Вы находитесь на странице: 1из 41

ORIGEM, EVOLUO E ACEPES DO ESTADO.

OBJETIVOS Geral: Caracterizar o Estado Moderno. Especficos: Discutir as teorias sobre a origem da sociedade e do Estado; Enunciar os elementos constitutivos da sociedade e do Estado; e Entender a evoluo da sociedade poltica.

SUMRIO Introduo. Origem da sociedade. Elementos constitutivos da sociedade. Origem e formao do Estado. Evoluo histrica do Estado. Acepes do termo Estado. Consideraes finais. Bibliografia.

INTRODUO

A SOCIEDADE

ORIGEM Teorias naturalista e contratualista.

A sociedade, portanto, segundo Dallari, resultante de uma necessidade natural do homem, sem excluir a participao da conscincia e da vontade humanas.

Elementos constitutivos da sociedade: Finalidade Manifestaes de conjunto ordenadas Reiterao Ordem; e Adequao
-

Poder social

Teorias que no admitem o poder social (Estado): Anarquistas e marxistas Teorias que admitem o poder: Weber e os critrios de legitimidade do poder: Poder tradicional; Poder carismtico; e Poder racional. Georges Burdeau: Poder legtimo poder consentido.

Segundo Dallari: O poder necessrio vida social, segundo a maioria dos autores. O poder sempre existiu. Muitas foram as formas do exerccio do poder. Com o decorrer do tempo houve novas formas de atuao do poder e novos critrios de legitimidade. Poder e direito so fenmenos concomitantes e no se confundem. Legalidade e legitimidade no coincidem.

AS SOCIEDADES POLTICAS

Sociedades particulares Sociedades de fins gerais

A sociedade uma realidade organicista ou mecanicista?

Ler captulo 3 (A sociedade e o Estado) da obra Cincia Poltica, de Paulo Bonavides.

O ESTADO

Maquiavel e o Estado Moderno. status = estar firme

stato di Firenze
De qualquer forma, segundo Dallari, certo que o nome Estado, indicando uma sociedade poltica, s aparece no sculo XVI (2007:51).

ORIGEM DO ESTADO

POCA DO APARECIMENTO DO ESTADO

I O Estado existiu sempre (E. Meyer e W. Koppers). O princpio organizador e unificador em toda organizao social da Humanidade.

II A sociedade humana existiu sem o Estado durante certo perodo. No houve concomitncia na formao em diferentes lugares. Obedeceu as condies concretas dos diversos lugares (a maioria dos autores).

III O Estado no possui um conceito vlido para todos os tempos e s existiu a partir dos tempos modernos, com a ideia de soberania. (K. Schmidt e Balladore Pallieri).

CAUSAS DO APARECIMENTO DO ESTADO

Duas questes a serem tratadas:


-

A formao originria - A formao derivada

A FORMAO ORIGINRIA
a) Formao natural (ou espontnea) Causas determinantes: Origem familial ou patriarcal Origem em atos de fora (conquista) Origem em causas econmicas Origem no desenvolvimento interno da sociedade b) Formao contratual

FORMAO DERIVADA

H dois processos tpicos opostos, ambos igualmente observveis na atualidade:


Fracionamento de Estados

Unio de Estados

AS FORMAS ATPICAS DE CRIAO DE ESTADOS No usuais. Imprevisveis.

A criao dos Estados alemes aps a II Guerra Mundial. A Cidade do Vaticano. A criao do Estado de Israel.

Quanto ao momento em que se considera criado um novo Estado, no h uma regra uniforme. Evidentemente, a maneira mais definida de se afirmar a criao o reconhecimento pelos demais Estados.(Dallari, op. cit. p. 59)

Todavia, o reconhecimento no indispensvel, sendo mais importante que o novo Estado, apresentando todas as caractersticas que so comuns aos Estados, tenha viabilidade, conseguindo agir com independncia e manter, internamente, uma ordem jurdica eficaz. (Id.Ib.).

EVOLUO HISTRICA DO ESTADO

TIPOS DE ESTADO

Estado Antigo (Oriental ou Teocrtico) A natureza unitria. Religiosidade:


Governo unipessoal (poder divino). Poder limitado pela divindade (classe sacerdotal).

Estado Grego
A cidade-Estado (a polis) Autarquia Democracia

Estado Romano
Base familiar (gens - civitas) Povo (faixa restrita da populao) Descentralizao do poder (Roma)

Estado Medieval

Cristianismo Invases brbaras Feudalismo: Vassalagem (menos poderosos) Benefcio (sem patrimnio) Imunidade (iseno de tributos)

Estado Moderno
Povo Territrio Soberania

ACEPES DO TERMO ESTADO

ACEPO FILOSFICA Hegel: Realidade da ideia moral. Suprema encarnao da Ideia. Manifestao visvel da divindade.

Na interpretao de Bonavides, o valor social mais alto, que concilia a contradio Famlia e Sociedade, como instituio acima de qual sobrepaira to-somente o absoluto, em exteriorizaes dialticas, que abrangem a arte, a religio e a filosofia (2007:66).

ACEPO JURDICA
Reunio de uma multido de homens vivendo sob as leis do Direito. (Kant) O sujeito da ordem jurdica na qual se realiza a comunidade da vida de um povo. (Del Vecchio)

O Estado se forma quando o poder assenta numa instituio e no num homem. Chega-se a esse resultado mediante uma operao jurdica que eu chamo a institucionalizao do Poder. (Burdeau)

a corporao de um povo, assentada num determinado territrio e dotada de um poder originrio de mando. (Jellinek)

ACEPO SOCIOLGICA

Instituio social, que um grupo vitorioso imps a um grupo vencido, com o nico fim de organizar o domnio do primeiro sobre o segundo e resguardar-se contra rebelies intestinas e agresses estrangeiras. (Oppenheimer).

Grupo humano fixado em determinado territrio, onde os mais fortes impem aos mais fracos sua vontade. (Duguit).

Organizao social do poder de coero (...) o Direito a disciplina da coao (Jehring). Todo o Estado se fundamenta na fora. (Trotsky) A violncia no o instrumento normal e nico do Estado, mas aquele que lhe especfico ( ... ) A derradeira fonte de toda legitimidade. (Max Weber)

CONSIDERAES FINAIS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DESTA PRIMEIRA PARTE BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 14 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2007. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 27 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2007.

Вам также может понравиться