Вы находитесь на странице: 1из 26

Ol, estaremos juntos nessa grande aventura!

7 ano - Cincias
Prof Gizelly Lima

Taxonomia
IMPORTNCIA

Hoje, existem cerca de 1,2 milho de animais e 350 mil vegetais. Isso, sem contar, os integrantes dos outros Reinos inferiores.

Aristteles (384-322 a.C.) :

Histrico

Animais com sangue e sem sangue; Animais areos, terrestres e aquticos


animais teis,

Santo Agostinho (354-430): Classificou em

classificao desenvolvido pelo naturalista sueco Carl von Linn, mais conhecido como Lineu. Usa como critrio rgos e estruturas morfolgicas comuns e estruturas reprodutivas de animais e plantas. um sistema simples que substitui as longas denominaes de espcies, s vezes com dezenas de nomes, que vigoravam na Europa at ento. Lineu procurou estabelecer critrios mais objetivos para classificao de animais e plantas e lanou as bases da biologia moderna.

nocivos e indiferentes Karl von Linn (1707-1778): o sistema de

Sistema de Lineu
Nomes Duplos e escritos em Latim

Uso de categorias hierrquicas Reino Classes Ordens Gnero Espcie


Com o aumento rpido das descobertas biolgicas viu-se a necessidade de agrupar os organismos, e foram criadas novas unidades de classificao (ou taxons), sendo que a unidade bsica do sistema atual a espcie.

CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS

REINO - Plantae

+ OU 350 MIL ESPCIES

FILO - Tracheophyta
+ ou - 250 MIL ESPCIES

CLASSE Angiospermae
Carl von Linn

+ ou - 235 MIL ESPCIES

ORDEM - Rosales

+ ou 18 MIL ESPCIES

FAMLIA- Rosaceae
+ ou 3.5 MIL ESPCIES

GNERO- Rosa

+ ou 500 ESPCIES

ESPCIE- Rosa galica

Reino Filo

Classe Ordem Famlia


Gnero Espcie

1- Vrus
Agentes causadores de infeces no homem, outros animais, vegetais e bactrias. Sem metabolismo prprio. Parasitas intracelulares obrigatrios. No se desenvolvem em ambientes extracelulares.

http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/index.html

Definio de Vrus
Entidades infecciosas no celulares cujo genoma pode ser DNA ou RNA. Replicam-se somente em clulas vivas, utilizando toda a maquinaria de biossntese e de produo de energia da clula para sntese e transferncia de cpias de seu prprio genoma para outras clulas

Caractersticas distintivas

Tipo de material gentico (DNA ou RNA)

Tamanho e Forma
Natureza do envoltrio (com ou sem envelope) Genoma muito simples

Tamanho dos vrus

http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/index.html

http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/index.html

2- Estrutura Bsica dos vrus


Vrion = partcula viral completa e infecciosa

Envelope Capsdeo cido Nuclico Matriz Protica


http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/index.html

Nucleocapsdeo

Reino Monera
Bactrias e Cianobactrias. Procariontes.

Apenas ribossomos como organides.


Revestimento: parede celular e membrana plasmtica.

Mesossomo: dobra da membrana onde ocorre produo de energia.

Reino Monera
Hetertrofos (decompositores ou parasitas) ou Auttrofos (quimiossntese e fotossntese). Reproduo Assexuada: Cissiparidade ou Bipartio e Gemiparidade ou Brotamento. Reproduo Sexuada: Conjugao.

Tipos de Bactrias

Importncia das Bactrias


As bactrias representam a maior parte do material vivo deste planeta e tambm possuem capacidade extraordinria de reproduo. Deduz-se, portanto, que so as responsveis pela maior parte das trocas qumicas realizadas entre os seres vivos e o planeta.

Elas desmancham as fezes e os cadveres, devolvendo ao meio ambiente as molculas que estavam na estrutura do organismo desses seres e na composio desses dejetos. Essa reciclagem fertiliza o solo e garante a continuidade da vida.

Algumas bactrias podem fixar o nitrognio atmosfrico (N2) em suas estruturas celulares. Outras liberam nitratos (NO-3) no solo, fertilizando-o. Veja o exemplo das bactrias do gnero Rhizobium, que vivem dentro das razes das plantas leguminosas, fixam o nitrognio atmosfrico e fornecem compostos nitrogenados a essas plantas.

Importncia das Bactrias


A indstria farmacutica utiliza bactrias para a produo de antibiticos e vitaminas. A indstria qumica emprega as bactrias na produo de acetona, metanol, butanol e outros. Os processos de tratamento de esgotos tambm utilizam as bactrias (anaerbicas) no processo de degradao dos resduos orgnicos. Nas usinas de reciclagem de lixo, so utilizadas na produo de adubos de compostagem. Atualmente h pesquisas para o desenvolvimento de bactrias que decomponham plsticos e outros derivados de petrleo.

Antibiograma: em uma cultura de bactrias so colocados pequenos pedacinhos de papel contendo diferentes tipos e concentraes de antibiticos. Procura-se aqueles que tiveram o efeito mais significativo (maior halo de inibio).

Importncia das Bactrias


A moderna biotecnologia permitiu a modificao do material gentico de algumas bactrias, fazendo com que elas passassem a produzir insulina para o tratamento da diabetes. At a cirurgia plstica faz uso das bactrias. A toxina botulnica, produzida pelas bactrias da espcie Clostridium botulinum tem a capacidade de paralisar a musculatura, relaxando-a. conhecida pelo nome comercial de Botox, muito usada pelos cirurgies plsticos, em pequenas quantidades, para a atenuao de rugas e marcas de expresso e tambm para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral. Podem ser usadas na produo de alimentos (Streptococcus e Lactobacillus - na produo de iogurtes, queijos, leites fermentados e outros; Corynebacterium produz o cido glutmico ou glutamato monossdico, vendido comercialmente como aji-no-moto; Acetobacter transforma o vinho em vinagre) e bebidas.

Clostridium botulinum - produtor da toxina botulnica (Botox)

VACINAO
produzida a partir de partes da bactria ou de bactrias enfraquecidas inativas, capazes de estimular nosso sistema imunolgico a produzir anticorpos. Dentre as vacinas mais usadas esto: a trplice bacteriana (DPT, composta por toxinas atenuadas do ttano e da difteria e bacilo morto encapsulado da coqueluche) e BCG (Bacilo Calmette e Guerin, uma cepa enfraquecida do bacilo da tuberculose) Se no tivermos sucesso na preveno das doenas bacterianas, teremos que usar medicamentos especficos para destruir as bactrias, que so os antibiticos.

Na tabela abaixo, vlida para todo territrio nacional, indica, de forma resumida, em que idade cada vacina obrigatria deve ser aplicada.
Grupo / Idade Ao nascer1 11 ms 2 meses 4 meses 6 meses 9 meses 12 meses 15 meses 10 a 11 anos3 Puerpera Vacinas BCG (contra a Tuberculose) + vacina contra a hepatite B (VHB) Contra a hepatite B (VHB)2 Trplice bacteriana (DTP contra Difteria , ttano e coqueluche) + contra a poliomielite (OPV) Trplice bacteriana (DTP) + contra a poliomielite (OPV) Trplice bacteriana (DTP) + contra a poliomielite (OPV) + contra a hepatite B (VHB) + contra a febre amarela (FA) Contra o Sarampo (VSPO) Trplice viral (TV contra sarampo, rubola e caxumba) Trplice bacteriana (DTP) + contra a poliomielite (OPV) Contra a febre amarela (FA) + dupla adulto (DT contra ttano)4 Contra a rubola (VCR)5

Fonte: Programa Nacional de Imunizaes: 25 anos. Braslia: Ministrio da Sade, 1998. pl41.

1-Caso a vacina BCG no tenha sido administrada na maternidade (primeiros dias de vida), aplicar na primeira visita ao servio de sade juntamente com a VHB. 2- Operacionalmente a segunda dose da VHB poder ser administrada aos dois meses de idade, juntamente com a DTP e a OPV. 3- Reforo de dez em dez anos durante toda a vida. 4- Em gestantes e nos casos de ferimentos graves, o reforo ser administrado cinco anos depois da ltima dose. 5- Caso a VCR no tenha sido aplicado na puerpera, na maternidade, administr-la na primeira visita ao servio de sade.

ANTIBITICOS
Medicamentos produzidos especificamente para atuar nas clulas bacterianas, impedindo sua reproduo (bacteriostticos) ou destruindo-as (bactericida). Um dos exames mais importantes (e menos realizado!) para a definio do tratamento de uma doena bacteriana o antibiograma, que consiste em cultivar as bactrias que causam a doena na pessoa e testar qual antibitico mais efetivo para o tratamento.

Mycobacterium tuberculosis coletado no escarro de um doente de tuberculose

Principais Bacterioses
Coqueluche Bordetella pertussis.

Difteria ou Crupe Corynebacterium diphteriae. (gram positiva)


Ttano Clostridium tetani. (gram positiva) Febre tifide Salmonella typhi. (gram negativa) Sfilis Treponema pallidum.

Hansenase ou Lepra Mycobacterium leprae. (gram positiva)


Gastrites Helicobacter pylori. (gram negativa) Febre Q Coxiella burnetti Febre Maculosa Rickettsia rickettsii

Disenteria bacilar Shigella sp.


Gastroenterites Salmonella sp.

Principais Bacterioses
Tuberculose Mycobacterium tuberculosis. (gram positiva)

Meningite Neisseria meningitidis. (gram negativa)


Gonorria Neisseria gonorrheae. (gram negativa) Clera Vibrio cholerae. (gram negativa)

Leptospirose Leptospira enterrogans. (gram negativa)


Antraz Bacillus anthracis. (gram positiva) Botulismo Clostridium botulinium. (gram positiva) Peste Bubnica Yersinia pestis. (gram positiva) Pneumonia Streptococcus pneumoniae. (gram positiva) Diplococcus pneumoniae

Doena Ttano

Bactria Transmisso Sintoma Vacina Clostridium Tetani Ferimentos Intoxicao Trplice Bacilo e esporos profundos, aguda com provocados por enrijecimento objetos muscular contaminados Difteria Corynebacterium Secrees do Placas na Trplice diphteriae nariz e garganta Faringe e (Bacilo) garganta Coqueluche Haemophilus Saliva. SecreesAcesso de tosse Trplice (tosse comprida) pertussis da laringe e longa e (Bacilo) brnquios. prolongada Tuberculose Mycobacterium Saliva e Catarro Tosse, BCG tuberculosis expectorao, (preveno) (bacilo de Koch) inapetncia, antibiticos cansao, sudorese noturna Clera Vibrio Cholerae Contaminao Forte diarria, antibitico (Vibrio) fecal da gua e com alimentos desidratao, e prostrao Lepra Mycobacterium Secrees em Leses cutneas, Coquetel de (hansenase) Leprae contato com perda da antibiticos (bacilo de narinas, boca e sensibilidade, Hansen) pele. manchas na pele.

Doena Leptospirose

Bactria Leptospira interrogans

Transmisso Urina de rato e gua contaminada Contato direto

Sintoma Febre alta e dores musculares Febre, vmito, intensas dores de cabea Corpo dolorido, cancro, verrugas e feridas Dor e ardor ao urinar Secreo amarelada Diarria, febre, perda de apetite e manchas rosas Paralisia

Vacina Antibitico

Meningite pneumoccica

Streptococcus pneumoniae

Antibitico/ vacina

Sfilis

Treponema pallidum

Sexo Contato com fluidos corporais Sexo de qualquer tipo Contato com fluidos corporais Alimentos e gua contaminados Beijo Alimentos

Antibitico

Gonorria (blenorragia)

Neisseria gonorrhoeae

Antibitico

Febre tifide

Salmonella typhi

Antibitico

Botulismo

Clostridium

Soro

Doena Leptospirose

Bactria Leptospira interrogans

Transmisso Urina de rato e gua contaminada Contato direto

Sintoma Febre alta e dores musculares Febre, vmito, intensas dores de cabea Corpo dolorido, cancro, verrugas e feridas Dor e ardor ao urinar Secreo amarelada Diarria, febre, perda de apetite e manchas rosas Paralisia

Vacina Antibitico

Meningite pneumoccica

Streptococcus pneumoniae

Antibitico/ vacina

Sfilis

Treponema pallidum

Sexo Contato com fluidos corporais Sexo de qualquer tipo Contato com fluidos corporais Alimentos e gua contaminados Beijo Alimentos

Antibitico

Gonorria (blenorragia)

Neisseria gonorrhoeae

Antibitico

Febre tifide

Salmonella typhi

Antibitico

Botulismo

Clostridium

Soro

Вам также может понравиться