Вы находитесь на странице: 1из 42

EQUIPAMENTOS RADIOLOGICOS

PROF. EMERSON SIRAQUI

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

CONCEITO Mtodo que permite estudar o corpo em cortes ou fatias axiais ou trasversais, sendo a imagem obtida atraves dos Raios-X com o auxlio do computador (recontruo).

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Espalhamento mnimo devido ao uso de feixe de raios-x estreito. Radiografa-se um ou mais cortes por vez. O efeito de sobreposio eliminado ao examinar um ponto por todos os lados a 360 graus.

Em 1963, A.M. Comark, demonstrou que se podia determinar os coeficientes de absoro de uma estrutura plana e medir, desde um determinado nmeros de direes, as variaes de intensidades dos raios transmitidos; Em 1967, Godofrade N. Hounsfield, iniciou suas investigaes sobre o conhecimento de imagens e tcnicas de armazenagem de dados em um computador; Em 1 de outubro de 1971, realizou o primeiro scanner de crnio; Em 1973, foram instalados os primeiros scanners no estados unidos; Em 1974, os primeiros scanners de corpo estava funcionando, chamados tomgrafos; Em 1979, estes dois cientistas ganharam o prmio Nobel de fsica, pois seu invento tem importncia comparado com a descoberta dos Raios-x.

HISTRIA

EVOLUO DOS APARELHOS


1 SCANNER DE CRNIO

MULTI-SLICE GE

PRIMEIRA GERAO
PRIMEIRA GERAO: Feixe em forma reta ou linear; 1 detector; Movimento do sistema tudo/detector rotao, translao; Tempo de aquisio de imagens de 4 5 minutos.

SEGUNDA GERAO
SEGUNDA GERAO: Feixe em forma de leque; Multiplos detectores (+/-30); Movimento liner do sistema tubo detector com rotao maiores de (30); Tempo de varredura em torno de 20-60 segundos.

TERCEIRA GERAO
TERCEIRA GERAO: Feixe em forma de leque; Multiplos detectores (288 a 700); Movimento de rotao do sistema tubo/detectores; Tempo de varredura em torno de1 a 2 segundos.

TC CONVENCIONAL

QUARTA GERAO
Os detectores so fixos e a ampola faz o movimento. Slip-ring, no utiliza cabos (escovas), permitindo o giro contnuo em uma nica direo.

TOMOGRAFIA HELICOIDAL
Aquisio volumtrica de dados, feita de modo contnuo, enquanto a mesa movida para o interior do gantry numa velocidade constante; A fonte de Raio-x faz a rotao ao redor do paciente; A mesa move-se numa velocidade constante; VANTAGENS: Reduo dos artefatos respiratrios e de movimento; Reduo no tempo do exame; Maior conforto para o paciente; Menor dose de radiao; Melhor visibilizao das estruturas anatmicas; Melhor opacificao dos rgos parnquimatoso;

NOVA GERAO-HELICOIDAL
A ampola apresenta giro contnuo. A mesa faz movimentos de translao com aquisies de imagens simultneas.

Os tubos so de maior capacidade. Relao entre a velocidade da mesa pela rotao do tubo, (PITCH).

1:1 Pitch

2:1 Pitch

10 cortes/10seg

20 cortes/10seg

TC HELICOIDAL

AQUIZIO VOLUMTRICA
Scout View de 1000 mm em < 30 Seg Cobertura total do rgo na fase Arterial Estudo dos rgos em Multi-Fase CT Angio Reduo do rudo na imagem Reduo de artefatos Visualizao de micro leses Cardiologia

cortes/rotao 8 cortes/rotao 16 cortes/rotao 32 / 64 / 128 cortes/rotao

DETECTORES
Grupos de sensores que recebem a radiao atenuada pelo feixe de raio-x e transformam em impulsos eltricos;

DETECTORES SLIDOS;
DETECTORES PREENCHIDOS POR GS;

DETECTORES SLIDOS
FLUORESCEM QUANDO IRRADIADOS; ELEMENTOS DE e TERRAS RARAS; IODETO DE SDIO,CDMIUM E TUNGSTATO MAIOR EFICINCIA (75 A 80%) E MENORES; DIFCEIS DE PRODUZIR;
CRISTAL FTONS DE LUZ

FOTOCATODO

A AMPERMETRO

COMPUTADOR

DETECTORES PREENCHIDOS POR GS


CMARAS DE IONIZAO PREENCHIDAS A GS NOBRE XENNIO; MENOS EFICINTES ( 40 A 60%); FCEIS DE PRODUZIR, MAIS BARATOS MAIS RPIDOS;

xe e xe

e xe e

N:COMPUTADOR

AMPERMETRO

Tubo de raios-X

Colimador do tubo

Transformao analgico-digital

computador

Colimador dos detectores

ROI

Algoritmos de reconstruo

Detectores de referncia

Raios-x atenuados

Imagem

Detectores

EQUIPAMENTOS
MESA: Posicionamento dos Pacientes; Movimento da mesa determina o nvel do corte; Sincronizao perfeita com o gantry;

GANTRY: Sistema onde se recolhe-se os dados para serem processados pelo computador; Tubo de Raios-x e receptores; Funcionamento de acordo com a gerao do tomografo.

EQUIPAMENTOS TOMOGRFICOS

SISTEMA DE COMPUTADORES: Armazenamento de processamento de dados para formao da imagens.


CONSOLE E MONITOR DE TV: Mesa de trabalho do operador; Planejamento do exame; Exibio das imagens no monitor; Documentao das imagens.

EQUIPAMENTOS TOMOGRFICOS
ACESSRIOS: Equipamentos dos tomgrafos para realizar exames em regies especficas; Suporte de crnio(axial e coronal); Suporte para os ps; Cinta para fixao da cabea do paciente; Colcho da mesa.

ELEMENTOS DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA


MATRIZ: Nmeros de linhas e colunas que compem a imagem. Imagens exibidas em matriz quadrada: 256x256, 512x512 e 1024x1024; PIXEL E VOXEL: So elementos bsicos na formao de imagem digital. PIXEL: bidimensional a menor unidade da imagem representado na tomografia como um ponto (quadrado), em escala de cinza atenuando pelo feixe de Raios-x; VOXEL: tridimensional o pixel com profundidade, representado pela espessura de corte.

MATRIZ, VOXEL E PIXEL


256 FOV

voxel

pixel

Matriz

Espessura do corte: 1, 2, 3,...5,....10 mm

Filme

MATRIZ

MATRIZ=256

MATRIZ=512 EXPESSURA DE CORTE= 10MM EXPESSURA DECORTE= 5MM MATRIZ BAIXA<RESOLUO MATRIZALTA>RESOLUO

ELEMENTOS DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA


FOV= Field of View
FOV TAMANHO DO PIXEL RESOLUO ESPACIAL

FOV

TAMANHO DO PIXEL

RESOLUO ESPACIAL

FOV= De acordo com a rea de interesse

ESCALA DE DENSIDADE DE HOUNSFIELD-UH


As diferentes densidades de teciduais possvel pela medida dos ndices de atenuao; Os ndices de atenuao so representados numa escala ( escala de hounsfield) composta por 2000 nveis de cinza; O olho humano s consegue distinguir 64 nveis de cinza sendo necessrio selecionar um nvel ideal de atenuao que permita uma contrastao dos tecidos avaliados; Selecionado um nvel e uma abertura de janela adequado, e possvel visibilizar estruturas sseas ou detalhes anatmicos das partes moles.

ESCALA DE DENSIDADE DE HOUNSFIELD-UH


O Coeficiente de atenuao diferente de acordo com a intensidade das estruturas: QUANTO DENSIDADE ATENUAO DA ESTRUTURA

BRANCO- HIPERDENSO (OSSO COMPACTO 1000-UH)


QUANTO DENSIDADE ATENUAO DA ESTRUTURA

PRETO- HIPODENSO (AR= -1000UH) GUA= 0 UH

ELEMENTOS DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADAS


ROI Range Of Interest: Mede a densidade das estruturas em estudo;

1- DENSIDADE PRXIMO DO -1000 UH (AR PULMES), HIPODENSO

2-DENSIDADE PRXIMO DO 0 UH (LQUIDO DERRAME PELURAL), ISODENSO

TC - CORTE TRANSVERSAL (AXIAL)

TC - CORTE CORONAL

Hemodinmica
um mtodo de tratamento e diagnstico, que utiliza radiaes eletromagnticas para os seus procedimentos e divide-se em: Cardiovascular Neurovascular Radiologia intervencionista Diagnsticos

Equipamento
A Hemodinmica classificada como uma cirurgia no evasiva que utiliza raios-x para tracejar o caminho seguido pelo cateter at a localizao da patologia vascular do paciente, portanto o equipamento utilizado contm um arco que constitui em ampola e receptador de imagem, sendo monitorado em tempo real pelo sistema de televiso, so utilizado contraste iodado para delimitar a rea de transporte, este contraste e injetado com bomba injetora.

RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Proteo Radiolgica
A utilizao de EPIS, por toda a equipe cirrgica indispensvel, lembrando que o mtodo de aquisio de imagem teraputica e diagnstica pela hemodinmica em tempo real assim toda a equipe esta a exposio da radiao.

Materiais Teraputicos
O mtodo de tratamento e de diagnstico realizados, consiste em um fio guia, introduzido no paciente atravs de um acesso arterial normalmente pelas artrias braquiais e ou femorais pelo seu grosso calibre, o fio segue seu trajeto com auxilio da administrao de contraste pela bomba injetora, at a localizao da patologia, realizando os procedimentos de tratamento;

CATETERIZAO:

A abordagem femoral preferida para a insero do cateter. O cateter avanado at o arco artico e o vaso a ser estudado selecionado. Vasos comumente selecionados para angiografia cerebral incluem as artrias cartidas comuns, as artrias cartidas internas, as artrias cartidas externas e as artrias vertebrais.

Stent

Вам также может понравиться