Вы находитесь на странице: 1из 9

o documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padro;

Deve conter instrues sequenciais das operaes a serem realizadas;

Devem ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou conforme necessrio.

Um POP tem o objetivo de se padronizar e minimizar a ocorrncia de desvios na execuo de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo

Transcrever as tarefas rotineiras que todos fazemos mecanicamente para uma folha de papel nem sempre uma tarefa fcil, talvez seja um pouco cansativa, mas devemos tomar alguns cuidados:

Nunca copie procedimentos de livros ou de outras organizaes, existem particularidades;


Ser de fcil entendimento; A pessoa que executa a tarefa deve faz-lo.

O funcionrio tem que ser treinado, habilitado e qualificado para a execuo de sua tarefa. Sendo assim, escreva o que voc faz e faa o que est escrito. Faa constantes anlises crticas (pelo menos duas vezes por ano) sobre a aplicabilidade de seus procedimentos e se os mesmos ainda esto sendo seguidos. A linguagem utilizada no POP dever estar em consonncia com o grau de instruo das pessoas envolvidas nas tarefas, d preferncia para uma linguagem simples e objetiva.

O contedo do POP, assim como sua aplicao, dever ter o completo entendimento e familiarizao por parte dos funcionrios que tenham participao direta e/ou indireta na qualidade final daquele procedimento. Normalmente a ingerncia de supervisores, coordenadores e diretores neste ponto uma das causa de ineficincia na implantao de um Sistema da Qualidade. Cabendo aos mesmos as responsabilidades pela reviso e aprovao do POP.

Nome do POP ( Rotina para Limpeza, Desinfeco e Esterilizao de materiais, Rotina para limpeza e desinfeco de superfcies). Objetivo do POP (A qu ele se destina, qual a razo da sua existncia e importncia). Documentos de referncia (Quais documentos podero ser usados ou consultados quando algum for usar ou seguir o POP ? Podem ser Manuais, outros Pops, Cdigos, etc.) Local de aplicao.

Siglas (Caso siglas sejam usadas no POP, dar a explicao de todas : CME = Central de Material Estelizado; DML = Depsito de Material de Limpeza, CD = Cirurgio-Dentista etc.)

Descrio das etapas da tarefa com os executantes e responsveis.


Se existir algum fluxograma relativo a essa tarefa, como um todo, ele pode ser agregado nessa etapa. Informar o local de guarda do documento, e o responsvel pela guarda e atualizao

Informar freqncia de atualizao (Digamos, de 12 em 12 meses) Informar em quais meios ele ser guardado (Eletrnico ou computador ou em papel) Gestor do POP (Quem o elaborou) Responsvel por ele.

Вам также может понравиться