Вы находитесь на странице: 1из 11

Disciplina: Histria da Arte II Profa. Me.

Luisa Fonseca

TRECENTISMO (sc. 14) -ainda estava concentrado na Itlia, mais especificamente em Florena. Principais expoentes artsticos: Giotto, Boccaccio e Petrarca. QUATROCENTISMO (sc. 15) - estendeu-se pela pennsula itlica e atingiu seu auge. So desse perodo Botticelli, L. da Vinci, Michelangelo e Rafael.

CINQUENCENTISMO - ltimo perodo do renascimento, em que as obras de arte atingiram seu mais elevado grau de elaborao. Espalhado por toda a Europa, no sculo 16, o movimento v tambm sua decadncia.

Trecentismo - valorizao do indivduo e dos detalhes


humanos e a ruptura com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval. Eram traos diretamente relacionados ao pensamento humanista.

Quatrocentismo - o racionalismo, o resgate da


esttica greco-romana e o experimentalismo.

Cinquecentismo - O maneirismo, um estilo


"anticlssico", e o barroco, ganham fora devido reao da Igreja.

De um modo geral, os pintores procuravam reproduzir a REALIDADE, sob a influncia do ideal de beleza grego. O esprito clssico, a ordem e as formas simtricas so traos marcantes dessa pintura. Podemos distinguir trs grandes escolas: 1. A FLORENTINA - se caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomnio da linha sobre a cor, como pelo "sfumato"; 2. A VENEZIANA - caracterizada pelo sentimento, pela emoo, o predomnio da cor sobre o desenho ou a linha; e 3. A ROMANA - tenta equilibrar linha e cor, razo e sentimento.

GIOTTO (1266-1337). Pintor italiano, introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o precursor da pintura renascentista, o elo entre essa e a pintura medieval. A caracterstica principal do seu trabalho a identificao da figura de santos com seres humanos de aparncia comum. Sua pintura coincide com a viso humanista que se consolidava naquele momento.

BOTTICELLI (1444-1510) Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em Florena. Trabalhou na decorao da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antigidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a ateno a leveza dos corpos esguios e desprovidos de fora: eles parecem flutuar, expressando suavidade e

LEONARDO DA VINCI (1452-1519). Maior figura da pintura renascentista, tambm da escola florentina, Leonardo considerava-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou mquinas voadoras, estudou mecnica, geologia, tica, hidrulica, anatomia, botnica e astronomia. Foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto. Seus estudos de perspectiva so considerados insuperveis. O "sfumato", tcnica de uso de tons claros e escuros, foi utilizado em suas obras com maestria. Seu trabalho mais conhecido, talvez a obra de arte mais reproduzida mundialmente, a "Monalisa".

TICIANO (1490-1576)

Foi o maior pintor da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitolgicas e retratos utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas. Suas obras tm um grande apego vida e beleza feminina. A paisagem, com freqncia, mais importante que as figuras. Um dos primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna.

RAFAEL (1483-1520). Da escola romana, destaca-se pela delicadeza de traos, conciliao do paganismo com o cristianismo e equilbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes convencionais, mas, com eminentes qualidades. Suas composies so expressivas na organizao e distribuio dos elementos, massas, volumes, reas, cores e linhas. Aplicou com sensibilidade os princpios matemticos e geomtricos em seus quadros.

MICHELANGELO (1475-1564). Arquiteto, pintor, poeta e escultor, difcil classificlo dentro das caractersticas gerais das escolas. A pedido do Papa Jlio 2, pintou o teto da Capela Sistina - nove retngulos para contar a histria da criao do mundo e do homem. As poses das figuras na capela so baseadas em famosas esculturas gregas e romanas. Por isso, uma das rarssimas imagens de Deus, seno a nica na cultura ocidental, apresenta um Deus de barba branca, como seriam na antigidade clssica Zeus e Posseidon, deuses considerados pais. Para os gregos antigos, a barba era uma insgnia de homem velho e sbio, modelo que persiste at os dias de hoje.

Em grupos, fazer o levantamento das obras por artistas e montar slides para aparesentao.

Вам также может понравиться