Вы находитесь на странице: 1из 109

2

Deciso do STF:
os escritos annimos no podem justificar, s por si, desde que isoladamente considerados, a imediata instaurao da persecutio criminis, (...). Nada impede, contudo, que o Poder Pblico (...) provocado por delao annima (...) adote medidas informais destinadas a apurar, previamente, em averiguao sumria, com prudncia e discrio, a possvel ocorrncia de eventual situao de ilicitude penal, desde que o faa com o objetivo de conferir a verossimilhana dos fatos nela denunciados, em ordem a promover, ento, em caso positivo, a formal instaurao da persecutio criminis, mantendo-se, assim, completa desvinculao desse procedimento estatal em relao s peas apcrifas (Min. Celso de Mello)

So inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos (art. 5, inc. LVI, da CF/88)

Busca domiciliar

(art. 5, inc. XI)

Reserva de Jurisdio (s o Judicirio pode)

Interceptao Telefnica (art. 5, inc. XII)

Decretao de priso, exceto flagrante e militar (art. 5, inc. LXI)

Quebra de sigilo de dados * Obs: CPI tambm pode.


6

Deciso STF (2008) RE 402717

EMENTA: PROVA. Criminal. Conversa telefnica. Gravao clandestina, feita por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro. Juntada da transcrio em inqurito policial, onde o interlocutor requerente era investigado ou tido por suspeito. Admissibilidade. Fonte lcita de prova. Inexistncia de interceptao, objeto de vedao constitucional. Ausncia de causa legal de sigilo ou de reserva da conversao. Meio, ademais, de prova da alegada inocncia de quem a gravou. Improvimento ao recurso. Inexistncia de ofensa ao art. 5, incs. X, XII e LVI, da CF. Precedentes. Como gravao meramente clandestina, que se no confunde com interceptao, objeto de vedao constitucional, lcita a prova consistente no teor de gravao de conversa telefnica realizada por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, se no h causa legal especfica de sigilo nem de reserva da conversao, sobretudo quando se predestine a fazer prova, em juzo ou inqurito, a favor de quem a gravou.
7

Importante:
Teoria dos frutos da rvore envenenada as provas ilcitas por derivao

Ningum pode ser investigado, denunciado ou condenado com base, unicamente, em provas ilcitas, quer se trate de ilicitude originria, quer se cuide de ilicitude por derivao. Qualquer novo dado probatrio, ainda que produzido, de modo vlido, em momento subseqente, no pode apoiar-se, no pode ter fundamento causal nem derivar de prova comprometida pela mcula da ilicitude originria. (STF)

Descobertas Independentes Ausncia de Nexo de Causalidade entre a Prova Ilcita e a Derivada

Provas Autnomas

Podem servir para condenar

10

Cdigo de Processo Penal "Art. 157. So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais. 1o So tambm inadmissveis as provas derivadas das ilcitas, salvo quando no evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras. 2o Considera-se fonte independente aquela que por si s, seguindo os trmites tpicos e de praxe, prprios da investigao ou instruo criminal, seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova. 3o Preclusa a deciso de desentranhamento da prova declarada inadmissvel, esta ser inutilizada por deciso judicial, facultado s partes acompanhar o incidente.
11

12

Sigilo de dados (art. 5, inc. X)

Sigilo das Comunicaes

(art. 5, inc. XII)

13

CF: Art. 5, inc.XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal.

14

Extratos bancrios
(sigilo bancrio) Declarao de imposto de renda (sigilo fiscal) Dados (informaes estticas) Extratos telefnicos (sigilo telefnico)

15

Correspondncias

Telegramas

Conversas telefnicas

Comunicaes (informaes dinmicas, interpessoais)

E-mails, chats, MSN

16

Dados

* Ordem de autoridade judiciria (inclusive CPIs) * No necessrio que seja para fins criminais

Comunicaes

* Ordem judicial

* Para fins criminais

17

Judicirio Tribunal de Contas

CPIs

Quebra do Sigilo de Dados


Receita Federal Ministrio Pblico

COAF
18

19

CF: Art. 5, inc.XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal.

20

Interceptao telefnica

Interceptao ambiental

Comunicaes
Gravao telefnica clandestina Gravao ambiental clandestina
21

Inteceptador
(escuta a conversa sem conhecimento dos interlocutores)

Indivduo A

Indivduo B

22

Inteceptador
(escuta a conversa COM conhecimento de um dos interlocutores)

Indivduo A

Indivduo B

23

Inteceptador
(escuta a conversa sem conhecimento dos interlocutores)

Indivduo A

Indivduo B

24

Inteceptador
(escuta a conversa COM conhecimento de um dos interlocutores)

Indivduo A

Indivduo B

25

Gravao (ambiental ou telefnica)

Interceptao (ambiental ou telefnica)

Em princpio, no necessria ordem judicial

necessria ordem judicial

Pode ser utilizada para fins no criminais

S pode ser autorizada para fins criminais


26

Importante:

Sigilo das Correspondncias nos Presdios


O STF admite, de forma excepcional, a quebra do sigilo das comunicaes postais, realizada pelo Diretor do Presdio, em caso de ru preso.
27

28

CF: Art. 5, inc.XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

29

Flagrante delito Consentimento do Morador

Desastre

Excees ao princpio da inviolabilidade do domiclio

Determinao Judicial (durante o dia)

Prestar Socorro
30

31

32

33

Do nascer do sol at o pr do sol

Conceito de Dia
(Possibilidades interpretatitivas)

Das 6 da manh s 18 horas

Das 6 s 18 desde que haja sol


34

35

36

Lei 9296/96

Art. 5 A deciso ser fundamentada, sob pena de nulidade, indicando tambm a forma de execuo da diligncia, que no poder exceder o prazo de quinze dias, renovvel por igual tempo uma vez comprovada a indispensabilidade do meio de prova.
37

38

39

40

41

42

Importante: Interceptao e prova emprestada dados obtidos em interceptao de comunicaes telefnicas e em escutas ambientais, judicialmente autorizadas para produo de prova em investigao criminal ou em instruo processual penal, podem ser usados em procedimento administrativo disciplinar, contra a mesma ou as mesmas pessoas em relao s quais foram colhidos, ou contra outros servidores cujos supostos ilcitos teriam despontado colheita dessa prova (STF, Inq-QO/DF, rel. Min. Cezar Peluso, j. 25/4/2007) Operao Hurricane
43

44

Pacto de San Jose da Costa Rica

Toda pessoa acusada tem o direito de no ser obrigada a depor contra si mesma, nem a confessar-se culpada (art. 8, 9).

45

Ningum obrigado a produzir prova contra si mesmo

Nenhum suspeito pode ser punido por no colaborar com a investigao

Proteo contra autoincriminao Direito ao silncio o silncio, que no importa confisso, no poder ser interpretado em prejuzo da defesa (art. 186 do CPP) Direito de no participar de reconstituies

46

STF
Ningum pode ser obrigado a fazer exame de DNA na marra

STJ
a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno relativa de paternidade (smula 301)
47

48

Presuno de inocncia Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria

49

Deciso do STF:
o princpio constitucional da no-culpabilidade, em nosso sistema jurdico, consagra uma regra de tratamento que impede o Poder Pblico de agir e de se comportar, em relao ao suspeito, ao indiciado, ao denunciado ou ao ru, como se estes j houvessem sido condenados definitivamente por sentena do Poder Judicirio

50

O nus da prova da culpa cabe ao rgo acusador e no ao acusado. Na dvida, o ru de ser absolvido.

No possvel decretar o cumprimento antecipado da pena (priso provisria) enquanto se discute o RESP ou o RE

Princpio da Presuno de Inocncia (STF) Meros inquritos ou processos penais ainda no transitados em julgado no podem servir para agravar a pena No possvel impedir o registro de candidatura de polticos sem que exista sentena penal condenatria transitada em julgado
51

52

Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa com os meios e recursos a ela inerentes (art. 5, inc. LV)

53

Informao (No surpresa)

Contraditrio e Ampla defesa

Manifestao (Participao)

Direito de ter os argumentos apreciados


54

Smula 523 do Tribunal Federal:

Supremo

No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluto, mas a sua deficincia s o anular se houver prova de prejuzo para o ru.

55

Smula 343 do STJ

Smula Vinculante 5 do STF


A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

obrigatria a presena de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar.

56

57

EMENTA Habeas corpus. Processual penal e constitucional. Interrogatrio do ru. Videoconferncia. Lei n 11.819/05 do Estado de So Paulo. Inconstitucionalidade formal. Competncia exclusiva da Unio para legislar sobre matria processual. Art. 22, I, da Constituio Federal. 1. A Lei n 11.819/05 do Estado de So Paulo viola, flagrantemente, a disciplina do art. 22, inciso I, da Constituio da Repblica, que prev a competncia exclusiva da Unio para legislar sobre matria processual. 2. Habeas corpus concedido. (STF, HC 90900, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, Relator(a) p/ Acrdo: Min. MENEZES DIREITO, Tribunal Pleno, julgado em 30/10/2008, DJe-200 DIVULG 22-10-2009 PUBLIC 2310-2009 EMENT VOL-02379-04 PP-00747)
58

59

Assistncia Jurdica

o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos (art. 5, inc. LXXIV).

60

Honorrios de advogado

Assistncia Judiciria
Provas (Percias, exames de DNA etc.) Custas Processuais, inclusive recursais
61

62

Publicidade do processo: a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem (art. 5, inc. LX).

63

STF: Smula Vinculante 14:


direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa.

64

65

Celeridade do processo:

a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao (art. 5, inc. LXXVIII).

66

67

Segurana (legalidade)

Juiz Natural (Proibio de tribunal de exceo)

Dignidade

Punio com tica

(Proibio de penas cruis)

Pessoalidade (Culpabilidade)

Individualizao da pena
68

69

Art. 93, inc. IX, da CF/88: Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade...

70

ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei (Art. 5, inc. LXI, da CF/88).
71

Definitiva (aps o trnsito em julgado) Flagrante

Priso

Ordem Judicial

Provisria (antes do trnsito em julgado)

Militar

Priso Civil
72

Priso Administrativa

Priso Provisria (antes do trnsito em Julgado)

Priso Temporria

Priso Preventiva

Execuo Provisria da Pena

73

A priso administrativa possvel, desde que autorizada judicialmente

A priso provisria no viola o princpio da presuno de noculpabilidade

Questes relevantes Se no for caso de preventiva, a priso em flagrante deve ser relaxada imediatamente A execuo provisria da pena incompatvel com o princpio da presuno de no-culpabilidade
74

conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder (Art. 5, inc. LXVIII, da CF/88).

75

Smula Vinculante n. 11 do STF: s lcito o uso de algemas em caso de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado.

76

77

78

Ao aplicar a novel redao do art. 127 da Lei de Execuo Penal - LEP [Art. 127. Em caso de falta grave, o juiz poder revogar at 1/3 (um tero) do tempo remido, observado o disposto no art. 57, recomeando a contagem a partir da data da infrao disciplinar], a 2 Turma concedeu habeas corpus para determinar ao juzo da execuo que reanalise a situao do paciente, atentando-se para os novos parmetros promovidos pela Lei 12.433/2011. Na espcie, ante o cometimento de falta grave pelo apenado, o magistrado declarara a perda total dos dias remidos. Destacou-se que, recentemente, esta Corte reconhecera a repercusso geral da matria no RE 638239/DF. Reputou-se que, antes da supervenincia da nova lei, o cometimento de falta grave tinha como consectrio lgico a perda de todos os dias remidos, diferentemente da sistemtica atual, que determina a revogao de at 1/3 desse tempo. Por fim, concluiu-se que a lei penal em comento, por ser mais benfica, deveria ser aplicada em favor do ru. HC 110040/RS, rel. Min. Gilmar Mendes, 8.11.2011. (HC-110040)
79

80

Em concluso, a 1 Turma deferiu, por maioria, habeas corpus para desclassificar o delito de homicdio doloso para culposo na direo de veculo automotor, descrito na revogada redao do art. 302, pargrafo nico, V, da Lei 9.503/97 - CTB (Art. 302. Praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor: ... Pargrafo nico. No homicdio culposo cometido na direo de veculo automotor, a pena aumentada de um tero metade, se o agente: ... V - estiver sob a influncia de lcool ou substncia txica ou entorpecente de efeitos anlogos) v. Informativo 629. Inicialmente, ressaltou-se que o exame da questo no demandaria revolvimento do conjunto ftico-probatrio, mas apenas revalorao jurdica do que descrito nas instncias inferiores. Em seguida, consignou-se que a aplicao da teoria da actio libera in causa somente seria admissvel para justificar a imputao de crime doloso no caso de embriaguez preordenada quando ficasse comprovado que o agente teria se inebriado com o intuito de praticar o ilcito ou assumir o risco de produzi-lo, o que no ocorrera na espcie dos autos. Asseverou-se que, nas hipteses em que o fato considerado doloso decorresse de mera presuno em virtude de embriaguez alcolica eventual, prevaleceria a capitulao do homicdio como culposo na direo de veculo automotor em detrimento daquela descrita no art. 121 do CP. O Min. Marco Aurlio acrescentou que haveria norma especial a reger a matria, com a peculiaridade da causa de aumento decorrente da embriaguez ao volante. Sublinhou que seria contraditria a prtica generalizada de se vislumbrar o dolo eventual em qualquer desastre de veculo automotor com o resultado morte, porquanto se compreenderia que o autor do crime tambm submeteria a prpria vida a risco. Vencida a Min. Crmen Lcia, relatora, que denegava a ordem por reputar que a anlise de ocorrncia de culpa consciente ou de dolo eventual em processos de competncia do tribunal do jri demandaria aprofundado revolvimento da prova produzida no mbito da ao penal. HC 107801/SP, rel. orig. Min. Crmen Lcia, red. p/ o acrdo Min. Luiz Fux, 6.9.2011. (HC-107801)
81

82

Quanto ao mrito, distinguiu-se o caso dos autos daquele versado no HC 107801/SP (DJe de 13.10.2011), que cuidara de homicdio na direo de veculo automotor cometido por agente sob o efeito de bebidas alcolicas. Rememorou-se que o Colegiado limitara a aplicao da teoria da actio libera in causa aos casos de embriaguez preordenada. Sublinhou-se, entretanto, que no se deveria generalizar a compreenso de que qualquer homicdio praticado na direo de veculo automotor seria culposo, desde que tratasse de embriaguez preordenada. Elucidouse que a diferena entre dolo eventual e culpa consciente encontrar-se-ia no elemento volitivo do tipo penal. Todavia, ante a impossibilidade de se adentrar a psique do agente, essa anlise exigiria a observao de todas as circunstncias objetivas do caso concreto. Nesse sentido, dessumiu-se, da descrio dos fatos realizada pelas instncias ordinrias, que o ru, ao lanarse em prtica de altssima periculosidade em via pblica e mediante alta velocidade, teria consentido com que o resultado se produzisse, de sorte a incidir em dolo eventual (CP, art. 18, I: Diz-se o crime: I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzilo). No ponto, assentou-se que o Supremo firmara jurisprudncia no sentido de que o homicdio cometido na direo de veculo automotor em virtude de pega seria doloso. Desta feita, aludiu-se que a prtica de competies automobilsticas em vias pblicas seria crime autnomo, doloso e de perigo concreto (CTB, art. 308: Participar, na direo de veculo automotor, em via pblica, de corrida, disputa ou competio automobilstica no autorizada pela autoridade competente, desde que resulte dano potencial incolumidade pblica ou privada). Enfatizou-se que este tipo penal, se resultar em leso corporal ou homicdio, progrediria para os delitos dispostos nos artigos 129 ou 121 do CP, em sua forma dolosa, visto que seria contra-senso transmud-lo para a modalidade culposa em razo do advento de resultado mais grave. Assim, reconheceu-se presente o elemento volitivo do dolo eventual. Por fim, explicou-se tanto haver hiptese de racha entre dois condutores, assim como de apenas um motorista, que poderia perseguir outro veculo, o que denotaria um nico imputvel para a prtica. Vencido o Min. Marco Aurlio, que concedia a ordem, para que os 2 rus respondessem criminalmente pelo fato tendo em conta o art. 302 do CTB (Praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor). HC 101698/RJ, rel. Min. Luiz Fux, 18.10.2011. (HC-101698)
83

84

Ao aplicar a Smula Vinculante 24 (No se tipifica crime material contra a ordem tributria, previsto no art. 1, incisos I a IV, da Lei n 8.137/90, antes do lanamento definitivo do tributo), a 2 Turma deferiu habeas corpus para determinar, por ausncia de justa causa, o trancamento de ao penal deflagrada durante pendncia de recurso administrativo fiscal do contribuinte. Entendeu-se que, conquanto a denncia tenha sido aditada aps a incluso do tributo na dvida ativa, inclusive com nova citao dos acusados, o vcio processual no seria passvel de convalidao, visto que a inicial acusatria fundarase em fato destitudo, poca, de tipicidade penal. Precedente citado: HC 81611/DF (DJU de 13.5.2005). HC 100333/SP, rel. Min. Ayres Britto, 21.6.2011. (HC-100333)
85

86

Ao aplicar a Smula Vinculante 24 (No se tipifica crime material contra a ordem tributria, previsto no art. 1, incisos I a IV, da Lei n 8.137/90, antes do lanamento definitivo do tributo), a Turma deferiu habeas corpus para determinar, por ausncia de tipicidade penal, a extino do procedimento investigatrio instaurado para apurar suposta prtica de crimes de falsidade ideolgica e contra a ordem tributria. Na espcie, o paciente, domiciliado no Estado de So Paulo, teria obtido o licenciamento de seu veculo no Estado do Paran de modo supostamente fraudulento indicao de endereo falso , com o fim de pagar menos tributo, haja vista que a alquota do IPVA seria menor. Inicialmente, salientou-se que o STJ reconhecera o prejuzo do habeas l impetrado, em face da concesso, nestes autos, de provimento cautelar. Em seguida, observou-se que a operao desencadeada pelas autoridades estaduais paulistas motivara a suscitao de diversos conflitos de competncia entre rgos judicirios dos Estados-membros referidos, tendo o STJ declarado competente o Poder Judicirio paulista. Aquela Corte reconhecera configurada, em contexto idntico ao dos autos do writ em exame, a ocorrncia de delito contra a ordem tributria (Lei 8.137/90), em virtude da supresso ou reduo de tributo, afastada a caracterizao do crime de falsidade ideolgica (CP, art. 299). Reputou-se claro que o delito alegadamente praticado seria aquele definido no art. 1 da Lei 8.137/90, tendo em conta que o crimen falsi teria constitudo meio para o cometimento do delito-fim, resolvendo-se o conflito aparente de normas pela aplicao do postulado da consuno, de tal modo que a vinculao entre a falsidade ideolgica e a sonegao fiscal permitiria reconhecer, em referido contexto, a preponderncia do delito contra a ordem tributria. HC 101900/SP, rel. Min. Celso de Mello, 21.9.2010. (HC-101900)
87

88

A 2 Turma concedeu habeas corpus para declarar a atipicidade da conduta de condenado pela prtica do crime descrito no art. 155, 3, do CP (Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: ... 3 - Equiparase coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico.), por efetuar ligao clandestina de sinal de TV a cabo. Reputou-se que o objeto do aludido crime no seria energia e ressaltou-se a inadmissibilidade da analogia in malam partem em Direito Penal, razo pela qual a conduta no poderia ser considerada penalmente tpica. HC 97261/RS, rel. Min. Joaquim Barbosa, 12.4.2011. (HC-97261)

89

Ademais, determinou-se que, o reconhecimento da configurao do crime contra a ordem tributria, afastada a caracterizao do delito de falsidade ideolgica, tornaria pertinente a invocao, na espcie, da Smula Vinculante 24. Destacou-se que, enquanto no encerrada, na instncia fiscal, o respectivo procedimento administrativo, no se mostraria possvel a instaurao da persecuo penal nos delitos contra a ordem tributria, tais como tipificados no art. 1 da Lei 8.137/90. Esclareceu-se ser juridicamente invivel a instaurao de persecuo penal, mesmo na fase investigatria, enquanto no se concluir, perante rgo competente da administrao tributria, o procedimento fiscal tendente a constituir, de modo definitivo, o crdito tributrio. Asseverou-se, por fim, que se estaria diante de comportamento desvestido de tipicidade penal, a evidenciar, portanto, a impossibilidade jurdica de se adotar, validamente, contra o suposto devedor, qualquer ato de persecuo penal, seja na fase pr-processual (inqurito policial), seja na fase processual (persecutio criminis in judicio), pois comportamentos atpicos no justificariam a utilizao pelo Estado de medidas de represso criminal. HC 101900/SP, rel. Min. Celso de Mello, 21.9.2010. (HC-101900)

90

91

A Turma indeferiu habeas corpus em que a Defensoria Pblica do Estado de So Paulo requeria, com base no princpio da adequao social, a declarao de atipicidade da conduta imputada a condenado como incurso nas penas do art. 184, 2, do CP (Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe so conexos: ... 2 Na mesma pena do 1 incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expe venda, aluga, introduz no Pas, adquire, oculta, tem em depsito, original ou cpia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violao do direito de autor, do direito de artista intrprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cpia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorizao dos titulares dos direitos ou de quem os represente.). Sustentava-se que a referida conduta seria socialmente adequada, haja vista que a coletividade no recriminaria o vendedor de CDs e DVDs reproduzidos sem a autorizao do titular do direito autoral, mas, ao contrrio, estimularia a sua prtica em virtude dos altos preos desses produtos, insuscetveis de serem adquiridos por grande parte da populao. Asseverou-se que o fato de a sociedade tolerar a prtica do delito em questo no implicaria dizer que o comportamento do paciente poderia ser considerado lcito. Salientou-se, ademais, que a violao de direito autoral e a comercializao de produtos piratas sempre fora objeto de fiscalizao e represso. Afirmou-se que a conduta descrita nos autos causaria enormes prejuzos ao Fisco pela burla do pagamento de impostos, indstria fonogrfica e aos comerciantes regularmente estabelecidos. Rejeitou-se, por fim, o pedido formulado na tribuna de que fosse, ento, aplicado na espcie o princpio da insignificncia j que o paciente fora surpreendido na posse de 180 CDs piratas ao fundamento de que o juzo sentenciante tambm denegara o pleito tendo em conta a reincidncia do paciente em relao ao mesmo delito. HC 98898/SP, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 20.4.2010. (HC-98898)
92

93

SMULA

VINCULANTE

26

PARA EFEITO DE PROGRESSO DE REGIME NO CUMPRIMENTO DE PENA POR CRIME HEDIONDO, OU EQUIPARADO, O JUZO DA EXECUO OBSERVAR A INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 2 DA LEI N. 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990, SEM PREJUZO DE AVALIAR SE O CONDENADO PREENCHE, OU NO, OS REQUISITOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS DO BENEFCIO, PODENDO DETERMINAR, PARA TAL FIM, DE MODO FUNDAMENTADO, A REALIZAO DE EXAME CRIMINOLGICO.
94

Smula 471 STJ - Os condenados por crimes hediondos ou assemelhados cometidos antes da vigncia da Lei n. 11.464/2007 sujeitam-se ao disposto no art. 112 da Lei n. 7.210/1984 (Lei de Execuo Penal) para a progresso de regime prisional.
95

96

97

Compete Justia Federal processar e julgar ao penal relativa a crime de falsificao de documento pblico e de uso de documento falso (CP, artigos 297 e 304, respectivamente), quando a falsificao incide sobre documentos federais. Com base nessa orientao, a Turma proveu recurso extraordinrio para assentar a competncia da Justia Federal para julgar os delitos cometidos pelo recorrido, consubstanciados na adulterao de Certido Negativa de Dbito emitida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, apresentada, perante rgo da Administrao Pblica municipal, com o objetivo de viabilizar participao em procedimento licitatrio. Enfatizou-se que pouco importaria, na espcie, o fato de o documento alterado ter sido utilizado junto Administrao Pblica municipal, haja vista tratar-se de servio prestado por autarquia federal (CF, art. 109, IV). Assim, aduziu-se que, se no fosse percebida a falsificao, haveria prejuzo considerada a situao jurdica do contribuinte, revelando-o quite com o fisco federal, muito embora, se procedente a imputao, a realidade se mostrasse diversa. Precedente citado: RE 411690/PR (DJU de 3.9.2004). RE 446938/PR, rel. Min. Marco Aurlio, 7.4.2009. (RE-446938)
98

99

Por considerar violado o art. 5, XL, da CF (a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;), a Turma deu provimento a recurso extraordinrio para afastar o bice vislumbrado ao indulto e comutao de penas a condenado por homicdio qualificado, latrocnio e atentado violento ao pudor cometidos antes do advento da Lei 8.072/90. No caso, a Corte de origem negara, ao recorrente, os citados benefcios previstos no Decreto natalino 4.011/2001 ao fundamento de que a vedao nele disposta abarcaria todos os delitos mencionados na Lei de Crimes Hediondos, independentemente de terem sido praticados antes ou depois da edio dessa mesma lei. De incio, salientou-se que no se trataria, no caso, de elucidar a retroao, ou no, do decreto, mas da lei que servira de base para o afastamento do que nele contido. Aduziu-se que, diferentemente do Decreto natalino 2.002/96, que explicitou sua abrangncia em relao aos crimes perpetrados anteriormente vigncia da Lei 8.072/90, o decreto envolvido nos autos silenciara sobre essa retroao. Em razo disso, entendeu-se que a retroao da aludida Lei 8.072/90, para alcanar a situao jurdica do recorrente, mostrar-se-ia prejudicial. Determinou-se, por conseguinte, que o juzo da execuo proceda a novo exame da espcie sem levar em conta a lei mais gravosa, qual seja, a Lei 8.072/90. RE 452991/RS, rel. Min. Marco Aurlio, 7.4.2009. 10 (RE-452991) 0

10 1

10 2

10 3

10 4

Smula 444 - vedada a utilizao de inquritos policiais e aes penais em curso para agravar a pena-base.

10 5

10 6

Smula 442 inadmissvel aplicar, no furto qualificado, pelo concurso de agentes, a majorante do roubo.
10 7

Smula 440 - Fixada a penabase no mnimo legal, vedado o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabvel em razo da sano imposta, com base apenas na gravidade abstrata do delito.
10 8

Smula 347- O conhecimento de recurso de apelao do ru independe de sua priso.

10 9

Вам также может понравиться