Вы находитесь на странице: 1из 20

Fato social

deve ser tratado como coisa


So fatos no conhecidos.

O fato social deve ser definido pela observao. Atravs de uma metodologia cientfica objetiva. Devem ser estudados do exterior. Todo fato social tem como causa um outro fato social, nunca um fato da psicologia individual. O fato social especfico, provocado pela associao dos indivduos. Os fatos sociais podem ser objetos de uma cincia geral, a sociologia.

Fato social

O fato social exterior aos

indivduos na medida em que j existe antes e fora deles. Isto d um carter objetivo aos fatos sociais. Os fatos sociais, justamente por serem exteriores (mesmo que sentidos interiormente por cada um), exercem uma fora coercitiva nos indivduos. Esta coao a sociedade que se manifesta em cada um. Normalmente agimos, sentimos ou pensamos de acordo com as formas sociais que j esto estabelecidas.

Regras de observao dos fatos sociais

preciso diferenciar as representaes individuais das representaes coletivas. Todos precisam explicar o mundo e fazemos isso atravs de idias sobre as coisas: as pr-noes. Mas elas se diferenciam do que as coisas realmente so. As pr-noes servem para uso geral da vida. As representaes coletivas so instncias racionais da sociedade. Passveis portanto de serem estudadas objetivamente. Os fenmenos sociais so dados apresentados aos socilogos, porque se oferecem como objeto de observao da realidade.

Categorias de Anlise
Representaes Coletivas

no so as somas das representaes individuais. elas tomam uma outra dimenso. Tm uma especificidade em relao s representaes individuais. o estudo da sociologia deve se concentrar na natureza da coletividade.

Tal como para os indivduos a sade boa para a sociedade, e as doenas devem ser evitadas. O papel da cincia de conhecer, atravs de critrios objetivos, a distino entre sade e doena para termos uma possibilidade de ao prtica. A cincia se torna um orientador das condutas em sociedade. Normal so as formas mais gerais dos fenmenos sociolgicos, tais como se apresentam. So formas mais regularmente encontradas nas sociedades e, patolgicas (ou mrbidas), so as formas incomuns. Relativiza o conceito de sade e de doena, j que no h fatos sociais bons ou maus por natureza. Tudo depende do contexto social ao qual ele se apresenta. O crime normal, pois est em todas as sociedades.

O Normal e o Patolgico

Normal e patolgico O crime necessrio, diz Durkheim, pois est ligado prpria constituio das sociedades. Ele est ligado constituio moral e do direito das sociedades, assim como sua evoluo normal. O direito e a moral vo se modificando na medida em que as condies sociais se modificam. O crime est na prpria constituio das sociedades porque faz parte do seu processo de mudana. Seno teramos ordens sociais imveis e no haveria espao para a originalidade dos homens se manifestar. Quantas vezes, com efeito, o crime no uma simples antecipao da moral futura, um encaminhamento para o mundo do futuro! (p.122) O homem de Estado no deve conduzir violentamente a sociedade para um determinado ideal, que melhor lhe aprouver. Ele deve fazer o papel de mdico, de prevenir o encadeamento de doenas pelo conhecimento que detm sobre os padres de normalidade. Isto tanto para refrear comportamentos patolgicos, como para modificar normas que j no condizem com os anseios da sociedade.

Da Diviso do Trabalho Social


Durkheim parte da preocupao em definir uma cincia da moral. busca estabelecer a funo social da moral nas sociedades. neste sentido busca compreender como os indivduos se relacionam com o todo social. A moral ento posta como um princpio regulador de todas as sociedades. Ela surge com a solidariedade advinda da diviso social do trabalho parte-se, ento, do fato social diviso do trabalho para conhecer as sociedades e sua moralidade. isto significa que se parte de pressupostos sociais para explicar como os homens se organizam em sociedade.

Sociedades arcaicas

Sociedades complexas

solidariedade mecnica (por semelhana) sentimentos coletivos indivduo o que os outros so. integrao dos membros da sociedade. pouco ou nenhum contato com outros grupos.

Solidariedade orgnica moderna diviso do trabalho. diferenciao entre os membros. muito contato com outras sociedades.

Solidariedade Social e Diviso social do trabalho

Os indivduos tm relaes sociais. Essas relaes so pautadas pela semelhana ou pela dependncia mtua: tanto em relaes de amizade, em relaes conjugais, como nas relaes sociais dadas pela diviso do trabalho. Ou seja, so as relaes sociais pautadas pela solidariedade social. O trabalho , ento, uma categoria central para a sociologia de Durkheim. A solidariedade social, porm, um fenmeno completamente moral que, por si mesmo, no se presta observao exata nem sobretudo medida.

Solidariedade Social e Diviso social do trabalho

As sociedades mais complexas, com uma diviso do trabalho mais acentuada, possuem uma organizao social cada vez maior, e a expresso disto est justamente na organizao jurdica de cada sociedade. preciso diferenciar os tipos de solidariedade social, atravs de fatos sociais exteriores (atravs do mtodo) para conhecer as diferentes sociedades. Durkheim elege o direito para esta tarefa. O direito representa, nesta medida, os efeitos sociais exteriores das diferentes solidariedades sociais.

Por que, para Durkheim, a diviso do trabalho ocorre?


Durkheim busca esta explicao nas sociedades primitivas e na passagem lenta e progressiva de uma solidariedade mecnica para uma solidariedade orgnica, ou seja, para as sociedades complexas. Os homens podem desempenhar plenamente suas capacidades humanas com a diviso do trabalho: especializarse aprofundar conhecimentos, utilizando potencialidades humanas. Assim, os homens no ficam atrelados somente a conhecimentos superficiais, o que seria extremamente redutor. Quais so os efeitos destas transformaes para a sociedade? e para os indivduos? Como agente passivo da sociedade, ao mesmo tempo em que sujeito ativo, o indivduo sofre grandes transformaes ao longo deste processo. Isto representa uma mudana na forma como as sociedades se organizam e como os indivduos se situam nestas sociedades complexas.

Expanso do individualismo. H um culto ao indivduo nas sociedades modernas que ocorre atravs do processo de secularizao de grande parte dos setores sociais. A diviso do trabalho d sociedade uma interdependncia funcional entre suas diferentes instituies. H um aumento de densidade nos contatos sociais que acarreta uma mudana na moralidade e isso se reflete na dinmica social. A sociedade se organiza por cooperao, e ela define uma nova moralidade para a sociedade. Na sociedade complexa h normas que regulam os contratos entre as pessoas, e esses contratos so regidos por prescries bem definidas.

Quais os problemas que podem surgir nas sociedades complexas?


Se no consegue formar a solidariedade orgnica a sociedade se encontra em situao de anomia. + Durkheim admite que o desenvolvimento industrial trouxe um conflito entre capital e trabalho assalariado. Mas, para ele, este conflito no se funda na diviso do trabalho e sim pelo desenvolvimento da diviso econmica. # Para que isso no ocorra a diviso da trabalho no pode ser imposta de uma classe para outra. Ela deve ser realizada de acordo com a distribuio dos talentos e das capacidades. Assim, acredita que as posies privilegiadas no podem ser monopolizadas por uma classe dirigente.

Sociedades complexas

solidariedade orgnica. diviso especializada do trabalho. individualismo. o Estado desempenha papel regulador destas sociedades. leis, regras jurdicas que regulam a esfera social (sano restitutiva).

Solidariedade orgnica e solidariedade mecnica


Fonte: S. Lukes

Solidariedade mecnica

Solidariedade orgnica

Baseada nas semelhanas (predominant e nas sociedades menos avanadas)

Baseada na diviso do trabalho (predominant e nas sociedades avanadas Forte interdependn cia (vnculos sociais relativamente fortes) Volume de populao relativamente alto

1. Base morfolgi ca

Pouca interdependn cia (vnculos sociais relativamente frgeis) Volume de populao relativamente baixo

2.Tipo de Predomnio normas do direito (tipificad penal as por leis)

Predomnio do direito cooperativo (civil, comercial, administrativ oe constituciona l

3. Traos Alta Baixa formais da intensidade intensidade conscinci a coletiva Alta determina o Autoridade coletiva absoluta Baixa determina o Maior espao para iniciativas e reflexes

O Suicdio
Durkheim mostra neste texto a pertinncia de uma pesquisa sociolgica atravs do estudo de um ato absolutamente privado: o suicdio. Busca as caractersticas sociais nele envolvidas e, assim, mostra-o como um ato social, na medida em que suas causas esto ligadas s instituies sociais, como a famlia, a religio, a economia, etc. Para Durkheim era preciso estabelecer uma correlao entre o suicdio e o contexto social. E isto seria possvel porque h uma regularidade nas taxas de suicdio que podem nos fornecer caractersticas universais deste ato. Ele busca ento nas estatsticas traos importantes que possam mostrar motivaes gerais para o suicdio. Durkheim usa de estatsticas simples para compor seu objeto.

h trs classificaes de tipos, ligadas s suas causas:


o suicdio egosta varia na razo inversa do grau de integrao dos grupos sociais (religiosos, domsticos, polticos). Seria motivado por um isolamento exagerado do indivduo em relao sociedade, ele se torna marginalizado, com laos frgeis com o grupo social; o suicdio altrusta ocorre quando indivduos esto mais ligados ao grupo do que a si prprios, e as regras do grupo se tornam valores coletivos to fortes que podem provocar o seu sacrifcio em nome dessas regras (geralmente ocorre em grupos de militares). o suicdio anmico o que tem maior interesse para sua obra. Ocorre um aumento deste tipo de suicdio quando h um relaxamento das regras sociais, ou seja, em situaes de anomia social. Ele acontece mais freqentemente em perodos de crise econmica; surge tambm em casos de desestruturao familiar (por exemplo, por causa de um divrcio). O indivduo no aceita os limites morais que a sociedade impe e se desespera por

Durkheim em O suicdio busca, 4 caractersticas sociais principais: idade, sexo, estado civil e lugar de residncia. A partir disso, faz cruzamentos estatsticos entre as taxas de suicdio e essas caractersticas. A partir destes cruzamentos Durkheim estabelece relaes sociais que dizem respeito integrao social dos indivduos. Ele faz isto atravs de anlises sociolgicas, como por exemplo: apontar a famlia como uma instituio que protege os indivduos do suicdio (pessoas casadas, em qualquer cruzamento, matam-se menos que pessoas solteiras). A famlia, assim, aparece como forte elemento integrador dos indivduos sociedade. Assim, podemos concluir que o suicdio varia na razo inversas do grau de integrao do indivduo sociedade. E h certos comportamentos que favorecem esta integrao, tais como: a religio, a famlia, a poltica.

Seu estudo volta-se para um fenmeno patolgico, para mostrar o que mais ameaa a sociedade moderna: a anomia. E como evit-la? Nas sociedades modernas os indivduos so e se sentem individuais, como diz Aron (As etapas do pensamento sociolgico, 1982). Os indivduos querem, assim, conseguir o que desejam para si, o que acreditam ser seu direito. Para tanto, preciso haver justia para que as sociedades sejam estveis. E, assim, preciso que haja integrao social dos indivduos com a sociedade, o que favorecido atravs do estabelecimento da solidariedade orgnica.

Вам также может понравиться