Вы находитесь на странице: 1из 47

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO (SN)


um conjunto de estruturas neurolgicas e de rgos que, constituindo uma complexa rede de clulas nervosas, regula todas as atividades do nosso organismo, das mais simples as mais complexas.

NEURNIO
uma clula nervosa que a unidade bsica do sistema nervoso, Associados formaro:rgos+feixes=com a finalidade do funcionamento do organismo, Constituem a parte estrutural e funcional, Existem cerca de 80 bilhes no nosso SN, responsvel pela conduo do impulso nervoso.

FORMAO DOS NEURNIOS

Os dentritos (do grego rvore) so prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estmulos captados do ambiente ou de outras clulas em direo ao corpo celular. O axnio um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja funo transmitir para outras clulas os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

Os corpos celulares a parte super estrutural, tambm responsvel pelo recebimento dos estmulos atravs de contatos sinpticos

SINAPSES
Sinapses: transmisso do impulso nervoso entre clulas Um impulso transmitido de uma clula a outra atravs das sinapses (do grego synapsis, ao de juntar). A sinapse uma regio de contato muito prximo entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas.

TIPOS DE NEURNIOS
Neurnios receptores ou sensitivos:so os que recebem estmulos sensoriais e conduzem o impulso nervoso ao sistema nervoso central. Neurnios motores ou efetuadores (eferentes): transmitem os impulsos motores (respostas ao estmulo). Neurnios associativos ou interneurnios: estabelecem ligaes entre os neurnios receptores e os neurnios motores.

Como que nasce o sistema nervoso


Tubo Neural
Esse tubo comea a sofrer dilataes na regio interna. E iro se formar 3 grandes dilataes inicialmente.

Subdivises
PROENCFALO

MESENCFALO

ROMBENCFALO

Principais etapas da Morfognese


1- Prosencfalo 2- Mesencfalo 3- Rombencfalo 4- Futura medula espinhal 5- Diencfalo 6- Telencfalo 7- Mielencfalo, futuro bulbo 8- Medula espinhal 9- Hemisfrio cerebral 10- Lbulo olfatrio 11- Nervo ptico 12- Cerebelo 13- Metencfalo

1- Prosencfalo 2- Mesencfalo 3- Metencfalo 4- Mielencfalo 5- Hipotlamo 6- Ventrculo lateral 7- Quiasma ptico 8- Nervo ptico 9- Hemisfrios cerebrais 10- Epitlamo 11- Tlamo 12- Glndula pineal 13- Nervo olfatrio 14- Corpo mamilar 15- Telencfalo 16- Diencfalo 17- Hipfise 18- Corpo caloso 19- Cerebelo 20- Corpo estriado 21- Ponte 22- Hipotlamo 23- Bulbo olfatrio 24- Frnix 25- Aqueduto cerebral 26- Tubrculo quadrigmio 27- Quarto ventrculo

Mas para um estudo amplo e menos aprofundado,estudaremos as principais estruturas:


MESENCFALO + CEREBELO + BULBO + PONTE= TRONCO ENCFALICO

A LIGAO : ENCFALO + MDULA RAQUIANA OU MEDULA ESPINHAL.

FALO

MENINGES
membranas conjuntivas so classificadas como trs: dura-mter, aracnide e pia-mter

CREBRO
Controla o corpo, tudo o que ele faz, sente e pensa, recebe informaes de todas as partes do organismo, processa-as e envia mensagens aos msculos, avisando-os sobre o que fazer.

CREBRO

CRTEX CEREBRAL
A rea externa tem colorao cinza (massa cinzenta) Formadas pelos corpos dos neurnios (rea de processamento) A rea interna tem colorao branca (massa branca) Formadas pelos dentritos e axnios (rea de transmisso.

HEMISFRIOS CEREBRAIS

TRONCO ENCEFLICO
MESENCFALO(importante para o movimento ocular e o controle postural) PONTE(coordenao dos movimentos e a aprendizagem motora) BULBO / TRONCO CEREBRAL(controle de vrias funes vitais, entre elas, ritmar as batidas do corao, controlar a presso do sangue e estabelecer a freqncia e a intensidade da respirao.Tambm conduz os impulsos nervosos do crebro para a medula espinhal e vice-versa.

TALMO E HIPOTLAMO
TALMO Sensibilidade; Motricidade; Comportamento Emocional;Recebe informaes do corpo e envia p/o crtex,e a informao volta ao corpo como resposta HIPOTLAMO Regula:a temperatura corporal;o comportamento emocional;sono e viglia;ingesto de alimentos;a ingesto de gua;a diurese;controla a hipfise que controla o sistema endcrino; Gerao e regulao de ritmos circadianos.

TALAMO E HIPOTLAMO So subdivises do Protencfalo.

HIPOCAMPO E AMGDALAS O protencfalo alm dessas estruturas e o crebro,encontramos o sistema lbico:um grupo de estruturas que inclui O HIPOCAMPO:rea que regula o comportamento emocional.E as AMGDALAS: o centro identificador do perigo.

MESENCFALO:Viso audio movimento dos olhos corpo

CEREBELO: por traz do tronco enceflico, apoiado no osso occipital.

Controla a harmonia dos movimentos da musculatura esqueltica.

MEDULA ESPINHAL Poro alongada do sistema nervoso central continuao do encfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crnio-caudal. Residem todos os neurnios motores. Recebe sensibilidade do corpo e alguma da cabea e informao de todos os neurnios sensitivos Recolher estmulos sensitivos do SNA perifrico encaminh-los para o restante do SNC, conduzir estmulos do SNC para o SNA perifrico, elaborar respostas simples para alguns estmulos (arco-reflexo).

Massa cinzenta e massa branca

Massa cinzenta na parte interna e massa branca na parte externa.

PROTEO DO SNC

crnio, mennges, lquido cerebrospinhal (lquor) e barreira hematoenceflica.

Arco reflexo
Os atos reflexos so reaes involuntrias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo. O tendo do joelho o rgo receptor do estmulo. O impulso transmitido aos neurnios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurnios motores. Os neurnios associativos levam a informao ao encfalo e os neurnios motores excitam os msculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente.

NERVOS
Nervos so feixes de fibras nervosas envoltas por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos h vasos sanguneos, responsveis pela nutrio das fibras nervosas. As fibras presentes nos nervos podem ser tanto dentritos como axnios que conduzem, respectivamente, impulsos nervosos das diversas regies do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa.

NERVOS/cranianos e raquidianos
Nervo Cranianos: saem diretamente do encfalo( bulbo)

n. de 12 pares dos quais 3 pares so sensitivos, 5 so motores e 4 mistos. Funo: transmitem percepes de som, cheiro, gosto, tato, presso, dor, luz, frio e calor.

NERVO CRANIANO

31 pares que saem da medula espinhal e ramificamse por todo o corpo. Todos eles so mistos Coletam percepes de tato, presso, calor, frio e dor, da pele ou rgos, levando-as para a medula Desta, para o crebro; So constitudos por: 8 pares cervicais 12 pares dorsais 5 pares lombares 5 pares sacrais

NERVOS RAQUIDIANOS

Nervos raquidianos

FUNES
O SNC recebe, analisa e integra informaes. o local onde ocorre a tomada de decises e o envio de ordens.
O SNP carrega informaes dos rgos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os rgos efetores (msculos e glndulas)

GNGLIOS NERVOSOS
Ao longo de alguns nervos h pequenos ndulos ou dilataes, os gnglios nervosos, onde ficam os corpos celulares dos neurnios. A partir dessas dilataes, um neurnio pode passar informaes para outro. Existem dois tipos principais de gnglios nervosos: -Gnglios das razes dorsais (tambm conhecidos como gnglios espinhais): contm os corpos celulares dos nervos sensoriais. -Gnglios autonmicos: contm os corpos celulares dos nervos autnomos. aglomerado de corpos celulares de neurnios encontrados fora do sistema nervoso central .

SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


Controla a vida vegetativa, sem que o indivduo tome conscincia. Ex.: temperatura corporal, freqncia cardaca, secreo de suor, expulso da urina, mobilidade e as secrees digestivas. dividido em: SIMPATICO E PARASSIMPATICO

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO

Вам также может понравиться