Вы находитесь на странице: 1из 17

Nilza Rogria de A.

Nunes

Em que medida o Assistente Social tem hoje na sua formao um olhar para o saber /fazer no trabalho em locais caracterizados como espaos de pobreza?

favela? comunidade? territrio?

Afinal, o que favela? Moradas singulares no conjunto da cidade, compondo o tecido urbano e integrado a este que no seguem o padro hegemnico que o estado e o mercado definem como sendo o modelo de ocupao e uso do solo nas cidades. Esse modelos em geral so referenciados em teorias urbansticas e pressupostos culturais vinculados a determinadas classes e grupos sociais hegemnicos que consagram o que um ambiente saudvel, agradvel, e adequado as funes que uma cidade deve exercer no mbito do modelo civilizatrio em curso (O que favela, afinal?, 2009, p. 21 ).

A terminologia comunidade significa existncia de um

grupo territorializado atravs dos laos de vizinhana. A comunidade serve de modelo a toda uma srie de unidades sociais e culturais. Trata-se de um grupo coeso, no qual os membros esto ligados por relaes de confiana mtua. Enfim, resultar na coabitao de pequenos grupos em um mesmo lugar. Para se viver em comunidade, necessita-se de uma base territorial. Conjunto de grupos e subgrupos de uma mesma classe social, que tem interesses e preocupaes comuns sobre as condies de vivncia no espao de moradia e que, dadas as condies fundamentais de existncia, tendem a ampliar continuamente o mbito de repercusso dos seus interesses preocupaes e enfrentamentos comuns

O termo territrio vem sendo um conceito abordado

em diversas experincias, principalmente pelo poder pblico, uma vez que fomenta o debate sobre a incluso social, a cidadania, a democratizao das informaes e a participao dos cidados na vida da cidade A constituio do territrio, para alm da dimenso fsica, implica as relaes construdas pelos homens que nele vivem.

O Desenvolvimento de Comunidade definido como

um processo pelo qual os esforos do prprio povo se unem aos das autoridades governamentais, com o fim de melhorar as condies econmicas, sociais e culturais das comunidades, integrar essas comunidades na vida nacional e capacit-las a contribuir plenamente para o progresso do pas. (ONU, 1956)

A pobreza um entrave e uma ameaa tanto para essas

populaes (pobres) como para as reas mais prsperas; Na luta ideolgica os povos famintos tm mais receptividade para a propaganda comunista internacional do que as naes prsperas; O esforo de ajudar a alcanarem um nvel de vida mais sadio e mais economicamente produtivo eliminaria os focos de comunismo em potencial; A melhoria das condies sociais e econmicas em qualquer parte do mundo livre redundaria em benefcio dos Estados Unidos

Tem inicio nos anos 50, aps o perodo da Guerra Fria; Baseia-se no modelo americano; O SS brasileiro atrela-se a um movimento internacional

interessado na expanso da ideologia e do modo de produo capitalista Jos Arthur Rios (1957) prope a educao de comunidade como um tipo de educao social que visa a promover o levantamento dos nveis e padres de vida de uma comunidade inteira atravs do planejamento democrtico de suas potencialidades e recursos; Traz uma viso acrtica e aclassista.

Expresso de uma poltica social definida pelo poder

pblico, tendo como pontos de apoio programas regionais e locais, com a cooperao de instituies particulares. O processo de desenvolvimento para que conduza ao bemestar deve ser harmnico (sentido global e equilibrado), autntico (respeita as caractersticas do pas), democrtico (participao consciente e livre do povo) e solidrio (promoo de todos e no de alguns); Fatores coadjuvantes: poltica social centrada na pessoa; administrao dinmica e flexvel; atividade particular entendida como esforo para dotar a sociedade de recursos indispensveis a satisfao das diferentes necessidades do homem; Capacidade de influenciar na reformulao da poltica social, na reforma das estruturas administrativas e na vitalizao e ordenao da atividade privada.

Elemento de controle;

Conceito com conotao acrtica, apoltica e aclassista;


Equipe tcnica multidisciplinar reproduo do senso

comum a ideologia das classes dominantes; No problematiza. A tarefa de planejar e a soluo dos problemas bsicos recai sobre os pequenos grupos e organizaes locais, como forma de preservar a democracia.

Espaos cresceram em meio cidade numa relao

permanente de necessidade e desprezo por parte daqueles que delas no prescindem. A favela, reconhecida como uma aberrao no espao urbano se torna uma preocupao para governos e demais moradores da cidade e surgem exigncias de posturas mais enrgicas dos governos a fim de se obter uma soluo para a favela.

A favela faz parte da construo scia histrica do Rio

de Janeiro No imaginrio social estabelece uma relao entre duas cidades distintas a favela e o asfalto, ou favela e o restante da cidade. A permanente representao da desordem, do medo, do local de moradia da classe perigosa.

assim denominada a partir da interveno de polticas

pblicas que trazem em si um reconhecimento sobre esses locais de moradia historicamente no incorporados ao modelo de cidade desejada por parte de classes sociais mais favorecidas e gestores pblicos. medida que so executadas ou implantadas polticas urbanas de melhorias em favelas, estabelece-se silenciosamente uma estratificao entre essas reas, classificando-as de acordo com grau de pertencimento a cidade. como se fossem moldadas ao modelo das demais reas do espao urbano, deixando de ser sinnimo da desordem e da violncia.

Uma interlocuo com as anlises recentes sobre a pobreza

em espaos metropolitanos e seu enfrentamento pela via das polticas sociais pblicas (Direito Cidade); Relao da sua insero na complexidade dos processos locais especialmente no que se refere questo da pobreza , da desigualdade e da precariedade dos servios pblicos; Uma atuao nas fronteiras entre carncias e direitos sociais; Uma atuao em REDE na perspectiva da intersetoralidade e da multidisciplinariedade; A ocupao nos espaos de participao e luta poltica.

Вам также может понравиться