Вы находитесь на странице: 1из 22

Ventosaterapia

O que ?
Baseado no princpio oriental gua parada apodrece foi criada a ventosaterapia.

Definio
Consiste em provocar descompresso (presso negativa) no interior de copos especiais (vidro, bambu, plstico) sobre a pele afim de gerar mobilizao energtico.

Histrico
A utilizao das ventosas no tratamento de doenas no uma exclusividade da Medicina Chinesa, existem informaes do seu uso desde o antigo Egito, ela tambm mencionada nos escritos de Hipcrates e praticada pelo povo Grego no sculo IV a.C., possivelmente conhecida e utilizada por outras naes antigas.

Histrico
O antigo instrumento utilizado para fazer ventosas era a cabaa, conhecida naquela poca como curubitula que em latim significa ventosa. Nas regies primitivas do mundo, a ventosa tem registros histricos que datam de centenas a milhares de anos.

Histrico
suas formas mais primitivas, era utilizada pelos ndios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos bfalos, com cerca de 10 cm de comprimento, provocando o vcuo por suco oral na ponta do chifre, sendo de seguida tamponado.

Tipos
Ventosa Seca Ventosa Sangrenta Ventosa Mvel

Ventosa seca
Em curto tempo de aplicao efeito tonificante Em um tempo superior a 5 minutos efeito dispersivo.

Indicaes
Dores no aparelho musculoesqueltico Dores em pontos especficos Dor nos pontos dos meridianos Doenas por padro de acumulo Doenas por padro de deficincia.

Ventosa Sangrenta
Antes da aplicao da ventosa deve-se perfurar a pele usando a agulha triangular ou o martelo de 7 pontas para causar a sangria.

Ventosa Sangrenta
Deve-se deixar o tempo necessrio para extrair a quantidade de sangue desejada porem no deve ultrapassar os 10 minutos de terapia.

Usar material estril (luvas, material absorvente etc.) Cobrir o local da ferida com gaze ou outro tipo de curativo

Tem forte efeito dispersante (sobretudo de calor), dependendo do tempo de aplicao e da quantidade de sangue retirada.

Ventosa mvel
Passa-se a ventosa ao longo do caminho do meridiano. A pele deve estar previamente lubrificada Efeito tonificante ou dispersivo dependendo da fora da suco.

Ventosa Mvel
Indicado para estagnaes de energia no meridiano Fatores patognicos dentro do meridiano Massagem e relaxamento da musculatura Trata aderncia da fcia muscular no tecido conjuntivo

Modos de aplicao
As tcnicas de aplicao so: *Ventosa ao calor do fogo *Ventosa a vapor *Ventosa tirando o ar com seringa *Ventosa com sangria *Ventosa com Acupuntura *Ventosa rpida *Ventosa mvel

Graus de suco
Fraco = Efeito tonificante, fortalece o fluxo de QI nos canais de energia, bem como o xue.

Moderada = Tonificante e a variante mais empregada em pacientes que se encontram em bom estado energtico. Pode ser aplicado tambm em crianas a partir dos 7 anos.

Forte = Efeito fortemente dispersante Usar somente em pacientes em bom estado energtico geral e boa compleio fsica.

Indicao
Tenso muscular, como dores nos joelhos, nas costas etc. Hipertenso arterial. Problemas respiratrios Alergias e intoxicao. Cicatrizes cirrgicas. Celulite.

Contra indicaes
Distrbios de coagulao Sobre leses abertas na pele Regies da pele com condio ps-radiao ou edemas de congesto No diretamente sobre os ossos Processos espinhosos Gravidez Tendncia a cimbra Epilepsia conhecida Em caso de insuficincia energtica grave (sangrenta)

Efeitos estticos

Вам также может понравиться