Вы находитесь на странице: 1из 15

Tecnologia da Construo: ESQUADRIAS

Agosto/2010 Manaus/Amazonas

Partes das Esquadrias e Instalaes

Esquadrias Esquadria o nome genrico usado para denominar portas, janelas, portes, marcos, caixilhos, venezianas, persianas, gradis, etc. e podem ser fabricados em diversos materiais. Na construo de uma casa os batentes das portas e das janelas de madeira so fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados, ou seja, devem obrigatoriamente estar alinhados com as portas ou janelas que eles vo prender e nivelados em relao ao piso ou parede. Nota: Deixa-se um espao para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas.

Porta A porta A porta (na sua viso mais tradicional) formada pelos seguintes elementos: Folha - normalmente uma chapa lisa (de madeira ou outros tipos de material) responsvel pela vedao da parede, ou no, quando a porta est "fechada". Costuma ser confundida com a porta propriamente dita. Batente - so os perfis retangulares (de madeira, metal, ou outro material) que est preso junto abertura na parede e permite a fixao da folha. Guarnio - um elemento responsvel por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro). Maaneta - uma das peas responsveis, junto com as dobradias e o trinco (com ou sem fechadura), pelo movimento da porta e seu trancamento. fonte: Wikipedia Porta de dobradia "comum" Sem qualquer duvida o tipo de porta mis utilizado no mundo.

Como em geral nas cabeceiras e peitors (ou soleiras) no existem tacos, estas peas obrigatoriamente devem ser fixadas com buchas plsticas (8 mm) e parafusos 6,1 x 90 ou 6,1 x 100 conforme a necessidade. Cada ponto de fixao deve ter um, dois ou trs parafusos, conforme a medida da largura do marco, e a distncia entre os locais de fixao no deve exceder 90 cm.

Para se efetuar o chumbamento tanto de esquadrias quanto contramarcos, seguem-se basicamente os mesmos procedimentos, como poucas particularidades que sero observadas oportunamente. - Determinar pontos de nveis a fim de alinhar as peas na mesma linha da fachada; - Determinar taliscas internas a fim de permitir que as esquadrias fiquem paralelas com os acabamentos; - Respeitar nveis, taliscas e prumos a fim de evitar mau funcionamento dos caixilhos, alm de alinhamentos esteticamente imperfeitos; - Tanto as esquadrias quanto os contramarcos devem ser calados antes do chumbamento. Estes calos garantiro o perfeito posicionamento das peas antes do chumbamento definitivo.

Tipos e medidas mais comuns Janelas de Madeira

Janela de Correr Medidas Padro: 1,20 / 1,40 / 1,60 / 2,00 / 2,40 x 1,20 em arco 1,20 / 1,40 / 1,60 / 2,00 / 2,40 x 1,00 reta

Janela Reta Medidas Padro 11,20/1,40/1,60/2,00/2,40 x 1,20 arco 1,20/1,40/1,60/2,00/2,40 x 1,00 reto

Janela Guilhotina Medidas Padro 1.00 / 1,20 / 1,40 x 1,20

Janela Veneziana Medidas Padro 1.00 / 1,20 / 1,40 x 1,20

Amarrao da esquadria antes de ir para o lugar

Esquadrias metlicas Alm das esquadrias de madeira, existem as de ferro (que j vm de fbrica com chumbadores, grapas ou rabo-de-andorinha) e as de alumnio. Obs: O termo caixilho usado para identificar toda a vedao de vos por meio de portas e janelas executados em metal, seja de ferro ou alumnio. Obs: Uma das limitaes do ferro a sua manuteno. aconselhvel que sejam efetuadas 2 (duas) demos de esmalte sinttico nas esquadrias de ferro (grelhas, portes, gradis, etc) a cada 12 (doze) meses para se ter uma boa conservao .

Vidros
A escolha do tipo de vidro deve partir de princpios bsicos que devem atender e suprir as necessidades como: segurana, conforto, economia e sude (iluminaco, temperatura e isolamento). Vidro simples um vidro tipo cristal, econmico e muito usado nas esquadrias. O vidro simples pode ser encontrado de 4 mm at 8 mm de espessura.

Vidro temperado um vidro bastante resistente, difcil de ser quebrado, porm, quando exposto a um forte impacto vem a estilhaar em pequenos pedaos no cortantes. Vidro laminado O vidro laminado oferece um grau de segurana bastante elevado. Atravs de um ou mais filmes de polivinil de butiral, um material plstico extremamente resistente e durvel que, em casos de choque, os fragmentos aderem-se ao filme de PVB, ficando retidos no plstico, oferecendo segurana mxima em qualquer instalao.
Vidro duplo o vidro que atende s exigncias dos mais novos conceitos arquitetnicos - a economia, conforto, esttica e a segurana. O vidro duplo um grande aliado da economia, auxilia na reduo da potncia instalada em equipamentos de refrigerao ou de aquecimento, ajuda na reduo dos gastos de energia por possuir um alto isolamento trmico, oferecendo maior conforto, tornando-se indispensvel no regime inverno-vero, em qualquer tipo de edificao. O vidro duplo oferece tambm um timo isolamento acstico, reduzindo consideravelmente os rudos externos, proporcionando maior conforto ao ambiente.

Esquadrias De um modo geral, as esquadrias de madeira so entregues sem vidros. Por diversas razes, tais como: - Diminuio do peso da esquadria para fins de transporte e instalao. - Eliminao do risco da quebra de vidros durante as fases de transporte e instalao. Esta prtica, no entanto, cria o inconveniente de repartir responsabilidades. O vidraceiro passa a assumir uma parcela da responsabilidade no desempenho da esquadria. Na eventual ocorrncia de problemas com infiltrao de gua, o cliente precisa identificar qual o responsvel para o qual dever dirigir sua solicitao de conserto, garantia e/ou manuteno. Baguetes de madeira Os baguetes de madeira tem a finalidade de fixar o vidro na esquadria, e ao mesmo tempo dar um acabamento adequado. Mas a vedao entre vidro e esquadria dada pela massa de vidraceiro. - Os baguetes de madeira so ajustados na esquadria um por um, num trabalho artesanal. Embora aparentemente sejam iguais, existem diferenas entre um e outro. Portanto, os baguetes no podem ser trocados de lugar. Massa de Vidraceiro Para evitar a infiltrao da gua da chuva, a vedao entre vidro e baguetes feita com massa. Alm de bem colocada, sem falhas, a massa tem que ser de boa qualidade, visto que sofrer com os efeitos das intempries. Melhores resultados tem sido obtidos com emprego de silicone. Importante: Para instalar o vidro, o vidraceiro deve remover cuidadosamente os baguetes. Para maior facilidade, os pregos esto apenas apontados.

Alm de recoloc-los nas mesmas posies, o vidraceiro deve pregar os baguetes em intervalos no maiores que 25 cm, e repuxar os pregos pelo menos 1 mm para dentro do baguete

O que o contramarco. - um contorno de madeira, especialmente preparado para ser instalado no vo onde futuramente ser instalada a esquadria. - a parte fixa da esquadria. - Tem o formato e as medidas compatveis com a esquadria que ser instalada. - A esquadria ser instalada por dentro do contramarco.

Вам также может понравиться