Вы находитесь на странице: 1из 18

Comparao entre o tratamento farmacolgico aplicado em crianas de zero a cinco anos atendidas em uma unidade de emergncia e as diretrizes do III

Congresso Brasileiro no Manejo da Asma.

Importncia
O Brasil possui a 8 maior frequncia de asma do mundo, 20%. A asma constitui a 4 causa de hospitalizao pelo SUS, com 350.000 internaes por ano. (DATASUS) A asma aguda responsvel por 16% dos atendimentos realizados em crianas nos servios de emergncia.

Apresentao Objetivo
Avaliar o manejo da crise asmtica em crianas de zero a cinco anos atendidas em uma unidade de emergncia peditrica da regio metropolitana do Recife (PE). Verificar se a condio da crise asmtica pode interferir no tempo de permanncia da criana no servio de emergncia.

Apresentao Mtodos
Estudo com 246 crianas em crise asmtica de uma unidade de emergncia. Avaliao da conduta utilizada para com a criana na emergncia. Avaliao da conduta preconizada pelo III Consenso Brasileiro no Manejo da Asma. Avaliao do tempo de permanncia da criana na emergncia.

Protocolos: Terapeutica,Frmacos e doses segundo III CBMA


Medicao /Terapeutica Fenoterol Brometo de ipratrpio Predinisona VO Nebulizao tipo beta agonista anticolinrgico corticide ---Nome comercial berotec atrovent -------Dose preconizada 0,1 mg/kg 250 mcg a 500 mcg 1mg/kg/dia (casos graves) Oxignio a fluxo mnimo de 6L/min e em intervalos de 20min na 1 hora de atendimento.

Resultados
Farmacos utilizados Fenoterol/brometo de ipratrpio/corticide/ aminofilina -> grupo das xantinas Terapeutica Fenoterol Brometo de Ipratpio Nebulizao Aminofilina Corticides * Preconizado n (%) 69 (28,1 %) preconizado n(%) 177 (71,9) TOTAL n(%) 246 (100%)

Doses Preconizadas (%) 61 (24,8%) 1 (0,5%) 33 (13,4%) 0 (0%) 44 (32,4%)

Doses no preconizadas (%) 212 (86,2%) 209 (99,5 %) 213 (86,6%) 4 ( 100 %) 92 (67,6%)

TOTAL n (%) 246 (100%) 246 (100%) 246 (100%) 4 (100%) 136 (100%)

*Via de administrao
----

preconizado n(%)
76 (55,9%)

No preconizado n TOTAL n(%) (%)


60 (44,1) 136 (100%)

Discusso
Utilizao dos frmacos esteve de acordo com o preconizado (beta-agonista e anticolinrgico)*. *Exceo: grupo das xantinas foi utilizada em quatro crianas que se apresentaram refratrias ao tratamento. LIBERDADE TERAPUTICA?

Discusso
Embora os 3 grupos de drogas escolhidas para o tratamento fossem adequadas ao preconizado, isto no ocorreu quanto a sua forma de utilizao, ... -Uso de anticolinrgico (Brometo de Ipratrpio) em crises diagnosticadas como moderada e leve, embora fosse preconizado para crises graves. IMPERCIA? -Uso de anticolinrgico (Brometo de Ipratrpio) com dose abaixo de 250mcg, embora fosse preconizado 250mcg a 500mcg. DOSE SUBCLNICA?

Discusso

- Uso de corticosteride na primeira hora em paciente no crtico dependentes. USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? - Uso de aminofilina mesmo no sendo preconizado. IMPERCIA?/LIBERDADE TERAPUTICA?

Discusso

O -agonista, mesmo tendo sido utilizado em todos em os atendimentos, como preconizado, no teve suas doses administradas na proporo de o,1mg/kg. As doses utilizadas foram calculadas na proporo de 1 gota para 3kg de peso conforme referendado por alguns autores e pela recomendao do fabricante. DOSE SUBCLNICA?/CINCIA E CONVENCIONALISMO?

Discusso
Um estudo publicado em 1998 concluiu que a associao de Brometo de Ipratrpio e Fenoterol em crises graves reduz significativamente a necessidade de hospitalizao de 53% a 38% aprox. Porm uma reviso sistemtica no identificou nenhum benefcio do Brometo em crises moderada e leve. Cabe salientar que o custo do Brometo no Brasil cerca de 10 vezes maior que o do Fenoterol, portanto, sua utilizao em crises moderada e leve deve criteriosa devido ao custo associado.ESQUEMA TERAPUTICO?/IMPERCIA?/USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?

Discusso
O corticosteride disponvel no servio foi a Dexametasona suspenso ou via injetvel. A via de administrao foi a no preconizada: via intramuscular. Essa forma de administrao apresenta absoro errtica e grande variabilidade individual. Em apenas 7 crianas o procedimento foi adequado (vmito), nas demais a administrao poderia ter sido por VO. (minimizando o nmero de procedimentos invasivos e os custos com materiais). ESQUEMA TERAPUTICO?/IMPERCIA?/BIOTIPO?/USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?

Discusso A anlise relativa as doses administradas de Dexametasona ficou prejudicada por terem sido calculadas doses equivalentes preconizada para corticosterides de meia vida considerada intermediria. AJUSTE DE DOSE?

Discusso
Observou-se que somente em 33,7% das nebulizaes foi utilizado o oxignio para administrao de -agonistas associado ou no ao anticolinrgico embora o servio dispusesse de recursos em todos os procedimentos. IMPERCIA?/NEGLIGNCIA?

Discusso
Em 86,6% das nebulizaes no houve obedincia ao protocolo que preconiza fluxo mnimo de 6L/min e em intervalos de 20 min na primeira hora. Esses obedeceram a intervalos de nebulizao variveis.

Discusso
Os atendimentos de crianas com crises moderadas e leves tiveram um tempo de permanncia abaixo do preconizado no III CBMA (tempo mnimo de uma hora aps uma boa resposta ao tratamento).

Concluso
As condutas preconizadas pelo III CBMA encontraram barreiras diversas para a sua aplicao:
Pouca familiaridade da equipe multidisciplinar com suas diretrizes; Ausncia de recursos materiais e teraputicos (oxmetro de pulso e corticosteride de liberao intermediria).

Sugestes
Elaborao de protocolos sistemticos de atendimento da crise asmtica na emergncia. Maior divulgao do III CBMA em meios acadmicos, servios de educao permanente e emergncias.

Вам также может понравиться