Вы находитесь на странице: 1из 34

Tcnico em Segurana do Trabalho

3 Semestre

Sistema
Conceito:

Um sistema (do grego sietemiun), um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

Objetivo:

Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema um conjunto de rgos funcionais, componentes, entida des, partes ou elementos e as relaes entre eles, a integrao entre esses componentes pode se dar por fluxo de informaes, fluxo de matria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicao entre os rgos componentes de um sistema.

Relate o sistema de sua empresa

Gesto
Conceito:

Gesto significa gerenciamento, administrao, onde existe uma instituio, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.

Objetivo:

de crescimento, estabelecido pela empresa atravs do esforo humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituies podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

Surgimento:

A gesto surgiu quando aps a revoluo industrial, os profissionais decidiram buscar soluo para problemas que no existiam antes, usando vrios mtodos de cincias, para administrar os negcios da poca o que deu inicio a cincia da administrao, pois necessrio o conhecimento e aplicao de modelos e tcnicas administrativas.

gesto um ramo das cincias humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes. gesto administrativa alm da tcnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemtica e estatstica a sociologia, a informtica entre outras.

Gestor:

As funes do gestor so em princpio fixar as metas a alcanar atravs do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnolgicos, ser um comunicador, um lder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decises precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

Sistema de Gesto:
Um

sistema de gesto uma estrutura comprovada para gerenciar e continuamente melhorar as polticas, procedimentos e processos de sua organizao. Um sistema de gesto ajuda sua organizao a atingir estas metas atravs de uma srie de estratgias, incluindo otimizao de processos, foco na gesto e pensamento disciplinado de gesto.

Por que os sistemas de gesto so importantes?


Lucratividade Competitividade Velocidade de mudana Adaptabilidade

Etapas para a implantao do Sistema de Gesto


Planejamento; Formao do sistema; Elaborao de metas; Treinamentos; Executar; Checar; Agir; Melhoria contnua.

Instruo de Trabalho(IT)
A

Instruo de Trabalho (IT) um documento muito importante, pois contm o modo correto de se executar uma determinada atividade. O importante que quem redigir a instruo de trabalho conhea detalhadamente a tarefa descrita ou tenha ajuda de quem possui esse conhecimento.

Exemplos:

Operao de mquina de fresa; Armazenagem de matria-prima a granel; Validao de novos produtos projetados; Seleo de candidatos a vagas de empregos; Polimento; Abastecimento de matria-prima; Alm de atividades como vendas internas, atendimento ao cliente

Procedimentos

usado para descrever regras, informaes mais detalhadas das atividades especficas para o gerenciamento do sistema da qualidade. responsvel por padronizar os processos gerenciais, tendo por caracterstica ser um padro de sistema.

Exemplos:
Controle

de documentos; Controle de registros; Controle de produtos no-conforme; Ao corretiva; Ao preventiva; Auditoria interna; Alm de um processo completo de um determinado departamento ou setor.

Organograma
Organograma

um grfico que representa a estrutura formal de uma organizao. Os organogramas mostram como esto dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relaes de comunicao existentes entre estes.

Fluxograma
Fluxograma

um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representao esquemtica de um processo, muitas vezes feito atravs de grficos que ilustram de forma descomplicada a transio de informaes entre os elementos que o compem. Podemos entend-lo, na prtica, como a documentao dos passos necessrios para a execuo de um processo qualquer.

Faa

o organograma e o fluxograma da sua empresa

PDCA

Plan (Planejar);Do (Executar); Check (Checar); Action (Agir).

um mtodo de soluo de problemas, este foi e a alma do Sistema Toyota de Produo, implica em, ao fazer alguma coisa, fazer melhor, evoluir e, para ficar excelente, fazer de forma sustentvel sem retrocessos, melhorando sempre, cada vez mais.

O Feedback
Feedback

significa dar retorno e tem capacidade de dar e receber opinies, crticas e sugestes com intuito de auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargo ou funo que ocupa.

No

possvel atingir a excelncia nos resultados da Avaliao de Competncia se no habituar-se a essa avaliao seguida de um bom Feedback, o trato com pessoas nem sempre fcil, mas de extrema importncia, pois atravs de uma equipe de pessoas com bom relacionamento que as organizaes conseguem chegar ao sucesso.

ISO 9001- Qualidade


A

ISO (International Organization for Standardization) uma organizao fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suia. Seu propsito desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os pases do mundo.

A ISO 9001, trata dos requisitos para sistemas de gesto da qualidade. Uma organizao que possui um sistema de gesto da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificao e obter o selo de conformidade ISO 9001.

Qualidade
Qualidade a adequao ao uso. a conformidade s exigncias.

Sistema de Gesto da Qualidade


Conjunto

de caractersticas que satisfaz a um requisito. Indo um pouco alm: qualidade significa satisfao dos clientes (internos, intermedirios e externos).

Certificao
Depois

de todo o processo elabora e realizado, a empresa padronizada e o processo funcionando, a empresa passa por uma auditoria, onde a mesma ser fiscalizada e analizada recebendo ou no o certificado almejado.

Вам также может понравиться