Вы находитесь на странице: 1из 14

Setor de Psicologia HMDI

Puerprio perodo de transio que dura aproximadamente 3 meses aps o parto e mais acentuado no primeiro filho. Neste perodo a mulher se torna mais sensvel, muitas vezes confusa, desesperada e ansiosa. O humor varia da euforia a depresso.

A transio do beb de dentro da barriga para fora pode ser difcil. Muitas vezes, durante a gravidez, o beb sentido como parte do corpo da me. Aps o parto, a mulher pode se sentir vazia, amputada.

Aps o nascimento do beb, a me no mais a fonte de ateno. Antes as pessoas passavam a mo em sua barriga, a elogiavam, se preocupavam com ela, era o centro da ateno e os cuidados dentro de casa, na rua e nas consultas mdicas. Porm, aps o nascimento, o beb (Ele...) passa a ser o centro das atenes e a me pode se sentir deixada de lado, sozinha e infeliz. A mulher continua a precisar de amparo e proteo, pois a chegada do beb desperta muitas ansiedades. Tornar-se me deixar de ser no me, deixar de ser grvida e ter um corpo gravdico. um caminho que no h volta e a mulher precisa de um tempo para se adaptar a essa perda e a construo de um novo papel.

Alm das condies psquicas, h tambm os hormnios que esto em queda livre no puerprio. As reaes mais comuns da mulher nesse perodo so:

Tristeza materna (baby blues) Ocorre em 70% a 80% das mulheres. Essa tristeza caracteriza uma fase de adaptao da me a essa nova fase da vida. diferente da depresso ps-parto. A mulher se sente frgil, sensvel, hiper emotiva, explodindo em lgrimas por coisas pequenas e sem importncia. A mulher sente falta de confiana em si. muito comum no puerprio e, geralmente, passageiro. Requer muita compreenso e apoio dos familiares.

Depresso ps-parto - algo que se prolonga. A me se sente incapacitada para atender as necessidades do beb, por isso, todo o cuidado prestado ao beb, uma fonte de angstia, pois ela no se sente capaz de realizar essas tarefas. Pode acarretar em maus-tratos e vontade ou fantasia de jogar o beb pela janela. A me sente tristeza, irritabilidade, sentimentos de solido. Mostram-se desinteressadas nas conversas e no gostam de oferecer informaes sobre os bebs.

Adaptar-se ao novo cenrio nem sempre simples. Ajuda muito se a mulher for cercada de pessoas que a apoiem, que permitam que ela tenha um momento s para ela. O beb imaginado pode no ser parecido com o beb real, podendo trazer desapontamento e frustrao. Pode haver tambm tristeza e desnimo pelo desapontamento com o companheiro, por no estar recebendo o apoio desejado ou at mesmo por ter sido desprezada e abandonada ainda na prpria gravidez.

importante lembrar que o beb precisa sentir amor e carinho, mas que o vnculo entre pais e beb no nasce pronto e construdo gradualmente. O beb depende do outro para desenvolver sua vida psquica. Sem algum que possa cuidar dele, interpretar suas necessidades, ele no saber quem . A forma como o beb acolhido em suas necessidades deixar marcas em sua vida.

O beb um novo integrante da famlia. Os pais no sabem o que os choros significam. atravs de tentativa e erro, de tempo e de muita pacincia, que vo aprendendo a diferenciar um choro do outro e perceber o que o beb quer. Os primeiros dias podem ser muito frustrantes por ainda no saber o que fazer quando o beb chora.

O vnculo com o beb comea muito antes do nascimento. O vnculo comea a se efetivar quando os pais passam a mo na barriga, colocam o ouvido para escutar o beb, falam com ele e percebem os seus movimentos.

Na hora do parto humanizado e sem intercorrncias -, o beb ser colocado em cima da barriga da me aps o nascimento para favorecer o vnculo me-beb. Ela ir sentir calor do beb, confirmar todos os dedinhos, toc-lo, falar com ele, comparar suas feies com outros membros da famlia. Aps o nascimento, esse vnculo continua sendo possibilitado pelo alojamento conjunto em que me e beb ficam no mesmo quarto, acompanhados pelo pai ou algum outro acompanhante da escolha da mulher.

Este beb, porm, pode no ser to parecido quanto aquele que a mulher tanto sonhou e imaginou enquanto ele estava dentro de sua barriga e o amor pode no vir a primeira vista, podendo gerar culpa nos pais. Geralmente, o que a mulher sente aps o parto alvio e no amor. Alvio pelo nascimento do beb, por ele estar bem e saudvel. J o amor ser construdo com o tempo. Os pais devem, aos poucos, conhecer o seu beb. Aproveitar os momentos de cuidados com o beb, como o banho, a troca de fraldas e a amamentao para toc-lo e conversar com ele.

O beb depende muito da me e do pai logo aps o nascimento, por isso importante acolh-lo, sem medo de mim-lo. O beb estava acostumado a ficar junto da me o tempo todo, no escuro e no quentinho do tero. Tudo agora muito novo e ele se sente inseguro, por isso importante esse acolhimento.

Com o tempo, essa dependncia vai diminuindo, mas importante se preparar para esse momento, sabendo que toda a rotina da famlia vai mudar. Quanto mais os familiares participarem desse processo, mais fcil ser a adaptao.

Quando o beb nasce prematuro, essa vinculao pode ser um pouco mais difcil, pois o beb ser separado dos pais para ser cuidado pela equipe de sade. Apesar de mais difcil, a vinculao deve acontecer. Para facilitla, caso o beb precise ficar na UTIN/UCIN, os pais tem acesso 24h, podendo ver o beb, conversar com ele, toc-lo. Assim que possvel, os pais podero colocar o beb na posio canguru que propicia o desenvolvimento de laos afetivos e melhora o desenvolvimento do beb nascido prematuramente. O beb mantido na posio vertical, junto ao peito da me ou algum outro adulto, propiciando um contato pele a pele.

Aumenta o vnculo me-beb, reduzindo o tempo de separao entre ambos.

Melhora a qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psico-afetivo do RN.

Permite um contato trmico adequado a temperatura ideal e natural para o beb.


Reduz o estresse e a dor dos RN de baixo-peso.

Вам также может понравиться