Вы находитесь на странице: 1из 10

Modelos OSI As 7 Camadas e suas funes

Nome : Ralbert Rodrigues Vargas. Data : 22/06/13

OSI Open System Interconnection


OSI Um Modelo aberto elaborado como Referencia para padronizar o desenvolvimento de produtos para a rede de comunicao . Este Modelo estabelece sete camadas para as funes de comunicaes de dados.

Quais as camadas :
As 7 camadas so :

7. Camada de Aplicao :
A camada de aplicao e a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos direto com ela atravs de softwares como cliente de correio, programas de mensagens instantneas, etc. Do ponto de vista do conceito, na minha opinio a camada 7 e basicamente a interface direta para insero/recepo de dados. Nela que atuam o DNS, o Telnet, o FTP, etc. E ela pode tanto iniciar quanto finalizar o processo, pois como a camada fsica, se encontra em um dos extremos do modelo!

6. Camada de Apresentao
A camada 6 atua como intermediaria no processo frente s suas camadas adjacentes. Ela cuida da formatao dos dados, e da representao destes, e ela a camada responsvel por fazer com que duas redes diferentes (por exemplo, uma TCP/IP e outra IPX/SPX) se comuniquem, traduzindo os dados no processo de comunicao. Alguns dispositivos atuantes na camada de Apresentao so o Gateway, ou os Traceivers, sendo que o Gateway no caso faria a ponte entre as redes traduzindo diferentes protocolos, e o Tranceiver traduz sinais por exemplo de cabo UTP em sinais que um cabo Coaxial entenda.

5. Camada de Sesso
Aps a recepo dos bits, a obteno do endereo, e a definio de um caminho para o transporte, se inicia ento a sesso responsvel pelo processo da troca de dados/comunicao. A camada 5 responsvel por iniciar, gerenciar e terminar a conexo entre hosts. Para obter xito no processo de comunicao, a camada de seo tm que se preocupar com a sincronizao entre hosts, para que a sesso aberta entre eles se mantenha funcionando. Exemplo de dispositivos, ou mais especificamente, aplicativos que atuam na camada de sesso o ICQ, ou o MIRC. A partir da, a camada de sesso e as camadas superiores vo tratar como PDU os DADOS.

4. Camada de Transporte
A camada de transporte responsvel pela qualidade na entrega/recebimento dos dados. Aps os dados j endereados virem da camada 3, hora de comear o transporte dos mesmos. A camada 4 gerencia esse processo, para assegurar de maneira confivel o sucesso no transporte dos dados, por exemplo, um servio bastante interessante que atua de forma interativa nessa camada o Q.O.S ou Quality of Service (Qualidade de Servio), que um assunto bastante importante fundamental no processo de internetworking, e mais adiante vou aborda-lo de maneira bem detalhada. Ento, aps os pacotes virem da camada de rede, j com seus remetentes/destinatrios, hora de entrega-los, como se as cartas tivessem acabados de sair do correio (camada 3), e o carteiro fosse as transportar (camada 4). Junto dos protocolos de endereamento (IP e IPX), agora entram os protocolos de transporte (por exemplo, o TCP e o SPX). A PDU da camada 4 o SEGMENTO.

3. Camada de Rede
Pensando em WAN, a camada que mais atua no processo. A camada 3 responsvel pelo trfego no processo de internetworking. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas. A camada 3 j entende o endereo fsico, que o converte para endereo lgico (o endereo IP). Exemplo de protocolos de endereamento lgico so o IP e o IPX. A partir da, a PDU da camada de enlace, o quadro, se transforma em unidade de dado de camada 3. Exemplo de dispositivo atuante nessa camada o Roteador, que sem dvida o principal agente no processo de internetworking, pois este determina as melhores rotas baseados no seus critrios, enderea os dados pelas redes, e gerencia suas tabelas de roteamento. A PDU da camada 3 o PACOTE.

2. Camada de Vinculo de Dados (Enlace)


Aps a camada fsica ter formatado os dados de maneira que a camada de enlace os entenda, inicia-se a segunda parte do processo. Um aspecto interessante que a camada de enlace j entende um endereo, o endereo fsico (MAC Address Media Access Control ou Controle de acesso a mdia) a partir daqui sempre que eu me referir a endereo fsico estou me referindo ao MAC Address. Sem querer sair do escopo da camada, acho necessria uma breve idia a respeito do MAC. MAC address um endereo Hexadecimal de 48 bits, tipo FF-C6-00-A2-05-D8. Na prxima parte do processo, quando o dado enviado camada de rede esse endereo vira endereo IP. A camada e enlace trata as topologias de rede, dispositivos como Switche, placa de rede, interfaces, etc., e responsvel por todo o processo de switching. Aps o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligvel, os transforma em unidade de dado, subtrai o endereo fsico e encaminha para a camada de rede que continua o processo. Sua PDU o QUADRO.

1. Camada Fisica
Como citei o anteriormente, onde se inicia o todo processo. O sinal que vem do meio (Cabos UTP por exemplo), chega camada fsica em formato de sinais eltricos e se transforma em bits (0 e 1). Como no cabo navega apenas sinais eltricos de baixa freqncia, a camada fsica identifica como 0 sinal eltrico com 5 volts e 1 como sinal eltrico com +5 volts. Vejam na figura abaixo o exemplo com a Senide. A camada fsica trata coisas tipo distncia mxima dos cabos (por exemplo no caso do UTP onde so 90m), conectores fsicos (tipo BNC do coaxial ou RJ45 do UTP), pulsos eltricos (no caso de cabo metlico) ou pulsos de luz (no caso da fibra tica), etc. Resumindo, ela recebe os dados e comea o processo, ou insere os dados finalizando o processo, de acordo com a ordem. Podemos associa-la a cabos e conectores. Exemplo de alguns dispositivos que atuam na camada fsica so os Hubs, tranceivers, cabos, etc. Sua PDU so os BITS

Вам также может понравиться