Вы находитесь на странице: 1из 28

A CONSTRUO DO DIREITO EDUCAO

CURY, C. R. Jamil. Direito educao: direito igualdade, direito diferena.

Direito educao Direito igualdade Direito diferena

Possui graduao em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Cincias e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educao: Histria, Poltica, Sociedade pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1977) e doutorado em Educao: Histria, Poltica, Sociedade pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1979). Fez seu ps-doutorado, em 1994, junto Faculdade de Direito do Largo S.Francisco- USP. Estudos psdoutorais Universit de Paris (Ren Descartes, em 1995. Entre 1998-1999 fez outros estudos de ps-doutorado na cole des Hauts tudes en Sciences Sociales, EHESS, Frana. professor titular (aposentado) da Faculdade de Educao da UFMG da qual professor emrito. professor adjunto da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao da qual foi seu presidente por duas vezes. Tem experincia na rea de Direito, com nfase em Direitos Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, poltica educacional, ensino superior, educao bsica e educao de jovens e adultos.

Autoria

INTRODUO EDUCAO COMO UM DIREITO NA ATUALIDADE


Direito educao presente em textos legais de praticamente todos os pases no mundo. Afinal, a educao escolar uma dimenso fundante da cidadania, e tal princpio indispensvel para polticas que visam participao de todos nos espaos sociais e polticos e, mesmo, para reinsero no mundo profissional (p.1) .

COMPROMETIMENTO INTERNACIONAL
Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) ;

Conveno relativa Luta contra a Discriminao no campo do Ensino (1960) ; Pacto internacional dos direitos econmicos, sociais e culturais (1996) .

Declarao Mundial sobre Educao para Todos: satisfao das necessidades bsicas de aprendizagem (Jomtien, 1990)
http://www.todospelaeducacao.org.br/

IMPORTNCIA DA LEI

Mas

como se trata de um direito reconhecido, preciso que ele esteja inscrito em LEI DE CARTER NACIONAL (p. 2).

A EXISTNCIA DA LEI IMPLICA SEMPRE NA EXISTNCIA DE:

REGRAS E OBRIGAES: DIREITOS X DEVERES.

LEIS REFERENTES EDUCAO

A sua importncia nasce do carter contraditrio que a acompanha: nela sempre reside uma dimenso de luta. Luta por inscries mais democrticas, por efetivaes mais realistas, contra descaracterizaes mutiladoras, por sonhos de justia. Todo o avano da educao escolar alm do ensino primrio foi fruto de lutas conduzidas por uma concepo democrtica da sociedade em que se postula ou a igualdade de oportunidades ou mesmo a igualdade de condies sociais (p. 2) .

1. HISTRIA DO DIREITO EDUCAO

preciso considerar que a inscrio de um direito no cdigo legal de um pas no acontece da noite para o dia. Trata-se da histria da produo de um direito e que tem sua clara presena a partir da era moderna (p. 2).

Pases europeus

Reforma Protestante; Ilustrao; Liberalismo/democracia; Participao popular; Luta dos trabalhadores.

GRATUIDADE
A importncia do ensino primrio tornado um direito imprescindvel do cidado e um dever do Estado imps a gratuidade como modo de torn-lo acessvel a todos. Por isso, o direito educao escolar primria inscreve-se dentro de uma perspectiva mais ampla dos direitos civis dos cidados (p. 3).

OBRIGATORIEDADE Educao entendida como to fundamental para a democracia, a formao do cidado, a participao na sociedade, que do sculo XIX para o XX se torna obrigatria, mesmo nos estados que defendem o liberalismo, o individualismo.

A educao das crianas est diretamente relacionada com a cidadania, e, quando o Estado garante que todas as crianas sero educadas, este tem em mente, sem sombra de dvida, as exigncias e a natureza da cidadania. Est tentando estimular o desenvolvimento de cidados em formao. O direito educao durante a infncia moldar o adulto em perspectiva. Basicamente, deveria ser considerado no como o direito da criana frequentar a escola, mas como o direito do cidado adulto ter sido educado (Marshall, 1967, p. 73, apud Cury, p. 4).

instruo deve ser objeto de coero estatal, j que o ignorante perde as condies reais de apreciar e escolher livremente as coisas.

TESE ILUMINISTA

Assim, seja por razes polticas, seja por razes ligadas ao indivduo, a educao era vista como um canal de acesso aos bens sociais e luta poltica e, como tal, um caminho tambm de emancipao do indivduo diante da ignorncia (p.8).

Magnitude da educao

O direito educao, como direito declarado em lei, recente e remonta ao final do sculo XIX e incio do XX. Mas seria pouco realista consider-lo independente do jogo das foras sociais em conflito (p. 6). fortalecimento da classe trabalhadora; - contestao sociedade capitalista.

Atualmente - Europa
Hoje, em boa parte dos pases europeus, e mesmo latino-americanos, a discusso do direito educao escolar j se coloca do ponto de vista do que Bobbio chama de especificao. Na verdade trata-se do direito diferena, em que se mesclam as questes de gnero com as de etnia e credo, entre outras (p. 7).

Campanha de 2008

2/3. DIREITO IGUALDADE/DIREITO DIFERENA


A dialtica entre o direito igualdade e o direito diferena na educao escolar como dever do Estado e direito do cidado no uma relao simples. De um lado, preciso fazer a defesa da igualdade como princpio de cidadania, da modernidade e do republicanismo. A igualdade o princpio tanto da no-discriminao quanto ela o foco pelo qual homens lutaram para eliminar os privilgios de sangue, de etnia, de religio ou de crena. Ela ainda o norte pelo qual as pessoas lutam para ir reduzindo as desigualdades e eliminando as diferenas discriminatrias (p. 7) .

ESTADOS DEMOCRTICOS ZELO PELAS DIFERENAS


Educao para tornar todos iguais = respeitando as diferenas; A defesa das diferenas, hoje tornada atual, no subsiste se levada adiante em prejuzo ou sob a negao da igualdade (p. 8).

Por

isso, os Estados de direito zelam em assinalar as discriminaes que devem ser sempre proibidas: origem, raa, sexo, religio, cor, crena.

CONDENAO DE TODO E QUALQUER PRECONCEITO

A declarao e a garantia de um direito

tornam-se imprescindveis no caso de pases, como o Brasil, com forte tradio elitista e que tradicionalmente reservam apenas s camadas privilegiadas o acesso a este bem social. Por isso, declarar e assegurar mais do que uma proclamao solene. Declarar retirar do esquecimento e proclamar aos que no sabem, ou esqueceram, que eles continuam a ser portadores de um direito importante. Disso resulta a necessria cobrana deste direito quando ele no respeitado (p. 10) .

EDUCAO COMO DIREITO PBLICO SUBJETIVO DO CIDADO.

Qual a importncia da lei no processo de institucionalizao do direito educao no Brasil relacionando magnitude da educao no processo de formao das crianas, jovens e adultos? QUESTO PARA REFLETIR

Вам также может понравиться