Вы находитесь на странице: 1из 1

VIOLNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: UM LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE VIOLNCIA PRATICADAS CONTRA OS IDOSOS ATENDIDOS PELO PROGRAMA

SOS IDOSO NO MUNICPIO DO NATAL/RN.


CENTRO UNIVERSITRIO FACEX UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Autoras: Paula Cristina Ferreira da Cunha Camomila Lira Ferreira

INTRODUO
Estima-se que, nos prximos anos, haja um crescimento da populao brasileira com mais de 60 anos, o que aumenta a necessidade de ateno e combate violncia praticada dentro do ambiente familiar contra essa parcela da populao. Muitas famlias tero idosos sob suas responsabilidades, entretanto nem todas esto preparadas para atender as necessidades especficas deles, o que muitas vezes acaba gerando aes violentas por parte dos cuidadores. Diante disso, percebe-se a necessidade de estudos e pesquisas voltadas para a pessoa idosa, que aprofundem esse tema, possibilitando uma melhor compreenso do universo complexo que envolve agressores e vtimas da violncia.

OBJETIVOS
Com vistas a contribuir com essa temtica, o presente trabalho busca apresentar os principais tipos de violncia das quais os idosos da cidade do Natal/RN so vitimas no mbito familiar. Foram utilizados dados coletados junto aos registros de denncias do Programa SOS Idoso, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistncia Social, que atua no combate violncia contra a pessoa idosa no mbito familiar, no municpio do Natal/RN.

CONCLUSO
Pode-se perceber que ainda muito forte o estigma de que o idoso um ser incapaz e, com isso, gera-se a excluso e a segregao dessa classe. A maior parte das vtimas vive em condies de vulnerabilidade social, com acesso restrito aos mnimos recursos e polticas sociais e acabam sendo vtimas de situaes de violncia, sobretudo, em seus ambientes familiares. Este fato, muitas vezes resulta em prejuzos para qualidade de vida do idoso, que mesmo diante dos significativos avanos tecnolgicos e da medicina, no consegue gozar de uma vida com sade e dignidade. Vale ressaltar que o bem-estar e a qualidade de vida do idoso, bem como o respeito a seus direitos, no so responsabilidades apenas da famlia, mas de toda a sociedade.

MTODO
Este trabalho se constitui em uma pesquisa no experimental, descritiva, retrospectiva e documental, com desenho de corte transversal referente ao perodo de 01/01/2009 a 19/08/2011. Foram obtidas informaes que apontaram as variveis do idoso e suas famlias, as quais foram organizadas com o auxlio do Programa SPSS 16.0.

RESULTADOS
No perodo estudado, foram registradas 1506 denncias de violncia contra a pessoa idosa, sendo, em sua maioria, situaes de negligncia (19,05%), seguidas de agresso psicolgica (15,09%) e desvio de proventos (11,28%).

REFERNCIAS
BRASIL. Ministrio da Sade. Estatuto do idoso. Braslia, DF, 2003. BEZERRA, Marlia Anselmo Viana da Silva. Envelhecimento Populacional: Uma conquista para ser celebrada. Servio Social e Sociedade, So Paulo, n. 75, 2003. Quadrimestral. OMS - ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Relatrio mundial sobre violncia e sade. Geneva, 2002.

Contato: paulacfcunha@hotmail.com camomilapsi@yahoo.com.br

Вам также может понравиться