Вы находитесь на странице: 1из 36

UNIDADE IV PERSECUO PENAL - INQURITO POLICIAL

Conceito Natureza Caractersticas Valor probatrio Instalao Autoridade competente Prazos Concluso Termo Circunstanciado Representao e Requerimento Arquivamento

PERSECUO CRIMINAL

Praticado o fato delituoso o dever de punir do Estado sai de sua abstrao hipottica e potencial para buscar existncia concreta e efetiva. A apario do delito por obra de um ser humano torna imperativa sua persecuo por parte da sociedade (persecutio criminis) a fim de ser submetido o delinqente pena que tenha sido prevista em lei.

A polcia funo essencial do Estado. Dela se serve a Administrao para limitar coercitivamente o exerccio da atividade individual, a fim de garantir o bem geral e o interesse pblico. Consiste a Polcia no conjunto de servios organizados pela Administrao Pblica para assegurar a ordem pblica e garantir a integridade fsica e moral das pessoas, mediante limitaes impostas atividade pessoal.

POLCIA
Quanto ao seu objeto a Polcia se divide em: Polcia Administrativa ou de Segurana e Polcia Judiciria. 1 A Polcia de Segurana, tambm chamada de Polcia preventiva, tem por objetivo as medidas preventivas, visando impedir a turbao da ordem pblica, ou seja, a no-alterao da ordem jurdica. A Polcia Judiciria exerce aquela atividade, de ndole eminentemente administrativa, de investigar o fato tpico e apurar a respectiva autoria.

A investigao criminal atividade estatal da persecutio criminis destinada a preparar a ao penal. Da apresentar carter preparatrio e informativo, visto que seu objetivo o de levar aos rgos da ao penal os elementos necessrios para a deduo da pretenso punitiva em juzo. A investigao no se confunde com a instruo. Objeto da primeira a obteno de dados informativos para que o rgo da acusao verifique se deve ou no propor a ao. Objeto do procedimento instrutrio, ou a colheita de provas para demonstrao da legitimidade da pretenso punitiva, ou do direito de defesa, ou ento a formao da culpa quando for comp. do tribunal do Jri.

A persecutio criminis, como visto, o caminho percorrido pelo EstadoAdministrao para que seja aplicada uma pena ou medida de segurana quele que cometeu uma infrao penal, consubstanciando-se em trs fases, quais sejam -Investigao criminal -Ao Penal -Execuo Penal

INQURITO POLICIAL

Conceito
um conjunto de diligncias realizadas pela Polcia Judiciria visando elucidar as infraes penais e sua autoria, quando os fatos que a Polcia de Segurana pretendia prevenir no puderam ser evitados... ou, ento, aqueles fatos que a Polcia de Segurana nem sequer imaginava pudessem acontecer.

Finalidade do IPL Conforme vrios dispositivos do CPP, notadamente os arts. 4 e 12 do CPP, h de se concluir que o inqurito visa apurao da existncia de infrao penal e respectiva autoria, a fim de que o titular da ao penal disponha de elementos que o autorizem a promov-la. Apurar a infrao penal colher informaes a respeito do fato criminoso. Apurar a autoria significa que a Autoridade Policial deve desenvolver a necessria atividade visando descobrir, conhecer o verdadeiro autor do fato infringente da norma.

O INQURITO POLICIAL TEM NATUREZA ADMINISTRATIVA. SO SEUS CARACTERES: SER ESCRITO, SIGILOSO, E INQUISITIVO, J QUE NELA NO H O CONTRADITRIO. NO INQURITO POLICIAL NO H ACUSADO, PORQUE NO PROCESSO. O INQURITO MEDIDA PREPARATRIA PAR O EXERCCIO DA AO PENAL, DESDE QUE O TITULAR DA AO PENAL DISPONHA DE ELEMENTOS QUE O AUTORIZEM A INGRESSAR EM JUZO.

Natureza e caracteres do IPL


O inqurito policial tem natureza administrativa. So seus caracteres: 1 ser escrito (art. 9 do CPP); 2 ser sigiloso (art. 20 do CPP); 3 e ser inquisitivo; (Segundo Capez) 4 Oficialidade; 5 oficiosidade; 6 Autoritariedade; 7 Indisponibilidade.

Preceitua o artigo 144 da CF ser a segurana pblica um dever do Estado, valendo-se este da policia para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio Presidncia do inqurito policial, cabe autoridade policial, embora as diligncias realizadas possam ser acompanhadas pelo representante do Ministrio Pblico. Outras investigaes criminais, podem ser presididas, conforme dispuser a lei, por outras autoridades. o caso que se d por exemplo, quando um juiz e investigado, quando,no curso da investigao, houver indcio da prtica de crime por parte do magistrado, a autoridade remetera os respectivos autos ao Tribunal correspondente.

Incio do IPL
com a notitia criminis que a Autoridade Policial d incio s investigaes. Essa notcia de crime pode ser:
1 - de cognio imediata; 2 de cognio mediata; 3 de cognio coercitiva.

A investigao criminal, em qualquer de suas formas, tem incio com a noticia do crime. Chama-se notitia criminis o conhecimento espontneo ou provocado que tema autoridade pblica da prtica de um fato delituoso. A notcia do crime espontnea a que se d por cognio imediata ou comunicao no formal, isto , por meio de formas diretas de conhecimento do fato delituoso. A nottia criminis provocada o ato jurdico com que algum da conhecimento a um dos rgos da persecutio criminis, ou autoridade com funes investigatrias da prtica de fato delituoso.

A vox pblica, as informaes da imprensa, a investigao de um funcionrio subalterno, a descoberta de um cadver feita ocasionalmente, a comunicao telefnica de algum acontecimento delituoso, tudo isso so ex de notitia criminis no provocada. J a delao da vtima, a denncia de qualquer do povo,levada diretamente polcia, a representao a requisio judicial ou do Ministrio Pblico constituem formas de notitia criminis provocada, ou melhor, de noticia do crime consubstanciada num ato jurdico

A notitia criminis pode ainda ser revestir-se de forma coercitiva: o que se d coma priso em flagrante delito. A notcia do crime (a comunicao feita a rgos da persecuo penal sobre a prtica de uma infrao penal) pode ser dirigida autoridade policial (CPP artigo 5, nII, pargrafos 3 e 5), ou ao Ministrio Pblico ( idem artigos 27, 39 e 40). Excepcionalmente pode a notitia criminis ser endereada ao Juiz (idem, artigos 39 e 531). Pode ainda ser destinatrio o Poder Legislativo, Assmblia Legislativa, Cmara dos Deputados e o Senado Federal, crimes de responsabilidade dos governadores de Estado e Presidente da Repblica.

Tratando-se de crime de ao pblica incondicionada, a Autoridade Policial, dele tomando conhecimento, instaura o inqurito: a) de ofcio; b) mediante requisio da Autoridade Judiciria; c) mediante requisio do rgo do Ministrio Pblico, ou, enfim, mediante requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representlo.

TTULO II DO INQURITO POLICIAL

Praticado um ato definido como infrao penal, surge para o Estado o jus puniendi , que s pode ser concretizado atravs do processo; na ao penal que deve ser deduzida um juzo a pretenso punitiva do Estado. A fim de se propor a ao penal, entretanto, necessrio que o Estado disponha de um mnimo de elementos probatrios que indiquem a ocorrncia de uma infrao penal e sua autoria, sendo o mais comum que isso seja obtido com o inqurito policial. Cabe policial judiciria, exercida pelas autoridades policiais, a atividade destinada a apurao das infraes penais e da autoria por meio do inqurito policial, preliminar ou preparatrio da ao penal.

-Providncias a serem adotadas Formular o indiciamento Encerramento Relatrio circunstanciado. Prazo Indiciado Solto 30 dias Indiciado Preso 10 dias Prazos especiais Lei 5.010/66 Solto 30 dias Preso 15 + 15 Lei 11.343. Prazo 30 dias Preso 90 dias solto Lei 1.521 economia popular 10 dias geral

Arquivamento O arquivamento do inqurito cabe ao juiz, a requerimento do Ministrio Pblico. Este, de acordo com o princpio da obrigatoriedade, deve formular um juzo de valor sobre o seu contedo,para avaliar a existncia, ou no, de elementos suficientes para fundamentar a acusao. Caso no encontre tais elementos (tipicidade do fato,indcios de autoria, condies de procedibilidade ou de punibilidade), cumpre-lhe requere ao juiz o arquivamento . Pode tambm requerer o arquivamento quando estiver demonstrado cabalmente pelos elementos colhidos que o indiciado atuou sob uma das causas excludentes da ilicitude.

O inqurito referente a crime de ao pblica no pode ser arquivado pelo juiz, ou pelo tribunal,sem a manifestao do Ministrio Pblico. Caso tal ocorra, cabe do despacho correio parcial, ou,no tribunal, agravo. Registre-se que inadmissvel o arquivamento de peas sem deciso judicial. O despacho em que se arquiva o inqurito policial ou a pela de informao, a pedido do Ministrio Pblico, irrecorrvel. No pode tambm o juiz, aps o recebimento, reconsiderar a deciso e arquivar os autos. Entretanto, os juzes devem recorrer de ofcio sempre que arquivarem autos de inqurito policial referentes a crimes contra a economia popular ou contra a sade pblica.

O juiz no est obrigado a atender, de incio, o pedido de arquivamento do M P,podendo remeter o inqurito, caso no se convena das razes invocadas para o pedido do arquivamento,ao Procurador Geral de Justia. A este cabe a deciso final sobre o oferecimento ou no da denncia (princpio da devoluo). O juiz atua, na hiptese da remessa, numa funo anormal, de fiscal do princpio da obrigatoriedade da aopenal pblica. No cabe ao juiz, caso seja requerido o arquivamento, determinar diligncias. Caso no concorde como pedido de arquivamento, por entender que outras diligcnias devem ser realizadas,cumpre-lhe encaminhar os autos ao Procurador-Geral que se pronunciar a respeito.

Recebendo os autos do inqurito, o Procurador pode: A)oferecer a denncia B)designar outro representante do MP para ofere-la C)insistir no arquivamento. Insistindo o Procurador-Geral no pedido de arquivamento o juiz obrigado a atend-lo,como deixa claro o dispositivo. No lhe cabe recurso de ofcio ou pedido de diligncias posteriores manifestao do chefe do Parquet

Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. (Redao dada pela Lei n 9.043, de 09.05.95) Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo

Art. 5o Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I de ofcio; II mediante requisio da autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo.

1o O requerimento a que se refere o no II conter sempre que possvel: a) a narrao do fato, com todas as circunstncias; b) a individualizao do indiciado ou seus sinais caractersticos e as razes de convico ou de presuno de ser ele o autor da infrao, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; c) a nomeao das testemunhas, com indicao de sua profisso e residncia. 2o Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso para o chefe de Polcia. 3o Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial, e esta, verificada a procedncia das informaes, mandar instaurar inqurito. 4o O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. 5o Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la.

Art. 6o Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.03.94) (Vide Lei n 5.970, de 1973) II apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais; (Redao dada pela Lei n 8.862, de 28.03.94) III colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV ouvir o ofendido; V ouvir o indiciado, com observncia, no que for aplicvel, do disposto no Captulo III do Ttulo VII, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por 2 (duas) testemunhas que lhe tenham ouvido a leitura;

VI proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes; VII determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias; VIII ordenar a identificao do indiciado pelo processo datiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter

Art. 7o Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. Art. 8o Havendo priso em flagrante, ser observado o disposto no Captulo II do Ttulo IX deste Livro Art. 9o Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade

Art. 10. O inqurito dever terminar no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 (trina) dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela. 1o A autoridade far minucioso relatrio do que tiver sido apurado e enviar autos ao juiz competente. 2o No relatrio poder a autoridade indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas. 3o Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz....

Art. 11. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, acompanharo os autos do inqurito. Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra.

Art. 13. Incumbir ainda autoridade policial: I fornecer s autoridades judicirias as informaes necessrias instruo e julgamento dos processos; II realizar as diligncias requisitadas pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico; III cumprir os mandados de priso expedidos pelas autoridades judicirias; IV representar acerca da priso preventiva.

Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Art. 15. Se o indiciado for menor, ser-lhe- nomeado curador pela autoridade policial. Art. 16. O Ministrio Pblico no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia

Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito. Art. 18. Depois de ordenado o arquivamento do inqurito pela autoridade judiciria, por falta de base para a denncia, a autoridade policial poder proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notcia. Art. 19. Nos crimes em que no couber ao pblica, os autos do inqurito sero remetidos ao juzo competente, onde aguardaro a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou sero entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado..

Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes, salvo no caso de existir condenao anterior. (Includo pela Lei n 6.900, de 14.04.81) Art. 21. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. Pargrafo nico. A incomunicabilidade, que no exceder de 3 (trs) dias, ser decretada por despacho fundamentado do juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do rgo do Ministrio Pblico, respeitado, em qualquer hiptese, o disposto no art. 89, III, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei no 4.215, de 27 de abril de 1963). (Redao dada pela Lei n 5.010, de 30.05.66)

Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrio policial, a autoridade com exerccio em uma delas poder, nos inquritos a que esteja procedendo, ordenar diligncias em circunscrio de outra, independentemente de precatrias ou requisies, e bem assim providenciar, at que comparea a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presena, noutra circunscrio. Art. 23. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, ou repartio congnere, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado modelos ipl port\ApresentaoAlterado.ppt

Вам также может понравиться