Вы находитесь на странице: 1из 51

Equipe 1:

Mayrla Diniz e Sirneila Mesquita.

Risco e Vulnerabilidade

Tema:

Disciplina:
Epidemiologia

Professora:
Shelimar Magalhaes

Risco e Vulnerabilidade
Os termos vulnerabilidade e risco tm sido empregados nos ltimos anos, expressando distintas perspectivas de interpretao.

Embora os conceitos de vulnerabilidade e risco tenham uma estreita relao, apresentam diferenas.

Risco e Vulnerabilidade
Enquanto o Risco: possui carter analtico, evidenciado atravs dos estudos epidemiolgicos tradicionais, que buscam produzir um conhecimento objetivo, isolando o fenmeno e utilizando instrumentos para identificar associaes entre eventos patolgicos ou no,

a Vulnerabilidade:

apresenta um carter mais sinttico, ou seja, busca a sntese, partindo do simples para o complexo, assim como a universalidade, levando em conta os elementos abstratos e subjetivos associados aos processos de adoecimento.

medida que se busca com o Risco estabelecer a probabilidade de ocorrncia de um agravo em um grupo com determinadas caractersticas, com a Vulnerabilidade, procura-se estabelecer a suscetibilidade de cada indivduo ou grupo a esse agravo, em um determinado conjunto de condies intervenientes.

No mbito da epidemiologia, o conceito de risco se incorpora, aos poucos, descrio mais ampla, ou seja, vulnerabilidade.

O que Vulnerabilidade
A vulnerabilidade a qualidade de vulnervel: que susceptvel de ser exposto a danos fsicos ou morais devido sua fragilidade. O conceito pode ser aplicado a uma pessoa ou a um grupo social conforme a sua capacidade de prevenir, de resistir e de contornar potenciais impactos. As pessoas vulnerveis so aquelas que, por diversas razes, no tm essa capacidade desenvolvida e que, por conseguinte, se encontram em situao de risco.

Vulnerabilidade
Atualmente, o conceito de vulnerabilidade entendido como algo dinmico, multidimensional, polissmico, transdisciplinar e qualitativo, amplamente utilizado em diferentes reas do conhecimento.

Abrange os diferentes nveis de complexidade, podendo favorecer abordagens integradas e contribuir para ampliar o dilogo entre diferentes profissionais.

Vulnerabilidade
Em sade, compreender as vulnerabilidades de cada pessoa seria conhecer as condies que podem deix-las em situao de fragilidade e exp-las ao adoecimento. Vulnerabilidade est diretamente relacionada: ao contexto do indivduo (produtor de maior ou menor susceptibilidade infeco e ao adoecimento);
ao contexto coletivo (que definiria a maior ou menor disponibilidade de recursos de todas as ordens para a proteo das pessoas contra as enfermidades).

Podemos classificar 3 tipos: Vulnerabilidade individual

Vulnerabilidade

refere-se ao grau e qualidade da informao que cada indivduo dispe sobre as DST/AIDS, capacidade de elaborao das informaes e aplicao das mesmas na sua vida prtica;

Vulnerabilidade social

diz respeito a um conjunto de fatores sociais que determinam o acesso informaes, servios, bens culturais, as restries ao exerccio da cidadania, exposio violncia, grau de prioridade poltica ou de investimentos dados sade e condies de moradia, educao e trabalho.

Vulnerabilidade programtica ou institucional

relaciona-se s aes que o poder publico, iniciativa privada e organizaes da sociedade civil empreendem, ou no, no sentido de diminuir as chances de ocorrncia das enfermidades, assim como se refere ao grau e qualidade de compromisso das instituies, dos recursos, da gerncia e do monitoramento dos programas nos diferentes nveis de ateno.

Vulnerabilidade
A construo e a utilizao do vulnerabilidade na rea da sade so recentes e esto relacionadas superao das prticas preventivas conceito de risco. conceito de relativamente tentativa de apoiadas no

Isso se deve, especialmente, ao surgimento da epidemia do HIV/AIDS, que levou pesquisadores e profissionais da sade a repensar o conceito de risco e a adentrar nas discusses sobre a vulnerabilidade. Assim, a partir de 1980, vm se intensificando os estudos que levam em conta a vulnerabilidade como quadro conceitual.

Vulnerabilidade
Com o avano dos estudos epidemiolgicos e a ampliao dos casos de AIDS para alm das populaes identificadas como mais expostas ao risco da infeco pelo HIV (grupos de risco), surgiu a necessidade de que a relao entre risco e intervenes em sade fosse reavaliada, avanando o olhar da preveno para alm da suscetibilidade e exposio. A vulnerabilidade de um grupo infeco pelo HIV e ao adoecimento: resultado de um conjunto de caractersticas dos contextos poltico, econmico e socioculturais que ampliam ou diluem o risco individual. Alm de trabalhar essas dimenses sociais (vulnerabilidade social), um desafio permanente e de longo prazo sofisticar os programas de preveno e assistncia abrindo espao para o dilogo e a compreenso sobre os obstculos mais estruturais da preveno e sobre o acesso e para as experincias diversas com os meios preventivos disponveis (vulnerabilidade programtica), para que, no plano das crenas, atitudes e prticas pessoais (vulnerabilidade individual), todos, significando cada um, possam de fato se proteger da infeco e do adoecimento.

Vulnerabilidade
A mudana do modelo de construo de aes de sade, que considera o conceito de vulnerabilidades, prope o desenvolvimento de polticas voltadas s necessidades dos seres humanos, trabalhando com as comunidades e realizando diagnsticos sobre as condies dos grupos sociais, de maneira participativa.

Risco
RISCO - entendido pela Epidemiologia como: A probabilidade de ocorrncia de uma doena, agravo, bito, ou condio relacionada sade (incluindo cura, recuperao ou melhora) em uma populao ou grupo durante um perodo de tempo determinado. (Almeida Filho e Rouquayrol, 2002).

Risco
Em epidemiologia o risco estimado sob forma de uma proporo matemtica (ou seja, a razo entre duas grandezas onde o numerador est contido no denominador), ou seja, um indicador.

Trabalhamos com porcentagens (%) ou com razes de 1: 1.000; 1: 10.000; 1: 100.000; em eventos como cncer, AIDS, etc.

Risco
Um indicador de risco pode ser definido como uma proporo entre o nmero de pessoas acometidas por determinado evento (numerador) e a populao ou grupo estudado (denominador), que para podermos usar em anlises comparativas, devem ser especificados fundamentalmente quanto a um determinado perodo de tempo, mas tambm quanto localidade, sexo e outras variveis.

Risco
Os dados a serem trabalhados sero sempre relativizados (por algum fator pode ser alterado, por exemplo: nascimento, bito, novos casos).

Os chamados indicadores de sade so indicadores de risco utilizados mais frequentemente para comparaes do estado de sade das populaes.

Risco
Para entendermos as medidas de risco existentes, precisamos ter muito claro as definies de agravo ou dano sade, de fator de risco e suas formas de ocorrncia:

AGRAVO SADE ou DANO SADE. Definiremos como mal ou prejuzo sade de um ou mais indivduos, de uma coletividade ou populao.

FATORES DE RISCO so, portanto, componentes que podem levar doena ou contribuir para o risco de adoecimento e manuteno dos agravos de sade.

Risco
FATORES DE RISCO:

Podem, tambm, ser definidos como:


atributos de um grupo da populao que apresenta maior incidncia de uma doena ou agravo sade em comparao com outros grupos que no o tenha ou com menor exposio a tal caracterstica (Almeida Filho e Rouquayrol)

, ou ainda,
um fator de risco, ou fator de exposio, algum fenmeno de natureza fsica, qumica, orgnica, psicolgica ou social, no gentipo ou fentipo, ou alguma enfermidade anterior ao efeito que se est estudando, que pela variabilidade de sua presena ou ausncia est relacionada com a doena investigada, ou pode ser causa de seu aparecimento.

Risco
Quanto Origem do Fator podem ser:
Endgenos so fatores de risco endgenos quando advindas do prprio organismo sob risco por exemplo: fatores genticos. Exgenos so fatores de risco exgenos os considerados externos ao organismo sob risco (presena de Aedes aegypti em determinada regio).

Endgeno

Exgeno

FATOR DE PROTEO - o atributo de um grupo com menor incidncia de um determinado distrbio em relao a outros grupos, nos quais existe a ausncia ou baixa dosagem de tal fator.

Risco
A Exposio a um fator de risco significa que uma pessoa, antes de ficar enferma, entrou em contato com ou manifestou o fator em questo. o o o o O hbito de fumar cigarros; a promiscuidade sexual; exposio ao sol; alcoolismo;

So exemplos de fatores de risco, cujo maior probabilidade de desenvolvimento se d com a exposio prolongada (geralmente fazer o reconhecimento fcil).

Risco
Existem diversas formas diferentes de caracterizar intensidade da exposio ou do contato com suposto fator de risco: Ter sido exposto, dose atual, maior dose, dose cumulativa total, anos de exposio, anos desde a primeira exposio e assim por diante.
Os fatores de risco como: Fumo de cigarro, ingesto de dieta rica em colesterol e gorduras saturadas, que so comuns hoje em dia, por muitos anos foi difcil discernir seus perigos.
Grupos especiais:

Mrmons no fumam (No expostos)

Vegetarianos (No expostos)

Somente pela comparao dos padres de doena entre pessoas com e sem esses fatores, utilizando estudos de dados de vrios pases ou investigando grupos especiais, que foi possvel identificar a grande importncia desses riscos.

Risco
Devemos diferenciar: fator de risco, de marcador de risco:
Fator de Risco: diz-se quando seu efeito pode ser prevenido (obesidade, hipertenso arterial, uso de contraceptivos orais, nas doenas coronarianas ou hidrocarbonetos do alcatro nos cigarros e presena de poeira de minrio de urnio no ar para cncer de pulmo). Marcador de Risco: diz-se quando so atributos inevitveis fora da possibilidade de controle (sexo, grupo tnico, para doena coronariana ou idade e ascendncia familiar para cncer de pulmo).

Risco
Quanto EXPOSIO AOS FATORES DE RISCO citar tambm: Exposio Aguda - Contato de um ou vrios indivduos, rpida e intensa, a determinado fator/agente ou a determinados Fatores de Risco. Exposio Intermitente - Contato que vai e volta, que ocorre periodicamente, em pulsos no tempo. Exposio Reiterada - Contato que ocorre repetidamente, de forma sistemtica ou contnua. Exposio Mltipla - Contato com muitos fatores, exposio concomitante ou prxima de vrios fatores/agentes causadores de agravos sade (fala-se geralmente dos riscos ocupacionais).

Risco
A ausncia de um fator de risco muito alto pode ajudar a descartar uma doena. Assim como, o conhecimento e a presena de fatores de risco podem ser utilizados no processo diagnstico, uma vez que a presena de uma fator de risco aumenta a probabilidade pr-teste de uma doena entre os pacientes. Esse conhecimento dos fatores de risco pode ser utilizado para aperfeioar a eficcia dos programas de rastreamento pela seleo de subgrupos de pacientes com risco aumentado.

Exemplo: Mulheres com parentes prximos com cncer de mama. Os exames de sangue para rastreamento de mutaes genticas so normalmente reservados para mulheres cuja histria familiar indiquem que elas estejam correndo alto risco.

Risco
Alguns sucessos clssicos na histria da Epidemiologia podem evidenciar que:

A REMOO DE FATORES DE RISCO PODE PREVENIR DOENAS. (Mesmo que no se conhea o mecanismo atravs do qual ela se desenvolve).
Exemplo: Antes das bactrias serem identificadas, John Snow observou que ao cortar o fornecimento de gua por uma determinada empresa, a epidemia de clera enfraqueceu, as pessoas estavam bebendo gua contaminada. Clera gua contaminada

Risco
Os estudos clnicos em que o pesquisador coleta dados observando os eventos medida que eles ocorrem, sem desempenhar papel ativo no que acontece, so chamados estudos observacionais.

A maioria dos estudos sobre risco so observacionais, tanto estudos de corte, quanto estudos caso-controle.

Risco
Estudos de amostragens complexas de coortes j mostraram que a Mastectomia Profiltica Bilateral est associada a uma reduo considervel de no mnimo 80%(podendo chegar at 99%) da ocorrncia de cncer de mama entre mulheres de risco mais elevado. Um caso recente que pode ser considerado o da Angelina Jolie:
Com o objetivo de eliminar as chances de ter cncer de mama resolveu fazer a mastectomia, pois sua me e av lutaram contra o cncer.

Risco
Comparao de riscos? Como comparamos riscos? Qual pergunta devemos fazer se quisermos saber se determinado evento, situao ou condio (fator) est prejudicando a sade de determinada populao? Em uma dada populao, onde uma parte dela est exposta a um determinado fator e outra parte no est, a repercusso para a sade (doena, agravo, problema = D) a mesma? A EXPRESSO BSICA PARA RISCO A INCIDNCIA. (Nmero de novos casos da doena que surgem durante uma determinado perodo de tempo em uma populao definida que est inicialmente livre da doena).

Risco
Na populao (P) , comparamos os acometidos pela doena (DE) , na parcela populacional exposta ao fator (PE) , com os acometidos (DE) , na populao no exposta (PE) ,

ISTO ;
O risco em uma parcela da populao, com o risco em outra.
Risco nos expostos: RE = DE/PE e Risco nos no expostos: RE = DE/PE.

Risco
Em consequncia, na comparao entre riscos temos:

RISCO ABSOLUTO:
a probabilidade de um evento ocorrer em uma populao sob estudo. Seu valor o mesmo da incidncia e os termos so frequentemente intercambiveis. a melhor forma de os pacientes e os clnicos entenderem como os fatores de risco podem afetar suas vidas. Embora o tabagismo aumente bastante a probabilidade de morrer de cncer de pulmo, o risco absoluto de morte em decorrncia desse tipo de cncer entre fumantes de 1 em 1.000 a cada ano.

Risco
Em consequncia, na comparao entre riscos temos:
RISCO RELATIVO (RR), Razo de Risco: Fundamental na epidemiologia a razo entre o risco entre os expostos e o risco entre os no expostos a determinado fator. Em outras palavras entre incidncia entre expostos e incidncia entre no expostos: RR = RE / RE Risco Relativo = Risco entre os expostos/Risco entre no expostos, ou: RR = IE/IE Risco Relativo = Incidncia entre expostos a determinado fator/Incidncia entre no expostos ao mesmo fator, portanto:

Risco
RISCO RELATIVO (RR): ou razo de incidncias uma medida estatstica que expressa a proporo de incidncia do agravo (doena, causa de morte etc) entre os que apresentam o fator (ou fatores) de risco em determinada populao. Constitui, portanto, uma medida da fora da associao entre o fator de risco e a ocorrncia do agravo. Assim, um Risco Relativo de 1,5 significa um excesso de risco de 50%, entre os indivduos que esto expostos quele fator de risco.

Risco
(RR) Risco Relativo.

Como ocorre, por exemplo, quando est presente o hbito de fumar na gravidez, onde a ocorrncia de morte perinatal de 30 por 1000 nascidos vivos. Enquanto que entre mes que no fumam a ocorrncia de 20 por 1000.

Risco
RISCO ATRIBUVEL (RA):

a diferena entre a incidncia nos expostos e a incidncia nos no expostos ou: RA = IE IE .


Podemos dizer que uma varivel de exposio pode ser considerada um fator de risco quando o risco relativo referente ao grupo de exposio maior que a unidade (>1) e o risco atribuvel quela varivel maior do que zero (>0): RR>1 e RA>0.

Portanto, define-se:

Risco
RISCO ATRIBUVEL (RA): a medida que indica o que se pode esperar que acontea com a ocorrncia geral do agravo na comunidade, caso o fator de risco seja eliminado. O risco atribuvel combina ideias:

a frequncia da ocorrncia indesejvel, quando o fator de risco est presente; a frequncia da ocorrncia quando o fator de risco est ausente e a frequncia da presena do fator de risco na comunidade.

Risco
RELAO DOSE-RESPOSTA: mede a associao entre as doses de um determinado fator a que os indivduos esto expostos e o aparecimento de danos. uma maneira de se reforar a fora da associao entre exposio e doena. O risco relativo calculado diretamente, (ou estimado atravs do odds ratio medida antiga), a forma mais usada em epidemiologia para se demonstrar esta associao, mas, para se colocar evidncias adicionais, a relao dose-resposta um ngulo interessante a ser explorado. Se, com o aumento da dose de exposio, maior for a resposta, tem-se um argumento a mais em favor da associao causal.

Risco
RELAO DOSE-RESPOSTA

Como no exemplo do estudo clssico dos mdicos ingleses, com o nmero de cigarros e cncer de pulmo, onde tendo como referncia o no-fumante, o risco de morrer por aquela condio foi de 8 vezes maior nos fumantes de 1 a 14 cigarros ao dia (RR=8), 20 vezes maior nos fumantes de 15 a 24 cigarros dirios (RR=20) e 32 vezes maior nos grandes fumantes, que consumiam 25 ou mais cigarros ao dia (RR=32).

Risco
RAZO DE CHANCES: estimativa de risco relativo ou razo de produtos cruzados, mais conhecido como Olds-Ratio (OR): um indicador que estima o risco relativo a determinado fator (mede seu efeito no desenvolvimento clnico da doena ou problema) a partir de valores encontrados em estudos de Caso Controle, ISTO , representa a razo entre as chances em favor da exposio nos casos (doentes) e as chances em favor da exposio nos no casos (indivduos sadios) (Rouquayrol e Almeida Filho 2003).

Risco
Algumas formas de se medir estes riscos na sociedade para o planejamento da ao necessitam tambm dos conceitos seguintes: HAZZARD / RISCO POTENCIAL: verifica-se uma confuso em torno da terminologia utilizada para a definio do que aqui denominamos hazard. Nos textos de lngua inglesa encontramos esta palavra Hazard, que vem sendo traduzida em nosso pas por inmeros nomes como Risco Potencial, Condio Potencial de Risco, Perigo, e outros. Seu significado poderia ser de uma condio potencial aguardando o momento de se tornar um dano ou uma perda (Rubens Mazon 1988) ou ainda, a existncia de uma condio ou situao crtica concreta no interior (ou em funo) da qual identifica-se, a partir da experincia ou de conhecimentos cientficos, que h grandes chances de ocorrncia de eventos indesejveis (acidentes, doenas, contaminaes, etc...).

Risco
PERIGO: Na Vigilncia Sanitria de Produtos Relacionados Sade, principalmente em alimentos (mtodo HACCP), tm-se utilizado esta palavra como um termo que engloba o Hazard (risco potencial) e os fatores de risco presentes na produo e que podem levar a um prejuzo ou dano ao produto (alimento); este se transforma, no caso, em fator de risco sade. Perigo tambm tem sido usado em textos de Vigilncia Ambiental como equivalente a Agente ou Fator de Risco, principalmente em relao aos contaminantes ambientais. Este termo no se encontra nos textos de epidemiologia.

Risco
PERIGO - (De acordo com o Aurlio), pode ser definido como:
1- Circunstncia que prenuncia um mal para algum ou para alguma coisa; 2- Aquilo que provoca tal circunstncia;

3- Estado ou situao que inspira cuidado;


4- Situao de fato da qual decorre o temor de uma leso fsica ou moral a uma pessoa ou de uma ofensa aos direitos dela;

Risco
Uma das formas de se avaliar o Grau de Risco, que tambm podemos chamar de avaliao da Magnitude de um problema, a tambm chamada avaliao qualitativa de risco, muito usada hoje na Sade do Trabalhador, onde para se poder priorizar os problemas visando a interveno, avaliando e atribuindo valores para qualificar a Frequncia (ou Exposio) e a Severidade ou Gravidade do Dano (Efeito, consequncia).

Risco
Neste caso podemos categorizar a Exposio ou Frequncia da ocorrncia atravs da atribuio de ndices da seguinte maneira:
A -ndice 4 = Frequente ou Excessiva = Previsto ocorrer frequentemente, altssima incidncia prevalnciamortalidade- morbidade/contato frequente e com nveis altssimos de exposio. B - ndice 3 = Provvel ou Elevada = Provvel correr muitas vezes, incidncia-p-m-m elevada/contato frequente e nvel alto ou contato ocasional e nvel altssimo. C - ndice 2 = Ocasional ou Moderada = Possvel ocorrer algumas vezes, incidncia-p-m-m moderada/ contato frequente e nvel baixo ou contato ocasional e nvel alto. D - ndice 1 = Remota ou Baixa = Possvel, mas improvvel de ocorrer, baixa incidncia-p-m-m/contato infrequente, por pouco tempo e nvel baixo. E - ndice 0 = Improvvel ou Desprezvel = muitssimo improvvel, quase inexistente, incidncia baixssima/ contato excepcional ou inexistente em condies normais.

Risco
Quanto Gravidade do Dano (do efeito) - muitas classificaes se originaram nos controles de qualidade industrial e levavam em conta principalmente os custos que acarretavam as doenas, alm da proporo de sequelas ou de incapacidade, a freqncia de complicaes e a letalidade ou fatalidade. tambm chamada, equivocadamente, de Severidade em algumas tradues do severity em ingls.

Risco
EM SADE DO TRABALHADOR E VIGILNCIA SANITRIA TEM SE MOSTRADO INTERESSANTE A SEGUINTE CLASSIFICAO:

I - ndice 4 = Catastrfica (Letal ou Severa, Extremamente Grave) = Chance de morte ou perda do sistema, letalidade.
II - ndice 3 = Crtica (Sria ou Grave) = Chance de leso grave ou incapacitao, morbidade sria, piora da qualidade de vida e/ou complicaes muito frequentes e dano importante ao sistema. III - ndice 2 = Moderada - (ou Marginal) = Efeitos reversveis, moderados a severos, mas sem sequelas, no levando a incapacidades. IV - ndice 1 = Leve ou Insignificante = Efeitos nocivos sub-clnicos ou leves, reversveis, alteraes sensoriais; sem leso maior, sem dano ao sistema. V - ndice 0 = Mnimo (ou negligencivel) = Efeito no significativo ou desconhecido, sem morbidade, achados laboratoriais e outros sem repercusso.

Risco

Uma maneira adaptada pela equipe do Centro de Vigilncia Sanitria - CVS, de montar uma visualizao que facilite a priorizao ou graduao de riscos: um grfico (originalmente do Professor sterMaria O Camargo, texto CBVS 1999 baseado em Trivelato, 1997).

RISC O

RISC

Risco
Fazendo-se uma graduao de risco atravs do cruzamento destes dois parmetros neste grfico chegamos a uma classificao interessante de grau de risco ou magnitude do problema a ser enfrentado, bastante interessante como parmetro para se iniciar uma priorizao partindo para o planejamento estratgico das atividades em vigilncia sanitria, como tambm para vigilncia epidemiolgica.

Equipe 1

Disciplina: Epidemiologia
Professora: Shelimar Magalhaes

Agradecemos a Ateno!

O Conhecimento ningum pode tirar de ns. o nico bem que se adquire por toda a eternidade, por isso, devemos busc-lo sempre...

Вам также может понравиться