Вы находитесь на странице: 1из 14

A CINCIA E O CONHECIMENTO CIENTFICO MTODOS CIENTFICOS

Prof. : Marcela Aguiar Barbosa

O CONHECIMENTO POPULAR
Modo comum, corrente e espontneo de conhecer. o saber que preenche nossa vida diria e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicao de um mtodo e sem se haver refletido sobre algo. Se caracteriza por ser:

Superficial Sensitivo Subjetivo Assistemtico Acrtico

(LAKATOS & MARCONI, 2010)

CONHECIMENTO FILOSFICO

valorativo - Consiste em hipteses que no podero ser submetidas observao (experimentao). Hipteses filosficas baseiam-se na experincia e no na experimentao. No verificvel no podem ser confirmados, nem refutados. sistemtico pois visa uma representao coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreend-la em sua totalidade. Esforo da razo pura para questionar os problemas humanos. Objeto de anlise ideias, relaes conceituais, exigncias lgicas que no so redutveis a realidade material. A Filosofia emprega o mtodo racional prevalece o processo dedutivo, que antecede a experincia, e no exige confirmao experimental, mas somente a coerncia lgica. (LAKATOS & MARCONI, 2010)

CONHECIMENTO RELIGIOSO
valorativo - apoia-se em doutrinas e proposies sagradas. So verdades infalveis e indiscutveis por serem revelao divina. Suas evidncias no so verificadas esto condicionadas a f. (LAKATOS & MARCONI, 2010)

CONHECIMENTO CIENTFICO
real (factual) lida com ocorrncias ou fatos Constitui um conhecimento contingente - tem sua veracidade ou falsidade conhecidas a partir da experincia. sistemtico saber ordenado logicamente formando um sistema de ideias. Pode ser verificado. Constitui-se em conhecimento falvel no definitivo. (LAKATOS & MARCONI, 2010)

CINCIA

Uma sistematizao de conhecimentos, um conjunto de proposies logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar. As cincias possuem:
A.
B. C.

Objetivo ou finalidade Funo Objeto Material Formal

MTODOS CIENTFICOS

Mtodo = conjunto de atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e autonomia, permitem alcanar um objetivo conhecimentos vlidos e verdadeiros traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises do cientista.

MTODO INDUTIVO
Mtodo proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume. Considera que o conhecimento fundamentado na experincia, no levando em conta princpios preestabelecidos. No raciocnio indutivo a generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta. As constataes particulares levam elaborao de generalizaes (GIL, 1995; LAKATOS & MARCONI, 2010). Elementos fundamentais:
a)

b)
c)

Observao dos fenmenos Descoberta da relao entre eles Generalizao desta relao

MTODO DEDUTIVO

Mtodo proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupe que s a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocnio dedutivo tem o objetivo de explicar o contedo das premissas. Por intermdio de uma cadeia de raciocnio em ordem descendente, de anlise do geral para o particular, chega a uma concluso. (GIL, 1995; LAKATOS & MARCONI, 2010).

MTODO HIPOTTICO-DEDUTIVO
Proposto por Popper, consiste na adoo da seguinte linha de raciocnio: quando os conhecimentos disponveis sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, so formuladas conjecturas ou hipteses. Das hipteses formuladas, deduzem-se consequncias que devero ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as consequncias deduzidas das hipteses. Mtodo dedutivo - confirmar a hiptese mtodo hiptetico-dedutivo derrubar hipteses (GIL, 1995, p.30).

conhecimento prvio

problema

conjecturas

falseamento

LAKATOS & MARCONI, 2010, p. 77

MTODO DIALTICO
Fundamenta-se na dialtica proposta por Hegel, na qual as contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo. um mtodo de interpretao dinmica e totalizante da realidade. Considera que os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico, etc. (GIL, 1995; LAKATOS & MARCONI, 2010).

MTODO FENOMENOLGICO
Preconizado por Husserl, o mtodo fenomenolgico no dedutivo nem indutivo. Preocupa-se com a descrio direta da experincia tal como ela . A realidade construda socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Ento, a realidade no nica: existem tantas quantas forem as suas interpretaes e comunicaes. O sujeito/ator reconhecidamente importante no processo de construo do conhecimento (GIL, 1995, p.33)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
GIL, A. C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1995. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.: Fundamentos de Metodologia Cientfica. 7 ed. So Paulo. Ed. Atlas, 2010

Вам также может понравиться