Вы находитесь на странице: 1из 62

Mltiplos Letramentos: habilidades e competncias no novo ENEM

191.511.583

24
45.962.780

11.503.580

6%

3%

5.745.340

ENEM
1998 / 2008
Habilidades e Competncias 63 testes + Redao

NOVO ENEM 2009


HABILIDADES COMPETNCIAS CONTEDOS

Linguagens e Cdigos (45) + Matemtica (45) + Cincias da Natureza (45) + Cincias Humanas (45) + Redao

SISU
Sistema de Seleo Unificada

Sistema colocado na internet pelo MEC para promover a seleo dos candidatos para vagas em algumas universidades pblicas do Pas. Podem se inscrever no SISU os candidatos que fizeram o ENEM e que tenham obtido nota maior do que zero na redao. O candidato deve escolher, por ordem de preferncia, at duas opes entre as vagas ofertadas pelas instituies participantes do SISU. Durante o perodo de inscrio, o candidato pode alterar suas opes. Ser considerada vlida a ltima inscrio confirmada.

Concesso de bolsas de estudos integrais e parciais pelo governo federal a estudantes de cursos de graduao em instituies privadas de educao superior. O aluno obrigatoriamente dever ter estudado todo o E.M. em escola pblica ou em particular com bolsa integral.

O aluno precisa ter obtido nota mnima de 450 pontos em cada uma das reas de conhecimento do ENEM e no ter zerado a redao. (2013).
Para concorrer a uma bolsa integral o candidato deve ter faixa de renda de at 1,5 sal.mnimo por membro da famlia; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de at 3 sal. mnimos por membro.

Balano metodolgico: ENEM e Novo ENEM

Acesso: mudana de paradigma


Na UFC 2007 a 2009

Avaliao do vestibular: - Papel indutor dos contedos curriculares; - Poltica de iseno insuficiente para insero da E.P; - Prevalncia do modelo tradicional de avaliao centrada na memorizao de contedos; - Seleo isolada para as IES; - nfase na teoria clssica de avaliao.

Acesso: mudana de paradigma


No Brasil em 2009
Novo

Enem: - Permanece a avaliao focada na averiguao das habilidades e competncias adquiridas ao longo da escolaridade bsica; - Cai a abordagem interdisciplinar; - MEC explicita objetos do conhecimento; - Adota a TRI como frmula de medida. SISU - Democratizao das oportunidades de acesso s vagas federais de ensino superior; - Induo reestruturao dos currculos do Ensino Mdio; - Possibilidade de mobilidade acadmica.

Surge

Acesso: mudana de paradigma

E os contedos?
No se desenvolvem competncias sem recorrer a contedos a menos que se queira, de forma caricatural, restringir a noo de competncia a prticas que mobilizam apenas os saberes do senso comum, aqueles derivados da experincia
(PCN+, Brasil, 2002, p.31)

Acesso: mudana de paradigma

ENEM desafios
-

180 Itens e Redao; Extenso dos itens ritmo de leitura; Caractersticas do Item; Marcao do gabarito cor da prova; TRI (Teoria de Resposta ao Item) modelo de medida. Quem sabe o mais, sabe o menos.(Yakawa)

A Matriz de Referncia e a Prova de 2012:

Anlises

NOVO ENEM
COMPETNCIAS E HABILIDADES

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias competncias

Matemtica e suas Tecnologias

Cincias da Natureza e suas Tecnologias

Cincias Humanas e suas Tecnologias competncias

competncias

competncias

9
habilidades
30 contedos

7
habilidades 30 contedos

8
habilidades 30 contedos

6
habilidades
30 contedos

Uma definio de competncias e habilidades


Entende-se por competncias cognitivas as modalidades

estruturais da inteligncia aes e operaes - que o sujeito utiliza para estabelecer relaes com e entre os objetos (inclusive o prprio conhecimento), situaes, fenmenos e pessoas que deseja conhecer. As habilidades instrumentais referem-se, especificamente, ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente do nvel estrutural das competncias j adquiridas e que se transformam em habilidades.
FINI, Maria Ins. Introduo. SAEB Matrizes Curriculares de Referncia.

MEC/INEP,1999.

Uma curiosidade. Por que:


1. 2. 3. 4. Cincias Humanas e suas tecnologias? Cincias da Natureza e suas tecnologias? Linguagens, Cdigos e suas tecnologias? Matemtica e suas tecnologias?

Tecnologia: aquilo que se produz a partir de uma conhecimento.

Alm das Competncias e Habilidades: Eixos cognitivos


(comuns a todas as reas de conhecimento)

I. Dominar linguagens (DL); II.Compreender fenmenos (CF); III.Enfrentar situaes-problema (SP); IV.Construir argumentao (CA); V.Elaborar propostas (EP).

Os 5 Eixos Cognitivos

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica e das lnguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenmenos (CF): construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. III. Enfrentar situaes-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaes-problema. IV. Construir argumentao (CA): relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Notas mximas e mnimas do Enem 2012


Os limites da escala, dentro de cada rea, variam conforme o nvel de dificuldade das questes da prova e o comportamento dos estudantes em cada questo. Portanto, o mnimo e mximo para cada rea avaliada no so pr-fixados. Em cada edio essa pontuao se altera. Confira abaixo as maiores e menores notas do Enem 2012:

O que representa a nota no ENEM?


Geralmente a mdia dos exames fica prxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste nmero for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relao mdia dos participantes. Mesmo raciocnio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relao ao obtido pela mdia.

Temas mais recorrentes nas ltimas provas: Linguagens, Cdigos e Suas Tecnologias

Interpretao de texto Relaes intertextuais Estudo das prticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade Produo e recepo de textos artsticos: interpretao e representao do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania O texto literrio: relaes entre produo literria e processo social, concepes artsticas, procedimentos de construo e recepo de textos Escolas Literrias (O Modernismo tem aparecido muito nas provas) Trabalho com a leitura e compreenso de diferentes gneros textuais Variao lingustica Funes da linguagem e Figuras de Linguagem Arte contempornea

UNECIM NO ANLISE DE ITENS DO


ENEM

Competncia de rea 1

Aplicar as tecnologias da comunicao e da informao na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Habilidade 1 Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterizao dos sistemas de comunicao Habilidade 2 Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicao e informao para resolver problemas sociais Habilidade 3 Relacionar informaes geradas nos sistemas de comunicao e informao, considerando a funo social desses sistemas Habilidade 4 Reconhecer posies crticas aos usos sociais que so feitos das linguagens e dos sistemas de comunicao e informao

Fora de ordem Em 1588, o engenheiro militar italiano Agostinho Romelli publicou Le Diverse et Artificiose Machine, no qual descrevia uma mquina de ler livros. Montada para girar verticalmente, como uma roda de hamster, a inveno permitia que o leitor fosse de um texto ao outro sem se levantar de sua cadeira. Hoje podemos alternar entre documentos com muito facilidade um clique no mouse suficiente para acessarmos imagens, textos, vdeos e sons instantaneamente. Para isso, usamos o computador, e principalmente a internet tecnologias que no estavam disponveis no Renascimento, poca em que Romelli viveu.

BERCITTO, D. Revista Lngua Portuguesa. Ano II. N14.

a)

b)
c) d) e)

HAB. 01 O inventor italiano antecipou, no sculo XVI, um dos princpios definidores do hipertexto: a quebra de linearidade na leitura e a possibilidade de acesso ao texto conforme o interesse do leitor. Alm de ser caracterstica essencial da internet, do ponto de vista da produo do texto, a hipertextualidade se manifesta tambm em textos impressos, como (ENEM/2010) dicionrios, pois a forma do texto d liberdade de acesso informao. documentrios, pois o autor faz uma seleo dos fatos e das imagens. relatos pessoais, pois o narrador apresenta sua percepo dos fatos. editoriais, pois o editorialista faz uma abordagem detalhada dos fatos. romances romnticos, pois os eventos ocorrem em diversos cenrios.

BRASIL. Ministrio da Sade, 2009 (adaptado).

HAB. 02 - O texto tem o objetivo de solucionar um problema social, (ENEM/2009) A) descrevendo a situao do pas em relao gripe suna. B) alertando a populao para o risco de morte pela Influenza A. C) informando a populao sobre a iminncia de uma pandemia de Influenza A. D) orientando a populao sobre os sintomas da gripe suna e procedimentos para evitar a contaminao. E) convocando toda a populao para se submeter a exames de deteco da gripe suna.

O "Portal Domnio Pblico", lanado em novembro de 2004, prope o compartilhamento de conhecimentos de forma equnime e gratuita, colocando disposio de todos os usurios da Internet, uma biblioteca virtual que dever constituir referncia para professores, alunos, pesquisadores e para a populao em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integrao, a preservao e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso s obras literrias, artsticas e cientficas (na forma de textos, sons, imagens e vdeos), j em domnio pblico ou que tenham a sua divulgao devidamente autorizada.
BRASIL. Ministrio da Educao. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado).

HAB 03- Considerando a funo social das informaes geradas nos sistemas de comunicao e informao, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica A) a dependncia das escolas pblicas quanto ao uso de sistemas de informao. B) a ampliao do grau de interao entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional. C) a democratizao da informao, por meio da disponibilizao de contedo cultural e cientfico sociedade. D) a comercializao do acesso a diversas produes culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informao e da comunicao. E) a produo de repertrio cultural direcionado a acadmicos e educadores.

Veja, 7 maio 1997.

HAB. 04 - Na parte superior do anncio, h um comentrio escrito mo que aborda a questo das atividades lingusticas e sua relao com as modalidades oral e escrita da lngua. Esse comentrio deixa evidente uma posio crtica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessrio A implementar a fala, tendo em vista maior desenvoltura, naturalidade e segurana no uso da lngua . B conhecer gneros mais formais da modalidade oral para a obteno de clareza na comunicao oral e escrita. C dominar as diferentes variedades do registro oral da lngua portuguesa para escrever com adequao, eficincia e correo. D empregar vocabulrio adequado e usar regras da norma padro da lngua em se tratando da modalidade escrita. E utilizar recursos mais expressivos e menos desgastados da variedade padro da lngua para se expressar com alguma segurana e sucesso.

Competncia de rea 2
Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais.

H5 Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas. H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas lingusticas, sua funo e seu uso social. H8 - Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica.

Competncia de rea 3

Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a prpria vida, integradora social e formadora da identidade.

Habilidade 9 Reconhecer as manifestaes corporais de movimento como originrias de necessidades cotidianas de um grupo social Habilidade 10 Reconhecer a necessidade de transformao de hbitos corporais em funo das necessidades cinestsicas Habilidade 11 Reconhecer a linguagem corporal como meio de interao social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptao para diferentes indivduos

O desenvolvimento das capacidades fsicas (qualidades motoras passveis de treinamento) ajuda na tomada de decises em relao melhor execuo do movimento. A capacidade fsica predominante no movimento representado na imagem : A- a velocidade, que permite ao msculo executar uma sucesso rpida de gestos em movimentao de intensidade mxima. B- a resistncia, que admite a realizao de movimentos durante considervel perodo de tempo, sem perda da qualidade da execuo. C- a flexibilidade que permite amplitude mxima de um movimento, em uma ou mais articulaes, sem causar leses. D- a agilidade, que possibilita a execuo de movimentos rpidos e ligeiros com mudanas de direo. E- o equilbrio, que permite a realizao dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.

Competncia de rea 4

Compreender a arte como saber cultural e esttico gerador de significao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade.
Para avaliar essa competncia, o Enem aborda a arte em diferentes manifestaes: artes plsticas, danas, textos teatrais, msica etc.

Habilidade 12 Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais Habilidade 13 Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos Habilidade 14 Reconhecer o valor da diversidade artstica e das inter-relaes de elementos que se apresentam nas manifestaes de vrios grupos sociais e tnicos

Na busca constante pela sua evoluo, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas ltimas dcadas do sculo XVIII e no incio do sculo XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os personagens da nobreza e da burguesia, alm de cenas mticas e histrias cheias de vigor.
(RAZOUK, J. J. (Org.). Histrias reais e belas nas telas. Posigraf, 2003.)

Atualmente, os artistas apropriam-se de desenhos, charges, grafismo e at de ilustraes de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes pocas, como na seguinte imagem:

Romero Brito. Gisele e Tom.

Andy Warhol. Michael Jackson

Funny Filez. Monabean

Andy Warhol. Marilyn Monroe.

Pablo Picasso. Retrato de Jaqueline Roque com as Mos Cruzadas.

HAB. 13 - Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.

Competncia de rea 5

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes,de acordo com as condies de produo e recepo.
Esta competncia, ao contrrio da anterior, analisa um tipo especfico artstica: o texto literrio de manifestao

Habilidade 15 Estabelecer relaes entre o texto literrio e o momento de sua produo, situando aspectos do contexto histrico, social e poltico Habilidade 16 Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio Habilidade 17 Reconhecer a presena de valores sociais e humanos atualizveis e permanentes no patrimnio literrio nacional

O apanhador de desperdcios
Uso a palavra para compor meus silncios. No gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito s que vivem de barriga no cho tipo gua pedra sapo. Entendo bem o sotaque das guas Dou respeito s coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que avies. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos msseis. Tenho em mim um atraso de nascena.

Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundncia de ser feliz por isso. Meu quintal maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdcios: Amo os restos como as boas moscas. Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu no sou da informtica: eu sou da invenciontica. S uso a palavra para compor meus silncios.
BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdcios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do sculo 21. So Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74

4. prprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importncia no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorizao expressa por meio da linguagem (A) denotativa, para evidenciar a oposio entre elementos da natureza e da modernidade. (B) rebuscada de neologismos que depreciam elementos prprios do mundo moderno. (C) hiperblica, para elevar o mundo dos seres insignificantes. (D) simples, porm expressiva no uso de metforas para definir o fazer potico do eu-lrico poeta. (E) referencial, para criticar o instrumentalismo tcnico e o pragmatismo da era da informao digital.

Habilidade 15 Estabelecer relaes entre o texto literrio e o momento de sua produo, situando aspectos do contexto histrico, social e poltico.

Competncia de rea 6

Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de significados, expresso, comunicao e informao
Essa competncia refere-se, sobretudo, s estratgias de coeso textual a diferentes gneros textuais e tipos textuais

Habilidade 18 Identificar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos Habilidade 19 Analisar a funo da linguagem predominante nos textos em situaes especficas de interlocuo Habilidade 20 Reconhecer a importncia do patrimnio lingustico para a preservao da memria e da identidade nacional

Aumento do efeito estufa ameaa plantas, diz estudo O aumento de dixido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustveis fsseis e das queimadas, pode ter consequncias calamitosas para o clima mundial, mas tambm pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Sua, mostraram que, embora o dixido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gs prejudicam a sade das plantas e tm efeitos incalculveis na agricultura de vrios pases.

(ENEM/2009) O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manuteno temtica. A partir dessa perspectiva, conclui-se que (A) a palavra mas, na linha 3, contradiz a afirmao inicial do texto: linhas 1 e 2. (B) a palavra embora, na linha 4, introduz uma explicao que no encontra complemento no restante do texto. (C) as expresses: consequncias calamitosas, na linha 2, e efeitos incalculveis, na linha 6, reforam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa. (D) o uso da palavra cientistas, na linha 3, desnecessrio para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em estudo no ttulo do texto. (E) a palavra gs, na linha 5, refere-se a combustveis fsseis e queimadas, nas linhas 1 e 2, reforando a ideia de catstrofe.
HAB. 18 - Identificar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.

Habilidade 19 Analisar a funo da linguagem predominante nos textos em situaes especficas de interlocuo

Competncia de rea 7

Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especficas.

Uma das habilidades centrais englobadas pela stima competncia inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico alvo, pela anlise dos procedimentos argumentativos utilizados (H23).

Habilidade 21 Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos Habilidade 22 Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos Habilidade 23 Inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico alvo, pela anlise dos procedimentos argumentativos utilizados Habilidade 24 Reconhecer no texto estratgias argumentativas empregadas para o convencimento do pblico, tais como a intimidao, seduo, comoo, chantagem, entre outras

Observe as charges, que satirizam a relao que hoje h entre a maioria dos candidatos e o eleitor. Considerando-se os elementos verbais e no verbais, concluise que: a) As duas charges apresentam texto verbal fora dos bales que ajudam a compor a stira. b) Apenas na charge 2, o segundo quadro decisivo para a concluso da stira. c) Na charge 01, apenas o primeiro quadro j seria suficiente para caracterizao do humor. d) Nas duas charges, apenas o eleitor demonstra sensao de felicidade. e) As duas charges no so colocadas como uma sequncia.
Habilidade 21 Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos

As duas charges estabelecem uma relao entre a imagem dos personagens (candidato e poltico) e o contexto (eleies e a busca por votos). O efeito que se pretende produzir ao relacionar o ltimo quadro de cada uma das charges : a) de que os polticos ainda podem mudar a imagem. b) de que os eleitores levam a poltica atual a srio. c) de que os polticos no servem mais para nada. d) de que os eleitores no respeitam mais os polticos. e) de que os polticos buscam a todo custo um eleitor.
Habilidade 22 Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos

Ao considerar as duas charges acima como uma sequncia, pode-se concluir que o objetivo do chargista : a) Banalizar o modo como se d o processo eleitoral. b) Satirizar a funo social determinada aos eleitores. c) Vingar o descaso dos polticos para com os eleitores. d) Conscientizar os polticos sobre suas atuaes. e) Ironizar a ingenuidade dos eleitores.
Habilidade 23 Inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico alvo, pela anlise dos procedimentos argumentativos utilizados

Competncia de rea 8

Compreender e usar a lngua portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integradora da organizao do mundo e da prpria identidade.
Todas as habilidades dessa competncia reportam-se variao lingustica, incluindo o emprego da variedade padro

Habilidade 25 Identificar, em textos de diferentes gneros, as marcas lingusticas que singularizam as variedades lingusticas sociais, regionais e de registro Habilidade 26 Relacionar as variedades lingusticas a situaes especficas de uso social Habilidade 27 Reconhecer os usos da norma padro da lngua portuguesa nas diferentes situaes de comunicao

Competncia de rea 9

Entender os princpios, a natureza, a funo e o impacto das tecnologias da comunicao e da informao na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos cientficos, s linguagens que lhes do suporte, s demais tecnologias, aos processos de produo e aos problemas que se propem solucionar.

H28 Reconhecer a funo e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicao e informao. H29 Identificar pela anlise de suas linguagens, as tecnologias da comunicao e informao. H30 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

A maioria das declaraes do imposto de renda realizada pela Internet, o que garante maior eficincia e rapidez no processamento das informaes. Os servios oferecidos pelo Governo, via Internet, visam: a) gerar mais despesas aos cofres pblicos. b) criar mais burocracia no relacionamento com o cidado. c) facilitar e agilizar os servios disponveis. d) vigiar e controlar os atos dos cidados. e) definir uma poltica que privilegia a alta sociedade.
H30 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

O QUE PODE CAIR NA PROVA DE LINGUAGEM, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM 2012

1 - Estudo do texto: as sequncias discursivas e os gneros textuais no sistema de comunicao e informao. 2 - Estudo das prticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade. 3 - Produo e recepo de textos artsticos: interpretao e representao do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania. 4 - Estudo do texto literrio: relaes entre produo literria e processo social, concepes artsticas, procedimentos de construo e recepo de textos. 5 - Estudo dos aspectos lingusticos em diferentes textos: recursos expressivos da lngua, procedimentos de construo e recepo de textos. 6 - Estudo do texto argumentativo, seus gneros e recursos lingusticos: argumentao: tipo, gneros e usos em lngua portuguesa. 7- Estudo dos aspectos lingusticos da lngua portuguesa: usos da lngua: norma culta e variao lingustica. 8 - Estudo dos gneros digitais: tecnologia da comunicao e informao: impacto e funo social.

...Mas os olhos so cegos. preciso buscar com o corao.


Antoine de Saint-Exupery)

(O Pequeno Prncipe

OBRIGADO!!!

Вам также может понравиться