Вы находитесь на странице: 1из 18

A ERA DOS IMPRIOS

BASEADO EM: HOBSBAWN, ERIC J. A ERA DOS IMPRIOS : 1875-1914. 10 ED. RJ: PAZ E TERRA, 2006.

SITUAO GERAL
Maior n de governantes que se autointitularam de imperadores. Era de um novo imprio, o colonial. A supremacia poltica e econmica das naes poderosas no era ameaada. Mas no houvera nenhuma tentativa sistemtica de conquista formal, anexao durante parte do sc. XVIII e XIX. 1880-1914 o mundo foi dividido em territrios sob governo direto ou indireto de um Estado europeu. (Gr Bretanha, Frana, Alemanha, Itlia, Holanda, Blgica , EUA e Japo)

frica e Pacfico foram inteiramente divididos entre britnicos, franceses, alemes, ingleses, norte-americanos e modestamente dos japoneses.
Os franceses conquistaram a Indochina. Os japoneses, a Coria e Taiwan. Nas Amrica no houve rivalidade entre as grandes potncias. Dominao econmica e poltica eram implantadas sem conquista formal.

Dividiu o planeta entre fortes e fracos, avanados e atrasados. Um quarto da superfcie foi distribudo e redistribudo como colnia entre 6 Estados. Observadores perceberam que o mundo novo liberal no tinha nada de liberal. Era uma nova era de expanso nacional. uma nova fase do capitalismo

CARACTERSTICAS DO IMPERIALISMO
Criao de uma economia global. Transportes incorporaram pases atrasados economia mundial e criou um novo interesse por essas reas remotas. O desenvolvimento dependia da matria prima do petrleo e da borracha. O crescimento do consumo gerou um mercado em rpida expanso.

Os britnicos e americanos compravam da Amrica Latina: caf, banana, cacau. As plantations eram o segundo pilar da economia imperialista . Os comerciantes e financistas eram o terceiro. (p.98) As naes atrasadas se especializaram em fornecer produtos primrios e eles os produtos manufaturados. Eram o mercado consumidor de seus produtos.

As naes dependentes beneficiaram-se dessa expanso do mundo desenvolvido e no fizeram o essencial. Promover a industrializao. Expanso dos mercados novos. Portas abertas? Dominar territrios? O novo imperialismo baseava-se na rivalidade entre vrias economias industriais. O mundo foi dividido. a economia operando com a ajuda da poltica. (2006, p.102)

CONSEQUNCIAS
Movimento operrio, democracia. Superioridade dos brancos sobre a cor escura!!!??? Brancos se orgulhavam do triunfo da cincia, tecnologia e manufaturas e das suas colnias. O trabalho missionrio no foi, de forma alguma, um intermedirio da poltica imperialista (2006, p.108)

Britnicos tiveram uma presena poltica maior. ndia seu maior tesouro. Importncia de alguns estados africanos para suas estratgias de dominao.
Desintegrao dos governos nacionais locais governo europeu, s vezes. O desenvolvimento interno do capitalismo no explica o avano do imperialismo. Eram economias nacionais em disputa, se protegendo. Economia e poltica no podiam ser separadas.

A igualdade era bandeira de luta das esquerdas. Eram antiimperialistas. A liberdade era o objetivo dos trabalhadores ingleses. Intenso movimento missionrio (intermedirios dos imprios?) O imperialismo era uma concorrncia entre economias industrialcapitalistas rivais, intensificado pela preservao de mercados em poca de incerteza econmica.

Abandonaram polticas pblicas privadas de laissez faire. Surgiram grandes monoplios, trustes, oligoplios. Crescente interveno do Estado em assuntos econmicos. A parte perifrica tornou-se crescentemente significativa. Gerou profunda desigualdade entre metrpoles e pases dependentes. Ingleses sempre dependeram do mercado ultramarino, fontes de produtos primrios.

Foi um fenmeno cultural. Conquista do globo por imagens, idias, aspiraes transformadas em fora pelo exemplo e pelas instituies.

Ocidentalizao
Os imprios criaram as condies para formar lderes antiimperialistas como as condies para ressonncia de suas vozes.

Educao nos moldes ocidentais.

Efeito do mundo dependente sobre o mundo dominante: exotismo. Muitos imprios Japo Otomano foram tratados como iguais a contragosto.
Rede global, facilidade de acesso a pases estrangeiros: confronto e entremescla entre o mundo ocidental e extico. Houve reflexes sobre as diferenas entre essas sociedade entre intelectuais e administradores

Classes dirigentes e mdia desses pases exerciam a supremacia sobre as naes

Altos funcionrios, administradores, homens de negcios, engenheiros exerciam a dominao.


A dominao gerou problemas e incertezas. A belle poque dos burgueses iria desarm-lo. Aqueles que se divertiam ao sol ficaro merc do escuro.

Вам также может понравиться