Вы находитесь на странице: 1из 75

TEORIA DA SIGNIFICAO

A finalidade ltima de todo ato de comunicao no informar, mas persuadir o outro a aceitar o que est sento comunicado. Por isso, o ato de comunicao um complexo jogo de manipulao com vistas a fazer o enunciatrio crer naquilo que se transmite. A linguagem sempre comunicao (e, portanto, persuaso), mas ela o na medida em que produo de sentido. (Fiorin, p.52, Elementos de Anlise do Discurso)

Azul Frio neve

Vermelho Calor Campo Cortina Toureiro/Africano Touro/Bfalo Poeira/ndice-seco

Ele est comeando a descobrir Descoberta ndice Metonmia Decoberta vermelho

Marca vermelho

A isotopia um nvel de leitura. Greims define mais Cientificamente como um conjunto redundante de categorias semnticas que tornam possvel uma Leitura uniforme do texto, tal como provm de leituras parciais dos enunciados e da resoluo de suas ambigidades, que guiada pela busca de uma leitura nica
(Greims, 188).

corredores semnticos, ou isotpicos que vo balizar a percepo / cognio, criando modelos ou padres perceptivos.... Esses padres perceptivos ou culos sociais, na expresso de A. Schaff [iii], seriam os esteretipos gerados pelos corredores semnticos. Atravs deles vemos a realidade e fabricamos o referente, que se interpe entre ns e a realidade. Blikstein sustenta, com Schaff, que nas culturas ocidentais, a verticalidade e tudo a que ela se associa (em p, alto, altivo) por exemplo, um trao de valor meliorativo, indicando superioridade ou majestade, enquanto a horizontalidade tem conotao usualmente pejorativa. A tendncia de se depreciar o que est cado, deitado, abaixo.

ISOTOPIA

REINTERAO

COERNCIA SEMNTICA DE UM TEXTO


Recorrncia de traos semnticos ao longo do discurso

REDUNDNCIA REPETIO

CORREDORES ISOTPICOS

Tecendo a Manh Um galo sozinho no tece uma manh: ele precisar sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh, desde uma teia tnue, se v tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manh) que plana livre de armao. A manh, toldo de um tecido to areo que, tecido, se eleva por si: luz balo. (A Educao pela Pedra)

CONSTRUO Chico Buarque de Holanda

Amou daquela vez como se fosse a ltima Beijou sua mulher como se fosse a ltima E cada filho seu como se fosse o nico E atravessou a rua com seu passo tmido Subiu a construo como se fosse mquina Ergueu no patamar quatro paredes slidas Tijolo com tijolo num desenho mgico Seus olhos embotados de cimento e lgrima Sentou pra descansar como se fosse sbado Comeu feijo com arroz como se fosse um prncipe Bebeu e soluou como se fosse um nufrago Danou e gargalhou como se ouvisse msica E tropeou no cu como se fosse um bbado E flutuou no ar como se fosse um pssaro E se acbou no cho feito um pacote flcido Agonizou no meio do passeio pblico Morreu na contramo atrapalhando o trfego

Amou daquela vez como se fosse o ltimo Beijou sua mulher como se fosse a nica E cada filho seu como se fosse o prdigo E atravessou a rua com seu passo bbado Subiu a construo como se fosse slido Ergueu no patamar quatro paredes mgicas Tijolo com tijolo num desenho lgico Seus olhos embotados de cimento e trfego Sentou pra descansar como se fosse um prncipe Comeu feijo com arroz como se fosse mquina Danou e gargalhou como se fosse o prximo E tropeou no cu como se ouvisse msica E flutuou no ar como se fosse sbado E se acabou no cho feito um pacote tmido Agonizou no meio do passeio nufrago Morreu na contramo atrapalhando o pblico

Amou daquela vez como se fosse mquina Beijou sua mulher como se fosse lgico Ergueu no patamar quatro paredes flcidas Sentou pra descansar como se fosse um pssaro E flutuou no ar como se fosse um prncipe E se acabou no cho feito um pacote bbado Morreu na contramo atrapalhando o sbado

Filmes centrados na funo potica O Carteiro e o Poeta Flores Partidas Lavoura Arcaica Heri Livro de cabeceira As Horas

Construo de discursos O Grande Truque Os Suspeitos Mera Coincidncia

"... quando explicamos a poesia ela torna-se banal. Melhor do que qualquer explicao a experincia directa das emoes, que a poesia revela a uma alma predisposta a compreend-la."

Ode Cebola

Cebola Luminosa redoma ptala a ptala cresceu a tua formosura escamas de cristal te acrescentaram e no segredo da terra escura se foi arredondando o teu ventre de orvalho. Sob a terra foi o milagre e quando apareceu o teu rude caule verde e nasceram as tuas folhas como espadas na horta, a terra acumulou o seu poderio mostrando a tua nua transparncia, e como em Afrodite o mar remoto duplicou a magnlia levantando os seus seios, a terra assim te fez cebola clara como um planeta

Pablo Neruda

a reluzir, constelao constante, redonda rosa de gua, sobre a mesa das gentes pobres. Generosa desfazes o teu globo de frescura na consumao fervente da frigideira e os estilhaos de cristal no calor inflamado do azeite transformam-se em frisadas plumas de ouro. Tambm recordarei como fecunda a tua influncia, o amor, na salada e parece que o cu contribui dando-te fina forma de granizo a celebrar a tua claridade picada sobre os hemisfrios de um tomate. mas ao alcance das mos do povo regada com azeite polvilhada com um pouco de sal, matas a fome do jornaleiro no seu duro caminho. estrela dos pobres, fada madrinha

envolvida em delicado papel, sais do cho eterna, intacta, pura como semente de um astro e ao cortar-te a faca na cozinha sobe a nica lgrima sem pena. Fizeste-nos chorar sem nos afligir.
Eu tudo o que existe celebrei, cebola Mas para mim s mais formosa que uma ave de penas radiosas s para os meus olhos globo celeste, taa de platina baile imvel de nvea anmona e vive a fragncia da Terra na tua natureza cristalina.

Teoria da significao = semntica Michel Bral sculo XIX Estudar as mudanas de sentido para determinar os mecanismos que regulam essas alteraes.
Exemplo: Construo da subjetividade e objetividade Arquitetura da ironia

DISCURSO
Modo de apreenso da linguagem: este ltimo no considerado aqui como uma estrutura arbitrria, mas como uma atividade de sujeitos inscritos em contextos determinados. (Maigueneau, p.43, Termos-Chave da Anlise do Discurso)

Exemplo: Terceiro-falante

ESTRUTURAS TEXTUAIS SUBSTNCIA DE EXPRESSO

ESTRUTURAS NARRATIVAS SUBSTNCIA DE CONTEDO ESTRUTURAS DISCURSIVAS

SEMNTICA ESTRUTURAL (MANIFESTAO)

PLANO DE EXPRESSO (SIGNIFICANTE) PLANO DE CONTEDO (SIGNIFICADO)

CANAL

MENSAGEM DESTINADOR EMISSOR CDIGO DESTINATRIO RECEPTOR

REFERENTE

FEEDBACK

SUJEITO DA ENUNCIAO

AUTOR NARRADOR EMISSOR

ENUNCIADOR Destinador

ENUNCIADO ENUNCIATRIO Destinatrio

LEITOR NARRATRIO

SITUAO ENUNCIATIVA

SITUAO COMUNICATIVA

ENUNCIAO O ato produtor do enunciado. essa colocao em funcionamento da lngua por um ato individual de utilizao (Benveniste, p.80, 1980) ENUNCIADO O produto do ato de enunciao. Toda a grandeza dotada de sentido, pertencente cadeia falada ou Texto escrito, anteriormente a qualquer anlise lingstica ou lgica.

SUJEITO DA ENUNCIAO sempre um eu, que opera, ao realizar a produo discursiva, no espao Do aqui e no tempo do agora.

IMPESSOAL X PESSOAL

33
Q 33 NY

NY

DougCaraffini Escreveu:
Sobre o que eu postei, acabei seguindo por fontes que no so verdadeiras. Acabei dando uma pesquisada mais a fundo nisso e descobri que, nem Q33, nem Q33 NY eram o nome do avio, alguns usavam a idia de que o WTC se situava na "Quadra 33", por isso Q33, fato que tambm no verdade. Bem, leiam a seguir: Na mesma linha, outra mensagem complementa: os prdios do World Trade Center de New York estariam situados na Quadra 33 (Q33). Assim, escrevendo-se Q33 NY e substituindo-se a fonte de letra pela usada para representar diversos smbolos, o resultado ainda mais sugestivo: Na verdade, o WTC no estava situado na tal Quadra 33. Q33 apenas o nmero de uma linha de nibus que passa nas proximidades, o que demonstra como est sendo forada a comparao. Alis, tambm sugestivo o resultado da converso para aquela fonte da sigla NYC (New York City, cidade de New York):

Para Roland Barthes de Mitologias (1957), o mito (ou ideologia) o que transforma a histria em natureza emprestando a signos arbitrrios um conjunto de conotaes aparentemente bvio, inaltervel. (Eagleton, Ideologia, p.176)

CONCEPES DE VERDADE Chau, M. Convite Filosofia. So Paulo: tica, 2000.


Em grego, verdade se diz ALETHEIA, significando: no oculto, no escondido, no dissimulado. O verdadeiro o que se manifesta aos olhos do corpo e do esprito; a verdade a manifestao daquilo que ou existe tal como . O verdadeiro se ope ao falso, pseudos, que encoberto, escondido, o dissimulado, o que parece ser e no como parece. A verdade uma qualidade das prprias coisas e o verdadeiro est nas prprias coisas. Conhecer ver e dizer a verdade, que est na realidade e, portanto, a verdade depende de que a realidade se manifeste, enquanto a falsidade depende de que ela se esconda ou se dissimule em aparncias. (Chau, 2000, p.99) Em latim, verdade se diz VERITAS e se refere preciso, ao rigor e exatido de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que aconteceu. Verdadeiro se refere, portanto, linguagem enquanto narrativa de fatos acontecidos, refere-se a enunciados que dizem fielmente as coisas tais como foram ou aconteceram. (Chau, 2000, p.99) Em Hebraico, verdade se diz EMUNAH e significa confiana. Agora so as pessoas e Deus quem so verdadeiros. Cumprem o que foi prometido. A verdade uma crena fundada na esperana e na confiana, referidas ao futuro, ao que ser ou vir (profecia). (Chau, 2000, p.99)

Aletheia (grego) se refere ao que as coisas so Veritas (latim) se refere aos fatos que foram Emunah (hebarico) se refere s aes e coisas que sero

A nossa concepo da verdade uma sntese dessas trs fontes e por isso se refere s coisas presentes: Prpria realidade (Aletheia), -Aos fatos passados e linguagem (Veritas), - e as coisas futuras confiana/esperana (Emunah). (Chau, 2000, p.99)

Santo Agostinho

Presente do Passado memria Presente do futuro - espera Presente do Presente - olhar

Eixo Sintagmtico Sintagma Eixo da Combinao

vida

um

das

milagre. sonho. bela. Mariposas. iluminada.

Uma vida

Eixo Paradigmtico Paradigma Eixo da Seleo

Modalidade Veridictrias

Verdade

SER Segredo

PARECER
Mentira

NO-PARECER Falsidade

NO-SER

Informao Parcial Poltico Assassinato Comum Causalidade

Notcia

Total Imanente
(Contm em si todo seu saber)

Coincidncia Repetio Crime

Nomeado X inominado
inexplicvel Prodgio

A Estrutura da Notcia. BARTHES, R. Crtica e Verdade. So Paulo: Perspectiva, 1999.

O4 CLASSES DE MANIPULAO
Tentao: poder sobre os valores positivos que levam a querer-fazer Intimidao: poder do destinador sobre os valores negativos que levam a dever-fazer Provocao: depende do saber do destinador sobre alguma imagem negativa para lev-lo ao dever-fazer Seduo: saber do destinador sobre uma imagem positiva para leva-lo ao querer-fazer

Competncia do Alterao na destinador - manipulador competncia do destinatrio PROVOCAO SABER (imagem negativa do destinatrio) DEVER-FAZER

SEDUO

SABER (imagem positiva do destinatrio)

QUERER-FAZER

INTIMIDAO

PODER (valores negativos)

DEVER-FAZER

TENTAO

PODER (valores positivos)

QUERER-FAZER

Universal afirmativa Todos os S so P subalternas Particular afirmativa Alguns S so P

Contrrias

Universal negativa Nenhum S P subalternas

Contrrias

Particular negativa Alguns S no so P

O objetivo da lgica a proposio, que exprime, atravs da linguagem, os juzos formulados pelo pensamento. A proposio a atribuio de um predicado a um sujeito: S P. O encadeamento dos juzos constitui o raciocnio e este exprime logicamente atravs da conexo de proposies; (...) silogismo.

A verdade de B. B verdade de C. Logo, A verdade de C.

Todos os homens so mortais. Scrates homem. Logo, Scrates mortal.

SINTAXE
X

Mais autnoma pois a relao sinttica pode receber uma variedade imensa de investimentos.

SEMNTICA

Gramtica

Morfologia Estrutura do vocbulo Sintaxe Regras das relaes entre vocbulos

actorizao

03 procedimentos De discursivizao

espacializao

temporalizao

MODALIZAO

Modificao do predicado pelo sujeito; pode-se Considerar que o ato e, mais particularmente o ato de linguagem o lugar do surgimento das Modalidades.
Rector, p.110, Para Ler Greims)

QUERER

SABER

PODER

FAZER

DEBREAGEM Projeo de uma pessoa (eu/tu/ele), um tempo (agora/ento) e um Espao (l/aqui). Objetividade X Subjetividade

EMBREAGEM o mecanismo em que ocorre uma suspenso das Oposies de pessoa, de tempo ou de espao. Ex: O Maluf fez. (dito pelo poltico)

Вам также может понравиться