Вы находитесь на странице: 1из 11

O uso Sbio da Liberdade Crist

Corntios capitulo 10

1 Pois no quero, irmos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moiss 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual; 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus no se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.

Os pecados do povo de Israel

Cobia Idolatria Imoralidade Colocar Deus a prova Murmurao contra Deus

13 No vos sobreveio nenhuma tentao, seno humana; mas fiel Deus, o qual no deixar que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentao dar tambm o meio de sada, para que a possais suportar

Tentao no verso 13
No grego original = peirasmos Sentido mais prximo de teste do que tentao Tentao= aquilo que entra no nosso caminho para ns fazer pecar Provao= algo que Deus permite em nossa vida, para nos purificar, fortalecer

14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15 Falo como a entendidos; julgai vs mesmos o que digo.

16 Porventura o clice de bno que abenoamos, no a comunho do sangue de Cristo? O po que partimos, no porventura a comunho do corpo de Cristo? 17 Pois ns, embora muitos, somos um s po, um s corpo; porque todos participamos de um mesmo po . 18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifcios no so porventura participantes do altar? 19 Mas que digo? Que o sacrificado ao dolo alguma coisa? Ou que o dolo alguma coisa? 20 Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demnios, e no a Deus. E no quero que sejais participantes com os demnios. 21 No podeis beber do clice do Senhor e do clice de demnios; no podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demnios .22 Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?

A liberdade deve ser balanceada com responsabilidade

23 Todas as coisas so lcitas, mas nem todas as coisas convm; todas as coisas so lcitas, mas nem todas as coisas edificam.

25 Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da conscincia . 26 Pois do Senhor a terra e a sua plenitude. 27 Se, portanto, algum dos incrdulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vs, nada perguntando por causa da conscincia.

28 Mas, se algum vos disser: Isto foi oferecido em sacrifcio; no comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da conscincia; 29 conscincia, digo, no a tua, mas a do outro. Pois, por que h de ser julgada a minha liberdade pela conscincia de outrem? 30 E, se eu com gratido participo, por que sou vilipendiado por causa daquilo por que dou graas? 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou faais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glria de Deus. 32 No vos torneis causa de tropeo nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;

O exemplo de Paulo
33 assim como tambm eu em tudo procuro agradar a todos, no buscando o meu prprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos.

Вам также может понравиться