Вы находитесь на странице: 1из 16

Redes Wireless

ARQUITETURA E PROTOCOLOS
Prof. Eduardo Carvalho
ecarvalho@pop.com.br

Arquitetura de Rede Sem Fio 802.11

O padro IEEE 802.11 define uma arquitetura para as redes sem fio, baseadas na diviso da rea coberta pela rede em CLULAS.

SSID ou ESSID (Service Set Identification) um identificador nico que vem no cabealho
dos pacotes enviados atravs de uma rede sem fio. O SSID pode ser referenciado como sendo o nome da rede.

BSS (Basic Service Set) - ou Conjunto Bsico


de Servio, representa um grupo de estaes que so logicamente associadas com outras e controladas por um ponto de acesso.

REDES WIRELESS

Arquitetura de Rede Sem Fio 802.11

ESS (Extended Service Set) - ou Conjunto de Servio Extendido, representa um conjunto de estaes formado pela unio de dois ou mais BSSs conectados.

Ponto de Acesso (Access Point AP) a estao-base responsvel pelo envio e recebimento de dados de e para um hospedeiro sem fio que est associado com ele.

Como elemento fundamental na arquitetura da WLAN exerce as seguintes funes: Autenticao, associao e reassociao: permite que uma estao mvel
mesmo saindo de sua clula de origem continue conectada infra-estrutura e no perca a comunicao.

Gerenciamento de potncia: permite que as estaes operem economizando


energia, atravs de um modo chamado de power save.

Sincronizao: garante que as estaes associadas a um AP estejam sincronizadas


por um relgio comum.

REDES WIRELESS

Arquitetura de Rede Sem Fio 802.11


Beacon: Sinais enviados gratuitamente pelos concentradores (AP) para orientar os clientes. Ajuda aos clientes perceber e estabelecer conexo com um determinado AP.

Meio Compartilhado: Da mesma maneira que em redes Ethernet, nas redes Wi-Fi o meio compartilhado entre todas as estaes conectadas a um mesmo concentrador.

REDES WIRELESS

802.11: Canais
Em 802.11 os hospedeiros sem fio precisam se associar com um AP antes de enviar ou receber quadros de dados. Quando um AP configurado o administrador precisa:
Identificar com o SSID Escolher um dos Canais (freqncia).

No 802.11b: o espectro de 2,4 GHz-2,485 GHz dividido em 11 canais de diferentes freqncias. No h sobreposio entre quaisquer dois canais se, e somente se, eles estiverem separados por quatro ou mais canais.

REDES WIRELESS

802.11: Associao
Uma selva de Wi-Fis (Wi-Fi jungle) qualquer localizao fsica na qual uma estao sem fio recebe um sinal de dois ou mais APs.

Como uma estao sem fio se associa com um determinado AP ? Como uma estao sem fio sabe quais APs esto dentro da selva ?

REDES WIRELESS

802.11: Associao
Para um hospedeiro se associar com um AP: 1 - Um AP deve enviar periodicamente quadros de sinalizao contendo o SSID e o seu endereo MAC. 2 - A estao sem fio faz uma varredura nos 11 canais em busca dos quadros de sinalizao de quaisquer APs

3 - A estao sem fio escolhe um AP para se associar


4 - Mensagem de descoberta DCHP enviada pelo hospedeiro sub-rede para obter um endereo IP

Para o hospedeiro se associar ao AP necessrio realizar autenticao


Utilizando o endereo MAC Empregar nome de usurio e senha Comunicao com o servidor de autenticao (IEEE 802.11i)

REDES WIRELESS

IEEE 802.11: acesso mltiplo


Uma vez associada com um AP, uma estao sem fio pode comear a enviar e receber quadros de dados.
Muitos hospedeiros sem fio vo querer transmitir quadros de dados ao mesmo tempo sobre o mesmo canal. Sendo assim, para coordenar estas transmisses preciso escolher um protocolo de acesso mltiplo.
Partio de canal Acesso aleatrio Revezamento CDMA

O protocolo escolhido pela IEEE foi o CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with
Collision Avoidance)

REDES WIRELESS

IEEE 802.11: acesso mltiplo


O protocolo CSMA com preveno de coliso foi inspirado pelo sucesso da Ethernet e seu protocolo de acesso aleatrio CSMA/CD. As diferenas entre estes dois protocolos que o CSMA/CA:
No usa deteco de coliso. Ele usa tcnicas de preveno de coliso. Usa um esquema de reconhecimento/retransmisso devido s altas taxas de erros de bits em canais sem fio.

REDES WIRELESS

IEEE 802.11: acesso mltiplo


Por que o protocolo CSMA/CA no implementa deteco de coliso como o protocolo Ethernet 802.3 ?
Incapacidade de enviar (o prprio sinal da estao) e receber (para identificar se uma outra estao est transmitindo) ao mesmo tempo. As redes IEEE 802.11 operam no modo half duplex. Pode no perceber as colises devido ao problema do terminal escondido e do desvanecimento.

REDES WIRELESS

IEEE 802.11 Protocolo MAC: CSMA/CA


Reconhecimento da Camada de Enlace
O reconhecimento utilizado devido s falhas que podem ocorrer durante o envio de um quadro (de uma estao em uma WLAN), onde estes quadros podem no chegar intactos estao destino. Como funciona ?
Quando uma estao de destino recebe um quadro que passou na verificao de CRC, ela espera um curto perodo de tempo (SIFS Short Inter-Frame Spacing). Depois devolve um quadro de reconhecimento (ACK). Se a estao transmissora no receber um ACK dentro de um determinado tempo, admitir que ocorreu um erro e retransmitir o quadro. Se mesmo assim a estao transmissora no receber um ACK, desistir e descartar o quadro depois de uma quantidade fixa de retransmisses.
REDES WIRELESS

IEEE 802.11 Protocolo MAC: CSMA/CA


Transmissor 802.11 1. Se o canal percebido ocioso Transmite o quadro inteiro aps um curto perodo de tempo (DIFS espaamento interquadros distribudo) 2. Se o canal percebido ocupado, ento Inicia um tempo de backoff aleatrio Este temporizador ser decrementado assim que o canal for percebido ocioso Quando o temporizador chegar a zero a estao transmitir o quadro inteiro. Se no vem ACK, aumenta o intervalo de backoff aleatrio, e repete o passo 2 Receptor 802.11 Se o quadro recebido OK retorna ACK depois de SIFS (ACK necessrio devido ao problema do terminal oculto)
REDES WIRELESS

IEEE 802.11 Protocolo MAC: CSMA/CA


Por que o protocolo CSMA/CA no transmite quadros de dados to logo percebido que o canal est ocioso, como faz o protocolo CSMA/CD ?
Na tentativa de evitar colises dispendiosas, j que o protocolo CSMA/CA no detecta colises nem aborta transmisses . Por exemplo, com o protocolo CSMA/CA ,um quadro que sofra uma coliso ser transmitido integralmente.

REDES WIRELESS

Evitando colises (RTS e CTS)


Idia: permite ao transmissor reservar o canal em vez de acessar aleatoriamente ao enviar quadros de dados: evita colises de quadros grandes Transmissor envia primeiro um pequeno quadro chamado request to send (RTS) estao-base usando CSMA RTSs podem ainda colidir uns com os outros, mas so pequenos

O AP envia em broadcast clear to send (CTS) em resposta ao RTS RTS ouvido por todos os ns Transmissor envia o quadro de dados Outras estaes deferem suas transmisses

Evita completamente colises de quadros de dados usando pequenos quadros de reserva!


REDES WIRELESS

Quadro 802.11: endereamento

Endereo 1: endereo MAC do Hospedeiro sem fio ou AP que deve receber o quadro

Endereo 4: usado apenas no modo ad hoc

Endereo 2: endereo MAC do hospedeiro sem fio ou AP transmitindo este quadro

Endereo 3: endereo MAC da interface do roteador qual o AP ligado

REDES WIRELESS

Quadro 802.11: endereamento


Durao do tempo de transmisso reservada (RTS/CTS)

# seg do quadro (para ARQ confivel)

Tipo de quadro (RTS, CTS, ACK, dados)


REDES WIRELESS

Вам также может понравиться