Вы находитесь на странице: 1из 12

Atualmente, muitos jovens que esto terminando o ensino mdio, esto tendo dificuldade em escolher uma profisso,

alguns desses jovens no escolhe, acaba sendo escolhido pelos


seus pais, o que torna ainda mais difcil formar profissionais de qualidade. Outros, porem, escolhe sua profisso pela rentabilidade e no pela sua satisfao.

A diminuio de candidatos para rea de pedagogia vem acontecendo pelo simples fato de no haver suporte para que o professor venha exercer a sua

funo(educar) com qualidade, alem do no


reconhecimento da profisso. Para reverter essa situao necessrio que o Estado invista mais na EDUCAO.

Como assim investir na Educao? Criar escola com uma boa estrutura, dar base para que o educador desenvolva um projeto pedaggico de qualidade, investir mais no plano de carreira dos professores, salrios justo, alem do reconhecimento da profisso.

Hoje se ouve falar: Deus me livre de ser professor. Vou ser Contador,

Engenheiro, Medico, etc...


Mais sem o professor como vai se formar Contadores, Engenheiros, Mdicos, etc. A profisso de professor mais antiga, e a menos reconhecida. Vamos lutar pelos nossos direitos, mostrar aos nossos governantes que somos importantes to quanto eles.

Professores que se formaram alguns anos atrs , esto com dificuldade em implantar as novas tecnologias na educao, o que nos levariam a crer que eles deveriam passar por um processo de reciclagem. J professores formados recentemente tem maior facilidade para administrar a era da tecnologia na educao.

A escola tem que interagir com as redes sociais, lev-las para sala de aula de uma forma educativa, o uso de instrumentos que so usados pelos alunos fora da escola, e assim acompanhar a velocidade dos tempos. Antigamente no existia televiso na educao, com o avanar da tecnologia, foram criadas formas de estudos a distancia, para pessoas que tinham dificuldade de freqentar uma escola, pudesse ter sua formao.(Tele Curso, exibido pela emissora Globo) Para garantir a ateno do aluno, o professor deve sim fazer uso dessas tecnologias, com aulas que desperte sua curiosidade e interesse. A educao beneficiada pelo fato de os jovens tem muito mais interesse na aula com o uso da tecnologia, podendo

assim ter muito mais liberdade de transformao.

Hoje varias escolas publicas possuem laboratrios de informtica, o que falta so educadores capacitados para incentivar e desenvolver nossas crianas a se adaptar a nova realidade do mundo. Mais ainda existe uma pequena poro de nosso pas, que no possui nem escolas, est na hora de nossos governantes realmente investir na educao, criando escola, laboratrio de informtica e capacitando professores para essa realidade. Todos tem direito ao uso da tecnologia, acesso as redes sociais, podendo ser usado para a produo de conhecimento e interao com outras pessoas, fazendo amizades. Hoje uma aula a distancia uma das formas de inserir a

tecnologia no currculo escolar,as palestras, alem de muitas


outras formas. To importante como o caderno, giz e lpis o computador uma ferramenta indispensvel.(Sergio Amaral). Educao um direito de todos, to como a incluso digital.

Vale salientar que educar um ato poltico. Esta afirmao, feita por Paulo Freire em diversos momentos, promove a reflexo sobre um importante ponto: a educao, vista na condio de pratica social, no permite ao educador ocupar uma posio neutra frente s questes mais emergentes da sociedade.

No mais possvel planejar previamente, nem definir precisamente, de maneira antecipada, o que ir ser aprendido. Os percursos da pratica pedaggica e os perfis de competncia esto se constituindo, cada vez mais, de forma coletiva, ampliando a dificuldade de que programas e/ou currculos sejam homogeneizados. Em vez de uma aprendizagem hierarquizada, estruturada em nveis que pressupem uma ordenao e comparti mentalizao dos conhecimentos, hoje faz-se mais importante privilegiar a ampliao da utilizao de espaos que possibilitem processos de ensino e

aprendizagem emergentes, abertos, contnuos, em fluxos, no lineares, dialgicos e


dialticos, que se reorganizam conforme os objetivos ou contextos de cada sujeito, valorizando, ao mesmo tempo, a sua posio singular e coletiva

O mundo virtual trouxe consigo inmeras possibilidades de interao e compartilhamento de conhecimento. Levy (1999), faz consideraes acerca das realidades virtuais, observando que elas servem cada vez mais como mdia de comunicao. O autor complementa ainda que, de fato, as pessoas geograficamente dispersas podem interagir e alimentar grandes bases de dados espalhados pelo mundo da internet, modificando seus contedos compartilhados, gerando novas ideias e informaes que so redistribudas automaticamente para os membros da comunida.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA jmmoran@usp.br UNICAMP Captulo publicado no livro: Reflexes sobre conhecimento e educao, organizado por Maria Antonieta Oliveira. Macei, EDUFAL, 2000. p.69-124.

Вам также может понравиться