Вы находитесь на странице: 1из 25

FUNDAMENTOS BSICOS DE PEDREIRO

Dirivan Euzebio

MARCAO DE UMA OBRA


traar sobre o terreno, em tamanho natural, a planta de uma obra a ser construda. A marcao feita relacionando-se a situao da obra a pontos previamente fixados, os quais so denominados pontos de referncia. Podem servir como referncia, por exemplo, o alinhamento da calada, ou de uma casa vizinha j construda, em relao a qual devem ser deixadas certas distncias de recuo e alinhamento

Dos pontos de referncia partem as determinaes dos alinhamentos e eixos da marcao. Para fixar os eixos e pontos de alinhamento (fig.2), geralmente so utilizadas tbuas ou sarrafos, dispostos de uma maneira especial, para facilitar a fixao dos traos por meio de pregos (fig.3) e de trena (fig.4).

Os cavaletes individuais (fig.5) so utilizados em marcao de pequenas obras. O gabarito (tbuas corridas) so utilizadas em obras mdias e de grande porte, como os edifcios. Para transportar os eixos e faces dos alinhamentos ao terreno, utilizado prumo de centro (fig.6 e 7)

CAVALETES INDIVIDUAIS

GABARITO (Tbuas corridas)

Transferncia para o terreno

FUNDAO
Chama-se fundao o plano sobre o qual se assentam os alicerces de uma construo. A fundao constituda pelo terreno em seu estado natural ou convenientemente preparado. No primeiro caso, a fundao chama-se natural e, no segundo, artificial. Os terrenos que constituem as fundaes dividide-se, sob o ponto de vista construtivo, em bons e maus.

Tipos de Fundao

IMPERMEABILIZAO

ESCAVAO
cravar, romper a terra com a picareta, p, enxada, para rebaixar o terreno, abrir valas, etc. Esta operao muito freqente na construo de obras e trabalhos isolados de pedreiro.

ESQUADREJAMENTO 3-4-5
Este processo est baseado no teorema de Pitgoras Faz-se um tringulo, cujos lados possuam medidas que sejam mltiplos de 3, 4 e 5. Os dois lados menores sempre formaro um ngulo reto ou esquadro

TIPOS DE TIJOLOS
FURADOS BLOCOS DE CONCRETO

MACIO

AMARRAO DE PAREDES
VZ

AMARRAO DE PAREDES
1 VZ

FUNDAMENTOS DA PAREDE
ESQUADRO; NVEL; PRUMO; ALINHAMENTO; AMARRAO.

PREPARAO DE ARGAMASSA
Preparar argamassa uma operao que consiste em medir, reunir e misturar cimento ou cal / aditivo, com areia e gua, at formar uma pasta que se emprega nos servios de pedreiro para colocar os tijolos, blocos etc., na construo de paredes, revestimentos, assentamento de cermicas e outros.

TRAOS PARA ARGAMASSAS


Servio Aplicao Ciment o Fundao Camada de nivelamento (regularizao) Assentamento dos blocos de concreto do baldrame (sapata corrida) Argamassa com impermeabilizante Assentamento Paredes de blocos de concreto Paredes de tijolos de barro macio Paredes de tijolos cermicos de 6 ou 8 furos 1 lata 1 lata Trao Cal * lata Areia 3 latas 6 latas Imper m Espessu ra Rendimento do cimento Sc 50 kg Varivel 30 m2 Dica

varivel 1 cm

A argamassa no deve ser muito mole O bloco canaleta o mais indicado para esse tipo de fundao Siga as instrues que vm na lata do impermeabilizante. Os blocos devem estar secos. As duas primeiras fiadas devem ser assentadas com impermeabilizante.

1 lata

3 latas

1 kg

1 a 1,5 cm 1 cm 1 cm 1 cm

10 m linear

1 lata 1 lata 1 lata

lata 2 latas 2 latas

6 latas 8 latas 8 latas

30 m2 10 m2 16 m2

Revestimento

Chapisco

1 lata

3 latas

varivel

30 m2

O chapisco base do revestimento, sem ele pode descolar da parede. O emboo regulariza as paredes e tetos. Esta camada deve ser a mais fina possvel.

Emboo (argamassa grossa) Reboco (argamassa fina)

1 lata 1 lata

2 latas 2 latas

6 ou 8 latas 9 latas peneira da

1 a 2,5 cm 1a3 mm

17 m2 35 m2

TRAOS PARA CONCRETO


Servio Aplicao Cimento Fundao Base de concreto magro 1 saco Areia 8 latas 5 latas Trao Pedra 11 latas 6 latas 5 latas 11 latas 6 latas gua 2 latas Espessu ra Rendimento do cimento Sc 50 kg 0,25 m3 Dica

5 a 8 cm

Serve de base para pisos em geral. Molhar o solo. Fazer a concretagem de uma s vez e vibr-lo. Manter umedecido nas primeiras semanas. Serve de base para pisos em geral. Molhar o solo. Deve ser aplicado com vibrao para evitar vazios no concreto.

Baldrame (sapata corrida), estaca, radier Lajes Macias e pr-moldadas

1 saco

1 lata

varivel

0,16 m3

1 saco

4 latas

1 lata

8 a 10 cm 5 a 8 cm

0,14 m3

Contrapisos

Concreto magro

1 saco

8 latas 4 latas

2 latas

0,25 m3

Muros

Pilares e Cintas

1 saco

1 lata

varivel

0,15 m3

Observaes:

* No lugar da cal, pode ser usado aditivo para argamassa, bisnaga de 100 ml / saco de cimento de 25 kg; ** Para assentamento de cermicas e azulejos, existe argamassa colante, no necessitando de molho nas peas; *** As latas para medio devem ter 18 litros, e no estar alada.

Monte em forma de coroa

Uso da gua para a argamassa

APLICAO DE CHAPISCO
Chapiscar com colher uma operao executada pelo pedreiro nos trabalhos de revestimentos. Consiste em aplicar uma camada de argamassa grossa e encharcada nas superfcies que sero revestidas, obtendo uma superfcie rugosa e melhorando a aderncia dos demais revestimentos que posteriormente sero aplicados. uma operao que facilita a posterior aderncia do emboo.

AVALIAO
ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE - 5; EXECUO DA TAREFA - 5; ____ TOTAL - 10 FALTA 1 PONTO A MENOS; ATRASO 0,5 PONTO A MENOS.

Вам также может понравиться