Вы находитесь на странице: 1из 11

ARTE INDGENA

A arte se mistura a vida cotidiana. Os ndios fazem objetos utilizando as matrias-primas da natureza. Vale lembrar que ndio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessrio para a sua sobrevivncia.

Desta madeira, constroem canoas, arcos e flechas e suas habitaes . A palha para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cermica tambm muito utilizada para fazer potes, panelas e utenslios domsticos em geral.

Penas e peles de animais servem para fazer roupas ou enfeites para as cerimnias das tribo

Alguns ndios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indgena esto sempre ligados cermica e cestaria. Os cestos so comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que so feitos. Geralmente, os ndios associam a msica instrumental ao canto e dana.

Os trabalhos feitos com penas e plumas de pssaros constituem a arte plumria indgena.

Pintura corporal

Embora os europeus dissessem que os ndios andavam nus, nada mais estranho para estes que tal idia. No precisavam cobrir o corpo, mas as pinturas corporais funcionavam como um cdigo social: cada uma delas indicava uma situao especfica (guerra, nascimento de filhos, ritos, luto etc.). Para os que conheciam o cdigo, a pintura informava mais sobre seu estado que as roupas europias. Alm disso, tambm facilitava a comunicao entre tribos que no falavam a mesma lngua. Isto porque os ndios no se pintavam aleatoriamente, mas usavam motivos baseados na natureza. Padres como a espinha de peixe, a casca de jabuti, os rastros da cobra, do veado e da ona eram comuns a muitas tribos.

A arte se mistura a vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indgena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha extrada do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os ndios utilizam o calcrio.

Porque os ndios se pintam?

No se tem uma data de quando os ndios comearam a se pintar... Mais eles se pintam por diversos motivos: - para serem confundidos na mata com a vegetao, assim como fazem os camalees... - se pintam para as guerras. - pintam para comemoraes ( casamentos etc...) - e em homenagem a tup, o Deus do sol. Cada pintura tem motivos diferentes, cores variadas tiradas da prpria natureza.

As cores do cocar:
O verde representa as matas, que protegem as aldeias e ao mesmo tempo so a morada dos mortos e dos seres sobrenaturais. So consideradas um lugar perigoso, j que fogem ao controle dos
Kayap. O amarelo refere-se s casas e s roas, reas dominadas pelas mulheres. Nesses espaos, elas pintam os corpos dos maridos e dos filhos, plantam, colhem e preparam os alimentos. Todas as choas tm a mesma distncia em relao casa dos homens.

A cor mais forte (vermelho) representa a casa dos homens, que fica bem no corao da aldeia. a "prefeitura" Kayap, presidida apenas por homens. A eles se renem diariamente para discutir caadas, guerras, rituais e confeccionar adornos, como colares e pulseiras.

Concluso
Arte est presente em cada momento de vida dos povos indgenas no mundo todo. Em cada objeto, em cada ritual, em cada gesto, a arte surge, expresso de fora e conexo com o mundo mstico e espiritual . A beleza est presente como atributo divino. No importa se a pintura trabalhosa e detalhada feita no fundo da panela vai ser queimada assim que ela for ao fogo. A pintura no precisa permanecer para justificar sua beleza. Ela , no presente, como expresso necessria. D sentido ao ato criativo de transformar o barro em cermica. Cada povo tem sua habilidade e forma de materializar em objetos de arte as necessidades do dia a dia ou dos rituais.

Referncias:
1 http:/www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html 2 http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm#A arte
dos ndios brasileiros.

3 Lvi-Strauss, Claude. Tristes Trpicos: Perspectivas do homem. Ed. 70 Melati,


Julio Czar. ndios do Brasil. Braslia, Coordenada, 1972

4 www.socioambiental.com.br 5 www.funai.gov.br 6 Publicao Povos Indgenas de Minas Gerais, Minas Gerais, Revista Informativa
da Qualificao Profissional, Secretaria de Estado do Trabalho, da Assistncia Social, da Criana e do Adolescente, pgs. 35 -38, Novembro de 2001.

7 MANIZER, Henri. Los botocudos. Arquivos do Museu Nacional, Rio de Janeiro :


Imprensa Nacional, n. 22, p. 243-73, sep., 1919.

8 OILIAN, Jos. Indgenas de Minas Gerais : aspectos sociais, polticos e


etnolgicos. Belo Horizonte : Imprensa Oficial, 1965.

Вам также может понравиться