Вы находитесь на странице: 1из 32

Professor Valdemar Costa

A Estatstica um ramo da Matemtica que estuda a forma como se devem recolher, organizar e analisar dados, podendo tirar concluses que permitem fazer previses.

Populao um conjunto de pessoas, objetos ou acontecimentos sobre o qual incide um estudo estatstico. Amostra uma parte representativa da populao, sobre a qual incide o estudo estatstico. Exemplo: Quando se testa a durao das pilhas produzidas por uma fbrica, no se experimentam todas as pilhas, mas apenas uma pequena parte (amostra). Em seguida, generalizam-se os resultados obtidos a todas as pilhas fabricadas. Populao todas as pilhas fabricadas Amostra as pilhas testadas

Observe a planta da sala de aula da turma de Ana

Observando a planta podemos recolher os dados necessrios e depois organiz-los, construindo tabelas ou grficos que nos permitam responder mais facilmente a algumas questes.

Frequncia absoluta de um acontecimento o nmero de vezes que esse acontecimento se verifica. Frequncia relativa de um acontecimento o quociente entre a frequncia absoluta desse acontecimento e o nmero total de observaes.

A frequncia relativa pode ser expressa em nmero decimal ou percentagem

A frequncia relativa pode ser expressa em nmero decimal ou percentagem. A idade dos alunos da turma da Ana

A partir da tabela, podemos afirmar que: Dos 18 alunos da turma, apenas 3 tm 15 anos; H mais alunos com 13 do que com 14 anos; 44% dos alunos da turma tm 13 anos e esta a maior percentagem; 11% dos alunos da turma tm 11 anos e esta a menor percentagem; Tm mais de 13 anos 28 + 17 = 45 % dos alunos da turma.

1) O Duarte interrogou alguns dos seus amigos


acerca do nmero de irmos que cada um tinha e escreveu os dados no seguinte quadro:

a) No entanto, os dados devem estar organizados. Elabore uma tabela com a frequncia absoluta e a frequncia relativa, em percentagem.

a) No entanto, os dados devem estar organizados. Elabore uma tabela com a frequncia absoluta e a frequncia relativa, em percentagem.

b) Quantos alunos tm, no mximo, um irmo?

c) Quantos alunos tm, pelo menos, um irmo?


d) Qual a percentagem de alunos que tem mais de dois irmos?

2) Fez-se um inqurito a 250 pessoas para conhecer qual o nmero de vezes que foram ao teatro durante um ano e obtiveram-se os resultados apresentados.

a) Quantas pessoas foram 3 vezes ao teatro durante o ano? b) Qual a percentagem de pessoas que foram 4 vezes ao teatro durante o ano? c) Determine a amplitude do ngulo correspondente a ir2 vezes ao teatro

3) A Paula fez um inqurito sua turma, com 30 alunos, sobre o Programa favorito de televiso. Com os resultados construiu o grfico abaixo

a) Qual a diferena entre o nmero de alunos que prefere filmes e o nmero de alunos que prefere noticirios?
b) Que percentagem de inquiridos prefere noticirios? c) Que tipos de programas tm igual preferncia?

d) Se fosse publicitrio, em que tipo de programas faria passar o seu anncio? Justifique

Probabilidade

O estudo da probabilidade vem da necessidade de em certas situaes, prevermos a possibilidade de ocorrncia de determinados fatos. Ao comearmos o estudo da probabilidade, normalmente a primeira ideia que nos vem mente a da sua utilizao em jogos, mas podemos utiliz-lo em muitas outras reas. Um bom exemplo na rea comercial, onde um site de comrcio eletrnico pode dela se utilizar, para prever a possibilidade de fraude por parte de um possvel comprador. Para iniciarmos o estudo da probabilidade, vamos a seguir definir alguns conceitos importantes sobre a matria.

Experimento Aleatrio
Se lanarmos uma moeda ao cho para observarmos a face que ficou para cima, o resultado imprevisvel, pois tanto pode dar cara, quanto pode dar coroa. Se ao invs de uma moeda, o objeto a ser lanado for um dado, o resultado ser mais imprevisvel ainda, pois aumentamos o nmero de possibilidades de resultado. A experimentos como estes, ocorrendo nas mesmas condies ou em condies semelhantes, que podem apresentar resultados diferentes a cada ocorrncia, damos o nome de experimentos aleatrios.

Ao lanarmos uma moeda no sabemos qual ser a face que ficar para cima, no entanto podemos afirmar com toda certeza que ou ser cara, ou ser coroa, pois uma moeda s possui estas duas faces. Neste exemplo, ao conjunto { cara, coroa } damos o nome de espao amostral, pois ele o conjunto de todos os resultados possveis de ocorrer neste experimento. Representamos um espao amostral, ou espao amostral universal como tambm chamado, pela letra S. No caso da moeda representamos o seu espao amostral por: S = { cara, coroa } Se novamente ao invs de uma moeda, o objeto a ser lanado for um dado, o espao amostral ser: S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 }

Espao Amostral

Evento Quando lanamos um dado ou uma moeda, chamamos a ocorrncia deste fato de evento. Qualquer subconjunto de um espao amostral um evento. Em relao ao espao amostral do lanamento de um dado, veja o conjunto a seguir: A = { 2, 3, 5 } Note que ( A est contido em S, A um subconjunto de S ). O conjunto A a representao do evento do lanamento de um dado, quando temos a face para cima igual a um nmero primo.

Classificao de Eventos Podemos classificar os eventos por vrios tipos. Vejamos alguns deles: Evento Simples Classificamos assim os eventos que so formados por um nico elemento do espao amostral. A = { 5 } a representao de um evento simples do lanamento de um dado cuja face para cima divisvel por5. Nenhuma das outras possibilidades so divisveis por 5. Evento Certo Ao lanarmos um dado certo que a face que ficar para cima, ter um nmero divisor de 720. Este um evento certo, pois 720 = 6! = 6 . 5 . 4 . 3 . 2 . 1, obviamente qualquer um dos nmeros da face de um dado um divisor de 720, pois 720 o produto de todos eles. O conjunto A = { 2, 3, 5, 6, 4, 1 } representa um evento certo pois ele possui todos os elementos do espao amostral S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 }.

Classificao de Eventos Podemos classificar os eventos por vrios tipos. Vejamos alguns deles: Evento Simples Classificamos assim os eventos que so formados por um nico elemento do espao amostral. A = { 5 } a representao de um evento simples do lanamento de um dado cuja face para cima divisvel por5. Nenhuma das outras possibilidades so divisveis por 5. Evento Certo Ao lanarmos um dado certo que a face que ficar para cima, ter um nmero divisor de 720. Este um evento certo, pois 720 = 6! = 6 . 5 . 4 . 3 . 2 . 1, obviamente qualquer um dos nmeros da face de um dado um divisor de 720, pois 720 o produto de todos eles. O conjunto A = { 2, 3, 5, 6, 4, 1 } representa um evento certo pois ele possui todos os elementos do espao amostral S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 }.

Evento Impossvel No lanamento conjunto de dois dados qual a possibilidade de a soma dos nmeros contidos nas duas faces para cima, ser igual a 15? Este um evento impossvel, pois o valor mximo que podemos obter igual a doze. Podemos represent-lo por , ou ainda por A = {}. Evento Unio Seja A = { 1, 3 } o evento de ocorrncia da face superior no lanamento de um dado, mpar e menor ou igual a 3e B = { 3, 5 }, o evento de ocorrncia da face superior, mpar e maior ou igual a 3, ento C = { 1, 3, 5 }representa o evento de ocorrncia da face superior mpar, que a unio dos conjuntos A e B, ou seja, . Note que o evento C contm todos os elementos de A e B. Evento Interseco Seja A = { 2, 4 } o evento de ocorrncia da face superior no lanamento de um dado, par e menor ou igual a 4 eB = { 4, 6 }, o evento de ocorrncia da face superior, par e maior ou igual a 4, ento C = { 4 } representa o evento de ocorrncia da face superior par, que a interseco dos conjuntos A e B, ou seja, . Veja que o evento C contm apenas os elementos comuns a A e B.

Eventos Mutuamente exclusivos Seja A = { 1, 2, 3, 6 } o evento de ocorrncia da face superior no lanamento de um dado, um nmero divisor de6 e B = { 5 }, o evento de ocorrncia da face superior, um divisor de 5, os eventos A e B so mutuamente exclusivos, pois , isto , os eventos no possuem elementos em comum. Evento Complementar Seja A = { 1, 3, 5 } o evento de ocorrncia da face superior no lanamento de um dado, um nmero mpar, o seu evento complementar A = { 2, 4, 6 } o evento de ocorrncia da face superior no lanamento de um dado, um nmero par. Os elementos de A so todos os elementos do espao amostral S que no esto contidos em A, ento temos queA = S - A e ainda que S = A + A.

Probabilidade de Ocorrncia de um Evento Os trs Irmos Pedro, Joo e Lus foram brincar na rua. Supondo-se que as condies de retorno para casa so as mesmas para cada um deles, qual a probabilidade de Lus voltar para casa primeiro? Como 3 o nmero total de irmos, ento Lus tem 1 chance em 3 de voltar para casa primeiro, por isto a probabilidade de Lus voltar para casa antes dos seus irmos igual a 1/3.

Definio A probabilidade de um evento ocorrer (Lus voltar para casa primeiro) considerando-se um espao amostral(Pedro, Joo e Lus) igual a razo do nmero de elementos do evento (1, apenas Lus) para o nmero de elementos do espao amostral (3, o nmero de irmos que foram brincar na rua), desde que espao o amostral seja um conjunto equiprovvel, ou seja, todos os seus elementos tenham a mesma possibilidade de ocorrer (as condies de retorno para casa so as mesmas para os trs irmos).

Sendo E um evento, n(E) o seu nmero de elementos, S o espao amostral no vazio e n(S) a quantidade de elementos do mesmo, temos que a probabilidade de E ocorrer igual a: , sendo n(S)0. A probabilidade um nmero entre zero e um, inclusive, o que significa que no mnimo no a nenhuma hiptese do evento acontecer e no mximo o evento sempre ocorrer: 0 P(E) 1 Normalmente representamos probabilidades atravs de fraes, mas tambm podemos represent-las por nmeros decimais, ou at mesmo por porcentagens.

Exemplos Um dado lanado. Qual a probabilidade de obtermos um nmero divisor de 6? Como vimos acima, o espao amostral do lanamento de um dado : S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 } Como estamos interessados apenas nos resultados divisores de 6, o evento E representado por: E = { 1, 2, 3, 6 } Ento n(E) = 4 e n(S) = 6, portanto:

Podemos tambm apresentar o resultado na forma de uma porcentagem: A probabilidade de se obter um nmero divisor de 6 2/3 ou 66,67%.

Uma moeda lanada 4 vezes. Qual a probabilidade de obtermos ao menos uma coroa? Recorrendo ao princpio fundamental da contagem podemos calcular o nmero de elementos do espao amostral deste exemplo: n(S) = 2 . 2 . 2 . 2 = 16 Agora precisamos saber o nmero de elementos do evento E, referente a quatro lanamentos de uma moeda, quando obtemos ao menos uma coroa. Lembra-se do evento complementar explicado acima? Sabendo quantos so os resultados que no apresentam nenhuma coroa, ele nos permite descobrir o nmero dos que possuem ao menos uma.

E quantos so os eventos que no possuem nenhuma coroa? Apenas o evento E = { cara, cara, cara, cara }, ou seja, apenas 1. Como o nmero total de eventos 16 e 1 deles no apresenta qualquer coroa, ento os outros15 apresentam ao menos uma. Ento:

Na forma de porcentagem temos: A probabilidade de obtermos ao menos uma coroa 15/16, 0,9375 ou 93,75%.

Вам также может понравиться