Вы находитесь на странице: 1из 33

24 de setembro de 2003

Vera L. Boeing GRAVA em tua pupila o nascer das auroras e nunca os teus poentes...
Baseado no livro da Dra. Susan Andrews

Quando sua vida comea, voc tem apenas uma mala pequenina de mo... A medida em que os anos vo passando, a bagagem vai aumentando.

Porque existem muitas coisas que voc recolhe pelo caminho... Porque pensa que so importantes.

A um determinado ponto do caminho comea a ficar insuportvel carregar tantas coisas.

Pesa demais...

Mas, voc pode aliviar o peso, esvaziando a mala.

Mas, o que tirar ?

Voc pode comear tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro...

E lembre-se de fazer isso mais vezes...

Pois o caminho MUITO, MUITO LONGO

Por vezes, ESTRESSANTE...

Agora voc precisa correr o mais que puder para ficar no mesmo lugar. Se voc quiser chegar a algum outro lugar, voc precisa correr pelo menos duas vezes mais rpido.
( a rainha de Alice no Pas das Maravilhas )

As pessoas no sabem mais o relaxar, sair de frias, tirar um dia de folga. Ficam totalmente perdidas.
( Larry Rosen)

O que enfim o STRESS?


A definio mais aceita a do Dr. Hans Seyle, o primeiro a utilizar o termo stress em 1930. Ele emprestou a palavra da engenharia, onde o termo refere-se ao desgaste de materiais submetidos a presso excessiva.

STRESS , ento, a resposta do corpo a qualquer demanda, quando forado a adaptar-se mudana e que varia conforme a natureza e a durao.

Selye, ainda definiu o :


EUSTRESS como sendo o stress de valor positivo

onde as dificuldades so superadas e promovem a evoluo, o crescimento e a sade.


DISTRESS como sendo o stress nocivo, que no consegue ser assimilado e acaba provocando transtornos, desencadeando doenas. AGUDO dito diante de situaes pressionadoras e repentinas, em situaes excepcionais, com grande intensidade e de curta durao. CRNICO dito para situaes que perduram o tempo e tende a se agravar continuamente.

O stress pode ser benfico, negativo ou ter efeitos combinatrios em um indivduo. Vai depender do seu modo de enfrentar ou lidar com as situaes que lhe exigem mudanas. Depende do significado pessoal do evento para ele e das habilidades do indivduo de adaptar-se ao stress ou de manej-lo. O stress no gerado pelo mundo externo; uma condio do prprio ser interior, podendo ajud-lo quando estiver em desarmonia com o mundo e com o seu Eu superior. uma energia que se carrega OLHA de frente o Sol que existe em tua vida, esquece a positivamente ou negativamente, baseando-se nas sombra que fica atrs... prprias respostas em relao vida.

Em tempos atuais, onde o desemprego, a violncia, as presses da vida pessoal e profissional nos sufocam, o stress lidera nossa mente e nosso corpo, acorrendo assim a insatisfao, depresso, angstia, insegurana, medo e este conjunto de elementos acaba por gerar muitas doenas psicossomticas. Os problemas tornam-se ainda maiores, parecendo sem soluo e por conseqncia comprometendo nossa auto-estima. Portanto, as estratgias usadas para lidar com o stress tm um efeito profundo na sade das pessoas.

Pesquisas feitas com crianas criadas com computador mostram que o limite de pacincia delas muito baixo. Elas no suportam nada que no se resolva imediatamente. Elas se irritam com qualquer atividade demorada. O resultado que esto apresentando cada vez mais problemas na escola, que virou um tdio para essas crianas. A tecnologia est mudando nossa percepo de tempo. (Larry Rosen)
Mais informao .... Leva ao STRESS CIBERNTICO ou SNDROME DE FADIGA DE INFORMAO. O percentual de pessoas que terminam de ler o livro que compraram de 10%.

A tecnologia ao invs de aliviar-nos, tem favorecido a TECHNOSTRESS.


Mudanas aceleradas geram mais trabalho. No Brasil, segundo o IBGE, a mdia de horas trabalhadas bateu 41 horas por semana no final dos anos 90, contra 39 no incio da dcada. Pouco? .... Nem um pouco!!!!!! Duas horas a mais por semana significam 8 a 10 horas a mais por ms, cerca de 100 horas a mais por ano. Isto coloca o Brasil em oitavo lugar em horas trabalhadas, por ano, no mundo. (Veja, 5 de abril de 2000)

O Stress de Saias ... O stress afeta quase duas vezes mais mulheres que homens, em todas as idades. Entre as crianas estressadas, aproximadamente 80% so meninas e 20% meninos; entre os adultos, 65% mulheres e 35% homens.
O curioso em tudo isto que se no fosse o stress, no haveria ser humano ou qualquer outra criatura nesse planeta. O stress uma reao biolgica em todos os animais, desenvolvida atravs de milhes de anos de evoluo, para salvar suas vidas numa emergncia.

CRCULO VICIOSO DO STRESS


SISTEMA NERVOSO SIMPTICO ESTIMULA AS GLNDULAS ADRENAIS SINTOMAS PSICOSSOMTICOS
PERDA DO APETITE INSNIA PERDA DE MEMRIA

TUDO ISSO CAUSA MAIS STRESS

REAO DE LUTA E FUGA

ENFERMIDADES CRNICAS
ATAQUE CARDACO LCERA ASMA

PROBLEMAS FSICOS
PALPITAO CARDACA ACIDEZ ESTOMACAL DEFICINCIA RESPIRATRIA

O que se passa dentro de ns quando estamos estressados.


Imagine que voc uma zebra. Um leo acabou de pular sobre voc, rugindo e prestes a retalhar seu estmago, e voc precisa dar no p rpido ...

Instantaneamente e instintivamente o seu corpo fica pronto para lutar ou fugir.


O seu crebro ativa o sistema nervoso simptico

que, por sua vez, ativa as glndulas supra-renais e a adrenalina, que o hormnio do stress, e que secretada no seu sangue para colocar o corpo em marcha em 2,5 segundos, fazendo de voc um superhomem ou nesse caso, uma super-zebra.

E assim, seu corao comea a bater mais rpido e seus pulmes respiram mais rpido para lhe garantir mais oxignio. Seu fgado usa o glicognio que est armazenado na prateleira e o transforma numa super forte glicose para lhe dar energia instantnea.
...
No caso de persistir o perigo e voc precisar de mais energia, suas glndulas adrenais secretam outro hormnio do stress, o cortisol.

... e o seu fgado comea a liberar as reservas de gorduras da prateleira, para oportunizar a queima de mais combustvel. O seu crebro vai amil por hora, de modo que voc possa pensar mais rpido nessa emergncia e seus msculos se contraem como se fossem uma couraa para proteg-lo dos ferimentos e o sistema imunolgico fica em alerta para que no haja inflamao no caso de ferimentos. No nosso dia a dia, isto acontece quando voc ouve a buzina tocando para voc ... Seus msculos ..... E voc d um salto para trs ou corre para frente e o carro tira uma fina do seu corpo. Ufa!

Diferente dos tigres e das zebras, a maior parte de nosso stress mental, um stress psicolgico. Ns, humanos, raramente somos obrigados a escapar de um predador faminto, mas, por outro lado, o mero pensar no nosso chefe, ou outro personagem importante, pode evocar a mesma resposta ao stress. Muito do nosso stress no vem de ameaas s nossas vidas, mas sim aos nosso egos, nossa autoOBSERVA em teu caminho distncia vencida e nunca o importncia. Portanto, oanosso stress emocional e que falte ainda... social psicolgico -.

O stress sendo de natureza psicolgica (est em nossas mentes) , nossos tigres so puramente emocionais. Isto significa que no precisamos ser vtimas passivas desamparadas dos estressores que nos atacam: PODEMOS OPTAR POR REAGIR. PODEMOS OPTAR POR NO LUTAR NEM POR FUGIR MAS POR FLUIR. A reao que temos depende da avaliao que fazemos daquele determinado evento .

DEPENDE DA NOSSA ATITUDE. QUE A ESTRADA SE ABRA O SUA FRENTE, que conta no tanto onde voc est,
mas em que direo voc est indo.

Personalidades resistentes ao stress


So os chamados 3Ds

1. DESAFIO : eles avaliam as mudanas como desafio e no como ameaa. Enxergam a vida como um desafio, uma luta na qual certamente emergiro como vitoriosos. Os problemas nos ajudam a crescer e desenvolver. Problemas so nossos trunfos, nossas armas para ajudar-nos na luta da vida. Eles desenvolvem as nossas mentes para nveis mais elevados de energia e integrao

Precisamos de uma certa tenso para evoluir e crescer.

Se nos privarmos do stress, jamais nos tornaremos uma borboleta.


Carvo ou Diamante?

A diferena entre um diamante e uma rocha de carvo que o diamante foi um pouco mais pressionado.

2. DIREO DOS PESAMENTOS NO ASPECTO POSITIVO Eu no fracassei dez mil vezes, eu fui bem sucedido em encontrar dez mil maneiras que no funcionam Thomas Edison.
Fracassos no existem. Existem lies.

Seja sempre positivo, e transmute mesmo a energia amarga e negativa sua volta numa harmonia prazerosa, com vantagens para todos.

3. DEDICAO UMA META MAIOR

Pessoas com este atributo tm um senso de propsito, de significado da vida. Movemse e, direo a uma meta mais elevada. Um ideal maior do que elas mesmas.
Dr. Vitor Frankl ....... a liberdade de escolher como responderia quela situao AQUILO QUE NO ME MATA ME FORTALECE

....... Logoterapia idia de que o ato de dar significado s nossas experincias pode nos sustentar e nos manter a salvo no decurso de qualquer crise.

Dicas para reduzir o stress:


Acorde alguns minutos mais cedo pela manh e pratique exerccios de respirao diafragmtica, exerccios fsicos, relaxamento profundo, meditao, etc

Prepare-se para o dia seguinte na noite anterior. Jamais queira depender da sua memria.

Deixe 15 minutos de tempo extra para chegar aos seus encontros, ou uma hora se estiver viajando de avio.

Esteja preparado para esperar.


Organize-se, deixe seu local de trabalho e seu quarto em ordem de modo que saiba onde as coisas esto.

Aprenda a dizer no e a delegar responsabilidades para outras pessoas capazes.

Mantenha-se em silncio todos os dias num perodo particular, para introspeco e meditao. Faa breves pausas. Pausas de 10 minutos durante o trabalho so fundamentais para repor as energias mais rapidamente.

Faa amizade com pessoas despreocupadas e pacientes. Exercite-se ou caminhe ao menos 30 minutos por dia, preferencialmente ao ar livre.

Organize-se, deixe seu local de trabalho e seu quarto em ordem de modo que saiba onde as coisas esto.

Cuide da sua dieta. Elimine ou diminua a quantidade de cafena, acar branco e gordura animal de sua refeio. Todos os dias, faa algo que voc realmente ama fazer, e acrescente um pouco de amor e humor em cada coisa que fizer.

Pense positivamente, afirmativamente.

Faa uma anlise crtica de seu estilo de vida e verifique o que pode ser reformulado.

Traga conscincia as suas reais motivaes.

Aprenda com o seu prprio corpo. Nosso organismo nos fornece mensagens poderosas que infelizmente fazemos questo de apagar.

Cultive novos conhecimentos e acrescente atividades sociais e hobbes, que lhe permitam relaxar Pratique visualizaes

Oua msicas tranquilas e, por vezes, escute voc mesmo.


Humor, este o maior de todos os propsitos para administrar o stress a toda hora. Encontre um motivo para dar risada.

..

ento ...

Regra nmero 1:

NO SE PREOCUPE COM NINHARIAS.


no fundo das noites sem luar que brilham muito mais as estrelas!

e....

Regra nmero 2:

TUDO NINHARIA.

e ...

Regra nmero 3:

DEIXE FLUIR ...

Вам также может понравиться