes Pessoais BCC Dropbox

Com esse recurso podemos criar novos Leads com mais velocidade. Ao enviar um email para algum e adicionar na cpia oculta desse e-mail um endereo fornecido por essa funcionalidade (marcado na imagem acima), o sistema faz uma leitura no CRM para avaliar se essa pessoa j est cadastrada ou no. No estando, um novo Lead gerado automaticamente. A cada e-mail enviado, usando esse endereo em cpia

oculta, o mesmo ser gravado.

Usurios e permisses Usurios


Nesse espao temos a lista dos usurios cadastrados no CRM. Aqui temos a visibilidade dos usurios que j aceitaram o convite para se registrarem no sistema e os que ainda esto pendentes, como mostra nosso exemplo ao lado (em azul).

Tambm nesse espao que temos a possibilidade de Adicionar ou Desativar usurios.


Para Desativar um usurio do sistema, basta marcar o cadastro do mesmo no CRM, e depois clicar em Desativar, como mostra nosso segundo exemplo (em verde). importante salientar que um usurio Desativado do CRM no ter mais acesso ao sistema, mas a licena relativa a esse usurio continua ativa e pode ser usada acrescentado um outro usurio no lugar.

Usurios e permisses Usurios

Para Adicionar um novo usurio, clique no boto mostrado na imagem acima. Depois, preencha o formulrio que abrir e clique em Salvar. Nesse momento, um convite ser enviado para o e-mail cadastrado no formulrio. O novo usurio dever aceitar esse convite, preenchendo as informaes que viro no e-mail em questo.

Usurios e permisses Perfis

Perfis a rea do CRM que define o tipo de acesso que os usurios tero no sistema. indicado que uma mesma equipe e / ou departamento tenha o mesmo Perfil, ou seja, que tenham as mesmas permisses. Para criar uma Novo Perfil, basta clicar no boto mostrado na imagem acima, e marcar ou desmarcar os itens de acesso disponveis no CRM.

Usurios e permisses Perfis

Veja a quantidade de Perfis diferentes que podemos criar em cada verso do CRM:

Usurios e permisses Funes

no espao de Funes que representamos a hierarquia definida em nossa empresa, assim como o compartilhamento de dados entre as equipes. Aqui, quem est acima tem acesso a todos os registros da Funo subordinada a ele, contudo, quem est abaixo, no visualiza os registros de seus superiores. Funes diferentes, mas que esto no mesmo nvel hierrquico podem ou no compartilhar seus registros. Para que isso acontea, basta marcar a opo Compartilhar dados com terceiros no momento de criar tal Funo.

Usurios e permisses Funes

Veja a quantidade de nveis de Funes diferentes podemos criar em cada verso do

CRM:

Usurios e permisses Grupos*

O recurso denominado Grupos foi desenvolvido para que usurios que no fazem parte de uma mesma equipe e hierarquia possam compartilhar registros caso seja necessrio. Dessa forma, preciso selecionar esses usurios e clicar em Salvar.

Usurios e permisses Configurao do compartilhamento de dados


Aqui se define se pessoas de uma mesma Funo podem compartilhar dados entre si. Se em algum mdulo estiver

selecionado que o acesso


Privado, os usurios s

podero ver os seus prprios registros, mesmo que estejam numa mesma Funo. J se estiver selecionado o acesso Leitura/gravao/excluso pblicas todos tm acesso liberado aos registros de seus colegas, se forem de uma mesma Funo.

Usurios e permisses Permisses de campos e links

Nessa rea do sistema, podemos ocultar um nico campo de um mdulo da viso de um Perfil. Isso significa dizer que, mesmo que os usurios de um

determinado Perfil tenham acesso

a um mdulo, podemos tirar um


ou alguns campos da viso desse Perfil sem que todo o formulrio seja ocultado.

Usurios e permisses Usurios do Zoho mail Add-on

Nessa rea, podemos visualizar, e tambm gerir, quais dos usurios do sistema tm acesso ao Zoho mail e qual o seu tipo de conta.

Configuraes da Organizao Detalhes da empresa

Assim como tivemos as informaes do usurio, aqui teremos as informaes e dados da


Empresa. Contudo, essa rea somente podem ser editada pelo Administrador do sistema.

Configuraes da Organizao Ano Fiscal

Normalmente o incio do Ano Fiscal de uma empresa definido como Janeiro. Entretanto, caso em alguma empresa seja diferente aqui que podemos alterar o ms de incio. Isso alterar tambm os relatrios que envolvem esse perodo e a previso feita pelo CRM.

Configuraes da Organizao Copiar Personalizao

O recurso de Copiar Personalizao serve para que se possa fazer, literalmente, a cpia
de uma CRM para outro. Isso acontece, por exemplo, no caso de uma empresa que tem filiais, mas que no querem compartilhar os seus registros. Estas podem ter cada uma um sistema, mas que tm a mesma personalizao no que ser refere aos mdulos, campos, workflows e modelos desenvolvidos.

Configuraes da Organizao Horrio Comercial*

Aqui se define o horrio comercial da empresa, ou seja, o horrio de funcionamento.

Configuraes da Organizao Moedas*

Aqui se define qual a moeda padro a ser usada e sua personalizao, assim como
podemos acrescentar outras moedas, que podem ser usadas, a depender do seu Negcio.

LABORATRIOS 1, 2 e 3

Personalizao Campos

Aqui est um dos mais importantes (e simples!) recursos do sistema: a criao de campos.
Primeiro, preciso escolher em qual mdulo tal campo ser criado. Depois preciso definir qual o tipo de campo que se deseja desenvolver. Coloque um nome para o campo e salve. Se for um campo de seleo, deve-se, tambm, colocar as opes que ele ir oferecer. Pronto, campo criado!

Personalizao Campos
Veja a quantidade de Campos diferentes podemos criar em cada verso do CRM:

Personalizao Links

Este um outro meio de criar campos, contudo, nesse caso, so campos de Link. Quando se cria um campo deste tipo ele far associao com um outro campo do tipo texto para que determinada pgina na web seja buscada. Podemos, por exemplo, definir que esse campo tenha o endereo do Facebook. Criamos um campo texto para que seja preenchido o nome do Facebook de um cliente. Associado ao link www.facebook.com/, o mesmo gravar a pgina do Face deste cliente em nosso formulrio.

Personalizao Layouts

Layout o espao onde definimos a disposio dos campos no formulrio de cada mdulo.
Basta escolher o mdulo que voc quer ajustar o layout, clicar em um campo e arrast-lo at a posio desejada. Se quiser criar outra seo para separar o formulrio em tipos de dados diferentes, s clicar no boto Criar seo e nome-la conforme necessitar.

Personalizao Guias

Esse outro recurso importante do nosso CRM. Guia significa Mdulo. Dessa forma, organizar guias significa definir quais mdulos sero usados no seu sistema e em qual

ordem eles aparecero no menu superior. Os mdulos que deseja utilizar devem ficar na
coluna Guias Selecionadas e a ordem em que aparecero segue a sequncia de cima para baixo.

Personalizao Guias

Outra opo, ainda no espao de Guias a possibilidade de renome-las, colocando com os nomes j usuais em sua empresa. Para isso, basta clicar no boto Renomear Guias e

depois em Renomear ao lado do mdulo que deseja alterar o nome. preciso colocar o
nome desejado no Plural e depois no Singular para que todos os registros relacionados tambm sejam renomeados.

Personalizao Procurar layout

Procurar layout nada mais do que escolher os campos que aparecero uma vez que

houver uma busca no search do CRM. Isto , podemos definir quais campos de cada
mdulo que a busca trar quando o search for utilizado.

Personalizao Lista relacionada

Lista relacionada tambm conhecida como subpainel, ou seja, so atalhos que temos em cada registro do CRM que nos d acesso direto a outros mdulos. Nessa rea, podemos

escolher quais campos de um mdulo aparecero na lista relacionada que representa esse
mdulo. Basta selecionar o mdulo em Lista de Mdulos e depois adicionar na coluna denominada Colunas Selecionadas os campos que voc quer na lista relacionada.

Personalizao Lista relacionada


Aproveitando que estamos falando de Lista Relacionada, vamos sair s um pouquinho da rea Configurao para mostrar como escolher os mdulos que devem aparecer como Lista relacionada.

Primeiro
mdulo

escolha
no menu

um
e

depois escolha qualquer um dos registros desse mdulo. As listas que voc definir para um registro valer para todos

os outros desse mdulo.

Personalizao Lista relacionada

Ao entrar em um registro clique no smbolo mostrado na imagem acima e depois


clique em Organizar detalhes Oportunidade. Lembrando que em cada mdulo esse boto ter o nome do mdulo em questo.

Personalizao Lista relacionada

Por ltimo, adicione coluna Lista Selecionada aqueles subpainis que voc deseja ter como relacionados aos seus registros.

Personalizao Guias Web*


Voltando a rea de Configurao:

Guia web serve para voc acrescentar, como um


mdulo, alguma pgina ou sistema web. Por exemplo, se deseja que dentro do seu CRM tenha acesso direto para o Google, voc pode adicion-lo como uma Guia Web, definir quem ter acesso a esse mdulo e ele ficar localizado no menu superior assim como os demais mdulos do sistema.

Personalizao Configurao de Visualizao Personalizada


Aqui voc vai definir qual das visualizaes que cada mdulo dispe ser a visualizao padro. Isso significa que a visualizao escolhida aqui ser a que vai ser apresentada quando voc acessar algum mdulo.

Abriremos outro parnteses aqui e sairemos novamente da rea de configurao para mostrar como criar uma Visualizao Personalizada.

Personalizao Configurao de Visualizao Personalizada

Clique no mdulo em que deseja criar a nova visualizao. Passe o mouse ao lado do
menu de visualizaes e aparecer um boto com a opo Criar Visualizao. Clique no mesmo.

D um nome para essa visualizao e

depois adicione em Colunas Selecionas


os campos que voc deseja que aparea ao utilizar essa visualizao.

Personalizao Configurao de Visualizao Personalizada

Selecione quem poder ter acesso a essa visualizao.

Por ltimo, preciso acrescentar o(s) critrio(s) que definir(o) essa visualizao. Para isso, escolha um campo, defina o tipo de resposta que ele vai ter e coloque no ltimo quadrado a resposta esperada. Voc pode acrescentar quantos critrios forem necessrios, lembrando que quanto mais critrios voc acrescentar, mais especfica ser sua visualizao. Clique em Salvar.

LABORATRIOS 4, 5, 6 e 7

Automao
Outra importantssima rea do nosso sistema. Aqui encontram-se os recursos para criao de workflows, ou seja, gerao AUTOMTICA de tarefas, alertas ou atualizao de campos no sistema. Vamos ver esse desenvolvimento passo-a-passo.

Primeiro clique em Nova Regra. Depois selecione o mdulo para qual a regra ser gerada, d um nome para essa regra e faa uma breve descrio de como ela deve funcionar. Clique em Prximo.

Automao
Depois escolha em qual

momento essa regra ser gerada. Vale ressaltar que na verso Professional, somente teremos as 3 primeiras opes (Criar,

Editar e Criar ou Editar). Veja o que elas significam: Criar A regra ser gerada no momento em que um registro for criado. Editar A regra ser gerada no momento em que um registro for editado. Criar ou Editar A regra ser gerada no momento em que um registro for criado ou editado. Atualizao de campo A regra ser gerada toda hora que um campo for atualizado.

Apagar A regra ser gerada no momento em que um registro for deletado.

Automao

Agora, assim como fizemos na criao de visualizaes, preciso acrescentar o(s) critrio(s) que definir(o) essa regra. Para isso, escolha um campo, que ser um campo do formulrio do mdulo que inicialmente voc escolheu; defina o tipo de resposta ele vai ter e coloque no ltimo quadrado a resposta esperada. Voc pode acrescentar quantos critrios forem necessrios.

Automao

Usando um exemplo, de gerar uma tarefa quando a Situao de uma Oportunidade for
Qualificando, o critrio acima representa claramente essa condio. Isso : Escolhemos um campo: Oportunidade Situao. Escolhemos um tipo de resposta: , que significa igual a. Definimos a resposta: 2- Qualificando. Aqui uma observao de muita relevncia. No espao destinado a colocar uma resposta esperada no critrio, esta deve ser EXATAMENTE IGUAL a como ela aparecer ao

preencher o campo, ou seja, respeitando as letras maisculas, minsculas, espaos,


nmeros e acentos. Caso contrrio a regra no funcionar.

Automao

Outro ponto que vale a pena observar sobre o acrscimo de critrios. Ao adicionarmos critrios podemos som-los ou escolhermos entre uma e outra condio. Para somar 2 critrios, basta selecionar a opo E no campo que surgir entre eles. Caso queiramos que a regra acontea quando um ou outro critrio seja atendido, utilizamos a opo OU.

Automao

O ltimo passo para desenvolvermos um workflow definir qual tipo de ao ser feita a partir do momento que nossos critrios forem satisfeitos. Temos as 5 opes acima na verso Enterprise, e na verso Professional temos as 2 primeiras (Enviar alertas e Atribuir tarefas). Vamos ver como implementar cada uma dela.

Automao
Enviar alertas: Aqui se escolhe um usurio (ou

mais) para receber um e-mail quando o(s)


critrio(s) for(em) satisfeito(s). O texto do email, deve ser definido em Modelos de e-mail que veremos mais adiante. Atribuir tarefa: Aqui se escolhe um usurio para receber uma tarefa quando o(s) critrio(s) for(em) satisfeito(s). Atualizar campos: Aqui se escolhe um campo para ser atualizado quando o(s) critrio(s) for(em) satisfeito(s). Webhooks de chamada: Aqui, outro sistema web receber algum tipo de informao quando o(s) critrio(s) for(em) satisfeito(s). Acompanhamentos: Aqui se escolhe um usurio para receber atualizaes para acompanhar um registro quando o(s) critrio(s) for(em) satisfeito(s).

Automao

O ltimo recurso que temos na gerao de workflow a possibilidade de determinar que


nossa ao seja gerada no exatamente na hora que nosso critrio seja satisfeito, mas sim, algum tempo depois (horas ou dias). Esse tempo ser definido nos campos desse recurso. Contudo, essa funcionalidade somente ativa na verso Enterprise. Finalize clicando em Salvar!

LABORATRIO 8

Modelos Modelos de e-mail


Podemos usar o Modelo de E-mail para 2 funes no CRM. Primero, para servir de notificao em uma regra que tem o alerta como ao. Podemos ter tambm Modelos de E-mail para enviar s Oportunidades em forma de campanha ou aos Clientes no momento de uma negociao. Esse modelo muito simples de ser desenvolvido. Vejamos:

Clique em Novo Modelo.

Modelos Modelos de e-mail


Tipo de Registro: Primeiro, vamos escolher a qual mdulo se associa esse modelo. Nome do Modelo: Aqui, daremos um nome a esse modelo. Armazenar sob: Aqui, definiremos em qual pasta

esse e-mail deve ficar guardado.


De: Aqui, escolhemos em nome de qual usurio esse e-mail ser enviado. Assunto: Aqui, colocamos o Assunto do e-mail, como temos em um e-mail usual. Responder A: Colocamos, aqui, um endereo de e-mail que possa receber a resposta desse e-mail, caso algum destinatrio o responda.

Adicionar Assinatura do Usurio: Marcaremos esse campo se desejarmos que nossa


assinatura seja acrescentada ao enviar o e-mail. Anexar arquivos: Usamos esse item para anexar qualquer arquivo ao modelo.

Modelos Modelos de e-mail

Por fim, colocamos o texto do e-mail modelo. Podemos criar um texto, ou adicionar um

HTML. Para criar um texto manualmente, temos a possibilidade de colocarmos


informaes do CRM para serem preenchidas no momento do envio. Veja o exemplo: O sistema me forneceu um cdigo que refere-se ao nome dos usurios. Nesse caso, ao enviar esse e-mail a um usurio, no lugar do cdigo vir o nome do mesmo. Podemos fazer isso com todos os campos existentes no sistema, respeitando apenas a relao dos mdulos entre si.

Modelos Modelos de Inventrio


Modelos de Inventrio o mesmo que Modelos de Proposta. Para serem desenvolvidos eles seguem a mesma lgica dos modelos de e-mail. A diferena est na quantidade de

mdulos possveis de criao desse modelo. Temos aqui apenas os seguintes mdulos:
Propostas, Pedidos, Faturas e Ordens de Compra.

Modelos Modelos de mesclagem de correio


Este recurso, segue mesma linha dos modelos anteriores, contudo, aqui podemos importar documentos, por exemplo contratos, que esto em WORD para ficarem como modelo no sistema.

Modelos Modelos de mesclagem de correio


Depois de importado, os campos variveis, como nome da Empresa , nome do Cliente, CNPJ, dentre outros, podem ser substitudos por cdigos, para que sejam preenchidos pelos dados do cliente quando tal modelo for utilizado.

Modelos Modelos de mesclagem de correio


Para utilizar o modelo de mesclagem de correio, voc deve selecionar a Empresa para qual enviar o modelo, clicar no boto Mais Ao mostrado abaixo, e depois selecionar a opo Mesclar Correio.

Depois, selecione o modelo de mesclagem desejado.

Modelos Modelos de mesclagem de correio

Clique em Concluir e intercalar para que os campos variveis possam ser preenchidos com os dados da Empresa selecionada. Depois voc tem as seguintes opes: Prever o documento intercalado: Visualizar como o modelo ficou aps o preenchimento com os dados da Empresa. Enviar documento intercalado por e-mail: Enviar um e-mail com o modelo j preenchido. Editar documento intercalado: Editar o modelo depois de preenchido com os dados da Empresa.

Integrao de site da web Formulrio Web-para-Oportunidade


Com essa funcionalidade podemos desenvolver um formulrio em HTML, com campos do formulrio de Oportunidades (Leads), que pode ser colocado no site da Empresa e, no momento em que for preenchido por algum, j gera uma Oportunidade dentro do CRM.

D um nome a esse formulrio, coloque a URL para retorno e nome do domnio. Posteriormente, marque os campos da Oportunidade que voc deseja que faa

parte do formulrio. Os campos obrigatrios


do formulrio do CRM, obrigatoriamente devem fazer parte desse formulrio web.

Integrao de site da web Formulrio Web-para-Oportunidade

H tambm outros recursos relacionados a essa funcionalidade. Podemos configurar para

que essa Oportunidade seja aprovada antes de gerar um registro no CRM; podemos escolher
um usurio para ser notificado quando o formulrio for preenchido no site; podemos definir regras de forma que diferentes tipos de formulrios (seja diferente tipo de empresa, ou de interesse, etc) sejam direcionados a diferentes usurios e ainda podemos definir um modelo de e-mail que seja disparado pessoa que preencheu o formulrio, como forma de agradecimento ao contato feito ou para outro fim.

Integrao de site da web Formulrio Web-para-Contato e Web-para-Suporte

Os mesmos recursos apresentados, anteriormente, serviro para os Web Formulrios de Contato e Suporte. A diferena que cada um ir para seu respectivo mdulo.

Integrao de site da web Regras de autorresposta

Em Regras de auto-resposta podemos definir diferentes e-mails de retorno, para diferentes oportunidades, ou contatos, ou suportes que venham de web formulrios. Basta definir o critrio e qual e-mail ser enviado quando esse critrio for satisfeito.

Integrao de site da web Formulrio de Cancelamento de Inscrio

O recurso de Cancelamento de Inscrio utilizado, junto aos e-mails de auto-resposta, e que possibilita ao destinatrio do e-mail fazer o cancelamento de sua inscrio na

Empresa que o enviou este e-mail, o que significa no receber mais nenhum outro desse
tipo.

Aplicativos e suplementos Google Apps


A rea de Aplicativos e suplementos mostrar alguns recursos que, facilmente, podem se integrar ao CRM. Aqui mostramos a possibilidade de

integrao com os seus Contatos


do Google, caso voc tenha uma conta no g-mail. Outra integrao possvel, com o Calendrio do Google. Veja abaixo onde fica o calendrio do Zoho CRM:

Aplicativos e suplementos Zoho Apps


Aqui temos outras ferramentas do prprio Zoho que tambm podem se integrar ao CRM.

Aplicativos e suplementos Outros Aplicativos


A integrao tambm pode ser feita com outros Aplicativos que no sejam nem do Google, nem da Zoho. Veja:

Espao de desenvolvedor

Na rea de desenvolvedor temos as chaves de API que possibilitam algumas outras integraes de outros sistemas com o CRM. Exemplo: ERP

Administrao dos dados Migrar de outro CRM


Aqui podemos fazer a migrao de dados de outros sistemas para o CRM. Para isso, necessrio que os registros exportados deste sistema, seja em Excel ou CSV.

Para migrar basta que voc selecione o mdulo para qual ser feito a migrao, anexe o arquivo no sistema e faa um mapeamento De/Para das colunas do arquivo para os campos do CRM.

Administrao dos dados Histrico de Importao

Em histrico de importao temos tudo aquilo que foi importado para o CRM, com data, situao e usurio que fez a importao.

LABORATRIO 9

Administrao dos dados Exportar Dados

Assim como temos a possibilidade de importar dados para o CRM, temos aqui a possibilidade de exportar esses dados. Esses dados viro no formato CSV e a exportao pode ser feita a partir de qualquer mdulo.

Administrao dos dados Backup de Dados

possvel, tambm, solicitar o backup do sistema, seja semanal, a cada 15 dias ou mensal. Contudo, para tal preciso pagar uma taxa de $10 a cada backup solicitado.

Administrao dos dados Armazenamento

A rea de armazenagem no muito um recurso, mas sim um informativo. Aqui temos a visibilidade do espao que temos no sistema de armazenagem de dados e o quanto est sendo ocupado por cada usurio e no total.

Administrao dos dados Lixeira

Na Lixeira do nosso CRM temos todos os registros que foram excludos do sistema e o nome do usurio que os excluiu. Esses registros ficam na lixeira por 60 dias, e nesse perodo podem ser restaurados sem nenhum problema ou custo. Entretanto, passado os

60 dias, se voc desejar algum dado excludo do CRM, s ser possvel por meio do
Backup.

Gerente de Assinaturas
Chegamos ao ltimo recurso da parte Administrativa do nosso Zoho CRM. Aqui podemos gerenciar as licenas do sistema. Tanto no que se refere a visibilidade de como e a quem essas licenas foram distribudas, como tambm acompanhar o histrico de aquisio das mesmas.

Relatrios
Os Relatrios no Zoho CRM esto localizados no menu, junto aos demais mdulos do sistema. Por default, diversos relatrios j existem prontos em nosso sistema. Eles esto

separados por pastas, e cada pasta representa um mdulo. Entretanto, podemos criar
outros relatrios e outras pastas. Vamos ver como!

Relatrios
Clique em Criar relatrio.

Selecione o mdulo, referente ao qual ser feito o relatrio. Abaixo, voc pode acrescentar at 3 outros mdulos. Esses outros mdulos tambm fornecero dados para alimentar seu relatrio. Clique em Continuar.

Relatrios

Trs tipos de relatrios podem ser desenvolvidos, contudo, o mais usual e que nos atende muito bem o Relatrio Resumo. Selecione esse tipo de relatrio e clique na aba Colunas.

OBS: no clique em Salvar.

Relatrios
Em Colunas voc deve selecionar, adicionando em Colunas Selecionadas, os campos que voc deseja analisar, do mdulo selecionado e dos outros 3 mdulos associados. Depois, clique em Agrupamento. OBS: no clique em Salvar.

Relatrios
Em Agrupamento voc deve selecionar o campo pelo qual as informaes do Relatrio devem ser agrupadas. Podemos ter at 3 nveis de agrupamento. Usualmente, agrupamos as informaes pelos Proprietrios das mesmas. OBS: no clique em Salvar.

Relatrios
Em Colunas para Total ser apresentado voc todos aqueles campos, do mdulo que voc selecionou, cujos resultados so dados numricos. Assim, voc tem a opo de ter a Soma ou Mdia desses valores. OBS: no clique em Salvar.

Relatrios
O ltimo passo para gerao do Relatrio a definio dos Critrios. Aqui, os critrios so desenvolvidos exatamente como na criao de Workflow. E vo de acordo com as informaes que se deseja ter. OBS: Agora sim, clique em Salvar.

Relatrios
Pronto! O Relatrio est concludo e voc ainda tem a opo de definir a partir de qual data as informaes desse relatrio devem ser processadas.

LABORATRIO 10, 11 e 12

Zoho CRM

A WIKI CONSULTORIA DESEJA A VOC E A SUA EMPRESA TODO O

SUCESSO COM UTILIZAO DO


ZOHO CRM!

Obrigada!

Zoho CRM

Perguntas?

Malu Santana

Вам также может понравиться